|
José Pinto nos mundiais de Helsínquia, Francisco Reis, Josep Vinuesa, Eduardo Amoros e Hélder Oliveira nos 30 km em Belém, Paula Gracioso, e os jovens Luísa Correia, a revelação do ano, Jorge Esteves em L’Hospitalet (no grupo, atrás) e capa do anuário 1983. Fotos: arquivo de «O Marchador» e Revista Atletismo. |
A realização, em 1983, dos primeiros Campeonatos do Mundo de Atletismo, em Helsínquia, na Finlândia, de 7 a 14 de Agosto, constituiu o pretexto que faltava para que em Portugal fosse organizada a primeira prova de marcha atlética na distância olímpica de 50 km. O objectivo da competição era o de proporcionar ao mais destacado marchador português de então, José Pinto, a oportunidade de tentar os mínimos para os mundiais na distância longa (já os tinha superado por seis vezes para a distância curta de 20 km), estabelecidos em 4.10.00 h.
Para o efeito, o Clube Português de Marcha Atlética e o Sporting Clube de Alenquer juntaram esforços e organizaram na vila de Alenquer uma prova que veio a ter lugar a 25 de Junho, apenas um mês e meio antes do grande encontro na capital finlandesa. A competição foi disputada a partir de meio da tarde daquele dia de Verão, num circuito com 5898 metros de perímetro, e contou com a participação de seis concorrentes, a todos tendo sido exigido por regulamento a apresentação de «atestado médico comprovando a sua capacidade física».
Como era esperado, José Pinto foi o único a poder ter os mínimos para os mundiais como verdadeira referência, acabando por superá-los com relativa facilidade, ao concluir em 4.06.03 h. De uma vez, o atleta do Belenenses conseguia os mínimos para os primeiros mundiais de atletismo, tornava-se o primeiro vencedor de provas de 50 km disputadas em Portugal e estabelecia o primeiro recorde nacional na distância. Além disso, a marca registada constituía igualmente mínimos para os Jogos Olímpicos de 1984 (4.08.00), que haveriam de ter lugar em Los Angeles.
O sucesso do atleta do Belenenses contribuiu para mais um momento de grande expressão mediática da marcha em Portugal, servindo de reforço de divulgação da especialidade, com notícias na imprensa, na rádio e na televisão.
José Pinto viria, nos dias 7 e 12 de Agosto, a concretizar a participação nos Campeonatos do Mundo de Atletismo, estreando-se nos 20 km, com 1.27.10 h (23.º lugar) e concluindo depois os 50 km em 4.03.47 h (16.º lugar, recorde nacional).
Poucas semanas mais tarde, José Pinto integraria a selecção nacional participante nos I Campeonatos Iberoamericanos de Atletismo, competindo no dia 24 de Setembro nos 20 km. O marchador português entraria no estádio liderando a prova, mas, já na recta final, num «sprint» emocionante, acabaria ultrapassado pelo colombiano Querubín Moreno, que venceria em 1.31.02, menos um segundo do que José Pinto, tendo o hondurenho Santiago Fonseca fechado o pódio, com 1.34.19 h.
A experiência internacional dos atletas portugueses em 1983 tinha, entretanto, vivido outros momentos em fases anteriores da época competitiva, nomeadamente com a participação na 15.ª Marcha Atlética de L’Hospitalet (Espanha), a 17 de Abril. Nos 20 km, ganhos pelo checoslovaco Josef Priblinec (1.19.49), José Pinto foi sexto, com 1.28.13,5 h, Francisco Reis foi 10.º, com 1.31.30 h, Hélder Oliveira 13.º, com 1.33.51 h, e Joaquim Casaca 53.º, com 2.02.10 h. Por sua vez, Paula Gracioso foi nona nos 5 km femininos, com 27.00 m, numa prova ganha pela norueguesa Hilsen Frondis (23.40). Fátima Batuca foi 14.ª, com 27.33 m. Por fim, nos 5 km juniores masculinos, com a vitória do espanhol Ricardo Pueyo (21.34), Jorge Esteves foi quinto, com 22.40 m, Paulo Silva foi 11.º, com 23.52 m, e Raul Francisco 15.º, com 24.38 m.
No plano nacional, realce para a realização dos campeonatos nacionais dos diferentes escalões. Na primeira jornada dos nacionais de juvenis (Aveiro, 14 e 15 de Maio), Jorge Esteves (CF «Os Belenenses») venceu os 5000 m masculinos (23.46,0), seguindo de Paulo Santos (SC Alenquer, 24.28,0) e de Raul Francisco (CCD Olivais Sul, 24.31,0), numa competição que reuniu oito participantes. Na segunda jornada, o título dos 3000 m marcha femininos foi conquistado por Sandra Silva (Andorinha FC), com 16.46,4 m, tendo tido no pódio a companhia de Filomena Silva (CCD Olivais Sul, 2.ª, 17.07,6) e de Adelaide Pereira (AD Oeiras, 3.ª, 17.26,7), registando-se mais três participantes.
Duas semanas depois, a 28 e 29 de Maio, no Estádio da Luz (Lisboa), foi Fátima Batuca (AD Oeiras) a vencedora dos 3000 m marcha femininos dos nacionais de juniores, creditada nessa primeira jornada com 16.09,0 m, adiante de Luísa Correia (AD Oeiras, 17.04,1) e de Adelaide Pereira (AD Oeiras, 17.24,4), havendo mais uma participante. No dia seguinte, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses») venceu os 10 mil metros marcha masculinos, com 47.15,3 m, seguido de Paulo Santos (SC Alenquer, 51.36,0) e Luís Gomes (AD Leões Apelaçonenses, 52.24,1), numa prova que contou com mais três concorrentes.
Finalmente, nos Campeonatos de Portugal, a 24 e 25 de Julho, no Estádio Nacional (Cruz Quebrada), José Pinto (CF «Os Belenenses») venceu na primeira jornada os 20 km masculinos, com 1.26.08 h, Francisco Reis (CF Santa Iria) foi segundo, com 1.36.17 e Jorge Esteves (CF «Os Belenenses») terminou na terceira posição, com 1.37.40 h, melhor marca nacional de juvenis. A prova teve 10 participantes. Na segunda jornada, Paula Gracioso (CCD Olivais Sul) triunfou nos 5000 m marcha femininos em pista, impondo-se em 26.17,6 m, novo recorde nacional de juniores e absoluto. Luísa Correia (AD Oeiras) foi segunda, com 27.19,7 (recorde nacional de juvenis), e Fátima Batuca (AD Oeiras), a terceira, com 27.22,7 m, numa prova que contou com mais cinco participantes.
No âmbito regional, Lisboa conheceu a realização dos I Campeonatos de Lisboa de Marcha (Estrada) – Troféu «Aires Denis», levados a efeito em Belém, a 30 de Janeiro. A competição masculina teve a distância de 30 km, saindo vencedor José Pinto (CF «Os Belenenses»), com o novo recorde nacional de 2.23.47 h. Os espanhóis Eduardo Amoros (CNM, 2.27.26) e Josep Vinuesa (JA Hospitalet, 2.27.26) terminaram nos lugares seguintes, numa competição com 13 participantes. Na prova feminina de 10 km, vitória de Paula Gracioso (CCD Olivais Sul), com 59.14 m, seguida de Fátima Batuca (AD Oeiras, 2.ª, 59.27) e de Filomena Silva (CCD Olivais Sul, 1.03.00). Houve mais cinco participantes.
Como se verá mais abaixo, Porto e Guarda são distritos onde a marcha ganha impulso, com o surgimento de vários núcleos de praticantes, que deram expressão a provas de marcha em locais e torneios de atletismo onde antes não existiam competições da especialidade. No caso da área do Porto, referência para a existência de clubes com marchadores em Leça do Balio (Núcleo de Amigos do Atletismo do Araújo), no Amial (Sport Progresso), em Alfena (Atlético Clube Alfenense), em Águas Santas (Ardegães Futebol Clube) e em Gaia (Clube Atlântico da Madalena, CAM).
Nesta última cidade, o grande prémio programado para uma manhã de domingo apresentava no convite a nota de que todos os participantes eram bem-vindos de véspera, sendo proporcionado programa social e cultural no sábado, incluindo jantar com todos os envolvidos. E acrescentava-se que a pernoita seria assegurada «num mesmo local se possível, ou em casas particulares de associados do CAM», o clube organizador. Ou seja, Vila Nova de Gaia era um exemplo de uma característica que se tornou comum às organizações dos grandes prémios de marcha atlética em Portugal: a tendência para o convívio construtor de amizade entre todos os agentes da marcha, a partilha de espaços e de momentos, o empenho solidário numa actividade que a todos unia no gosto pela marcha atlética.
Na fase final do ano, entrando já na época desportiva de 1983-84, Porto e Lisboa levaram a efeito acções de formação de marcha atlética, dirigidas a treinadores, dirigentes e juízes. Nesses momentos começou a ficar estabelecido um sistema de ajuizamento de provas de marcha, denotando importante progresso da disciplina no país, que começava a adoptar formas de ajuizamento mais consentâneas com as melhores práticas internacionais.
Também nessa fase do ano, os dirigentes do Clube Português de Marcha Atlética, fundado em 1 de Dezembro do ano anterior e registado notarialmente por escritura pública a 12 de Janeiro 1983 em Vila Franca de Xira, enviaram duas cartas à direcção da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) propondo a criação da Comissão Nacional de Marcha. Aires Denis, José Baptista, José Dias e Luís Dias eram os signatários das cartas, onde eram apresentados como objectivos da estrutura a criar: colaborar na elaboração de um calendário de provas de marcha e na constituição de selecções nacionais da disciplina, apoiar e dinamizar acções de formação de atletas, treinadores, juízes e dirigentes, além da criação de comissões regionais de marcha. A carta de 10 de Novembro terminava com a sugestão de onze nomes para eventualmente integrarem a comissão proposta, apresentando-se um resumo curricular de cada um. Dava-se dessa forma o primeiro passo no sentido da constituição do que viria a ser a Comissão Nacional de Marcha da FPA, estrutura cujo funcionamento foi tacitamente aceite pela FPA, apesar de nunca ter formalizado a sua criação.
De seguida, registo de provas nacionais não referidas antes (ou também provas no estrangeiro, com participação de atletas portugueses).
16 de Janeiro, Grande Prémio de Oeiras – Troféu «Albino Silva» (org. AD Oeiras), 75 participantes (vários escalões). 10 km masculinos: 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 47.04; 2.º, Hélder Oliveira (SC Olhanense), 49.35; 3.º, Carlos Albano (CPM Urgeiriça), 50.22 (7 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Paula Gracioso (CCD Olivais Sul, júnior), 30.36; 2.ª Fátima Batuca (AD Oeiras, júnior), 30.49; 3.ª, Catarina Batuca (AD Oeiras, sénior), 33.59 (5 participantes). Geral colectiva (9 clubes): 1.ª, AD Oeiras, 176 pontos; 2.ª, CF Santa Iria, 113; 3.ª, CCD Olivais Sul, 104.
27 de Fevereiro, III Grande Prémio de Alenquer (org. SC Alenquer), 40 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Hélder Oliveira (SC Olhanense), 1.33.31; 2.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 1.37.11; 3.º, Manuel Piteira (CF «Os Belenenses»), 1:48.17 (8 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Paula Gracioso (CCD Olivais Sul, júnior), 28.49; 2.ª, Fátima Batuca (AD Oeiras, júnior), 29.02; 3.ª, Filomena Silva (CCD Olivais Sul, juvenil), 29.39 (7 participantes).
13 de Março, II Grande Prémio do Clube de Futebol de Santa Iria (org. CF Santa Iria), 137 participantes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 46.01; 2.º, Francisco Reis (CF Santa Iria), 48.09; 3.º, Paulo Alves (CF Santa Iria), 52.58 (14 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Paula Gracioso (CCD Olivais Sul, júnior), 29.06; 2.ª, Fátima Batuca (AD Oeiras, júnior), 30.22; 3.ª, Idalina Reis (CCD Olivais Sul, juvenil), 30.51 (11 participantes). Geral colectiva (8 clubes): 1.ª, CF Santa Iria, 580 pontos; 2.ª, AD Oeiras, 297; 3.º, CCD Olivais Sul, 112.
27 de Março, VIII Grande Prémio da Urgeiriça (org. CP Minas da Urgeiriça), 98 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 1.28.49 (melhor marca nacional); 2.º, Francisco Reis (CF Santa Iria), 1.33.30; 3.º, Carlos Albano (CPM Urgeiriça), 1.40.09 (15 participantes). 5 km femininos: 1.ª, Paula Gracioso (CCD Olivais Sul), 29.02,3; 2.ª, Ana Batuca (AD Oeiras), 29.45,2; 3.ª, Fátima Batuca (AD Oeiras), 29.45,2 (6 participantes).
23 de Abril, III Grande Prémio «Planície Dourada» (org. Pax Julia), Beja, 57 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 1.25.39; 2.º, Luís Bueno (UD Salamanca/Espanha), 1.30.41; 3.º, Hélder Oliveira (SC Olhanense), 1.32.18 (27 classificados, 4 primeiros realizaram 20,160 metros de acordo com medição no final da prova e comunicado dos juízes; todos os restantes percorreram 19,200 metros, ou 20 voltas de 960 metros). 3 km absolutos femininos: 1.ª, Paula Gracioso (CCD Olivais Sul), 14.54,8; 2.ª, Filomena Silva (CCD Olivais Sul), 15.29,3; 3.ª, Ana Isabel (DJ Aljustrelense), 15.52,8 (10 participantes).
22 de Maio, IV Grande Prémio do Clube de Futebol «Os Belenenses», Restelo (Lisboa). 20 km masculinos: 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 1.27.51; 2.º, Hélder Oliveira (SC Olhanense), 1.39.05; 3.º, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), 1.40:00 (15 participantes). 5 km femininos: 1.ª, Fátima Batuca (AD Oeiras), 28.21,2; 2.ª, Ana Batuca (AD Oeiras), 28.21,3; 3.ª, Paula Machado (AD Oeiras), 31.41,0 (3 participantes).
4 de Junho, «Prova de Marcha para Todos», Vila Franca de Xira (org.: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira; colaboração: AAL). 5 km masculinos e femininos, 150 participantes (vários escalões, 10 clubes): 1.º, Francisco Reis (CF Santa Iria), 23.28; 2.º, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), 24.04; 3.º; Paulo Alves (CF Santa Iria), 24.49 (…) 14.ª/1.ª feminina, Paula Gracioso (CCD Olivais Sul), 29.25; 15.ª/2.ª feminina, Fátima Batuca (AD Oeiras), 29.30; 16.ª/3.ª feminina, Ana Batuca (AD Oeiras), 30.02.
25 de Junho, 1.ª Competição de 50 km Marcha em Portugal, Alenquer (org.: Clube Português de Marcha Atlética e Sporting Clube de Alenquer). 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 4.06.03; 2.º, Paulo Alves (CF Santa Iria), 4.57.39; 3.º, Francisco Alves (CF «Os Belenenses»), 5.13.21; 4.º, José Domingues (AD Oeiras), 5.32.10; 5.º, José Dias (CCD Olivais Sul), 5.53.47; 6.º, Joaquim Matameu (individual), 7.00.07.
26 de Junho, I Troféu Amizade da Marcha Atlética (org. Clube Português de Marcha Atlética), Estádio do Restelo (Lisboa), 50 participantes (vários escalões, 8 clubes). 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Francisco Reis (CF Santa Iria), 22.17,4; 2.º, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), 23.06,7; 3.º, Manuel Piteira (CF «Os Belenenses»), 23.14,3 (11 participantes). 3000 m absolutos femininos: 1.ª, Fátima Batuca (AD Oeiras), 16.08,4; 2.ª, Luísa Correia (AD Oeiras), 16.16,3; 3.ª, Filomena Silva (CCD Olivais Sul), 16.17,6 (15 participantes). Geral colectiva: 1.ª, AD Oeiras, 146 pontos; 2.ª, CCD Olivais Sul, 54; 3.ª, GD 1.º Maio, 18.
9 e 10 de Julho, II Campeonato de Clubes de Marcha Atlética (org.: AAL), Estádio do Restelo (Lisboa), 90 participantes, 5 clubes. Masculinos: 1.º, CF Santa Iria, 79 pontos, 2.º, AD Oeiras, 39, 3.º, CCD Olivais Sul, 29. Femininos: 1.º, AD Oeiras, 87 pontos, 2.º CCD Olivais Sul, 33; 3.º, CF Santa Iria, 19. Vencedores individuais: infantis, Carlos Borda d’Água (CF Santa Iria) e Carla Reis (AD Oeiras); iniciados, Nuno Machado (AD Oeiras) e Luísa Mourão (AD Oeiras); juvenis, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses») e Luísa Correia (AD Oeiras); juniores, Paula Gracioso (CCD Olivais Sul) e José de Matos (CF Santa Iria); seniores, José Pinto (CF «Os Belenenses») e Ana Batuca (AD Oeiras).
16 de Julho, Campeonato de Espanha de Juvenis e Juniores, Madrid (I.N.E.F.). 10.000 m masculinos: 1.º, Luís Alberto Saladie Lafuente (CN Barcelona), 44.46,82; 2.º, Miguel Angel Carvajal Ortega (AM Castellón), 45.04.50; 3.º, José Sobrino Jiménez (CN Barcelona), 45.52,74 (…) 6.º, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), 47.04,99 (23 classificados).
17 de Julho, 1.º Prémio Verão 83 em Marcha Atlética (org.: SC Alenquer). 20 km masculinos: 1.º Francisco Reis (CF Santa Iria), 1.34.41; 2.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 1.34.42; 3.º, José Tavares (CF Santa Iria), 1.55.50 (9 participantes).
18 de Dezembro, Grande Prémio de Natal (org. AA Lisboa). Aprox. 8 km masculinos (do Estádio da Luz aos Restauradores), 23 participantes: 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 34.15; 2.º, Hélder Oliveira (GD Vilamoura), 34.49, 3.º, Francisco Reis (CF Santa Iria), 35.10. Por equipas, 1.ª, CF Santa Iria, 12 pontos. Aprox. 3,3 km femininos, pela 1.ª vez no programa (de Benfica aos Restauradores), 9 participantes: 1.ª, Fátima Batuca (AD Oeiras), 17.41, 2.ª, Luísa Correia (AD Oeiras), 17.46, 3.ª, Ana Bela Aires (AD Oeiras), 18.14. Por equipas, 1.ª, AD Oeiras, 6 pontos.
Ainda algumas competições de atletismo que passaram a incluir provas de marcha.
6 de Novembro, VII G.P. Guarda, com marcha incluída: 1.os ex aequo, Carlos Albano e Adriano Pereira (16 participantes).
20 de Novembro, I GP da Serra da Estrela, Gouveia, com marcha incluída: 1.º masculino, Paulo Alves (CF Santa Iria). 1.ª feminina, Paula Simeão (BF).
18 de Dezembro, GP Natal da Madalena, com marcha incluída: 1.º, Adriano Pereira (CP Minas da Urgeiriça) – 14 participantes.
31 de Dezembro, V São Silvestre de Santa Iria, com marcha incluída: 1.º masculino, José Pinto (CF «Os Belenenses»). 1.ª feminina, Ana Cláudia Conceição (CF Santa Iria).
ESTATÍSTICA 1983
Num trabalho do Departamento de Marcha da Associação de Atletismo de Lisboa, foi elaborado no final da época o «Anuário 83 Marcha Atlética», documento que incluiu a lista de campeões regionais de Lisboa, do Porto e da Guarda, por escalões etários. O levantamento feito revelava os recordes nacionais fixados em 1983 e indicados de seguida.
Masculinos
Juvenis, 5000 m, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), 22.48,1 (9/4/1983)
Juvenis, 10.000 m, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), 47.04.99 (16/7/1983)
Juniores, 5000 m, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), 22.48,1 (9/4/1983)
Juniores, 10.000 m, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), 47.04.99 (16/7/1983)
Seniores, 5000 m, Francisco Reis (CF Santa Iria), 21.23,5 (19/2/1983)
Seniores, 10.000 m, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 42.24,7 (10/7/1983)
Seniores, 20 km estrada, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 1.25.39 (23/4/1983)
Seniores, 30 km estrada, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 2.23.47 (30/1/1983)
Seniores, 50 km estrada, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 4.03.47 (12/8/1983)
Nota: máximo nacional juvenis, 20 km, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), 1.37.40 h (24/7/1983).
Femininos
Juvenis, 3000 m, Luísa Correia (AD Oeiras), 15.48,6 (9/7/1983)
Juvenis, 5000 m, Luísa Correia (AD Oeiras), 27.19,7 (23/7/1983)
Juvenis, 10 km estrada, Filomena Silva (CCD Olivais Sul), 1.03.00,0 (30/1/1983)
Juniores, 3000 m, Luísa Correia (AD Oeiras), 15.48,6 (9/7/1983)
Juniores, 5000 m, Paula Gracioso (CCD Olivais Sul), 26.17,6 (23/7/1983)
Juniores, 10 km estrada, Paula Gracioso (CCD Olivais Sul), 59.14,0 (30/1/1983)
Seniores, 3000 m, Luísa Correia (AD Oeiras), 15.48,6 (9/7/1983)
Seniores, 5000 m, Paula Gracioso (CCD Olivais Sul), 26.17,6 (23/7/1983)
Seniores, 10 km estrada, Paula Gracioso (CCD Olivais Sul), 59.14,0 (30/1/1983)