NOTICIAS

1996, perfila-se a nova geração

1996, perfila-se a nova geração

Os principais marchdores portugueses em eventos nacionais e internacionais em 1996.
Imagens: arquivo «O Marchador», Revista Atletismo e Diego Arcos/TC Televisión.
Montagem: O Marchador

Quem tenha acompanhado a marcha atlética portuguesa em 1996 terá descortinado novidades no horizonte. Mesmo não podendo antever a evolução que o futuro próximo (e o menos próximo também) haveria de trazer, tornava-se evidente que estava a surgir um conjunto de atletas jovens com grande qualidade e obtendo resultados nunca antes conseguidos nos respetivos escalões. Prova disso foi a quantidade de recordes nacionais de infantis e juvenis que o ano proporcionou.


Logo no primeiro grande momento competitivo do ano e da época, nos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta (Braga, 17 de Fevereiro), Nuno Pereira, do Clube Desportivo do Montijo, bateu o recorde nacional de juvenis dos 5000 m marcha. A marca, 21.31,31 m, permitiu alcançar o quarto lugar absoluto e superar o anterior máximo do escalão, que vigorava desde 1993 (6 de Março) e estava na posse de Sérgio Vieira (CN Rio Maior), cifrado em 21.39,16 m. Era também o primeiro recorde nacional de qualquer dos irmãos Vieira a ser batido por outro atleta.

Alguns dias depois, a 2 de Março, o mesmo Nuno Pereira juntaria a essa marca o recorde nacional da hora para juvenis. Competindo nas Provas de Observação de Marcha Atlética realizadas na Marinha Grande, o montijense cumpriu 12.789 metros nos 60 minutos estabelecidos. No mesmo dia e no mesmo local, Ivo Madaleno (GD Selsa) bateu o recorde nacional masculino de infantis dos 3000 m marcha, com 15.20,7 m. Este resultado teria novo progresso a 1 de Junho, na I Taça ADECT em pista, nas Açoteias, quando Arnaldo Ribeiro, do clube organizador, averbou 15.10,7 m.

A qualidade dos resultados alcançados por Nuno Pereira ao longo da época permitiu-lhe superar os mínimos para os Campeonatos do Mundo de Atletismo para Juniores, realizados em Sydney (Austrália). Alinhando na prova de 10.000 m marcha masculinos, a 22 de Agosto, Nuno Pereira foi 17.º classificado, com 44.03,00 m, recorde nacional de juvenis. Neste caso, a marca batida era ainda mais antiga que a dos 5000 metros: vinha de 30 de Abril de 1989, era de 44.31,3 m e estava na posse de Amílcar Dias, do Clube de Futebol «Os Belenenses». Na Austrália, o segundo português, Luís Correia (ele, sim, efectivamente júnior), terminou logo a seguir, no 18.º lugar, com 44.30,95 m, resultado expressivo também para o marchador do Clube União Artística Benaventense, ainda que não tão bom como os 44.06,74 m marcados na vitória nos nacionais de juniores de Viseu a 20 de Julho (onde venceu Nuno Pereira) ou os 44.20,0 m alcançados a 2 de Março, na passagem durante a competição da hora das Provas de Observação de Marcha Atlética, na Marinha Grande (adiante precisamente de Nuno Pereira, que bateu o já referido recorde nacional de juvenis da hora).

Mas nem só de recordes entre jovens viveu o progresso de marcas na marcha atlética em Portugal naquele ano. Nos sub-23, João Vieira fez os 5000 m em 19.29,62 m (1 de Junho, Viseu, nacionais de clubes da I Divisão) e os 20 km em 1.23.49 (22 de Junho, Copenhaga, I Campeonato de Marcha da Comunidade Europeia). Por sua vez, também nos sub-23, Susana Feitor registou nos 3000 m marcha femininos 12.22,84 m, durante 3.º Meeting do Guadiana, em Vila Real de Santo António, a 19 de Maio. Neste caso, tratava-se de um recorde não apenas do subescalão mas também de um recorde nacional absoluto.

Para além dos atletas que assinaram os novos melhores registos mencionados, mais alguns tiveram desempenhos muito significativos, mesmo que não tenham sido traduzidos em recordes. A juvenil (sub-18) Inês Henriques foi disso exemplo. A 20 de Janeiro, no Grande Prémio de Grândola, baixou dos 50 minutos nos 10 km, ao averbar 49.53 m, na única prova da distância que fez naquele ano e que constituiu igualmente a estreia pessoal. Tal como Nuno Pereira, foi uma juvenil integrada a selecção nacional para os mundiais de juniores de Sydney, onde, a 24 de Agosto, obteve o 22.º lugar nos 5000 m marcha femininos (25.17,22), numa prova em que a júnior Sandra Monteiro se classificou em 18.º lugar, com 24.15,98 m.

De resto, os nacionais de juvenis e de juniores apresentaram nas classificações (e em especial nos pódios) um conjunto notável de atletas. Nos juvenis (Braga, 15 de Junho), os pódio dos 5000 m masculinos foi composto por Nuno Pereira (CD Montijo), Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira) e Ricardo Vendeira (Maratona C Montijo), enquanto nos 4000 m femininos as primeiras foram Inês Henriques (CN Rio Maior), Vera Santos (CN Rio Maior) e Sheila Azevedo (FC Ferreiras), todos atletas que viriam a confirmar as qualidades demonstradas em 1996 (apesar de Sheila Azevedo cedo ter abandonado a prática da marcha). Pouco mais de um mês depois, a 20 de Julho, nos nacionais de juniores de Viseu), pódios para Luís Correia (CUA Benaventense), Nuno Pereira (CD Montijo) e Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira) nos 10 mil metros masculinos e para Inês Henriques (CN Rio Maior), Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos) e Carla Batista (CN Rio Maior) nos 5000 m femininos. Nuno Pereira e Inês Henriques já tinham ganho em 11 de Maio a fase nacional do Torneio Olímpico Jovem, em Lisboa, no escalão de sub-18, tal como Vendeira e Vera nos sub-16.

Campeã da Europa de juniores do ano anterior, Sofia Avoila ficou em 1996 a apenas quatro segundos dos mínimos para os Jogos Olímpicos de Atlanta (10 km). Foi segunda nos Campeonatos de Portugal, em Leiria, a 6 de Julho, com 45.34 m, marca que, ainda assim, traduzia uma progressão de um minuto e 17 segundos sobre o recorde pessoal que vinha do ano anterior. Entre as marchadoras portuguesas que nunca conseguiram chegar aos Jogos Olímpicos, nunca ninguém ficou tão perto desse objectivo. Sofia Avoila sagrou-se campeã nacional de marcha em estrada em Aveiro, a 11 de Fevereiro (10 km), impondo-se às gémeas Isilda e Lígia Gonçalves (suas colegas de equipa), e campeã nacional de pista coberta (3000 m), em Braga, seis dias depois, ante Isilda e Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos), suas colegas de pódio. O desporto tem destas coisas e, mesmo tendo sido internacional em numerosas ocasiões, Sofia Avoila pagou pelo princípio de que por pouco se ganha e por pouco se perde – neste caso, perdeu por pouco a oportunidade de alcançar a honra e o prestígio de atleta olímpica.

Os Jogos de Atlanta registaram a participação de um atleta português em cada prova de marcha. A 26 de Julho, nos 20 km masculinos, José Urbano foi 31.º entre 60 participantes, com 1.25.32 h, numa prova ganha por Jefferson Pérez, que assim se tornou o primeiro desportista do Equador a sagrar-se campeão olímpico. A 29 de Julho, nos 10 km femininos, Susana Feitor foi 13.ª entre 44 participantes, com 44.24 m, sendo o título conquistado pela russa Elena Nikolaeva, naquela que foi a última prova olímpica feminina daquela distância, substituída pelo 20 km para Sydney-2000 e edições seguintes. Por fim, nos 50 km, a 2 de Agosto, José Magalhães foi 36.º entre 51 participantes, terminando com 4.27.37 h a prova inaugural da imprevisível e nunca repetida sucessão de três vitórias dos mesmo atleta em competições olímpicas de 50 km marcha do polaco Robert Korzeniowski.

Dos três marchadores olímpicos portugueses em Atlanta, só José Urbano não conquistou qualquer título nacional em 1996, apesar de várias outras vitórias. Já José Magalhães venceu os 50 km dos Campeonatos de Portugal de Marcha em estrada (Aveiro, 11 de Fevereiro, impondo-se a José Urbano, 4.20.58 h, e ao sportinguista Luís Ribeiro, terceiro com um recorde pessoal de 4.21.34 h.) e Susana Feitor triunfou nos 10 km dos Campeonatos de Portugal de pista (Leiria, 6 de Julho). A mesma Susana Feitor, de resto, andou ao longo da época muito perto do seu recorde nacional dessa distância, cifrado em 43.30 m e obtido em Grândola, a 15 de Janeiro de 1994). Entre Abril e Julho fez quatro marcas entre 43.37 m e 43.45 m. Só foi pena não ter estado tão bem em Atlanta, onde uma marca desse nível teria deixado a rio-maiorense muito perto da melhor classificação olímpica dos marchadores portugueses (8.º lugar de José Pinto nos 50 km de Los Angeles-1984).

Ainda no plano internacional, 1996 foi o ano da primeira edição da Taça da Europa de Marcha, realizada na Corunha, a 20 de Abril. Portugal teve uma participação globalmente positiva, com realce para o terceiro lugar de Susana Feitor nos 10 km femininos, atrás das italianas Annarita Sidoti e Rossella Giordano. Nas provas masculinas, os melhor posicionados foram Sérgio Vieira nos 20 km (33.º) e José Urbano nos 50 km (14.º).

A 1.ª Taça da Europa de Marcha foi também a oportunidade para a primeira internacionalização de Pedro Martins. O atleta da Guarda tinha, assim, o ponto alto da primeira época a sério no percurso como marchador, que iniciava já com 28 anos e coroada com o terceiro lugar nos 20 km dos Campeonatos de Portugal de Atletismo, em Leiria, a 6 de Julho, batido apenas por João e Sérgio Vieira.

De resto, João Vieira começava a dominar nas distâncias curtas (até 10 km) e a aproximar-se do nível de Urbano nos 20 km. Não só venceu os Campeonatos de Portugal como bateu o recorde nacional de sub-23 em Copenhaga, na Dinamarca. A melhor marca do ano não deixou de pertencer a José Urbano, com 1.22.27 h, marca com que triunfou nessa prova na capital dinamarquesa (I Campeonato de Marcha da Comunidade Europeia), a 22 de Junho, e onde João Vieira foi terceiro, com aquela que também ficaria como a melhor marca pessoal do ano (1.23.49). O irmão Sérgio foi o terceiro português do ano (1.26.04).

Num ano em que os Campeonatos de Portugal de Marcha em estrada registaram 157 participantes (a apenas 2 do máximo de participantes em torneios de marcha em Portugal, 159, registado no GP Urgeiriça de 1979), o calendário nacional de marcha viu surgir um novo momento de encontro competitivo. Tratou-se do Grande Prémio de Marcha de Celorico da Beira, cuja primeira de muitas edições ocorreu a 28 de Dezembro. A iniciativa resultava do impulso de Carlos Amaral, treinador de atletismo dos Bombeiros Celoricenses e teve um primeiro momento de análise de proposta na reunião realizada a 5 de Outubro. De início, a intenção apontava para a realização em Celorico da Beira dos Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada de 1997, mas verificou-se que o circuito possível não reunia as condições técnicas para a realização de provas de 50 km. A principal dificuldade relacionava-se com a impossibilidade de desenhar um perímetro de 2000 a 2500 metros na cidade sem declives extensos e acentuados.

Neste quadro, a Câmara Municipal de Celorico da Beira, a Associação de Atletismo da Guarda, os Bombeiros Celoricenses e a Federação Portuguesa de Atletismo consideraram ser mais produtivo avançar no sentido da concretização de um grande prémio, a estrear em 28 de Dezembro ainda de 1996. Não obstante esta opção, a reunião de 5 de Outubro serviu ainda para a realização de uma acção técnica sobre marcha, ministrada pelo treinador nacional de disciplina, Luís Dias, e que contou com a presença de um dirigente, cinco treinadores e dez atletas, de dois clubes.

O progresso técnico na vertente da competição continuava a ter em paralelo a formação de treinadores, juízes e dirigentes, a que ia permanecendo associado o enriquecimento do calendário nacional de marcha.

Relação das provas mais importantes efetuadas em 1996

Internacional / Associação Europeia de Atletismo / …

20 de Abril, I Taça da Europa de Marcha, Corunha, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Robert Korzeniowski (Polónia), 1.21.46; 2.º, Daniel Plaza (Espanha), 1.21.47; 3.º, Fernando Vázquez (Espanha), 1.21.48 (…) 33.º, Sérgio Vieira (Portugal), 1.28.40 (…) 36.º, Augusto Cardoso (Portugal), 1.29.13 (…) 39.º, João Vieira (Portugal), 1.31.35 (…) 47.º, Pedro Martins (Portugal), 1.38.29 (52 participantes). Classificação colectiva: 1.º, Espanha, 439 pontos; 2.º, Rússia, 410; 3.º, Itália, 410 (…) 11.º, Portugal, 353 (15 participantes).
50 km masculinos: 1.º, Jesús Ángel García (Espanha), 3.51.01; 2.º, Arturo di Mezza (Itália), 3.52.36; 3.º, Stanislaw Stosik (Polónia), 3.54.35 (…) 14.º, José Urbano (Portugal), 4.23.28 (…) 16.º, José Magalhães (Portugal), 4.26.23 (…) 20.º, Luís Ribeiro (Portugal), 4.36.58; 21.º, José Pinto (Portugal), 4.47.32 (28 participantes). Classificação colectiva: 1.º, Espanha, 437 pontos; 2.º, Itália, 436; 3.º, Rússia, 419 (…) 6.º, Portugal, 304 (9 participantes). Classificação colectiva masculina (20 km + 50 km): 1.º, Espanha, 876 pontos; 2.º, Itália, 846; 3.º, Rússia, 829 (…) 6.º, Portugal, 753 (16 participantes).
10 km femininos: 1.ª, Annarita Sidoti (Itália), 43.26; 2.ª, Rossella Giordano (Itália), 43.27; 3.ª, Susana Feitor (Portugal), 43.41 (…) 26.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 48.10 (…) 30.ª, Sofia Avoila (Portugal), 50.08 (…) 36.ª, Lígia Gonçalves (Portugal), 51.04 (41 participantes). Classificação colectiva: 1.º, Itália, 443 pontos; 2.º, Rússia, 421; 3.ª, Bielorrússia, 417 (…) 6.º, Portugal, 398 (12 participantes).

22 de Junho, I Campeonato de Marcha da Comunidade Europeia, Copenhaga, Dinamarca. 20 km masculinos: 1.º, José Urbano (Portugal), 1.22.27; 2.º, Claus Jorgensen (Dinamarca), 1.22.55; 3.º, João Vieira (Portugal), 1.23.49 (recorde nacional sub-23) – 11 participantes. 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (Portugal), 43.37; 2.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 47.20; 3.ª, Ileana Salvador (Itália), 49.33 (6 participantes).

19 a 27 de Julho, X Campeonatos da Europa de Veteranos – Pista, Malmö, Suécia. 22/7, 5000 m masculinos M40: 1.º, José Pinto (Portugal), 21.47,9 (9 participantes); M50: 1.º, Jaroslav Fiala (Checoslováquia), 24.58,9 (…) Manuel Gomes Ribeiro (Portugal), desclassificado; 5000 m femininos W50: 1.ª, Michele Steiner (Suíça), 27.32,8 (…) Olívia Matos Monraia (Portugal), desclassificada (12 participantes). 26/7, 20 km masculinos M40: 1.º, Frantisek Parys (Checoslováquia), 1.38.23,4 (…) José Pinto (Portugal), desclassificado (8 participantes); 10 km femininos W50: 1.ª, Michele Steiner (Suíça), 57.25,3 (…) 6.ª, Olívia Matos Monraia (Portugal), 1.06.59,2 (8 participantes).

19 de Julho a 4 de Agosto, Jogos Olímpicos de Atlanta, E.U. América. 26/7, 20 km masculinos: 1.º, Jefferson Perez (Equador), 1.20.07; 2.º, Ilya Markov (Rússia), 1.20.16; 3.º, Bernardo Segura (México), 1.20.23 (…) 31.º, José Urbano (Portugal), 1.25.32 (60 participantes). 29/7, 10 km femininos: 1.ª, Elena Nikolaeva (Rússia), 41.49; 2.ª, Elisabeta Perrone (Itália), 42.12; 3.ª, Yan Wang (China), 42.19 (…) 13.ª, Susana Feitor (Portugal), 44.24 (44 participantes). 2/8, 50 km masculinos: 1.º, Robert Korzeniowski (Polónia), 3.43.30; 2.º, Mikhail Shchennikov (Rússia), 3.43.46; 3.º, Valentín Massana (Espanha), 3.44.19 (…) 36.º, José Magalhães (Portugal), 4.27.37 (51 participantes).

20 a 25 de Agosto, Campeonatos do Mundo de Juniores, Sydney, Austrália. 22/8, 10.000 m masculinos: 1.º, Francisco Fernández (Espanha), 40.38,25; 2.º, David Márquez (Espanha), 41.03,73; 3.º, Nathan Deakes (Austrália), 41.11,44 (…) 17.º, Nuno Pereira (Portugal), 44.03,00 (recorde nacional de juvenis); 18.º, Luís Correia (Portugal), 44.30,95 (24 participantes). 24/8, 5000 m femininos: 1.ª, Irina Stankina (Rússia), 21.31,85; 2.ª, Olga Panfyorova (Rússia), 21.52,27; 3.ª, Claudia Iovan (Roménia), 21.57,11 (…) 18.ª, Sandra Monteiro (Portugal), 24.15,98 (…) 22.ª, Inês Henriques (Portugal), 25.17,22 (25 participantes).

Campeonatos nacionais

11 de fevereiro, XII Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada – 50 km (…), Aveiro. 50 km seniores masculinos: 1.º, José Magalhães (AC Alfenense), 4.09.29; 2.º, José Urbano (SL Benfica), 4.20.58; 3.º, Luís Ribeiro (Sporting CP), 4.21.34 (10 participantes). 10 km seniores femininos: 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 47.50; 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 47.59; 3.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 50.27 (9 participantes). Vencedores de outros escalões: 35 km sub-23 masculinos, Edgar Santos (GD Lourocoop), 3.47.15; 20 km juniores masculinos, Pedro Veríssimo (CN Rio Maior), 1.33.09; 10 km juniores femininos, Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos), 52.01; 10 km juvenis masculinos, Nuno Pereira (CD Montijo), 48.40; 5 km juvenis femininos, Inês Henriques (CN Rio Maior), 25.03; 10 km veteranos masculinos, Agostinho Madaleno (Selsa), 53.03; 5 km veteranos femininos, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 35.50. Torneio Nacional Marchador Jovem: 3 km infantis masculinos, Ivo Madaleno (Selsa), 15.48; 2 km infantis femininos, Ana Luísa Araújo (CD Montijo), 10.51; 5 km iniciados masculinos, Samuel Lopes (ADCR Bairro dos Anjos), 27.46; 4 km iniciados femininos, Vera Santos (CN Rio Maior), 20.00. Prémio Benjamim CM Aveiro: 2 km masculinos, Renato Godinho (Rio Maior), 11.42; 1 km femininos, Edna Teles (GD Selsa), 5.39.

17 e 18 de Fevereiro, 8.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Braga. 17/2, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 19.55,92; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.33,88; 3.º, Pedro Veríssimo (CN Rio Maior), 21.25,34; 4.º, Nuno Pereira (CD Montijo), 21.31.31 (recorde nacional de juvenis) – 8 participantes. 3000 m femininos: 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 13.16,99; 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 13.17,86; 3.ª, Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos), 13.34,36 (10 participantes).

1 e 2 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes, III Divisão, Estádio 1.º de Maio, Braga. 1/6, 5000 m masculinos: 1.º, Pedro Pinto (CA Centro), 22.38,06; 2.º, Décio Ramos (AD Ovarense), 23.22,97; 3.º, Carlos Gomes (AA Coimbra), 24.58,35 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Raquel Ferreira (AC Marinhense), 16.21,23; 2.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 17.23,16; 3.ª, Maria Cristina Luta (JO Monte Abraão), 18.34,06 (5 participantes).

1 e 2 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes, II Divisão, Marinha Grande. 1/6, 5000 m masculinos: 1.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 21.53,97; 2.º, Eduardo Garcia (CS Marítimo), 22.44,56; 3.º, Luís Fraga (ADC Constantim), 24.00,94 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos), 15.05,3; 2.ª, Vanda Ribeiros (GD Vilamoura), 15.44,4; 3.ª, Mónica Pereira (CS Marítimo), 15.54,6 (7 participantes).

1 e 2 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes, I Divisão, Fontelo, Viseu. 1/6, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 19.29,62 (recorde nacional sub-23); 2.º, José Urbano (SL Benfica), 20.15,19; 3.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 20.52,28 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 14.35,06; 2.ª, Cristina Almeida (Boavista FC), 15.35,39; 3.º, Filomena Silva (SL Benfica), 15.48,60 (7 participantes).

15 e 16 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Braga (org.: FPA). 15/6, 5000 m masculinos: 1.º, Nuno Pereira (CD Montijo), 22.38,06; 2.º, Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira), 22.52,23; 3.º, Ricardo Vendeira (Maratona C Montijo), 23.04,98 (18 participantes). 4000 m femininos: Inês Henriques (CN Rio Maior), 19.44,94; 2.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 20.34,75; 3.ª, Sheila Azevedo (FC Ferreiras), 20.58,35 (13 participantes).

6 e 7 de Julho, Campeonatos de Portugal, Leiria (org.: FPA). 6/7, 20 km masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.25.16; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.26.11; 3.º, Pedro Martins (CDC Pinheiro), 1.31.16 (11 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 43.37; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 45.34; 3.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 48.32 (7 participantes).

20 e 21 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Fontelo, Viseu (org.: FPA). 20/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Luís Correia (CUA Benaventense), 44.06,74; 2.º, Nuno Pereira (CD Montijo), 44.58,54; 3.º, Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira), 48.16,6 (10 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 24.24,75; 2.ª, Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos), 25.29,88; 3.ª, Carla Batista (CN Rio Maior), 25.51,65 (7 participantes).

Principais eventos (entre outros)

20 de Janeiro, VI Grande Prémio de Marcha de Grândola (org.: Clube Recreativo Grandolense), 101 participantes de 18 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.26.04; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.26.04; 3.º, António Pereira (AC Alfenense), 1.34.01 (9 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 44.33; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 48.13; 3.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 49.11 (10 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 169 pontos; 2.º, CA Galinheiras, 89; 3.º, CD Montijo, 83.

4 de Fevereiro, Grande Prémio de Marcha de Ferreiras (org.: FC Ferreiras), 64 participantes de 12 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, João Dias (GD Selsa), 47.14; 2.º, Ricardo Encarnação (FC Ferreiras), 51.12 (1.º júnior); 3.º, Paulo Madeira (CTT Faro), 53.04 (4 participantes). 5 km absolutos femininos: Vanda Ribeiros (GD Vilamoura), 25.46 (1.ª júnior), 2.ª, Susana Carvalho (FC Ferreiras), 28.49; 3.ª, Tânia Assunção (Padernense C), 38.18 (4 participantes). Classificação colectiva: 1.º, FC Ferreiras; 2.º, GD Selsa; 3.º, CO Pechão.

25 de Fevereiro, LXV Campeonatos de Espanha de Marcha em Estrada, El Prat de Llobregat, Espanha. 50 km masculinos: 1.º, Valentín Massana (CN Barcelona), 3.46.38 (…) 15.º, Augusto Cardoso (Portugal), 4.30.06 (44 participantes).

2 de Março, Provas de Observação de Marcha Atlética, Marinha Grande (org.: FPA), 70 participantes de 17 clubes (vários escalões). 1 hora masculinos/t.p. 10.000 m: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 13.931 metros/42.50,0; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 13.414 m/44.12,0; 3.º, Luís Correia (CUA Benaventense), 12.933 m/44.20,0 (…) 5.º, Nuno Pereira (CD Montijo), 12.789 m (recorde nacional de juvenis)/46.29,0 (18 participantes). Meia-hora/t.p. 5000 m: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 6381 metros/23.30,0; 2.ª, Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos), 6157 m/23.43,0; 3.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo) 6143 m/24.43,0 (16 participantes). Nota: batido o recorde nacional de infantis de 3000 m masculinos: 15.20,7, Ivo Madaleno (GD Selsa).

16 de Março, IX Grande Prémio «Cidade de Montijo» (org.: C. Mun. Montijo e CD Montijo), 127 participantes de 17 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Luís Ribeiro (Sporting CP), 1.34.11; 2.º, António Pereira (AC Alfenense), 1.34.32; 3.º, Pedro Martins (CDC Pinheiro/Guarda), 1.34.37 (7 participantes). 10 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 40.54; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 40.57; 3.º, José Urbano (SL Benfica), 42.35 (17 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 22.58; 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 23.20; 3.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 23.51 (1.ª juvenil) (19 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 48 pontos; 1.º, CD Montijo, 31; 3.º, GD Selsa, 25.

24 de Março, Inatel, Campeonatos Nacionais de Marcha/Estrada, Vale da Amoreira, Moita (org.: Inatel/Deleg. Setúbal). 20 km seniores masculinos: 1.º João Dias (GD Selsa), 1.39.55 (1.º sénior); 2.º, Mário Rato (CCD Arsenal Alfeite), 1.44.36; 3.º, Paulo Madeira (CTT Faro), 1.46.08; 4.º, Jorge Costa (CTT Faro), 1.46.09; extracampeonato: José Pinto (CF «Os Belenenses»), 1.34.14; Luís Ribeiro (Sporting CP), 1.34.17. 10 km absolutos femininos: 1.ª, Fernanda Ferreira (CCD Ariston), 1.01.18 (1.ª veterana A); 2.ª, Carla Carvalhal (CCD Ponterrolense), 1.02.50 (1.ª sénior); 3.ª, Ana Carvalhal (CCD Ponterrolense), 1.11.12 (2.ª sénior).

30 de Março, V Grande Prémio de Rio Maior (org.: CMRM, CNRM, Reg. RM), 151 participantes de 27 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Claus Jorgensen (Dinamarca), 1.25.01; 2.º José Urbano (SL Benfica), 1.25.53; 3.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.26.53 (26 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 44.28; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 47.44; 3.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 47.53 (17 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 158 pontos; 2.º, CD Montijo, 73; 3.º, GD Selsa, 65.

14 de Abril, 3.ª Marcha Atlética Nacional de Carteiros / 1.º GP do CDCR CTT Faro, Olhão, 79 participantes de 16 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Jorge Costa (CTT Faro), 48.37; 2.º, Paulo Madeira (CTT Faro), 49.10; 3.º, Luís Silva (CDCR Caldas da Rainha), 55.46; 1.º, júnior: Ricardo Encarnação (FC Ferreiras), 53.26 (14 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Vanda Ribeiros (GD Vilamoura), 26.02 (1.ª júnior); 2.ª, Susana Carvalho (FC Ferreiras), 28.32; 3.ª, Nélia Lourenço (SALIR), 39.41; 4.ª, Isabel Cavalheiro (CDCR Caldas da Rainha), 41.50 (1.ª Carteiros); 5.ª, Paula Maurício (CDCR Caldas da Rainha), 41.54 (2.ª Carteiros).

27 de Abril, I Taça Câmara Municipal Vila Real de Santo António (org.: AA Faro), 56 participantes de 11 clubes (vários escalões). 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Paulo Madeira (Ind./extra), 23.30,5; 2.º, Ricardo Encarnação (FC Ferreiras), 25.21,3 (1.º júnior), 3.º, Jorge Costa (Ind./extra), 25.45,7 (5 participantes). 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Vanda Ribeiros (GD Vilamoura), 25.46,5 (1.ª júnior); 2.ª, Susana Carvalho (FC Ferreiras), 28.26,7; 3.ª, Dulce Ferreira (GD Penha), 29.43,7 (2.ª júnior) – 3 participantes.

4 de Maio, Torneio «Marcha Olímpica» em Pista, Maia (org.: FPA), 59 participantes de 20 clubes (vários escalões). 10.000 m absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 43.36,28; 2.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 44.00,44; 3.º, Pedro Martins (CDC Pinheiro), 44.54,19 (11 participantes). 20.000 m masculinos: 1.º, Eduardo Garcia (CS Marítimo), 1.39.48,5; 2.º, Pedro Marques (CDUL), 1.52.25,2; 3.º, Joaquim Graça (CDUL), 1.58.19,3 (3 participantes). 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Vanda Ribeiros (GD Vilamoura), 26.26,53 (1.ª júnior); 2.ª, Cristina Almeida (Boavista FC), 28.37,28; 3.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 33.04,76 (5 participantes). Classificação colectiva: 1.º, GD Lourocoop, 68 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 46; 3.º, AC Alfenense, 31.

11 e 12 de Maio, Torneio Olímpico Jovem – Fase Nacional, Estádio Universitário de Lisboa (org.: FPA) 11/5, 5000 m sub-18 masculinos: 1.º, Nuno Pereira (Setúbal), 23.00,2; 2.º, Hugo Bernardo (Santarém), 23.34,2; 3.º, Bruno Silva (Porto), 23.49,5 (17 participantes). 4000 m sub-18 femininos: 1.ª, Inês Henriques (Santarém), 19.29,3; 2.ª, Sofia Almeida (Guarda), 21.42,6; 3.ª, Mónica Gomes (Porto), 22.07,6 (15 participantes). 4000 m sub-16 masculinos: 1.º, Ricardo Vendeira (Setúbal), 19.29,2; 2.º, Paulo Ferreira (Santarém), 19.59,7; 3.º, Hélder Reigota (Aveiro), 20.05,8 (16 participantes). 3000 m sub-16 femininos: 1.ª, Vera Santos (Santarém), 14.58,8; 2.ª, Sheila Azevedo (Faro), 15.14,9; 3.ª, Ana Grilo (Setúbal), 16.24,7 (13 participantes).

11 de Maio, 3.º Grande Prémio Internacional de Eisenhüttenstadt, Alemanha. 10 km femininos: 1.ª, Kerry Saxby-Junna (Austrália), 41.47 (…) 16.ª, Susana Feitor (Portugal), 43.45 (…) 38.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 46.37 (…) 42.ª, Sofia Avoila (Portugal), 47.56 (55 participantes).

18 de Maio, XI Grande Prémio da Reboleira (org.: Junta de Freguesia da Reboleira), 78 participantes de 9 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 44.24; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 44.24; 3.º, João Dias (GD Selsa), 46.30 (8 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 23.12; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 24.41 (1.ª juvenil); 3.ª, Paula Almeida (CN Rio Maior), 27.44 (2.ª juvenil) – 7 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 127 pontos; 2.º, GD Selsa, 98; 3.º, Silveira, 65.

19 de Maio, 3.º, Meeting do Guadiana, Vila Real de Santo António. 5000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 19.51,72; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 19.52,87; 3.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.24,16 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.22,84 (recorde nacional absoluto e sub-23); 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 14.25,04; 3.ª, Vanda Ribeiros (GD Vilamoura), 14.55,98 (6 participantes).

22 de Maio, Meeting Aniversário da AA Lisboa, Estádio Universitário de Lisboa (org.: AAL). 5000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 19.57,73; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 20.17,10; 3.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.33,90 (8 participantes).

1 de Junho, I Taça ADECT – pista (Associação Desportiva e Cultural de Tunes), Açoteias, 45 participantes (vários escalões). 10.000 m masculinos: 1.º, Ricardo Encarnação (FC Ferreiras), 52.05,7. 5000 m femininos: 1.ª, Susana Carvalho (FC Ferreiras), 28.52,3. Nota: batido o recorde nacional de infantis de 3000 m masculinos: 15.10,7, Arnaldo Ribeiro (ADEC Tunes).

16 de Junho, IV Grande Prémio de Setúbal (org.: AsAS), 127 participantes de 21 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.28.50; 2.º, José Magalhães (AC Alfenense), 1.31.26; 3.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 1.31.55 (16 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 48.54; 2.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 50.45; 3.ª, Carla Batista (CN Rio Maior), 56.40 (1.ª júnior) – 5 participantes. Classificação colectiva: 1.º, GD Selsa, 89 pontos; 2.º, CD Montijo, 77; 3.º, ADEC Tunes, 58.

26 de Outubro, III Grande Prémio do Afonsoeiro (org.: JF Afonsoeiro), 67 participantes de 9 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 44.18; 2.º, Pedro Martins (CCD Pinheiro), 46.01; 3.º, Nuno Pereira (CD Montijo), 47.49 (1.º júnior) – 10 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 24.33; 2.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 25.09; 3.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 26.36 (6 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 60 pontos; 2.º, JD Fontainhas, 44; 3.º, CD Montijo, 24.

8 de Dezembro, IV Grande Prémio de Benfica (org.: JF Benfica), 112 participantes de 18 clubes (vários escalões). 15 km masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 1.07.55; 2.º, José Magalhães (AC Alfenense), 1.09.52; 3.º, Eduardo Garcia (CS Marítimo), 1.11.08 (9 participantes). 7 km absolutos femininos: 1.ª, Carla Carvalhal (GDRC Ponterrolense), 41.49; 2.ª, Paula Silva (CA Galinheiras), 42.07; 3.ª, Ana Carvalhal (GDRC Ponterrolense), 42.07 (3 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 40 pontos; 2.º, JD Fontainhas, 34; 3.º, GD Selsa, 26.

28 de Dezembro, 1.º Grande Prémio de Celorico da Beira (org.: C. Mun. Celorico). 10 km masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 42.12; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 42.13; 3.º, José Urbano (SL Benfica), 42.39 (12 participantes). 5 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 23.06; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 25.09; 3.ª, Carla Batista (CN Rio Maior), 27.42 (4 participantes).

22 de Dezembro, Grande Prémio de Natal, Avenida da Liberdade, Lisboa (org. AA Lisboa). Comentário na «Revista Atletismo»: «Devido às obras nos Restauradores (e parte final da Avenida da Liberdade), não se realizaram as habituais provas de marcha. Até nisso a edição do 50.º aniversário foi pouco feliz…»

ESTATÍSTICA 1996

Recordes nacionais vigentes no final de 1996

Masculinos
Infantis, 3000 m, Arnaldo Ribeiro (ADEC Tunes), 15.10,7 (Açoteias, 1/6/1996)
Juvenis, 5000 m pista coberta, Nuno Pereira (CD Montijo), 21.31,31 (Braga, 17/02/1996)
Juvenis, 10.000 m, Nuno Pereira (CD Montijo), 44.03,00 (Sydney, Austrália, 22/08/1996)
Sub-23, 5000 m, João Vieira (CN Rio Maior), 19.29,62 (Viseu, 1/6/1996)
Sub-23, 20 km, João Vieira (CN Rio Maior), 1.23.49 (Copenhaga, Dinamarca, 22/6/1996)

Femininos
Sub-23, 3000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.22,84 (VRS António, 22/5/1996)
Sub-23, 5000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 20.55,90 (Maia, 9/6/1996)
Seniores, 3000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.22,84 (VRS António, 22/5/1996)
Seniores, 5000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 20.55,90 (Maia, 9/6/1996)

Identificação das imagens: a frente feminina e a equipa portuguesa de 50 km na Taça da Europa de Marcha (Corunha), Susana Feitor, João Vieira e Sofia Avoila com títulos nacionais, imagem curiosa de premiação no campeonato da EU em Copenhaga, Nuno Pereira, Luís Correia, Inês Henriques e Sandra Monteiro participantes nos mundiais sub-20 em Sydney, e as chegadas das provas de José Urbano (20 km), Susana Feitor (10 km) e José Magalhães (50 km) nos Jogos Olímpicos de Atlanta.

Seguir leyendo

Scroll al inicio