|
Feitos individuais e coletivos em 2010. Fotos: arquivo «O Marchador», Revista Atletismo, blogue de Susana Feitor e Atletismo Magazine. Montagem: O Marchador |
A marcha atlética portuguesa colheu em 2010 um dos frutos mais saborosos da sementeira iniciada mais de três décadas antes: a selecção feminina de Portugal venceu a Taça do Mundo de Marcha, em Chihuahua, no México, feito nunca antes alcançado por qualquer representação nacional, masculina ou feminina, júnior ou absoluta. Portugal já tinha sido segundo na taça do mundo anterior (Cheboksary) e vencera a Taça da Europa de 2005 (Miskolc), sempre no sector feminino, mas ganhar a taça do mundo, isso nunca sucedera. Na prática, apesar do problema da designação da competição, o que Portugal conseguiu no México foi tornar-se campeão do mundo de selecções femininas de marcha atlética. Anos mais tarde, a Taça do Mundo de Marcha veio a ter a designação alterada para Campeonatos do Mundo de Selecções de Marcha, nome mais condizente com o tipo de prova de que realmente se trata, confirmando que este era (e é) um campeonato do mundo por equipas (selecções nacionais).
As autoras da proeza foram Ana Cabecinha, Inês Henriques, Susana Feitor e Vera Santos, que compuseram o quarteto com que Portugal alinhou nos 20 km femininos em Chihuahua. Desde 2004 que Portugal dispunha de um conjunto de atletas de elevado nível individual e que, juntas, formavam um colectivo poderoso, capaz de lutar pelas melhores classificações por equipas. Nesse ano, uma primeira demonstração desse valor aconteceu quando, pela primeira vez, foi necessário deixar de fora da selecção nacional (no caso, para os Jogos Olímpicos de Atenas) uma das quatro atletas que tinham feito mínimos. As quatro atletas em questão eram Inês Henriques, Maribel Gonçalves, Susana Feitor e Vera Santos, tendo a «fava» saído a esta última. Com outros desfechos, a situação viria a repetir-se noutras ocasiões em que a participação era limitada a três atletas (Jogos Olímpicos e campeonatos do mundo ou da Europa).
Em 2010, as componentes do superquarteto português tinham já dado provas inequívocas do valor individual de cada uma, através de desempenhos de elevado valor em grandes competições internacionais absolutas ou de juniores. Daí que não fosse de estranhar a excelência do resultado obtido no México. Só que, na realidade, era a primeira vez que um sucesso dessa dimensão tinha concretização efectiva. Em Chihuahua, perante a vitória da espanhola María Vasco (1.31.55), Vera Santos foi segunda (1.32.06), Inês Henriques, terceira (1.33.28), Ana Cabecinha terminou na oitava posição (1.34.57) e Susana Feitor foi 16.ª (1.37.58). Com as três primeiras de cada equipa a contarem para a classificação colectiva, Portugal fez 13 pontos, contra 22 da Espanha e 32 da China.
Além de ter sido a melhor portuguesa na Taça do Mundo, Vera Santos teve outros desempenhos notáveis ao longo da época, acabando por ser eleita marchadora do ano em Portugal. Depois do desempenho em Chihuahua, Vera ganhou em Rio Maior e Sesto San Giovanni e foi terceira na Corunha, tudo isso depois de ter-se sagrado campeã de Portugal de estrada, em Olhão. Já numa espécie de suplemento da temporada, foi décima a 18 de Setembro na final do Challenge Mundial de Marcha, em Pequim.
Mas também as colegas de selecção tiveram em 2010 uma época de resultados de alto nível. Segunda na Taça do Mundo, Inês Henriques foi ainda terceira nos nacionais de estrada e nos Campeonatos Iberoamericanos de Atletismo, segunda nos nacionais de pista coberta e nos Campeonatos de Portugal, terceira em Lugano, quarta na Corunha (onde pela primeira vez baixou da hora e meia nos 20 km, com 1.29.36), oitava nos europeus de atletismo e quinta na final de Pequim. Ana Cabecinha foi segunda nos nacionais de estrada, terceira nos nacionais de pista coberta, venceu nos Campeonatos de Portugal e nos Iberoamericanos de San Fernando, foi sétima nos europeus de Barcelona e foi ainda sexta em Lugano e na final de Pequim. Por fim, Susana Feitor venceu em Grândola, foi oitava em Cracóvia e na Corunha e fechou a época com o sétimo lugar na final do Challenge Mundial de Marcha, em Pequim.
Se, por um lado, estas quatro marchadoras enriqueciam o prestígio desportivo do país ao obterem excelentes classificações, por outro, não havia atrás delas uma segunda linha de atletas capazes de dar-lhes luta e de lhes tomar o lugar se e quando tal fosse necessário. Além das quatro melhores, apenas três atletas registaram marcas na distância olímpica feminina (20 km) abaixo das duas horas e todas muito longe. Nelas se incluía Maribel Gonçalves, que tinha feito parte do primeiro quarteto fantástico das marchadoras portuguesas, quando Ana Cabecinha ainda andava pelos escalões mais baixos. Em 2010, Maribel era uma sombra difusa da atleta que meia década antes tinha brilhado nos planos nacional e internacional e tinha conseguido a participação olímpica em Atenas-2004. Era agora uma discreta quinta portuguesa, insuperável no meio da tabela anual mas incapaz de aproximar-se das melhores.
Este problema da falta de profundidade nas listas nacionais anuais não era problema novo. De resto, ter-se conseguido atingir o nível de resultados obtidos pela primeira linha de atletas já era extraordinário, num país onde apenas poucos anos antes se tinha começado a ouvir falar de marcha atlética. Mas, tendo-se chegado ao valor individual a que os melhores especialistas de Portugal lograram ascender, importava pensar no futuro – e esse convidada a alguma reflexão e à implementação de projectos que valorizassem o trabalho já desenvolvido e apontassem para o reforço do realizado. Lamentavelmente, não era o que se perspectivava e o sucesso de Chihuahua poderia ter alguma forma de continuidade no futuro imediato mas não a médio e longo prazos.
Ainda assim, se o conjunto de bons desempenhos individuais femininos possibilitaram um grande resultado colectivo, também no sector masculino houve em 2010 um grande sucesso individual. Depois do terceiro lugar nos europeus de 2006, em Gotemburgo, João Vieira repetiu a dose nos europeus de Barcelona, cumprindo os 20 km masculinos em 1.20.49 h. Com essa marca, terminou no terceiro lugar, atrás do russo Stanislav Emelyanov (1.20.10) e do italiano Alex Schwazer (1.20.38). No entanto, o russo seria desclassificado mais tarde, com o português, por isso, a poder trocar a medalha de bronze pela de prata.
No entanto, o sucesso de João Vieira em Barcelona constituía um resultado pouco esperado, no final de uma época marcada por lesões. O atleta do Clube de Natação de Rio Maior tinha concluído apenas duas provas de 20 km ao longo do ano (10.º em Sesto San Giovanni e 13.º na Corunha), tendo faltado ao Grande Prémio Internacional de Rio Maior e desistido nos Campeonatos de Portugal. Foi, portanto, uma classificação de grande brilho, no final de uma época um tanto bassa.
Valeu, apesar de tudo, o terceiro lugar de Pedro Isidro nos 20 mil metros nos Campeonatos Iberoamericanos de Atletismo, em San Fernando (Espanha), a 5 de Junho. O atleta do Benfica marcou 1.25.54,7 h, tendo Augusto Cardoso sido desclassificado.
Nos 50 km, eram os atletas do costume que continuavam a marcar presença nas provas, na conquista de títulos e na composição das selecções nacionais. Também por aí se reflectia a falta de renovação e de profundidade da marcha portuguesa em 2010. Dionísio Ventura, Jorge Costa e Luís Gil integraram a selecção para a taça do mundo, que concluíram entre o 31.º e o 35.º lugares (nonos por equipas). Augusto Cardoso foi 14.º nos europeus, numa prova em que teve à partida a companhia de António Pereira, que acabaria por desistir.
Também pouco lustroso foi o ano da marcha portuguesa nas camadas jovens, sem representação (individual ou colectiva) na Taça do Mundo de Chihuahua nem nos mundiais de Moncton (Canadá). Também no âmbito nacional os desempenhos não tinham a expressão que se atingira em anos anteriores.
Os veteranos continuaram em 2010 a marcar presença internacional ao mais alto nível do escalão, ainda que nesta época apenas nos europeus de pista, em Nyiregyhaza (Hungria). Mencionando apenas os lugares de pódio, Maria Alice Fernandes venceu nas W55 os 5000 m, com 29.13,74 m, e os 10 km (1.01.03), enquanto nos M35, Luís Silva foi segundo nos 5000 m (21.22,42) e nos 20 km (1.34.43).
Nos atletas com deficiência, três competições internacionais mais significativas. De 16 a 18 de Abril, os Campeonatos do Mundo de Pista Coberta INAS – FID Europa, em Bollnas, na Suécia, onde Pedro Isidro venceu os 3000 m masculinos, com novo recorde mundial de 12.15,66 m, e Ivo Ferreira foi terceiro (14.55,07), enquanto, nos 1500 m femininos, Ana Oliveira foi segunda (10.02,14) e Maria Inácio, terceira (11.05,49).
De 9 a 11 de Julho, os Campeonatos da Europa INAS-FID, em Varazdin, na Croácia. De novo, Pedro Isidro a vencer os 5000 metros (22.49,56), seguido de Ivo Ferreira (27.07,74). Nos 5000 m femininos, terceiro lugar para Ana Oliveira (19.48,25).
Por fim, de 9 a 11 de Setembro, os Campeonatos do Mundo IAADS, em Puerto Vallarta, no México. Bruno Leitão foi segundo nos 1500 m da classe de trissomia 21, terminando com 11.40,80 m, enquanto Maria João Silva (13.34,50) e Helena Soares (13.57,70) conquistavam os dois primeiros lugares na prova feminina. Na mesma classe mas na competição de 400 m, Bruno Leitão foi terceiro nos masculinos (3.03,65), enquanto, nos femininos, Maria João Silva venceu (3.22,46) e Milene Patrocínio foi segunda (3.31,90).
No final do ano, dois juízes de marcha portugueses viram os respectivos nomes integrados (pela primeira vez ou de novo) nos quadros de juízes internacionais da disciplina. José Dias, que fazia parte do nível III (o mais alto) do painel da federação internacional desde 1993, teve confirmada a continuidade nesse nível do quadro, numa nomeação anunciada depois de divulgados os resultados do curso de juízes realizado em Paris, em Outubro de 2010. No mesmo curso participou Joaquim Graça, candidato ao nível II (juiz continental), que teve igualmente sucesso, passando a poder ser nomeado para actuar em provas de âmbito europeu.
A componente de informação foi sempre um domínio em que se empenharam os agentes relacionados com a prática da marcha atlética, com atletas, treinadores, dirigentes, juízes e familiares a intervirem de forma solidária em projectos com esse fim. O objectivo foi sempre norteado pelos mesmos anseios: dar informação sobre a actividade e transmitir formação sobre aspectos técnicos e regulamentares sobre a especialidade, procurando combater o desinteresse dos principais meios de comunicação em relação à marca atlética e a escassez de material técnico.
Depois de anos em que circulou informação por meios impressos (nomeadamente, boletins e circulares), regra geral por iniciativa do Clube Português de Marcha Atlética ou de estruturas da federação ou da Associação de Atletismo de Lisboa, o ano de 2010 conheceu o surgimento de um projecto digital, com expressão numa plataforma de Blogspot. O projecto renovava a utilização de um nome histórico na informação sobre marcha em Portugal, «O Marchador», título que durante anos serviu de meio de comunicação de informação com as características referidas. O blogue «O Marchador» apresentava como manifesto o desejo de transmitir «notícias variadas, programas e regulamentos de provas, resultados de competições, anúncio de eventos relacionados com a marcha atlética, ‘rankings’, artigos técnicos e textos de carácter histórico ou opinativo».
Eram os homens e as mulheres da marcha a dar continuidade ao desejo de assumir a marcha como espaço de prática desportiva mas também de formação e informação. Como sempre, desde 1974.
Internacional / Associação Europeia de Atletismo / …
16 a 18 de Abril, Campeonato do Mundo de Pista Coberta INAS – FID Europa, Bollnas, Suécia. 16/4, 3000 m masculinos: 1.º, Pedro Isidro (Portugal), 12.15,66 (recorde do mundo); 2.º, Asghar Norozi (Irão), 14.08,82; 3.º, Ivo Ferreira (Portugal), 14.55,07 (3 participantes). 1500 m femininos: 1.ª, Lyudmyla Danylina (Ucrânia), 9.00,09; 2.ª, Ana Oliveira (Portugal), 10.02,14; 3.ª, Maria Inácio (Portugal), 11.05,49 (3 participantes).
15 e 16 de Maio, Taça do Mundo de Marcha, Chihuahua (alt. 1450 m), México. 15/5, 50 km masculinos: 1.º, Matej Tóth (Eslováquia), 3.53.30; 2.º, Horacio Nava (México), 3.54.16; 3.º, Jared Tallent (Austrália), 3.54.55 (…) 31.º, Dionísio Ventura (Portugal), 4.15.17 (…) 34.º, Jorge Costa (Portugal), 4.17.19; 35.º, Luís Gil (Portugal), 4.17.47 (58 participantes). Classificação coletiva: 1.º, China, 21 pontos; 2.º, México, 22; 3.º, Rússia, 38 (…) 9.º, Portugal, 100 (11 classificados). 20 km femininos: 1.ª, María Vasco (Espanha), 1.31.55; 2.ª, Vera Santos (Portugal), 1.32.06; 3.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.33.28 (…) 8.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.34.57 (…) 16.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.37.58 (64 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Portugal, 13 pontos; 2.º, Espanha, 22; 3.º, China, 32 (8 classificados). 10 km juniores masculinos: 1.º, Eider Arévalo (Colômbia), 42.13; 2.º, Zelin Cai (China), 42.22; 3.º, Valery Filipchuk (Rússia), 42.58 (36 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Rússia, 7 pontos; 2.º, China, 7; 3.º, Colômbia, 9 (10 classificados). 16/5, 20 km masculinos: 1.º, Hao Wang (China), 1.22.35; 2.º, Yafei Zhu (China), 1.22.46; 3.º, Andrey Krivov (Rússia), 1.22.54 (…) 26.º, Sérgio Vieira (Portugal), 1.27.25 (…) 28.º, Augusto Cardoso (Portugal), 1.27.40 (…) 30.º, Pedro Isidro (Portugal), 1.27.55 (…) António Pereira (Portugal), desistente (75 participantes). Classificação coletiva: 1.º, China, 9 pontos; 2.º, Rússia, 25; 3.º, México, 41 (…) 8.º, Portugal, 84 (12 classificados). 10 km juniores femininos: 1.ª, Antonella Palmisano (Itália), 47.52; 2.ª, Qin He (China), 47.57; 3.ª, Anna Lukyanova (Rússia), 48.00 (31 participantes). Classificação colectiva: 1.ª, China, 6 pontos; 2.º, Rússia, 8; 3.º, Itália, 12 pontos (9 classificados).
21 a 23 de Maio, Jogos Olímpicos da Juventude Europeia, apuramento, Moscovo, Rússia. 21/5, 10.000 m masculinos: 1.º, Ihor Lyashchenko (Ucrânia), 41.44,34; 2.º, Pavel Parshin (Rússia), 42.24,27; 3.º, Nikolay Ivanov (Rússia), 43.28,89 (…) Samuel Pereira (Portugal), desistente (21 participantes). 22/5, 5000 m femininos: 1.ª, Nadezhda Leonteva (Rússia), 22.24,95; 2.ª, Alina Galchenko (Ucrânia), 22.25,01; 3.ª, Aikaterini Theodoropoulou (Grécia), 22.33,38 (21 participantes).
3 a 6 de Junho, XIV Campeonatos Iberoamericanos de Atletismo, San Fernando, Espanha. 4/6, 10.000 m femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 43.31,21; 2.ª, Julia Takacs Nyerges (Espanha), 43.35,50; 3.ª, Inês Henriques (Portugal), 44.31,27 (9 participantes). 5/6, 20.000 m masculinos: 1.º, Francisco Arcilla Aller (Espanha), 1.24.38,4; 2.º, Yerko Araya Cortés (Chile), 1.25.27,5; 3.º, Pedro Isidro (Portugal), 1.25.54,7 (…) Augusto Cardoso (Portugal), desclassificado (13 participantes).
9 a 11 de Julho, V Campeonatos da Europa INAS-FID, Varazdin, Croácia. 9/7, 5000 m masculinos: 1.º, Pedro Isidro (Portugal), 22.49,56; 2.º, Ivo Ferreira (Portugal), 27.07,74; 3.º, Antonio Di Mauro (Itália), 45.34,09 (3 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Julita Latusz (Polónia), 17.16,22; 2.ª, Lyudmyla Danylina (Ucrânia), 17.43,87; 3.ª, Ana Oliveira (Portugal), 19.48,25 (…) 6.ª, Maria Inácio (Portugal), 23.19,51 (6 participantes).
15 a 24 de Julho, XVII Campeonatos da Europa de Veteranos, Pista, Nyiregyhaza, Hungria. 16/7, 5000 m masculinos, M35: 1.º, Juan Antonio Porras (Espanha), 21.09,63; 2.º, Luís Silva (Portugal), 21.22,42 (9 participantes); M60, 1.º, Ian Richards (Grã-Bretanha), 24.40,00 (…) 19.º, Jorge Almeida (Portugal), 34.42,59 (25 participantes); M75: 1.º, Alfredo Tonnini (Itália), 34.30,11 (…) 4.º, José Bom (Portugal), 40.08,58 (4 participantes). 5000 m femininos, W45: 1.ª, Carmen García (Espanha), 27.27,01 (…) 7.º, Teresa Mendes (Portugal), 33.18,44 (10 participantes); W55, 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 29.13,74 (12 participantes). 18/7, 20 km masculinos, M35: 1.º, Juan Antonio Porras (Espanha), 1.33.51; 2.º, Luís Silva (Portugal), 1.34.43 (11 participantes); M60, Roby Ponzio (Itália), 1.56.38 (…) 21.º, Jorge Almeida (Portugal), 2.23.37 (28 participantes). M75: 1.º, Vincenzo Menafro (Itália), 2.24.10 (…) 5.º, José Bom (Portugal), 2.54.22 (6 participantes). 10 km femininos, W45: 1.ª, Natália Terentyeva (Rússia), 57.16 (…) 7.ª, Teresa Mendes (Portugal), 1.10.43 (10 participantes); W55, 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 1.01.03 (14 participantes).
19 a 25 de Julho, Campeonatos do Mundo de Juniores (sub-20), Moncton, Canadá. 21/7, 10.000 m femininos: 1.ª, Elena Lashmanova (Rússia), 44.11,90; 2.ª, Anna Lukyanova (Rússia), 44.17,98; 3.ª, Kumiko Okada (Japão), 45.56,15 (25 participantes). 23/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Valery Filipchuk (Rússia), 40.43,17 ; 2.º, Zelin Cai (China), 44.43,59; 3.º, Petr Bogatyrev (Rússia), 40.50,37 (24 participantes).
27 de Julho a 1 de Agosto, Campeonatos da Europa de Atletismo de Pista, Barcelona, Espanha. 27/7, 20 km masculinos: 1.º, Alex Schwazer (Itália), 1.20.38; 2.º, João Vieira (Portugal), 1.20.49; 3.º, Robert Heffernan (Irlanda), 1.21.00 (…) 21.º, Sérgio Vieira (Portugal), 1.27.07 (27 participantes). 28/7, 20 km femininos: 1.ª, Anisya Kirdyapkina (Rússia), 1.28.55; 2.ª, Vera Sokolova (Rússia), 1.29.32; 3.ª, Melanie Seeger (Alemanha), 1.29.43 (…) 5.ª, Vera Santos (Portugal), 1.30.52; (…) 7.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.31.48; 8.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.32.26 (22 participantes). 30/7, 50 km masculinos: 1.º, Yohann Diniz (França), 3.40.37; 2.º, Grzegorz Sudol (Polónia), 3.42.24; 3.º, Sergey Bakulin (Rússia), 3.43.26 (…) 14.º, Augusto Cardoso (Portugal), 4.03.40 (…) António Pereira (Portugal), desistente (27 participantes).
9 a 11 de Setembro, I Campeonatos do Mundo IAADS, Puerto Vallarta, México. 9/9, 1500 m Trissomia 21, masculinos: 1.º, Jesus Morales (México), 11.31,50; 2.º, Bruno Leitão (Portugal), 11.40,80 (…) Hugo Moniz (Portugal), desclassificado (10 participantes); femininos: 1.ª, Maria João Silva (Portugal), 13.34,50; 2.ª, Helena Soares (Portugal), 13.57,70 (7 participantes). 10/9, 400 m Trissomia 21, masculinos: 1.º, Jesus Morales (México), 2.56,02 (…) 3.º, Bruno Leitão (Portugal), 3.03,65 (8 participantes); femininos: 1.ª, Maria João Silva (Portugal), 3.22,46; 2.ª, Milene Patrocínio (Portugal), 3.31,90 (…) 4.ª, Helena Soares (Portugal), 3.41,96 (8 participantes).
Campeonatos nacionais
23 e 24 de Janeiro, Campeonatos Nacionais de Juniores de Pista Coberta, Pombal. 23/1, 5000 m masculinos: 1.º, Bruno Pedro (GA Casais do Vento), 22.37,34; 2.º, Diogo Henriques (CN Rio Maior), 22.47,25; 3.º, Samuel Pereira (UA Guarda), 23.14,82 (9 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Sabrina Oliveira (GR Quinta da Lomba), 15.30,32; 2.ª, Nádia Cancela (C Benfica de Paredes), 15.36,99; 3.ª, Sandra Monteiro (CA Avintes), 15.39,50 (13 participantes).
23 e 24 de Janeiro, Campeonatos Nacionais de Pista Coberta da ANDDI, Braga. 23/1, 1500 m absolutos masculinos: 1.º, Pedro Isidro (APD Amadora), 7.02,29; 2.º, Ivo Ferreira (APD Amadora), 8.28,96; 3.º, Jacinto Ribeiro (C Gaia), 8.59,61 (5 participantes). 1500 m absolutos femininos: 1.ª, Maria Inácio (APD Amadora), 10.49,86 (1 participante).
6 e 7 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Esperanças / Sub-23 de Pista Coberta, Espinho. 6/2, 5000 m masculinos: 1.º, Luís Lopes (Gira Sol RC), 21.20,04; 2.º, Cristiano António (AC Vermoil), 22.09,64; 3.º, Nuno Santos (CF «Os Belenenses»), 22.13,66 (12 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Ana Cláudia Conceição (SC Braga), 14.46,57; 2.ª, Liliana Martins (GC Amizade Donas), 14.46,68; 3.ª, Sabrina Oliveira (GR QUinta da Lomba), 15.27,30 (8 participantes).
13 e 14 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Clubes de Pista Coberta – I Divisão, Pombal. 13/2, 5000 m masculinos: 1.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 20.23,37; 2.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 20.23,71; 3.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 20.39,57 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 12.32,11; 2.ª, Kristina Saltanovic (FC Porto), 13.05,47; 3.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 13.36,30 (7 participantes).
13 e 14 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Clubes de Pista Coberta – II Divisão, Pombal. 13/2, 5000 m masculinos: 1.º, Luís Silva (A Académica de Coimbra), 21.17,39; 2.º, Luís Gil (CS Marítimo), 21.21,01; 3.º, Nuno Valente (CC São João da Madeira), 22.22.86 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Andreia Freitas (GD Estreito), 14.34,83; 2.ª, Sandra Leitão (ADRE Palhaça), 14.41,75; 3.ª, Fátima Rodrigues (Gira Sol RC), 14.56,19 (8 participantes).
21 e 22 de Fevereiro, Campeonatos de Portugal de Pista Coberta da ANDDI, Espinho. 21/2, 3000 m absolutos masculinos: 1.º, Ivo Ferreira (APD Amadora), 16.32,17; 2.º, Jacinto Ribeiro (C Gaia), 18.35,22; 3.º, Fernando Silva (APD Amadora), 19.23,23 (4 participantes). 3000 m absolutos femininos: 1.ª, Ana Oliveira (C Gaia), 21.23,09; 2.ª, Maria Inácio (APD Amadora), 21.35,74; 3.ª, Cátia Machado (APD Amadora), 27.55,05 (3 participante).
21 de Fevereiro, XXVI Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada – 50 km / 20 km (…) / X Meeting de Marcha «Cidade de Olhão», Olhão. 50 km seniores masculinos: 1.º, Dionísio Ventura (Ferreira Activa MA), 4.06.07; 2.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 4.14.34: 3.º, Luís Gil (CS Marítimo), 4.14.59 (6 participantes). 20 km seniores masculinos: 1.º, Bertrand Moulinet (França), 1.25.16 (extra Camp. Nac.); 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.28.36 (1.º Camp. Nac.); 3.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 1.28.43 (2.º C.Nac.); 4.º, Damien Molmy (França), 1.28.57 (extra Camp. Nac.); 5.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 1.29.56 (3.º Camp. Nac.) – 20 participantes. 20 km seniores femininos: 1.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 1.30.09; 2.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 1.32.36; 3.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 1.33.47 (14 participantes). Vencedores de outros escalões: 20 km sub-23 masculinos, Luís Lopes (Gira Sol RC), 1.35.34; 20 km sub-23 femininos, Ana Cláudia Conceição (SC Braga), 1.50.10; 20 km juniores masculinos, Diogo Henriques (CN Rio Maior), 1.41.49; 10 km juniores femininos, Daniela Cardoso (AC Vermoil), 55.21; 10 km juvenis masculinos, Samuel Pereira (UA Guarda), 47.03; 5 km juvenis femininos, Nádia Cancela (C Benfica de Paredes), 27.17; 10 km veteranos absolutos masculinos, José Orlando Lopes (CA Galinheiras), 50.40; 5 km veteranos femininos, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 27.52. Torneio Nacional Marchador Jovem: 3 km infantis masculinos, Marcelo Gomes (GD Pedreiras), 15.31; 3 km infantis femininos, Daniela Godinho (ADR Águas Belas), 17.12; 4 km iniciados masculinos, João Martins (CA Ferreira do Zêzere), 20.52; 4 km iniciados femininos, Joana Costa (CN Rio Maior), 22.21.
27 e 28 de Fevereiro, 21.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Pombal. 27/2, 5000 m masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.25,32; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 20.31,20; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 20.58,70 (9 participantes). 3000 m femininos, 1.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 12.33,99; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 12.46,40; 3.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 12.56,86 (6 participantes).
15 e 16 de Maio, Campeonatos Nacionais Individuais ANDDI/FPDD, Luso. 15/5, 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Fernando Silva (APD Amadora), 33.03,42 (1.º veterano); 2.º, Rui Pereira (APP Setúbal), 35.02,79 (1.º T20); 3.º, Tiago Veloso (APD Amadora), 37.30,97 (3 participantes). 3000 m absolutos femininos: 1.ª, Ana Oliveira (C Gaia), 21.26,90 (1.ª T20); 2.ª, Maria Inácio (APD Amadora), 22.06,89 (1.ª veterana); 3.ª, Maria Adelaide Mata (APP Santarém), 23.29,35 (2.ª veterana) – 4 participantes.
5 e 6 de Junho, Campeonato Nacional de Pista do Inatel, Luso. 5/6, 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Luís Silva (Ponterrolense), 23.16,29 (1.º M35); 2.º, Carlos Paiva (Ponterrolense), 25.44,79 (1.º M40); 3.º, José Orlando Lopes (Carris), 27.05,85 (1.º M45) – 13 participantes. 3000 m absolutos femininos: 1.ª, Carla Carvalhal (Ponterrolense), 19.46,75 (1.ª sénior); 2.ª, Teresa Mendes (CluVe), 19.49,51 (1.ª W45) – 2 participantes. 6/6, 10.000 m absolutos masculinos: 1.º, Luís Silva (Ponterrolense), 50.59,69 (1.º M35); 2.º, Carlos Paiva (Ponterrolense), 55.22,82 (1.º M40); 3.º, Rogério Filipe (Alvitejo), 57.25,99 (1.º M50) (13 participantes). 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Sónia Henriques (CN Rio Maior), 29.13,47 (1.ª sénior); 2.ª, Carla Carvalhal (Ponterrolense), 34.43,11 (2.ª sénior); 3.ª, Teresa Mendes (CluVe), 36.19,08 (1.ª W45) – 3 participantes.
12 e 13 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes – III Divisão, Abrantes. 12/6, 5000 m masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.08,11; 2.º, Cristiano António (AC Vermoil), 22.15,30 (3 participantes, 1 desistente). 3000 m femininos: 1.ª, Ana Silva (CP Corroios), 15.45,82; 2.ª, Liliana Cotrim (ADR ÁGuas Belas), 17.05,33; 3.ª, Natasha Casanova (ADC Praia da Falésia), 17.26,58 (8 participantes).
12 e 13 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes – II Divisão, Lisboa (U). 12/6, 5000 m masculinos: 1.º, Luís Silva (A Académica de Coimbra), 20.43,15; 2.º, Pedro Marcelo Santos (CIA Ilha Azul), 22.09.81; 3.º, Nuno Valente (CC São João da Madeira), 23.04,45 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Sandra Leitão (ADRE Palhaça), 15.04,24; 2.ª, Rubina Soares (ACD Jardim da Serra), 15.58,97; 3.ª, Edna Teles (AA Pinhalnovense), 16.08,10 (5 participantes).
12 e 13 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes – I Divisão, Lisboa (U). 12/6, 5000 m masculinos: 1.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 20.36,75; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 20.38,13; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.37,18 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 12.17,59; 2.ª, Kristina Saltanovic (FC Porto), 13.27,94; 3.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 14.25,77 (8 participantes).
19 e 20 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Guimarães (org.: FPA). 19/6, 5000 m masculinos: 1.º, Samuel Pereira (UA Guarda), 23.31,38; 2.º, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 24.15,79; 3.º, Fábio Conceição (A Onda Sólida – Tavira), 24.51,34 (18 participantes). 3000 femininos: 1.ª, Anna Hurlebaus (CN Rio Maior), 26.38,30; 2.ª, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 26.52,85; 3.ª, Filipa Ferreira (individual/Algarve), 26.55,69 (19 participantes).
26 e 27 de Junho, Campeonatos Nacionais de Veteranos de Pista, Luso. 26/6, 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Luís Silva (A Académica de Coimbra), 21.20,09 (1.º M35); 2.º, Carlos Paiva (CA Galinheiras), 25.47,65 (1.º M40), 3.º, Rogério Filipe (CCD «O Avitejo»), 26.51,08 (10 participantes). 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 29.09,26 (1.ª W55); 2.ª, Anabela Santos (GD Lourocoop), 33.11,02 (1.ª W35); 3.ª, Teresa Mendes (CluVe), 34.08,47 (1.ª W50) – 4 participantes.
26 e 27 de Junho, Campeonatos Nacionais de Sub-23, Lisboa (U) (org.: FPA). 26/6: 10.000 m masculinos: 1.º, Cristiano António (AC Vermoil), 46.01,36; 2.º, Nuno Santos (CF «Os Belenenses»), 47.45,23; 3.º, Pedro Santos (CP Corroios), 50.42,56 (8 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Daniela Cardoso (AC Vermoil), 53.06,59; 2.ª, Liliana Martins (GC Amizade Donas), 55.39,65; 3.ª, Ana Silva (CP Corroios), 59.04,14 (6 participantes).
3 e 4 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Setúbal (org.: FPA). 3/7: 10.000 m masculinos: 1.º, Samuel Pereira (UA Guarda), 48.29,18; 2.º, Diogo Henriques (CN Rio Maior), 49.29,73; 3.º, Flávio Silva (FC Porto), 50.32,14 (10 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Daniela Cardoso (AC Vermoil), 52.38,40; 2.ª, Sandra Monteiro (CA Avintes), 56.15,24; 3.ª, Anna Hurlebaus (CN Rio Maior), 58.36,26 (12 participantes).
17 e 18 de Julho, Campeonatos de Portugal, Leiria (org.: FPA). 17/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 40.19,45; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 40.19,93; 3.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 41.37,71 (14 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 43.29,51; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 43.38,64; 3.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 43.52,73 (7 participantes).
18 e 19 de Dezembro, Campeonatos Nacionais de Veteranos de Pista Coberta, Pombal. 19/12, 3000 m absolutos masculinos: 1.º Luís Silva (A Académica de Coimbra), 12.27,04 (1.º M40); 2.º, Jaime Santos (GD Lourocoop), 14.17,01 (1.º M35); 3.º, Carlos Carmino (AC Vermoil), 14.53,01 (1.º M50) – 6 participantes. 3000 m absolutos femininos: 1.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 16.39,04 (1.ª W55); 2.ª, Anabela Santos (GD Lourocoop), 19.26,49 (1.ª W35, extra); 3.ª, Teresa Mendes (CluVe), 19.51,70 (1.ª W45) – 3 participantes.
Principais eventos (entre outros)
24 de Janeiro, XVII Grande Prémio de Vila Nova de Gaia / VI G. Prémio de Avintes, Avintes (org.: C Spiridon de Gaia/AA Porto), 77 participantes de 25 clubes (vários escalões). 30 km masculinos: 1.º António Pereira (JO Monte Abraão), 2.17.52; 2.º, Luís Gil (CS Marítimo), 2.24.13; 3.º, Pedro Marcelo Santos (CIA Ilha Azul), 2.28.41 (10 participantes). 15 km femininos: 1.ª, Marisa Pereira (Boavista FC), 1.20.58; 2.ª, Sandra Silva (CC São João da Madeira), 1.36.30; 3.ª, Maria João Brito (JA Mozelense), 1.43.15 (6 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CD Marco, 79 pontos; 2.º, GD Lourocoop, 66; 3.º, AC Alfenense, 55.
24 de Janeiro, XIX Grande Prémio de Grândola (org.: CR «O Grandolense» e C. M. Grândola), 86 participantes de 16 clubes (vários escalões). 20 km seniores masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.29.12; 2.º, Gonçalo Bejinha (JD Neves), 1.41.12; 3.º, Nuno Santos (CF «Os Belenenses»), 1.44.39 (6 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 50.25; 2.ª, Cátia Ramalho (GD Cavadas), 59.44; 3.ª, Cátia Guerreiro (CRCD Luzense), 1.01.30 (5 participantes). Classificação coletiva: 1.º, CA Galinheiras, 120 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 76; 3.º, CP Corroios, 62.
6 de Fevereiro, I Troféu de Marcha em Estrada «Cidade de Llerena», Llerena, Espanha. 10 km absolutos masculinos: 1.º, Álvaro Martin (AMJEX), 46.05 (1.º juvenil), 46.05. Outros participantes por escalão: juvenis, 5.º, João Miranda (GD São Domingos), 1.11.07; juniores, Bruno Pedro (GA Casais do Vento), desclassificado; David Simões (GD São Domingos), desclassificado; veteranos, 4.º, Carlos Paiva (CA Galinheiras), 53.06; 5.º, Joaquim Leitão (GD São Domingos), 1.06.31; 6.º, José Bom (CA Galinheiras), 1.20.00; Vasco Mendes (CA Galinheiras), desclassificado.
13 de Fevereiro, Grande Prémio da Catalunha de Marcha Atlética, Granollers, Espanha. 10 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (Portugal), 40.24 (31 participantes).
13 de Fevereiro, V Grande Prémio de Marcha de Pechão (org.: CO Pechão e AA Algarve), 73 participantes de 17 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Dionísio Ventura (Ferreira Activa MA), 22.11; 2.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 22.12 (1.º veterano); 3.º, Rui Correia (CO Pechão), 22.53 (9 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 22.03; 2.ª, Laura Polli (SA Lugano/Suíça), 24.37; 3.ª, Marie Polli (SAL Lugano/Suíça), 25.06 (18 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CD Quarteira, 50 pontos; 2.º, CO Pechão, 36; 3.º, ADC Praia da Falésia, 36.
14 de Março, Grande Prémio de Lugano – VIII Memorial M. Albisetti, Lugano, Suíça. 20 km masculinos: 1.º, Alex Schwazer (CS Carabinieri Bologna), 1.18.23,2 (…) 12.º, Sérgio Vieira (Portugal), 1.24.09,7 (47 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Yanfei Li (China), 1.31.26,2 (…) 3.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.32.30,8 (…) 6.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.33.14,3 (28 participantes).
27 de Março, XXIX Dudinska 50, Dudince, Eslováquia. 50 km masculinos: 1.º, Rafal Augustyn (Polónia), 3.49.54 (…) 6.º, António Pereira (Portugal), 3.55.41 (54 participantes).
28 de Março, VII Légua de Marcha de Ferreira do Zêzere (org.: CMFZ e CAFZ), 79 participantes de 24 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 21.03; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 21.28; 3.º, Luís Silva (A Académica de Coimbra), 21.55 (26 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 21.34; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 22.23; 3.ª, Kristina Saltanovic (FC Porto), 22.42 (15 participantes). Classificação coletiva: 1.º, CN Rio Maior, 69 pontos; 2.º, CA Galinheiras, 51; 3.º, MGBOOS, 36.
10 de Abril, XIX Grande Prémio Internacional de Rio Maior / Challenge IAAF (org.: CMRM, CNRM, Reg. RM), 199 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Erik Tysse (Noruega), 1.20.08; 2.º, Yohan Diniz (França), 1.20.23; 3.º, Zhen Wang (China), 1.20.42 (48 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão/Portugal), 1.29.16; 2.ª, Melanie Seeger (Alemanha), 1.30.11; 3.ª, Julia Takacs (Espanha), 1.30.20 (26 participantes).
17 de Abril, I Grande Prémio de Marcha de Mira (org.: ASC Valeirinha), 78 participantes de 20 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.58; 2.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 21.32; 3.º, Luís Silva (A Académica de Coimbra), 21.44 (16 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (FC Porto), 22.42; 2.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 25.00; 3.ª, Daniela Cardoso (AC Vermoil), 25.36 (1.ª júnior) – 21 participantes. Classificação colectiva: 1.º, GA Casais do Vento, 25 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 21; 3.º, AC Vermoil, 18.
25 de Abril, Torneio «Cidade de Lourosa» – Troféu Maria Fernandes – Pista (org.: GD Lourocoop). 5000 m absolutos masculinos: 1.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 24.08,6; 2.º, Rafael Dias (AC Alfenense), 24.16,6; 3.º, Rui Magalhães (AC Alfenense), 24.59,4 (8 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Marisa Pereira (Boavista FC), 26.16,7; 2.ª, Nádia Cancela (C Benfica de Paredes), 28.32,9; 3.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 29.26,9 (7 participantes).
1 de Maio, Taça FPA de Marcha Atlética em Pista, Rio Maior (org.: FPA). 20.000 m seniores masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.28.00,5; 2.º, Dionísio Ventura (Ferreira Activa MA), 1.28.54,9; 3.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 1.28.56,8 (14 participantes). 10.000 m seniores femininos: 1.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 48.12,5; 2.ª, Ana Cláudia Conceição (SC Braga), 52.40,99; 3.ª, Ana Silva (CP Corroios), 56.00,36 (6 participantes). Vencedores de outros escalões: juniores, masculinos, 10.000 m, Diogo Henriques (CN Rio Maior), 48.58,38, e, 5000 m femininos, Daniela Cardoso (AC Vermoil), 53.02,14; juvenis, 5000 m, masculinos, Bruno Pedro (GA Casais do Vento), 23.12,72, e, femininos, 5000 m, Nádia Cancela (C Benfica de Paredes), 26.59,38. Vencedores coletivos: masculinos, CN Rio Maior, 23 pontos (5 equipas classificadas); femininos, CN Rio Maior, 25 pontos (6 equipas classificadas).
1 de Maio, Marcha Internacional Sesto San Giovanni /Challenge IAAF, Sesto San Giovanni, Itália. 20 km masculinos: 1.º, Alex Schwazer (CS Carabinieri Bologna), 1.20.29 (…) 10.º, João Vieira (Portugal), 1.24.17 (58 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Vera Santos (Portugal), 1.28.29 (24 participantes).
29 de Maio, «Kraków Na Rynek Marsz» / Challenge IAAF, Cracóvia, Polónia. 10 km femininos: 1.ª, Olga Kaniskina (Rússia), 43.03 (…) 8.ª, Susana Feitor (Portugal), 45.26 (17 participantes).
5 e 6 de Junho, XXVIII Torneio Nacional Olímpico Jovem, Leiria (org.: FPA). 5/6, 4000 m iniciados masculinos (A+B): 1.º, João Martins (Santarém), 19.17,35; 2.º, Edujose Lima (Lisboa), 20.32,66; 3.º, Joaquim Rodrigues (Aveiro), 20.44,82 (12 participantes). 4000 m iniciados femininos (A+B): 1.ª, Mara Ribeiro (Santarém), 21.20,86; 2.ª, Marisa Paulino (Leiria), 21.50,29; 3.ª, Carolina Ramos (Lisboa), 22.09,51 (16 participantes).
10 de Junho, Meeting de Atletismo de Abrantes (org.: AA Santarém). 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 20.09,47; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.31,27; 3.º, Diogo Henriques (CN Rio Maior), 24.19,36 (4 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 21.01,43; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 21.38,05; 3.ª, Anna Hurlebaus (CN Rio Maior), 28.52,85 (4 participantes). Nota: actuaram apenas três juízes de marcha.
19 de Junho, Grande Prémio «Cantones de La Coruña», Corunha, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Yafei Zhu (China), 1.21.11 (…) 13.º, João Vieira (Portugal), 1.22.54 (…) 15.º, Sérgio Vieira (Portugal), 1.23.48 (…) 20.º, Pedro Isidro (Portugal), 1.28.21 (…) 25.º, Cristiano António (Portugal), 1.32.12 (…) 28.º, Rui Duarte (Portugal), 1.44.27 (34 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Beatriz Pascual (Espanha), 1.28.05 (…) 3.ª, Vera Santos (Portugal), 1.28.56; 4.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.29.36 (…) 8.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.30.47 (…) Ana Cabecinha (Portugal), desistente (19 participantes).
18 de Setembro, IAAF Race Walking Challenge – Final, Pequim, China. 10 km masculinos: 1.º, Zhen Wang (China), 37.44 (…) 12.º, João Vieira (Portugal), 39.06 (22 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Tatyana Sibileva (Rússia), 41.53 (…) 5.ª, Inês Henriques (Portugal), 43.09; 6.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 43.17; 7.ª, Susana Feitor (Portugal), 43.41 (…) 10.ª, Vera Santos (Portugal), 44.53 (13 participantes).
23 de Outubro, VII Légua de Marcha de Santo António dos Cavaleiros, Loures (org.: GDS Domingos), 173 participantes de 23 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 22.14; 2.º, Luís Silva (A Académica de Coimbra), 22.45; 3.º, Leo Toro (CA Extremadura), 22.57 (9 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 24.01; 2.ª, Daniela Cardoso (AC Vermoil), 27.04 (1.ª júnior); 3.ª, Ana Raquel Marques Santos (SL Benfica), 30.38 (9 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 84 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 78; GD São Domingos, 71.
30 de Outubro, XI G. Prémio de Alvaiázere, IX Légua (org.: GACV e Jornal O Alvaiazerense), 107 participantes de 23 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.54; 2.º, Leonardo Toro (CA Extremadura, Espanha), 22.42; 3.º, Nuno Santos (CF «Os Belenenses»), 24.04 (19 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Maribel Gonçalves (GD Estreito), 25.29; 2.ª, Daniela Cardoso (AC Vermoil), 26.01 (1.ª júnior); 3.ª, Sandra Vieira Leitão (ADRE Palhaça), 27.03 (12 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 61 pontos; 2.º, GD Lourocoop, 57; 3.º, AC Alfenense, 53.
20 de Novembro, XIII G. Prémio das Galinheiras, X Légua, Pista da Alta de Lisboa (org.: CA Galinheiras), 125 participantes de 27 clubes (vários escalões). 5000m absolutos masculinos: 1.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 21.24,3; 2.º, Luís Silva (A Académica de Coimbra), 21.47,2 (1.º veterano II); 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 22.10,5 (33 participantes). 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Inrewalk, Lituânia), 22.54,3; 2.ª, Anna Hurlebaus (CN Rio Maior), 26.49,1 (1.ª juvenil); 3.ª, Ana Silva (CP Corroios), 28.05,3 (16 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 123 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 76; 3.º, CP Corroios, 52.
27 de Novembro, Troféu «Espada Toledana», Toledo, Espanha. 5 km seniores femininos: 1.ª, Ainhoa Pinedo González (AD Marathón), 22.21; 2.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 22.24 (21 participantes).
4 de Dezembro, XI G.Prémio de Celorico da Beira «Memorial Carlos Amaral», Celorico da Beira (org.: AA Guarda e CMCB), 54 participantes de 20 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Luís Gil (CS Marítimo), 45.19; 2.º, Pedro Martins (CA Seia), 45.46; 3.º, Pedro Marcelo Santos (CIA Ilha Azul), 45.47 (9 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Daniela Cardoso (AC Vermoil), 54.00; 2.ª, Liliana Martins (GC Amizade nas Donas), 54.01; 3.ª, Marisa Soares Pereira (Gira Sol RC), 54.10 (8 participantes). Classificação colectiva: 1.º, AC Vermoil, 54 pontos; 2.º, GD Lourocoop, 50 (2 clubes classificados).
19 de Dezembro, Grande Prémio de Natal de Marcha, Avenida da Liberdade, Lisboa (org. AA Lisboa), 34 participantes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 20.42; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 21.21; 3.º, Dionísio Ventura (Ferreira Activa MA), 22.14 (10 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Vera Santos (Sporting CP), 22.04; 2.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 22.16; 3.ª, Sofia Avoila (AD Samouquense), 25.43 (10 participantes).
Identificação das imagens: a marcha feminina na Taça do Mundo de Chihuahua e o primeiro lugar do pódio da equipa portuguesa, o campeonato nacional de estrada em Olhão (20 km fem. e o pódio dos 50 km masculinos), campeões nacionais vários (Dionísio Ventura, Sérgio Vieira, Vera Santos, Ana Cabecinha, Cristiano António, Daniela Cardoso, Samuel Pereira e Anna Hurlebaus), provas de marcha nos Iberoamericanos em San Fernando (Pedro Isidro, Inês Henriques e Ana Cabecinha) e a representação portuguesa nos europeus de Barcelona (o medalhado João Viera, Sérgio Vieira, Vera Santos, António Pereira e Augusto Cardoso, e Ana Cabecinha e Inês Henriques).