|
Portugueses nos Jogos Olímpicos de Atenas, na Taça do Mundo de Marcha em Naumburg, nos Iberoamericanos em Huelva e em eventos nacionais em 2004. Imagens: arquivo «O Marchador», Revista Atletismo, Lusa, Lietuvos Ejikas e Jeff Salvage. montagem: O Marchador |
Apesar de os mínimos adoptados pela Federação Portuguesa de Atletismo para as provas de marcha dos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004 serem mais exigentes (desde logo os mínimos B) do que os da federação internacional, nada menos que sete marchadores portugueses conseguiram corresponder às condições exigidas para competirem na capital grega na mais importante reunião desportiva mundial do ano. No sector masculino, a situação era relativamente normal, com João Vieira a apurar-se nos 20 km e Pedro Martins e Jorge Costa a fazerem-no nos 50 km. Mais invulgar era o que se passava nos 20 km femininos, com quatro atletas a obterem marcas de participação numa prova onde haveria apenas três vagas para marchadoras portuguesas. As quatro eram Susana Feitor, Maribel Gonçalves, Inês Henriques e Vera Santos.
Na verdade, tal realidade enchia de satisfação todos os que de alguma forma se relacionavam com a prática da marcha em Portugal, fossem atletas, treinadores, dirigentes, juízes, colegas ou familiares. Tratava-se de uma situação inimaginável poucos anos antes e representava um nível de qualidade excepcional entre os marchadores portugueses, em particular nos femininos. Só que este «excesso de contingente» feminino para os Jogos era uma manifestação enganadora: correspondia ao progresso evidente das atletas em causa, mas não representava o nível de desenvolvimento geral da especialidade, uma vez que se fazia sentir apenas no topo de uma pirâmide sem profundidade. Ou seja, abaixo do nível daquelas atletas de excelência, a qualidade não se aproximava do valor daquele quarteto, não havendo, por isso, segunda linha.
Situação semelhante estava a acontecer nos 50 km (masculinos, claro, dado que à época ainda não tinha sido adoptada a distância para o sector feminino). No ano anterior, a equipa composta por Pedro Martins, Jorge Costa, Luís Gil e Mário Contreiras alcançara o surpreendente terceiro lugar na Taça da Europa de Marcha – ou seja, foram terceiros no europeu de selecções de marcha, feito notável num continente recheado de superpotências da marcha. Passado um ano, a 1 e 2 de Maio de 2004, uma selecção quase igual (sem Mário Contreiras e com António Pereira) classificou-se em quarto lugar na Taça do Mundo – ou seja, ficou à beira do pódio no campeonato mundial de selecções de marcha.
O «excesso de contingente» feminino para os Jogos Olímpicos de Atenas e os resultados dos quartetos de cinquentistas, sendo muito positivos, não deixavam de dar ideia errada do estado de desenvolvimento da marcha portuguesa, obrigando a que qualquer reflexão sobre o assunto fosse feita com a recomendação de manter-se os pés bem assentes na terra. Importava ter em conta que um conjunto restrito de atletas tinha de facto atingido um nível superior de desempenho desportivo, alcançando significativo valor internacional, mas ainda havia muito trabalho a desenvolver para que Portugal chegasse à qualidade das grandes potências da marcha (mesmo nas ocasiões em que até lhes ganhava).
O que atrás fica registado poderia ser o resumo do ponto da situação da marcha portuguesa em 2004, trinta anos após o seu renascimento. À parte as reflexões e os comentários, a actividade prosseguia e um dos momentos altos da disciplina no ano de 2004 foi o recorde nacional alcançado por João Vieira nos 50 km. O feito ocorreu a 21 de Fevereiro, em Beja, durante a 20.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada: sendo a primeira vez que completava provas da distância, o atleta do Clube de Natação de Rio Maior registou 3.52.00 h e superou por 42 segundos o anterior máximo, que desde 1989 estava na posse do histórico José Pinto. Tinham passado 21 anos desde que o atleta do Belenenses estabelecera o primeiro recorde nacional da distância, melhorando-o depois em várias ocasiões até à marca do recorde em vigor, já com 15 anos.
Em Beja, João Vieira foi o primeiro a desapossar José Pinto do recorde nacional de 50 km. Ao longo da prova, manteve-se durante largos quilómetros na companhia de Pedro Martins (CA Seia), que ali defendia uma sequência de seis títulos consecutivos de campeão nacional da distância, obtidos de 1998 a 2003. Por volta dos 30 quilómetros, Pedro Martins fez uma visita às instalações sanitárias (localizadas a uns bons metros do percurso) mas, ao retomar o circuito, fê-lo não exactamente no local onde o tinha abandonado, acabando por ser desclassificado na sequência dessa circunstância. Já sozinho na liderança, João Vieira foi tomando consciência de que o recorde nacional estava cada vez mais próximo, vindo por fim a suplantar a marca de José Pinto, também ela alcançada durante uns Campeonatos de Portugal de Marcha, realizados em Viseu.
Com o resultado de Beja, João Vieira confirmava-se em excelentes condições para se tornar o primeiro português a conseguir baixar as 3.50 h na mais longa prova do programa olímpico do atletismo. Havia que aguardar. Por agora, a experiência nos 50 km ficaria por ali, não tendo desenvolvimentos para o atleta na Taça do Mundo de Marcha nem nos Jogos Olímpicos, competições em que continuou a fazer 20 km.
Na Taça do Mundo, em Naumburg (Alemanha), João Vieira foi 17.º, com 1.21.45 h, melhorando a classificação nos Jogos de Atenas, onde foi o único português a competir na distância curta, com um bom décimo lugar mas com marca mais fraca (1.22.19). Em Naumburg, a companhia que teve na equipa revelou um desempenho também de monta: Augusto Cardoso foi 42.º (1.25.11); Diogo Martins, sénior de primeiro ano e com evolução rápida nos 20 km, foi 59.º (1.27.49); e Bruno Reis, com apenas 21 anos, foi 63.º (1.28.25, progredindo seis minutos e meio sobre o recorde pessoal da época anterior). Colectivamente, Portugal foi 11.º entre 20 países, com uma formação renovada em 50 por cento com atletas jovens.
Mas seria então nos 50 km que Portugal sairia de Naumburg com a melhor classificação, o quarto lugar colectivo nessa distância. Para tal resultado contribuíram o 12.º lugar de Pedro Martins (3.55.29), o 13.º de Jorge Costa (3.55.31), o 25.º de António Pereira (4.07.30), o 38.º de Luís Gil (4.19.40) e o 39.º de Mário Contreiras (4.21.02). Para Pedro Martins e Jorge Costa tratava-se mesmo de novos recordes pessoais, respectivamente por 25 e 43 segundos, e mínimos olímpicos para ambos. A formação nacional praticamente repetia o sucesso do ano anterior em Cheboksary, na Taça da Europa (3.º lugar).
No lado feminino, a nota mais evidente foi a da ausência de Susana Feitor. Tinha começado bem a época, com duas marcas abaixo da hora e meia, mas lesionou-se no GP Rio Maior e não pôde ir, por isso, à Taça do Mundo. Em Naumburg, a equipa portuguesa viveu dos bons progressos de Maribel Gonçalves (29.ª, 1.32.02), Inês Henriques (34.ª, 1.32.32), Vera Santos (36.ª, 1.33.13) e Ana Cabecinha (56.ª, 1.37.39), mas a classificação colectiva não foi melhor que o décimo lugar entre 15 selecções.
Para Maribel, Inês e Vera, tratou-se da confirmação dos mínimos olímpicos anteriormente conseguidos (tal como aconteceu com João Vieira nos 20 km masculinos).
Susana Feitor ainda viria a recuperar parcialmente até aos Jogos Olímpicos, mas em Atenas não conseguiria melhor que o 20.º lugar, com 1.32.47 h, distante das primeiras em lugar e tempo. A caminho desse ponto alto do calendário competitivo de 2004, os Campeonatos de Portugal realizados no Estádio Universitário de Lisboa a 31 de Julho, tinham sido decisivos para a escolha definitiva das atletas que iriam aos Jogos nos 20 km femininos. Com quatro atletas para três lugares, a «fava» saiu a Vera Santos, que, depois dos problemas sofridos na segunda parte da época, acabou por desistir nesta prova decisiva, deixando as vagas olímpicas para Susana, Maribel e Inês. Estas duas registaram mesmo progressos importantes ao longo da temporada, batendo os recordes pessoais várias vezes até chegarem a 1.31.19,2 h (Maribel) e 1.31.23,7 (Inês), precisamente nos Campeonatos de Portugal (distância extra de 20 mil metros, sendo o título disputado sobre 10 mil metros).
Quem também se notabilizou nos 20 km femininos foi Ana Cabecinha, no primeiro ano de sénior, carimbado com a marca de Naumburg de 1.37.39 h poucos dias depois de cumprir 20 anos, traduzindo uma evolução começada nos Campeonatos de Portugal de estrada em Beja, continuada no Grande Prémio de Rio Maior (ambas as provas ainda com 19 anos) e concluída na Taça do Mundo. Ainda não bastava para entrar na luta pelas grandes competições internacionais com mínimos, mas o caminho ficava desbravado.
A mesma Ana Cabecinha haveria de alcandorar-se ainda ao segundo lugar nos Campeonatos Iberoamericanos de Atletismo de Huelva (6 a 8 de Agosto), registando nos 10 mil metros marcha um novo recorde nacional de sub-23 com 44.33,75 m e sendo suplantada apenas pela espanhola Rocío Florido (44.22,00), enquanto Vera Santos era quarta, com 47.15,48 m. Ainda nestes campeonatos, Augusto Cardoso foi sétimo nos 20 mil metros masculinos, com 1.29.16,1 h, numa competição vencida pelo mexicano Cristian Berdeja (1.24.30,2).
Outro domínio em que os marchadores portugueses estiveram em evidência internacional em 2004 foi no dos veteranos, com vários sucessos em campeonatos europeus e mundiais do escalão. Em Março, nos I Campeonatos do Mundo de Veteranos de Pista Coberta (Sindelfingen, Alemanha), Portugal conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze. As vitórias foram ambas de Maria Alice Fernandes, no escalão W50, primeiro nos 3000 metros (15.26,94), depois nos 10 km (55.21). Nesta última distância, Paula Maurício foi segunda em W35, com 56.59 m. Por fim, Adriano Gomes foi segundo nos 3000 metros do escalão M80, com 26.09,46 m.
Mais tarde, em Agosto, nos Campeonatos da Europa de Pista (Århus & Randers, Dinamarca), mais três medalhas. De novo duas vitórias para Maria Alice Fernandes, sempre no escalão W50, impondo-se primeiros nos 5000 m (26.02,18) e depois nos 10 km (54.20). Nos 5000 m para M80, medalha de bronze para Adriano Gomes, com 42.39,19 m.
Pelo meio, Alice Fernandes ainda bateu o recorde mundial feminino W50 dos 3000 m marcha, com 14.57,03 m. O registo foi obtido a 14 de Fevereiro, em Espinho, durante os Campeonatos de Portugal de Atletismo em pista coberta. A marca correspondeu ao 12.º lugar absoluto na prova e constituiu um momento significativo na carreira da dedicada atleta de Santa Maria da Feira.
O ano de 2004 conheceria ainda um sucesso de grande relevo para a marcha atlética portuguesa: a participação de José Dias como juiz de marcha nos Jogos Olímpicos de Atenas. Para o juiz lisboeta, um dos pioneiros da marcha em Portugal, a estreia olímpica representava o reconhecimento da competência técnica para o desempenho de tão relevantes funções como as de um juiz de marcha numa grande competição internacional da disciplina. Mas era também um prémio para a dedicação de José Dias à causa do ajuizamento, assumida mais de vinte anos antes, e a confirmação da qualidade do trabalho desenvolvido em Portugal no domínio da formação de juízes de marcha, desde as aprendizagens básicas até ao momento em que nada menos que cinco nomes portugueses constavam dos painéis europeu e mundial de juízes de marcha atlética.
Ao longo do ano, houve ainda outros momentos em que juízes portugueses actuaram em provas internacionais. O próprio José Dias esteve também no Grande Prémio Internacional de Xangai (China), no Meeting de Cracóvia (Polónia) e no G.P. Sesto San Giovanni (Milão, Itália). A prova polaca fazia parte do calendário de marcha da Associação Europeia de Atletismo e as outras duas integravam o Challenge Mundial de Marcha da Associação Internacional de Federações de Atletismo (AIFA). Ana Dias integrou a equipa de juízes do Grande Prémio Cantones de La Coruña, também do Challenge da AIFA.
Por cá, a formação de juízes não parava, tendo o Curso de Certificação de Juízes Especialistas em Marcha, realizado no Luso a 23 de Outubro, excedido as melhores expectativas de aproveitamento. Visando credenciar juízes de marcha para o 2.º Grau do Painel Nacional, o curso registou 28 participantes, que demonstraram elevada qualidade, tendo 26 deles conseguido o objectivo da iniciativa de obtenção de nota igual ou superior a 70 pontos (em 100 possíveis). A qualidade das prestações dos juízes candidatos ficou expressa, por exemplo, pela obtenção de seis notas máximas (15 pontos) nos exercícios escrito e oral. No exercício prático, que valia os restantes 70 pontos do exame, o melhor resultado foi de 66,27 pontos, obtido por Jorge Cardoso, de Coimbra, que viria a obter o melhor resultado global – 94 pontos. José António Lopes, também de Coimbra, obteve a segunda melhor nota de todas, com 90 pontos, tendo sido alcançados mais dez resultados superiores a 80 pontos. Após aquele curso ficaram credenciados para o 2.º Grau do Painel Nacional mais sete juízes de Coimbra, sete de Setúbal, quatro de Viana do Castelo, dois do Porto, dois de Leiria, dois de Viseu, um de Santarém e um de Aveiro. Ao todo, ascendia a 46 o número dos juízes deste grau do painel. A jornada de formação contou com a colaboração de nada menos que 27 atletas do G.D. Lourocoop, do Clube de Campismo de S. João da Madeira, do G.A. Casais do Vento e do A.C. Alfenense, cuja presença numa simulação de prova permitiu que o exercício prático de ajuizamento fosse realizado em condições quase reais.
Se o ajuizamento se afigurava como domínio em que a formação dava passos seguros no sentido do desenvolvimento, também a experiência de treinadores era transmitida como forma de disseminação de conhecimentos. Foi com esse propósito que o Sector de Marcha da FPA organizou uma conferência para a qual Paulo Murta, treinador do Clube Oriental de Pechão, foi convidado a apresentar uma comunicação sobre o treino e a carreira de Ana Cabecinha desde infantil até à medalha de bronze nos Campeonatos da Europa de Juniores de 2003. A iniciativa teve lugar à margem dos Campeonatos Nacionais de Juniores em pista coberta, na Nave Desportiva de Espinho, dia 6 de Março, tendo Paulo Murta sublinhado os cinco factores fundamentais para o sucesso desportivo: o talento do atleta, a sua motivação, o apoio da família, a especialização do treinador e as condições de trabalho (locais de treino, apoio técnico e apoio médico). Para cada biénio de passagem pelos sucessivos escalões, Paulo Murta apresentou um exemplo de microciclo de treino como forma de ilustrar a organização do treino da atleta ao longo do tempo. A iniciativa contou com a presença de mais de 30 participantes.
Em matéria de competições nacionais, houve em 2004 entradas e saídas do calendário de provas. Devido a dificuldades orçamentais, foi cancelado o Grande Prémio de Corroios, que tinha sido agendado para 29 de Maio. Em consequência, o apuramento masculino para a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Marcha teve de transitar para o G.P. Setúbal, a 27 de Junho. Por sua vez, a Lousã não acolheu nem o grande prémio previsto para novembro nem a concentração do Grupo de Trabalho da Selecção Nacional, que já costumava estar associada à iniciativa. Em alternativa, cerca de 40 pessoas estiveram envolvidas em treinos de grupo realizados a título particular em Alcanena e na própria Lousã, no fim-de-semana de 27 e 28 de Novembro. Na vila serrana, a iniciativa ficou a dever-se ao empenho do atleta Virgílio Soares e juntou 25 pessoas das zonas Centro e Norte, sendo a esmagadora maioria composta de atletas. Em Alcanena, reuniram-se 15 pessoas (10 atletas) da área Centro-Sul, utilizando as instalações do Centro de Interpretação das Nascentes do Alviela. Neste caso, a iniciativa deveu-se a Diogo Martins, atleta que se afirmava como um dos mais jovens internacionais da marcha portuguesa e atleta da terra.
Em sentido contrário, surgiram duas outras iniciativas: a I Légua da Marcha da Reginorde, de Mirandela, em 23 de Maio, por iniciativa do S.C. Mirandela, e a I Légua de Ferreira do Zêzere, a 10 de Junho, organizada pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, com o apoio do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere. A primeira das provas foi ainda oportunidade para a realização de um programa de jornadas técnicas da marcha atlética, com significativa adesão de jovens locais e estruturadas com partes prática e teórica, conduzidas por José Magalhães e Luís Dias.
Nota ainda para a realização do estágio de sector, de 12 a 22 de Abril, em Monte Gordo (Vila Real de Santo António), que era igualmente estágio final de preparação para a Taça do Mundo de Naumburg. Realizado três meses após o mini-estágio associado ao Grande Prémio de Grândola (em Janeiro), era destinado aos atletas que estavam integrados nas listas oficiais de alta competição da FPA (salvaguardados os critérios de constituição da selecção nacional), o estágio foi aberto à presença de outros atletas que desejassem aproveitar a oportunidade e participar a expensas próprias (ou dos respectivos clubes), beneficiando do acompanhamento técnico do Sector de Marcha da FPA, nos termos que fossem articulados com o treinadores dos interessados.
Relação das provas mais importantes efetuadas em 2004 (…)
Internacional / Associação Europeia de Atletismo / …
10 a 14 de Março, I Campeonatos do Mundo de Veteranos – Pista Coberta, Sindelfingen, Alemanha. 12/3, 3000 m masculinos, M70: 1.º, Gerhard Weidner (Alemanha), 16.01,47 (…) 13.º, José Bom (Portugal), 21.29,25 (13 participantes); M80, 1.º, Gerhard Herbst (Alemanha), 21.00,68; 2.º, Adriano Gomes (Portugal), 26.09,46 (2 participantes); 3000 m femininos, W50: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 15.26,94 (5 participantes). 14/3, 10 km masculinos, M70: 1.º, Gerhard Weidner (Alemanha), 55.57; (…) 9.º, José Bom (Portugal), 1.14.53 (9 participantes); 10 km femininos, W35: 1.ª, Christine Sarembe-Stegmaier (Alemanha) (…) 3.ª, Paula Maurício (Portugal), 56.59 (6 participantes); W50: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 55.21 (5 participantes).
1 e 2 de Maio, XXI Taça do Mundo de Marcha, Naumburg, Alemanha. 1/5, 50 km masculinos: 1.º, Aleksey Voyevodin (Rússia), 3.42.44; 2.º, Caohong Yu (China), 3.43.47; 3.º, Yury Andronov (Rússia), 3.46.49 (…) 12.º, Pedro Martins (Portugal), 3.55.29; 13.º, Jorge Costa (Portugal), 3.55.31 (…) 25.º, António Pereira (Portugal), 4.07.30 (…) 38.º, Luís Gil (Portugal), 4.19.40; 39.º, Mário Contreiras (Portugal), 4.21.02 (94 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Rússia, 8 pontos; 2.º, China, 14; 3.º, Espanha, 23; 4.º, Portugal, 50 (10 participantes). 10 km juniores masculinos: 1.º, Chao Sun (China), 40.38; 2.º, Eder Sánchez (México), 41.01; 3.º, Benjamin Sánchez (Espanha), 41.19 (…) 26.º, Gonçalo Bejinha (Portugal), 45.11 (63 participantes). Classificação coletiva: 1.º, México, 9 pontos; 2.º, Rússia, 11; 3.º, China, 13 (15 participantes). 10 km juniores femininos: 1.ª, Vera Sokolova (Rússia), 45.29; 2.ª, Anna Bragina (Rússia), 46.15; 3.ª, Nan Zhang (China), 47.18 (…) 36.ª, Fátima Rodrigues (Portugal), 53.56 (53 participantes). Classificação colectiva: 1.º, Rússia, 3 pontos; 2.º, Polónia, 16; 3.º, Grécia, 22 (16 participantes). 2/5, 20 km masculinos: 1.º, Jefferson Pérez (Equador), 1.18.42; 2.º, Robert Korzeniowski (Polónia), 1.19.02; 3.º, Nathan Deakes (Austrália), 1.19.11 (…) 17.º, João Vieira (Portugal), 1.21.45 (…) 42.º, Augusto Cardoso (Portugal), 1.25.11 (…) 59.º, Diogo Martins (Portugal), 1.27.49 (…) 63.º, Bruno Reis (Portugal), 1.28.25 (116 participantes). Classificação coletiva: 1.º, China, 18 pontos; 2.º, Equador, 35; 3.º, Itália, 35 (…) 11.º, Portugal, 118 (20 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Elena Nikolayeva (Rússia), 1.27.24; 2.ª, Jing Jiang (China), 1.27.34; 3.ª, María Vasco (Espanha), 1.27.36 (…) 29.ª, Maribel Gonçalves (Portugal), 1.32.02 (…) 34.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.32.32 (…) 36.ª, Vera Santos (Portugal), 1.33.13 (…) 56.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.37.39 (98 participantes). Classificação coletiva: 1.º, China, 18 pontos; 2.º, Rússia, 28; 3.º, Roménia, 41 (…) 10.º, Portugal, 99 (15 participantes).
9 de Julho, Encontro de Atletismo Finlândia-Portugal Catalunha/Espanha, Barcelona (Espanha). 5000 m masculinos: 1.º, José António González Cobacho (Catalunha), 19.57,72; 2.º, Jesús Ángel García Bragado (Catalunha), 20.03,55; 3.º, Augusto Cardoso (Portugal), 20.09,87 (…) 6.º, António Pereira (Portugal), 21.35,58 (6 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, María Vasco Galhardo (Catalunha), 21.18,58; 2.ª, Eva Pérez (Catalunha), 22.07,39; 3.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 22.25,57 (6 participantes).
22 de Julho a 1 de Agosto, XIV Campeonatos da Europa de Veteranos – Pista, Århus & Randers, Dinamarca. 24/7, 5000 m femininos, W50: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 26.02,18 (12 participantes).
26/7, 5000 m masculinos, M70: 1.º, Gerhard Weidner (Alemanha), 27.44,41 (…) 11.º, José Bom (Portugal), 36.40,27; M80: Len Creo (Grã-Bretanha), 33.31,55 (…) 3.º, Adriano Gomes (Portugal), 42.39,19 (4 participantes). 29/7, 10 km femininos, W50: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 54.20 (11 participantes).
6 a 8 de Agosto, XI Campeonatos Iberoamericanos de Atletismo, Huelva, Espanha. 6/8, 10.000 m femininos: 1.ª, Rocío Florido (Espanha), 44.22,00; 2.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 44.33,75 (recorde nacional sub-23); 3.ª, Carolina Jiménez (Espanha), 44.43,58; 4.ª, Vera Santos (Portugal), 47.15,48 (10 participantes). 7/8, 20.000 m masculinos: 1.º, Cristian Berdeja (México), 1.24.30,2; 2.º, José A. Bagio (Brasil), 1.25.13,1; 3.º, Freddy Hernández (Colômbia), 1.26.16,7 (…) 7.º, Augusto Cardoso (Portugal), 1.29.16,1 (15 participantes).
18 a 29 de Agosto, Atletismo nos Jogos Olímpicos de Atenas, Grécia. 20/8, 20 km masculinos: 1.º, Ivano Brugnetti (Itália), 1.19.40; 2.º, Francisco Javier Fernández (Espanha), 1.19.45; 3.º, Nathan Deakes (Austrália), 1.20.02 (…) 10.º, João Vieira (Portugal), 1.22.19 (48 participantes). 23/8, 20 km femininos: 1.ª, Athanasía Tsoumeléka (Grécia), 1.29.12; 2.ª, Olimpiada Ivanova (Rússia), 1.29.16; 3.ª, Jane Saville (Austrália), 1.29.25 (…) 20.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.32.47 (…) 25.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.33.53; 26.ª, Maribel Gonçalves (Portugal), 1.33.59 (57 participantes). 27/8, 50 km masculinos: 1.º, Robert Korzeniowski (Polónia), 3.38.46; 2.º, Denis Nizhegorodov (Rússia), 3.42.50; 3.º, Aleksey Voyevodin (Rússia), 3.43.34 (…) 34.º, Jorge Costa (Portugal), 4.12.24 (…) Pedro Martins (Portugal), desistente (54 participantes).
Campeonatos nacionais
14 e 15 de Fevereiro, 15.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Espinho. 14/2, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 20.02,83; 2.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 20.47,95, 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.00,77 (10 participantes). 3000 m femininos, 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.36,12; 2.ª, Maribel Gonçalves (GD Estreito), 12.47,71; 3.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 12.55,36 (19 participantes).
21 de Fevereiro, XX Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada – 50 km (…), Beja. 50 km seniores masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 3.52.00 (recorde nacional); 2.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 4.02.29; 3.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 4.09.52 (13 participantes). 20 km seniores femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 1.29.32; 2.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 1.33.09; 3.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 1.34.50 (18 participantes). Vencedores de outros escalões: 35 km sub-23 masculinos, Diogo Martins (CP Alcanena), 3.03.28; 20 km sub-23 femininos: Ana Cabecinha (CO Pechão), 1.41.43; 20 km juniores masculinos, Gonçalo Bejinha (JD Neves), 1.43.08; 10 km juniores femininos, Fátima Rodrigues (ADRE Palhaça), 53.32; 10 km juvenis masculinos, Bruno Gomes (AC Alfenense), 53.20; 5 km juvenis femininos, Elisabete Alexandre (CD Areias de São João), 25.28; 10 km veteranos masculinos, José Pinto (CA Galinheiras), 49.02; 5 km veteranos femininos, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 26.49. XI Torneio Nacional Marchador Jovem «Hélder Madeira»: 3 km infantis masculinos, Fábio Saraiva (GA Casais do Vento), 17.00; 2 km infantis femininos, Paula Gonçalves (SL Benfica), 10.57; 5 km iniciados masculinos, Luís Lopes (CN Rio Maior), 25.31; 4 km iniciados femininos, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 21.24. Torneio Benjamim «Juventude Desportiva das Neves»: 2 km masculinos, Carlos Passos (GD Estaleiros Navais), 11.56; 1 km femininos, Jéssica Cordeiro (GD Águias da Charneca), 6.52.
6 e 7 de Março, Campeonato Nacional de Juniores de Pista Coberta, Espinho. 6/3, 5000 m masculinos: 1.º, Gonçalo Bejinha (JD Neves), 22.22,55; 2.º, Pedro Marcelo Santos (ACR Senhora do Desterro), 24.02,04; 3.º, Víctor Xavier (CA Galinheiras), 24.38,66 (5 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Fátima Rodrigues (ADRE Palhaça), 14.44,14; 2.ª, Cristiana Vaz (CP Corroios), 14.55,68; 3.ª, Elisabete Alexandre (CD Areias de São João), 15.19,60 (8 participantes).
5 e 6 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes – III Divisão, Beja. 5/6, 5000 m masculinos: 1.º, Gonçalo Bejinha (JD Neves), 22.58,28; 2.º, Bruno Araújo (Cyclones AC), 24.18,16; 3.º, Rui Sousa (JD Cidade Sol), 24.57,36. Não houve competição feminina.
5 e 6 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes – II Divisão, Guimarães. 5/6, 5000 m masculinos: 1.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.32,02; 2.º, Bruno Reis (CAO Vianense), 21.33,33; 3.º, Mário Contreiras (SC Braga), 22.13,57 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Cristiana Baião (CO Pechão), 15.43,6; 2.ª, Patrícia Madureira (C Operário Desportivo), 16.48,6; 3.ª, Carla Batista (GR Quinta da Lomba), 17.17,2 (6 participantes).
5 e 6 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes – I Divisão, Lisboa (U). 5/6, 5000 m masculinos: 1.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 20.24,77; 2.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 22.19,01; 3.º, Luís Silva (Sporting CP), 22.19,56 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Sandra Vieira Leitão (FC Porto), 14.06,50; 2.ª, Teresa Costa (SC Braga), 14.35,13; 3.ª, Carla Monteiro (JO Monte Abraão), 15.00,03 (8 participantes).
26 e 27 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Covilhã (org.: FPA). 26/6, 10.000 m masculinos: 1.º, Gonçalo Bejinha (JD Neves), 47.41,88; 2.º, Rui Vilarinho (CA Galinheiras), 49.26,94; 3.º, José Silva (NA Cucujães), 50.34,49 (9 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Fátima Rodrigues (ADRE Palhaça), 53.37,26; 2.ª, Cristiana Baião (CO Pechão), 54.45,97; 3.ª, Cristiana Vaz (CP Corroios), 55.45,92 (6 participantes).
3 e 4 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Caldas da Rainha (org.: FPA). 3/7, 5000 m masculinos: 1.º, Pedro Ribeiro (AC Alfenense), 24.51,33; 2.º, Nuno Valente (CCS João da Madeira), 25.33,73; 3.º, Luís Lopes (CN Rio Maior), 25.46,40 (10 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 25.53,88; 2.ª, Márcia Silva (AC Alfenense), 27.11,64; 3.º, Andreia Soares (C Spiridon Gaia), 27.56,06 (11 participantes).
17 e 18 de Julho, Campeonatos Nacionais de Sub-23, Viseu (org.: FPA). 17/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Diogo Martins (CP Alcanena), 46.08,20; 2.º, Hélder Conceição (C Benfica de Faro), 47.04,88; 3.º, Rui Correia (CO Pechão), 47.09,14 (11 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 46.47,80; 2.ª, Teresa Costa (SC Braga), 51.40,49; 3.ª, Andreia Freitas (CA Madeira), 52.48,55 (7 participantes).
31 de Julho e 1 de Agosto, Campeonatos de Portugal, Lisboa-U (org.: FPA). 31/7, 20.000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.26.31,2; 2.º, Pedro Martins (CA Seia), 1.28.01,6; 3.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 1.28.02,4 (11 participantes). 10.000 m femininos (extra, 20.000 m): 1.ª, Sonata Milušauskaitė (Lituânia), 44.17,35 (extracampeonato); 2.ª/1.ª, Camp. Nac., Susana Feitor (CN Rio Maior), 44.31,21; 3.ª/2.ª, Camp. Nac., Ana Cabecinha (CO Pechão), 45.17,20; 4.ª/3.ª, Camp. Nac., Inês Henriques (CN Rio Maior), 45.29,66 t.p. (1.31.23,7); 5.ª/4.ª, Camp. Nac., Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 45.34,00 t.p. (1.31.19,2) – 12 participantes.
Principais eventos (entre outros)
10 de Janeiro, XIV Grande Prémio de Marcha de Grândola (org.: C.R. Grandolense e C.M. Grândola), 124 participantes de 33 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.24.59; 2.º, Pedro Martins (CA Seia), 1.32.24; 3.º, Diogo Martins (CP Alcanena), 1.36.00 (12 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 1.32.18; 2.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 1.34.23; 3.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 1.38.11 (8 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CP Corroios, 78 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 58; 3.º, ADEC Tunes, 45.
24 de Janeiro, I Grande Prémio da Baixa da Banheira (org.: CABB, CM Moita, JFBB), 109 participantes de 37 clubes (vários escalões). 30 km masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 2.09.49; 2.º, Pedro Martins (CA Seia), 2.21.33; 3.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 2.22.16 (15 participantes). 15 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 1.06.58; 2.ª, Kristina Saltanovic (Daisotra/Lituânia), 1.10.29; 3.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 1.11.30 (15 participantes). Classificação colectiva: 1.º, AC Alfenense, 73 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 66; 3.º, CP Corroios, 65.
31 de Janeiro, IX Grande Prémio de Olhão (org.: CO Pechão), 54 participantes de 15 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 43.37; 2.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 44.22; 3.º, Nicolas Perrier (Monthey/Suíça), 45.14 (8 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 22.55; 2.ª, Kristina Saltanovic (Daisotra/Lituânia), 23.09; 3.ª, Marie Polli (Lugano/Suíça), 23.57 (12 participantes). Classificação colectiva: 1.º, ADEC Tunes, 35 pontos; 2.º, CD Areias de São João, 22; 3.º, JD Neves, 19.
13 de Março, V Grande Prémio de Vale de Figueira / Camp. Nacional Inatel (org.: CCD O Alvitejo), 64 participantes de 16 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 45.38; 2.º, José Pinto (CA Galinheiras), 50.13; 3.º, Rogério Filipe (CCD «O Alvitejo»), 50.40 (10 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 23.01; 2.ª, Sónia Henriques (CN Rio Maior), 29.07; 3.ª, Carla Cerqueira (SC Reboleira), 29.40 (1.ª juvenil) — 13 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CP Corroios, 90 pontos; 2.º, CCD O Alvitejo, 82; 3.º, CA Galinheiras, 69. Campeões do Inatel: 5 km aspirantes femininos, Marisa Serralheiro (CCD «O Alvitejo»), 31.13; 20 km seniores masculinos, Rogério Filipe (CCD «O Alvitejo»), 1.46.30; 10 km seniores femininos, Sónia Henriques (CN Rio Maior), 59.12; 10 km veteranos femininos D, Lícia Cunha (CP Corroios), 1.04.39; 10 km veteranos masculinos B, Mário Rato (CP Corroios), 56.12; E, Guilherme Jacinto (CP Corroios), 1.03.33.
20 de Março, Provas de Observação de Marcha em Pista (org.: FPA e AA Santarém), 49 participantes de 24 clubes (vários escalões). 20.000 m masculinos: 1.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 1.26.47,2; 2.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 1.29.40,5; 3.º, Luís Gil (AC Alfenense), 1.31.20,5 (13 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 44.57,87; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 45.09,11; 3.ª, Sofia Avoila (Sporting CP), 48.10,73 (12 participantes).
20 de Março, Grande Prémio Internacional de Marcha de Tijuana, México. 20 km masculinos: 1.º, Jefferson Pérez (Equador), 1.19.33 (…) 7.º, João Vieira (Portugal), 1.22.36 (41 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Elisa Rigaudo (Itália), 1.28.50 (…) 3.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.29.12 (…) 10.ª, Vera Santos (Portugal), 1.32.59 (40 participantes).
3 de Abril, XIII Grande Prémio Internacional de Rio Maior (org.: CMRM, CNRM, Reg. RM), 178 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Alessandro Gandellini (Itália), 1.22.49; 2.º, José David Domínguez (Cádis/Espanha), 1.23.24; 3.º, Ivan Trostky (Bielorrússia), 1.23.27 (45 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Elisa Rigaudo (Itália), 1.29.58; 2.ª, Norica Cîmpean (Roménia), 1.30.32; 3.ª, Jane Saville (Austrália), 1.31.07 (27 participantes).
8 de Maio, V Grande Prémio de Santo André, Barreiro (org.: JF St.º André), 49 participantes de 16 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Hélder Conceição (C Benfica de Faro), 46.07; 2.º, Gonçalo Bejinha (JD Neves), 46.45 (1.º júnior); 3.º, Luís Sousa (SUO Vais), 47.12 (12 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Paula Maurício (J Vidigalense), 26.46; 2.ª, Cátia Ramalho (GD Cavadas), 28.17; 3.º, Tânia Gonçalves (Sporting CP), 29.15 (1.ª júnior) – 9 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CP Corroios, 85 pontos; 2.º, CA Galinheiras, 67; GA Casais do Vento, 45.
15 e 16 de Maio, Taça dos Campeões Europeus de Marcha – Masculinos e femininos, Cuneo, Itália. 15 km masculinos: 1.º, Ivano Brugnetti (Fiamme Gialle/Itália), 1.00.24 (…) 23.º, Luís Gil (AC Alfenense/Portugal), 1.11.06; 24.º, José Magalhães (AC Alfenense/Portugal), 1.11.48 (…) 27.º, Aurélio Costa (AC Alfenense/Portugal), 1.21.08; Nuno Pacheco (AC Alfenense/Portugal), desclassificado (37 participantes). Classificação coletiva: 1.º, G.S. Carabinieri/Itália, 9 pontos; 2.º, G.S. Fiamme Gialle/Itália, 13; 3.º, Enei L’Viv/Ucrânio, 36 (…) 8.º, AC Alfenense/Portugal, 74 (10 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Elisabetta Perrone (Forestale/Itália), 44.09; 2.ª, Tatiana Sibileva (Nikolayeva/Rússia); 3.ª, Alexandra Sorokina (Nikolayeva/Rússia), 44.39; 4.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior/Portugal), 44.52 (…) 8.ª, Vera Santos (CN Rio Maior/Portugal), 46.37 (…) 22.ª, Mónica Gonçalves (CN Rio Maior/Portugal), 1.00.26 (29 participantes). Classificação colectiva: 1.º, Nikolayeva, (Cheboksary/Rússia), 12 pontos; 2.º, G.S. Forestale/Itália, 16; 3.º, Ellisea/Grécia, 33; 4.ª, CN Rio Maior/Portugal, 34 (8 participantes).
15 e 16 de Maio, XXII Torneio Nacional Olímpico Jovem, Elvas (org.: FPA). 15/5, 4000 m masculinos: 1.º, Luís Lopes (Santarém), 20.55,17; 2.º, Leonel Gomes (Madeira), 23.17,78; 3.º, Renato Carvalho (Leiria), 23.43,04 (15 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Catarina Godinho (Santarém), 15.41,72; 2.ª, Andreia Soares (Porto), 16.42,20; 3.ª, Natália J. Rodrigues (Leiria), 17.00,48 (15 participantes).
23 de Maio, I Légua de Marcha Reginord/Mirandela, Mirandela (org.: CM e SC Mirandela), 77 participantes de 11 clubes (vários escalões). 5 km absolutos mascuilnos: 1.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 22.00; 2.º, Bruno Reis (CAO Vianense), 22.37; 3.º, Luís Gil (AC Alfenense), 24.19 (22 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Sandra Leitão (FC Porto), 26.00; 2.ª, Fátima Rodrigues (ADRE Palhaça), 26.50 (1.ª júnior); 3.ª, Marisa Soares (CD Póvoa), 27.18 (9 participantes). Classificação colectiva: 1.º, SC Mirandela, 168 pontos; 2.º, AC Alfenense, 111; 3.º, GA Casais do Vento, 65.
6 de Junho, Festa do Atletismo Juvenil dos Estaleiros Navais, Viana do Castelo (org.: GD Estaleiros Navais). Vencedores: 2 km infantis masculinos, Flávio Silva (GD Estaleiros Navais), 11.20; femininos, Andreia Coelho (GD Lourocoop), 12.10. 3 km iniciados masculinos: Bruno Gomes (AC Alfenense), 14.42; femininos, Márcia Silva (AC Alfenense), 15.46.
10 de Junho, I Légua de Marcha de Ferreira do Zêzere (org.: C. Municipal e CA Ferreira do Zêzere), 58 participantes de 18 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 20.24; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.59; 3.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 21.43 (16 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 23.11; 2.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 24.06; 3.ª, Paula Maurício (J Vidigalense), 28.30 (7 participantes). Classificação colectiva: 1.º, GA Casais do Vento, 64 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 62; 3.º, C Spiridon de Gaia, 54.
20 de Junho, Coppa Città di Sesto San Giovanni, Itália. 20 km masculinos: 1.º, Alessandro Gandellini (Itália), 1.21.16 (…) 4.º, João Vieira (Portugal), 1.24.15 (43 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Elisa Rigaudo (Itália), 1.30.23 (…) Susana Feitor (Portugal), desistente; Vera Santos (Portugal), desistente (33 participantes).
27 de Junho, XIV Waterford Crystal Dublin International G. Prix, Dublin, Irlanda. 20 km masculinos: 1.º, Robert Heffernan (Irlanda), 1.24.56; 2.º, Fredy Hernández (Colômbia), 1.25.02; 3.º, Augusto Cardoso (Portugal), 1.25.52 (…) 6.º, Bruno Reis (Portugal), 1.29.58 (20 participantes).
27 de Junho, XII Grande Prémio de Setúbal (org.: AA Setúbal e Inatel/Setúbal), 37 participantes de 19 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Pedro Martins (CA Seia), 1.33.40; 2.º, Diogo Martins (CP Alcanena), 1.34.15; 3.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 1.34.54 (11 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Inês Hneriques (CN Rio Maior), 45.35; 2.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 45.53; 3.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 48.27 (8 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CP Corroios, 59 pontos; 2.º, GD Selsa, 28. 3.º, CS Marítimo, 23.
4 de Outubro, XX Trofeo Villa de Nerja, Nerja, Espanha. 10 km absolutos masculinos: 1.º, Juan Manuel Molina (COFRU Cieza), 44.29 (…) 12.º, Rui Correia (CO Pechão), 50.22 (…) 17.º, João Alves (CO Pechão), 54.27 (33 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Carolina Jiménez (Nerja-Cueva de Nerja), 23.08 (…) 3.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 24.16 (…) 6.ª, Cristiana Baião (CO Pechão), 27.49 (49 participantes).
12 de Outubro, Campeonatos do CSIT de Marcha, Beloeil, Bélgica. 20 km masculinos: 1.º, Denis Langlois ((FSGT), 1.31.33 (…) 6.º, Mário Rato (Inatel), 1.50.35 (…) 9.º, Abel Simões (Inatel), 1.53.55 (…) 15.º, Luís Machado (Inatel), 2.12.09 (18 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Outi Sillanpaa (TUL), 51.26; 2.ª, Raquel Magoito (Inatel) 58.49; 3.ª, Sónia Henriques (Inatel), 1.00.32 (…) 5.ª, Carla Carvalhal (Inatel), 1.04.33 (9 participantes).
30 de Outubro, I Légua de Marcha de Santo António dos Cavaleiros, Loures (org.: GDS Domingos), 122 participantes de 25 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 22.50; 2.º, Diogo Martins (CP Alcanena), 22.54; 3.º, Rui Correia (CO Pechão), 23.16 (30 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 24.29; 2.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 25.11; 3.ª, Cristiana Vaz (CP Corroios), 27.46 (1.ª júnior) – 14 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CP Corroios, 94 pontos; 2.º, AD Leões Apelaçonenses, 80; CN Rio Maior, 67.
6 de Novembro, V G. Prémio de Alvaiázere, III Légua (org.: GACV e Jornal O Alvaiazerense), 88 participantes de 22 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Luís Silva (Sporting CP), 22.30; 2.º, Luís Gil (CS Marítimo), 22.41; 3.º, José Magalhães (AC Alfenense), 23.42 (1.º, veterano 2) – 33 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 25.42 (1.ª juvenil), 2.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 26.23 (1.ª veterana); 3.ª, Marisa Soares (CD Póvoa), 27.12 (15 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CP Corroios, 85 pontos; 2.º, AC Alfenense, 77; 3.º, CA Galinheiras, 64.
13 de Novembro, XII Grande Prémio de Vila Nova de Gaia / I GP CD Marco (org.: CD Marco), 98 participantes de 26 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 43.24; 2.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 43.27; 3.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 44.47 (18 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 23.26; 3.ª, Sandra Vieira Leitão (FC Porto), 25.16; 3.ª, Fátima Rodrigues (ADRE Palhaça), 25.37 (12 participantes). Classificação colectiva: 1.º, AC Alfenense, 113 pontos; 2.º, C Spiridon de Gaia, 81; 3.º, GA Casais do Vento, 69.
20 de Novembro, VII G. Prémio das Galinheiras, IV Légua, Alto do Lumiar (org.: CA Galinheiras), 107 participantes de 22 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Luís Silva (Sporting CP), 22.33; 2.º, Rui Correia (CO Pechão), 23.20; 3.º, João Cristina Alves (CO Pechão), 23.30 (28 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 24.06; 2.ª, Elisabete Alexandre (CO Pechão), 27.12 (1.ª júnior); 3.ª, Cristiana Baião (CO Pechão), 27.33 (1.ª juvenil) – 12 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 79 pontos; 2.º, CP Corroios, 61; 3.º, CN Rio Maior, 56.
4 de Dezembro, IV Légua/G.Prémio das Praias do Sado, Setúbal (org.: GD Selsa, JF Sado e UCRD Praiense), 70 participantes de 25 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, João Cristina Alves (CO Pechão), 24.02; 2.º, Gonçalo Bejinha (JD Neves), 24.03 (1.º júnior); 3.º, Rogério Filipe (CCD «O Alvitejo»), 24.08 (1.º veterano) – 22 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 23.11; 2.ª, Ana Raquel Marques (GD Estreito), 27.35; 3.ª, Paula Maurício (J Vidigalense), 27.38 (11 participantes). Classificação colectiva: 1.º, AD Leões Apelaçonenses, 69 pontos; 2.º, GA Casais do Vento, 55; 3.º, CP Corroios, 36.
19 de Dezembro, Grande Prémio de Natal, Avenida da Liberdade, Lisboa (org. AA Lisboa). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Diogo Martins (CP Alcanena), 21.26; 2.º, Luís Silva (Sporting CP), 21.33; 3.º, Pedro Marcelo Santos (ACR Senhora do Desterro), 22.36 (1.º júnior) – 17 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 23.02; 2.ª, Sofia Avoila (Sporting CP), 24.40; 3.ª, Ana Raquel Marques (GD Estreito), 27.42 (12 participantes).
ESTATÍSTICA 2004
Recordes nacionais vigentes no final de 2004
Masculinos
Seniores, 50 km, João Vieira (CN Rio Maior), 3.52.00 (Beja, 21/2/2004)
Femininos
Sub-23, 10.000 m, Ana Cabecinha (CO Pechão), 44.33,75 (Huelva, Espanha, 6/8/2004)
Identificação das imagens: a comitiva portuguesa na Taça do Mun do de Marcha em Naumburg, os representantes nacionais nos Iberoamericanos em Huelva (Ana Cabecinha, Vera Santos e Augusto Cardoso) e nos Jogos Olímpicos em Atenas (o Juiz de Marcha José Dias e os atletas João Vieira, Susana Feitor, Inês Henriques, Maribel Gonçalves, Pedro Martins e Jorge Costa. Nos eventos nacionais, os principais pódios do Campeonato Nacional de Marcha em Beja, João Vieira, o novo recordisra dos 50 km, e a partida da marcha feminina nos Campeonatos de Portugal de Pista em Lisboa (U).