|
Protagonistas portugueses em campeonatos nacionais e internacionais no ano de 2021. Fotos: Streaming EA/Podebrady, FPAtletismo, ADAL, Guindilhas Santos e Amigos da Montanha. Montagem: O Marchador |
A marcha atlética portuguesa conheceu um momento alto no plano competitivo internacional quando, a 16 de Maio de 2021, a selecção nacional feminina de juniores se sagrou campeã da Europa de marcha por equipas, em Podebrady (República Checa). As protagonistas do feito foram Adriana Viveiros, Inês Mendes e Bruna Marques, respectivamente segunda, quinta e 16.ª classificadas. A presença portuguesa no europeu de selecções de marcha tinha tudo para passar na maior discrição. Por um lado, no conjunto das seis provas do programa havia cinco em que Portugal não apresentava equipa (apenas concorrentes individuais e, mesmo assim, não em todas); por outro lado, era notória a ausência de João Vieira, vice-campeão do mundo em 2019 e já então qualificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que menos de duas semanas antes das provas de Podebrady anunciou que não estaria presente por a sua treinadora não ser sido integrada na delegação para os europeus de marcha por selecções.
Desta forma, as expectativas de bons resultados eram muito baixas, pelo que o sucesso da equipa feminina de juniores acabou por constituir surpresa. A meio da prova, a checa Eliška Martínková comandava destacada, rumo à vitória, com mais de um minuto de vantagem sobre um grupo composto por uma bielorrussa (Lizaveta Hryshkevich), duas portuguesas (Adriana Viveiros e Inês Mendes) e duas francesas (Maële Biré-Heslouis e Elvira Carre). Na segunda metade da prova, o interesse esteve centrado unicamente em saber como iriam Portugal e França discutir a vitória por equipas. Na volta final, Adriana Viveiros e Maële Biré-Heslouis ficaram sozinhas na perseguição à checa, acabando a portuguesa por impor a maior capacidade de finalização e, com um recorde pessoal por margem considerável, garantir o segundo lugar, à frente da francesa.
Nos lugares imediatos, Elvira Carre superiorizou-se a Inês Mendes na luta pelo quarto lugar, pelo que as equipas de Portugal e França terminavam com igualdade a sete pontos, tendo o critério de desempate (equipa com a atleta melhor classificada) beneficiado Portugal, que assim se sagrou campeão europeu dos 10 km juniores femininos. Tratava-se do maior sucesso por equipas da marcha atlética portuguesa naquele escalão. Uma histórica medalha de ouro no plano coletivo e uma não menos significativa medalha de prata individual alcançada por Adriana Viveiros, feito duplamente inédito em competições do género e um contributo importante para o «palmarès» do atletismo português.
«A Portuguesa» voltava a ouvir-se numa grande competição internacional de marcha, 11 anos após a medalha de ouro coletiva da seleção feminina absoluta na Taça do Mundo de Marcha de Chihuahua, no México. Portugal tornava-se assim o quinto país europeu a vencer a competição neste escalão etário, no setor feminino, depois da Rússia, da Itália, da Espanha e da Turquia.
Mas se Adriana Viveiros e Inês Mendes saíram de Podebrady com recordes pessoais nos 10 km batidos por larga margem, aos quais se juntou a melhor prestação anual na distância para Bruna Marques, também o jovem Pedro Dias bateu largamente o recorde pessoal nos 10 km masculinos – e todos os quatro alcançaram ou confirmaram mínimos para os europeus e mundiais de juniores. O jovem marchador do Clube Oriental de Pechão, que no ano anterior, ainda juvenil (sub-18), tinha sido campeão do seu escalão (uma vez) e no escalão de juniores (duas vezes), foi nono na sua prova em Podebrady, com 42.51 m, marca que se cotava entre as melhores que qualquer júnior português alguma vez conseguira em grandes competições internacionais do escalão, fosse em pista ou em estrada.
No âmbito nacional, em 2021, Pedro Dias foi segundo nos 5000 m nos Campeonatos Nacionais de Esperanças (sub-23) de Pista Coberta (Braga e Pombal, 27 e 28 de Fevereiro, 21.57,51) e venceu tanto os 10 km sub-20 masculinos dos Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada (Seixal, 29 de Maio, 46.23) como os 10 mil metros dos Campeonatos Nacionais de Juniores (sub-20) em pista (Viana do Castelo, 19 e 20 de Junho, 44.18,60). A época ainda foi rematada com 18.º lugar nos 10 mil metros dos europeus de juniores em pista (Tallinn, Estónia, 17 de Julho, 45.10,38) e com o 20.º também nos 10 mil metros, mas dos mundiais de juniores (Nairobi, Quénia, 21 de Agosto, 46.12,47).
Voltando aos europeus de marcha por equipas de Podebrady, nas restantes provas nada houve de relevante a assinalar, ficando novas expectativas reservadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados do ano anterior para 2021, como solução perante a pandemia de convid-19, que tinha impedido a normal prática desportiva durante vários meses do 2020 em praticamente todo o mundo. E essas expectativas estavam centradas na participação de João Vieira naquela que se afigurava como a última prova de 50 km marcha do programa olímpico, uma vez que o Comité Olímpico Internacional tinha decidido eliminar a distância do conjunto de provas de atletismo dos Jogos Olímpicos.
Em consequência das condições de clima da região de Tóquio, as provas de marcha tinham sido marcadas para Sapporo, cerca de 600 quilómetros a norte da capital japonesa. Foi aí que, no dia 6 de Agosto, João Vieira se apresentou para competir, tendo no currículo mais recente o registo da conquista da medalha de bronze nos 50 km marcha dos mundiais de atletismo de Doha, dois anos antes. O marchador do Sporting Clube de Portugal não defraudou as expectativas e manteve-se ao longo de toda a prova na luta por um lugar no pódio.
Gerindo a prova de forma discreta, como sempre foi a sua estratégia, mas nunca deixando se marcar presença no pelotão principal, João Vieira atingiu a linha dos 40 quilómetros integrado num grupo de seis atletas que perseguia o polaco Dawid Tomala (que nunca seria alcançado e se sagraria campeão olímpico). Na légua final ocorreriam os momentos decisivos, com a imposição da superioridade dos mais capazes e a cedência dos que não conseguiam resistir. João Vieira foi dos últimos a ceder, parecia ter garantido o quarto lugar (atrás de Tomala, do alemão Hibert e do espanhol Tur), mas uma grande recuperação do canadiano Evan Dunfee haveria de levá-lo ao terceiro lugar e de relegar o português para a quinta posição, com 3.51.28 h. Ainda assim, um resultado extraordinário para João Vieira, então com 45 anos.
Os feitos da equipa de juniores femininos em Podebrady e de João Vieira em Sapporo foram os momentos de maior destaque da marcha portuguesa num ano em que o desporto (nacional e mundial) procurava retomar a normalidade depois das condicionantes do ano anterior. Mas não poderia ser apenas a pandemia de covid-19 a justificar o retrocesso na expressão internacional da marcha portuguesa. Tornava-se evidente que a marcha atlética portuguesa estava a atravessar uma fase de transição, com o final de carreira (ou a aproximação desse final) para muitos atletas que tinham marcado o passado recente da disciplina no país. Que se estava em transição, era evidente; só não se percebia para onde caminhava a especialidade do atletismo que tinha registado a maior evolução entre todas as disciplinas do atletismo português nas décadas precedentes.
Na prática, essas circunstâncias manifestavam-se nos resultados obtidos ao longo do ano nas diferentes distâncias. Nos 20 km femininos, nenhuma atleta baixou da hora e meia nem sequer ficou perto, sendo Ana Cabecinha, mais uma vez, a melhor do ano, com 1.34.08 h. Nos 20 km masculinos, à parte as marcas (poucas) de João Vieira, melhor do ano com 1.21.40 h a 5 de Junho na Corunha, só Hélder Santos (Leiria MA, 1.27.05,53 em pista) e Rui Coelho (CA Seia, 1.29.58) lograram baixar da hora e meia. Nos 50 km, para lá do desempenho de João Vieira nos Jogos Olímpicos, as melhores marcas seguintes foram dos mesmos Hélder Santos e Rui Coelho, ambas na casa das quatro horas e sete minutos. A nota de maior tom foi dada precisamente por Rui Coelho, ao bater o recorde nacional dos 35 km, com 2.36.00 h, a 7 de Novembro, em Sismaria, fazendo quase quatro minutos melhor que João Vieira (2.39.47) em Porto de Mós no início do ano (10 de Janeiro). Esse foi, de resto, o único recorde nacional batido na marcha atlética em 2021.
Neste contexto, poderia pensar-se que se estava perante um cenário transitório e que a administração do atletismo estaria atenta, tendo em curso um plano de revalorização da marcha. No entanto, o cenário não podia ser mais diferente, com nenhum indício que pudesse dar ideia de progresso à vista. Pelo contrário, o que continuava era a ocorrência de situações obscuras, que suscitavam mais preocupação do que confiança no futuro próximo. Exemplo disso foi a forma como decorreu o processo de inscrições para os Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada, de 20 km, em Almeirim, a 10 de Abril. Inicialmente marcados para 28 de Fevereiro, os campeonatos foram compreensivelmente adiados devido ao segundo confinamento no contexto da pandemia. No entanto, só 11 dias antes (30 de Março) a nova data foi divulgada pela Federação Portuguesa de Atletismo junto das associações distritais e, consequentemente, mais tarde ainda transmitida aos clubes.
O regulamento dos campeonatos referia que, dados os constrangimentos provocados pela covid-19, a participação era limitada a um máximo de 40 atletas em simultâneo no circuito, mas não indicava marcas de qualificação, mencionando apenas que os atletas admitidos seriam selecionados em função do seu nível desportivo e da sua eventual participação em competições internacionais, «sendo da responsabilidade do Treinador Nacional e do DTN a listagem final de admitidos». Mas, numa demonstração de falta de rigor de critério e até de falta de transparência, o que sucedeu foi a recusa liminar de algumas inscrições, sem justificação divulgada (poderia especular-se que as marcas apresentadas não se coadunassem com o nível qualitativo exigido em campeonatos nacionais), mas, ao mesmo tempo, a aceitação de inscrições de atletas que nunca tinham competido na distância em questão ou que o tinham feito vários anos antes, logo sem marca que pudessem invocar no acto de inscrição. Todos estes casos podiam ter implicações não apenas nos atletas que poderiam estar em pista mas também, sobretudo, no estabelecimento das classificações colectivas finais (que, curiosamente, não estavam previstas no regulamento divulgado de início para o agendamento de Fevereiro).
Neste ano de reaproximação à normalidade da actividade competitiva internacional, a marcha portuguesa registou mais alguns sucessos no desporto para atletas com deficiência mental. Nos mundiais de atletismo de pista coberta do âmbito da VIRTUS (Nantes, França, 9 a 14 de Março), Afonso Roll foi segundo nos 3000 m marcha masculinos. Nos mundiais de pista também da área VIRTUS (Bydgoszcz, Polónia, 7 a 14 de Junho), o mesmo atleta voltou a ser segundo, desta vez nos 5000 m metros, sucesso a que se juntou o terceiro lugar de Joana Silva, também nos 5000 m metros marcha. Por fim, nos Campeonatos da Europa de Atletismo SUDS e Jogos Europeus da Trissomia (Ferrara, Itália, 4 a 11 de Outubro), Francisco Gouveia averbou o primeiro lugar nos 1500 metros e segundo lugar nos 800 metros na classe Mosaico, enquanto Bruno Leitão conquistou o terceiro lugar nos 800 metros em Trissomia 21.
Quanto a actuações de juízes internacionais de marcha portugueses em competições internacionais, foram registadas 14 presenças, com destaque para a nomeação de José Dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio (provas de marcha em Sapporo). O juiz de Lisboa actuou ainda como juiz de marcha nos Campeonatos Nacionais de Itália (em Ostia), nos Campeonatos dos Balcãs (Antália, Turquia), nos Campeonatos Nacionais da Grécia (Megara), nos Campeonatos Nacionais da Ucrânia (Sumy, terra do grande marchador soviético Vladimir Golubnichiy, campeão olímpico no México, em 1968), no Festival de Marcha Atlética de Alytus (Lituânia) e, finalmente, na 62.ª edição do Challenge Facoetti-Dahm, nos arredores de Paris.
José Ganso foi juiz de marcha nos Campeonatos Europeus de Seleções de Marcha Atlética (Podebrady, República Checa), enquanto Joaquim Graça esteve nos Campeonatos Nacionais da Turquia (Antália), nos Campeonatos Nacionais de Inverno da Ucrânia (Lutz), nos Campeonatos Nacionais de Verão da Ucrânia (Sumy), nos Campeonatos Nacionais da África do Sul (Pietermaritzburg) e nos Campeonatos Europeus de Sub-20 (Tallinn, na Estónia).
Por sua vez, Vasco Guedes actuou como juiz de marcha nos Cantones de A Coruña (Espanha) e Eduardo Gonçalves fez o mesmo nos Campeonatos Europeus de Atletismo de Sub-23 (Tallinn, Estónia).
Relação das provas mais importantes efetuadas em 2021
Internacional / Associação Europeia de Atletismo / …
9 a 14 de Março, VIRTUS Campeonato do Mundo de Atletismo em Pista Coberta, Nantes, França. 13/3: 3000 m masculinos: 1.º, Martin Gaudre (França), 14.21,34; 2.º, Afonso Roll (Portugal), 17.00,42 (2 participantes). 3.000 m femininos: 1.ª, Edanur Akin (Turquia), 24.16,73; (…) Joana Silva (Portugal), desclassificada (3 participantes).
16 de Maio, Campeonato da Europa de Seleções de Marcha, Podebrady, República Checa. 50 km masculinos: 1.º, Marc Tur (Espanha), 3.47.40; 2.º, Aleksi Ojala (Finlândia), 3.48.25; 3.º, Andrea Agrusti (Itália), 3.49.52; (…) 24.º, Hélder Santos (Portugal), 4.07.27; 25.º, Rui Coelho (Portugal), 4.07.29 (39 participantes). Classificação coletiva: 1.ª, Itália, 23 pontos; 2.ª, Alemanha, 24; 3.ª, Ucrânia, 41 (5 classificados). 35 km femininos: 1.ª, Antigoni Drisbioti (Grécia), 2.49.55; 2.ª, Eleonora Anna Giorgi (Itália), 2.51.05; 3.ª Lidia Barcella (Itália), 2.51.50 (…) Inês Henriques (Portugal), desistente (21 participantes). Classificação coletiva: 1.ª, Itália, 13 pontos; 2.ª, Grécia, 18; 3.ª, Bielorrússia, 23 (3 classificados). 20 km masculinos: 1.º, Perseus Karlström (Suécia), 1.18.54; 2.º, Álvaro Martín (Espanha), 1.19.14; 3.º, Diego García (Espanha), 1.19.19 (55 participantes). Classificação coletiva: 1.ª, Espanha, 9 pontos; 2.ª, Itália, 24; 3.ª, Alemanha, 44 (9 classificados). 20 km femininos: 1.ª, Antonella Palmisano (Itália), 1.27.42; 2.ª. María Pérez (Espanha), 1.28.03; 3.ª, Laura García-Caro (Espanha), 1.28.07 (…) Ana Cabecinha (Portugal), desistente; Maria Bernardo (Portugal), desclassificada (54 participantes). Classificação coletiva: 1.ª, Espanha, 9 pontos; 2.ª, Ucrânia, 21; 3.ª, Itália, 23 (9 classificados). 10 km juniores masculinos: 1.º, José Luís Hidalgo (Espanha), 41.35; 2.º, Paul McGrath (Espanha), 41.51; 3.º, Serhat Güngör (Turquia), 42.20 (…) 9.º, Pedro Dias (Portugal), 42.51 (19 participantes). Classificação coletiva: 1.ª, Espanha, 3 pontos; 2.ª, França, 12; 3.ª, Turquia, 15 (5 classificados). 10 km juniores femininos: 1.ª, Eliška Martínková (República Checa), 45.46; 2.ª, Adriana Viveiros (Portugal), 47.01; 3.ª, Maële Biré-Heslouis (França), 47.05 (…) 5.ª, Inês Mendes (Portugal), 47.23 (…) 16.ª, Bruna Marques (Portugal), 51.55 (24 participantes). Classificação coletiva: 1.ª, Portugal, 7 pontos; 2.ª, França, 7; 3.ª, República Checa, 15 (7 classificados).
7 a 14 de Junho, VIRTUS XIII Campeonato do Mundo de Atletismo em Pista, Bydgoszcz, Polónia. 9/6, 5000 m masculinos: 1.º, Martin Gaudre (França), 24.50,45; 2.º, Afonso Roll (Portugal), 28.58,40; 3.º, Aper Kilinç (Turquia), 32.26,13 (3 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Clarissa Frezza (Itália), 29.06,57; 2.ª, Virginie Dreux (França), 31.27,89; 3.ª, Joana Silva (Portugal), 31.48,22 (3 participantes).
8 a 11 de Julho, Campeonatos da Europa de Atletismo Sub-23, Tallinn, Estónia. 9/7, 20 km masculinos: 1.º, José Manuel Pérez (Espanha), 1.25.06; 2.º, David Kenny (Irlanda), 1.25.50; 3.º, Andrea Cosi (Itália), 1.26.05 (14 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Meryem Bekmez (Turquia), 1.33.08; 2.ª, Pauline Stey (França), 1.34.47; 3.ª, Antia Chamosa (Espanha), 1.35.04; (…) 16.ª, Maria Bernardo (Portugal), 1.48.42 (20 participantes).
15 a 18 de Julho, Campeonatos da Europa de Atletismo Sub-20, Tallinn, Estónia. 15/7, 10.000 m femininos: 1.ª, Yuliya Khalilova (neutro), 46.14,21; 2.ª, Eliška Martínková (República Checa), 46.23,74; 3.ª, Maële Biré-Heslouis (França), 46.32,94 (…) 9.ª, Inês Mendes (Portugal), 49.15,98 (…) 14.ª, Adriana Viveiros (Portugal), 50.01,37 (…) 17.ª, Bruna Marques (Portugal), 50.48,55 (31 participantes). 17/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Paul McGrath (Espanha), 42.32,19; 2.º, Mert Kahraman (Turquia), 42.37,83; 3.º, Dmitriy Gramachkov (Neutro), 42.39,25 (…) 18.º, Pedro Dias (Portugal), 45.10,38; 23.º, Tiago Ramos (Portugal), 46.28,75 (31 participantes).
5 e 6 de Agosto, provas de marcha nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Sapporo, Japão. 5/8, 20 km masculinos: 1.º, Massimo Stano (Itália), 1.21.05; 2.º, Koki Ikeda (Japão), 1.21.14; 3.º, Toshikazu Yamanishi (Japão), 1.21.28 (57 participantes). 6/8, 50 km masculinos: 1.º, Dawid Tomala (Polónia), 3.50.08; 2.º, Jonathan Hilbert (Alemanha), 3.50.44; 3.º, Evan Dunfee (Canadá), 3.50.59 (…) 5.º, João Vieira (Portugal), 3.51.28 (59 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Antonella Palmisano (Itália), 1.29.12; 2.ª, Sandra Lorena Arenas (Colômbia), 1.29.37; 3.ª, Hong Liu (China), 1.29.57 (…) 20.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.34.08 (58 participantes).
18 a 22 de Agosto, Campeonatos do Mundo de Atletismo Sub-20, Nairobi, Quénia. 21/8, 10.000 m masculinos: 1.º, Heristone Wanyonyi (Quénia), 42.10,84; 2.º, Amit (Índia), 42.17,94; 3.º, Paul McGrath (Espanha), 42.26,11 (…) 20.º, Pedro Dias (Portugal), 46.12,47 (24 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Sofia Ramos Rodríguez (México), 46.23,01; 2.ª, Maële Biré-Heslouis (França), 47.43,87; 3.ª, Eliška Martínková (República Checa), 47.46,28 (…) 10.ª, Inês Mendes (Portugal), 50.01,86 (…) Adriana Viveiros (Portugal), desistente (34 participantes).
4 a 11 de Outubro, SUDS Campeonatos da Europa de Atletismo/Jogos Europeus da Trissomia, Ferrara, Itália. 7/10, 800 m T21, masculinos: 1.º, Nando D’Agostino (Itália), 4.58,00 (recorde do mundo) (…) 3.º, Bruno Leitão (Portugal), 6.13,58 (3 participantes); femininos: 1.ª, Giulia Pertile (Itália), 6.14,88 (1 participante); Mosaico, masculinos: 1.º, Emirhan Akcacoka (Turquia), 5.34,39; 2.º, Francisco Gouveia (Portugal), 5.45,06 (3 participantes); femininos: 1.ª, Dilara Cevik (Turquia), 7.30,07 (recorde do mundo) – 1 participante. 10/10, 1500 m, T21, masculinos: 1.º, Nando D’Agostino (Itália), 9.49,83 (…) 4.º, Bruno Leitão (Portugal), 13.07,07 (4 participantes); femininos: 1.ª, Giulia Pertile (Itália), 12.15,45 (3 participantes); Mosaico, masculinos: 1.º, Francisco Gouveia (Portugal), 11.01,83 (2 participantes).
Campeonatos nacionais
10 de Janeiro, Campeonato Nacional de Marcha em Estrada – 50 km / 35 km (…), Porto de Mós (zona industrial da Amarela). 50 km masculinos: 1.º, Rui Coelho (CA Seia), 4.11.27; 2.º, Hélder Santos (Leiria MA), 4.15.47; 3.º, Luís Gil (GD Estreito), 4.20.10 (5 participantes). 50 km femininos: 1.ª, Sandra Silva (AC Póvoa de Varzim), 4.56.50. 35 km masculinos: 1.º, José Montaña (Colômbia), 2.37.05 (extracampeonato); 2.º, João Vieira (Sporting CP), 2.39.47 (1.º Camp. Nacional); 3.º, Diego Pinzón (Colômbia), 2.42.27 (extracampeonato) (…) 5.º, Hélder Santos (Leiria MA), 2.53.53 t.p. (2.º Camp. Nacional); 6.º, Rui Coelho (CA Seia), 2.54.27 t.p. (3.º Camp. Nacional (13 participantes). 35 km femininos: 1.ª, Vitória Oliveira (SC Braga), 3.09.27; 2.ª, Sandra Silva (AC Póvoa de Varzim), 3.27.26 t.p.; 3.ª, Sandra Campos (AC Póvoa de Varzim), 4.17.48 (5 participantes).
13 e 14 de Fevereiro, 32.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Braga. 13/2, 5000 m masculinos: 1.º, Rui Coelho (CA Seia), 21.19,52; 2.º, Manuel Marques (AC Póvoa de Varzim), 21.43,79; 3.º, Rúben Santos (Sporting CP), 22.00,16 (8 participantes). 3.000 m femininos: 1.ª, Edna Barros (CO Pechão), 13.16,21; 2.ª, Vitória Oliveira (SC Braga), 13.22,09; 3.ª, Maria Bernardo (CO Pechão), 13.49,14 (8 participantes).
27 e 28 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Esperanças (sub-23) de Pista Coberta, Braga e Pombal. 27/2, 5000 m masculinos (Pombal): 1.º, Rúben Santos (Sporting CP), 21.57,51; 2.º, Pedro Dias (CO Pechão), 23.30,74; 3.º, Filipe Loureiro (SC Braga), 24.14,42 (3 participantes). 3000 m femininos (Pombal + Braga): 1.ª, Maria Bernardo (CO Pechão), 13.35,05 (1.ª Pombal); 2.ª, Joana Pontes (Leiria MA), 13.45,37 (2.ª Pombal); 3.ª, Inês Mendes (CN Rio Maior), 13.54,69 (3.ª Pombal) – 9 participantes.
6 e 7 de Março, FADU – Campeonatos Nacionais Universitários de Pista Coberta, Pombal. 6/3, 5000 m masculinos: 1.º, Ricardo Opinião (AAU Beira Interior), 30.15,40; 2.º, Nuno Cidade do Carmo (Nova), 59.25,28 (4 participantes, 2 desclassificados). 3000 m femininos: 1.ª, Maria Bernardo (AEF Belas Artes UL), 13.24,87; 2.ª, Joana Pontes (IP Leiria), 13.26,22; 3.ª, Raquel Pimentel (U Porto), 14.29,22 (7 participantes).
13 e 14 de Março, Campeonatos Nacionais de Clubes de Pista Coberta (grupo A) – I Divisão, Pombal. 13/3, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 19.46,25; 2.º, Rui Coelho (CA Seia), 20.38,81; 3.º, Amaro Teixeira (C Benfica de Faro), 22.53,06 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vitória Oliveira (SC Braga), 12.58,83; 2.ª, Carolina Costa (Sporting CP), 13.19,80; 3.ª, Adriana Viveiros (ADR Água de Pena), 13.39,33 (8 participantes).
27 e 28 de Março, Campeonatos Nacionais de Clubes de Pista Coberta (grupo B) – I Divisão, Pombal. 27/3, 5000 m masculinos: 1.º, Manuel Marques (AC Póvoa de Varzim), 21.42,47; 2.º, João Pedro Vieira, 1999 (CPT Sobral de Ceira), 24.06,03; 3.º, Pedro Martins (ACR Senhora do Desterro), 24.09,38 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Sandra Silva (AC Póvoa de Varzim), 14.20,47; 2.ª, Raquel Pimentel (CF Oliveira do Douro), 14.44,05; 3.ª, Alexandra Lamas (ACR Senhora do Desterro), 15.15,48 (7 participantes).
10 de Abril, Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada 20 km, Almeirim. 20 km seniores masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 1.26.35; 2.º, Manuel Marques (AC Póvoa de Varzim), 1.34.14; 3.º, Rúben Santos (Sporting CP), 1.37.57 (14 participantes). 20 km seniores femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 1.35.46; 2.ª, Maria Bernardo (CO Pechão), 1.36.30; 3.ª, Arabelly Orjuela (Colômbia), 1.36.32 (extracampeonato); 4.ª, Carolina Costa (Sporting CP), 1.37.25 (3.ª Camp. Nacional) – 15 participantes.
15 de Maio, ANDDI – Campeonatos de Portugal de Pista, Maia. 3000 m masculinos: 1.º, Afonso Roll (Escola do Movimento), 16.28,58; 2.º, Alexandre Rodrigues (Fazenda SC), 19.04,64 (2 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Joana Campos (AC Póvoa de Varzim), 17.58,11 (1 participante).
29 de Maio, Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada – Sub-20, Sub-18 e Veteranos, Seixal. 10 km sub-20 masculinos: 1.º, Pedro Dias (CO Pechão), 46.23; 2.º, Tiago Ramos (CA Tunes), 46.51; 3.º, Artur Costa (GDQ Fonte Prata), 1.08.41 (3 participantes). 10 km sub-20 femininos: 1.ª, Adriana Viveiros (ADR Água de Pena), 51.43; 2.ª, Bruna Marques (Juventude Vidigalense), 54.18; 3.ª, Beatriz Dionísio (Sporting CP), 56.38 (4 participantes). 10 km sub-18 masculinos: 1.º, Guilherme Rodrigues (Sporting CP), 49.38; 2.º, Rodrigo Araújo (Amigos da Montanha), 58.54; 3.º, Filipe Fernandes (CD Quarteira), 59.33 (3 participantes). 5 km sub-18 femininos: 1.ª, Carolina Dias (SL Almada), 26.35; 2.ª, Samanta Zueva (AC Póvoa de Varzim), 26.58; 3.ª, Beatriz Gonçalves (ACD São João da Serra), 28.05 (12 participantes). ANAV, Nacional de «Marcha Curta», 10 km absolutos masculinos: 1.º, Manuel Marques (AC Póvoa de Varzim), 46.34 (1.º M40); 2.º, Paulo Cunha (CC São João da Madeira), 51.44 (1.º M50); 3.º, Ricardo Santos (CRD Penteado), 53.25 (1.º M45) – 14 participantes. 10 km absolutos femininos: 1.ª, Alexandra Lamas (ACR Senhora do Desterro), 56.55 (1.ª W45; 2.ª, Felicidade Rosa (CA Galinheiras), 59.37 (1.ª W40); 3.ª, Elisabete Silva (CRD Penteado), 1.05.51 (2.ª W40) – 15 participantes.
5 e 6 de Junho, FADU, Campeonatos Nacionais Universitários de Pista, Leiria. 5/6, 10.000 m masculinos: 1.º, Ricardo Opinião (AAU Beira Interior), 1.14.05,66 (2 participantes, 1 desistente). 10.000 m femininos: 1.ª, Raquel Pimentel (U Porto), 52.50,81; 2.ª, Ana Leonor (AAIP Setúbal), 54.30,32; 3.ª, Margarida Sá (AAU Beira Interior), 55.14,88 (6 participantes).
12 e 13 de Junho, Campeonatos Nacionais de Esperanças (Sub-23), Coimbra. 12/6, 10.000 m masculinos: 1.º, Paulo Martins (Sporting CP), 44.54,63; 2.º, Rúben Santos (Sporting CP), 45.47,94; 3.º, Tiago Ramos (CA Tunes), 45.48,39 (5 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Maria Bernardo (CO Pechão), 47.01,42; 2.ª, Joana Pontes (Leiria MA), 48.05,04; 3.ª, Raquel Pimentel (CF Oliveira do Douro), 53.54,21 (6 participantes).
19 e 20 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juniores (sub-20), Viana do Castelo. 19/6, 10.000 m masculinos: 1.º, Pedro Dias (CO Pechão), 44.18,60; 2.º, Tiago Ramos (CA Tunes), 44.45,84; 3.º, Guilherme Rodrigues (Sporting CP), 46.50,57 (5 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Adriana Viveiros (ADR Água de Pena), 48.35,82; 2.ª, Bruna Marques (Juventude Vidigalense), 48.42,42; 3.ª, Inês Mendes (CN Rio Maior), 49.03,80 (11 participantes).
19 de Junho, ANDDI Campeonatos Nacionais Individuais (Escalões) de Pista, Fafe. 1000 m S. Down, masculinos: 1.º, Francisco Gouveia (CD «Os Especiais»), 7.00,77; 2.º, André Silva (APPACDM-Santarém), 7.39,86; 3.º, Bruno Leitão (APPACDM-Santarém), 8.49.19 (3 participantes). 1000 m Desenvolvimento: 1.º, João Faure (Clube Gaia), 8.35,07 (1 participante). Nota: não houve participação feminina.
26 e 27 de Junho, Campeonatos de Portugal em Pista, Maia. 26/6, 10.000 m masculinos: 1.º, Rui Coelho (CA Seia), 42.24,28; 2.º, Manuel Marques (AC Póvoa de Varzim), 42.45,03; 3.º, Paulo Martins (Sporting CP), 43.14,32 (11 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 43.54,05; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 46.03,14; 3.ª, Vitória Oliveira (SC Braga), 46.04,31 (12 participantes).
3 e 4 de Julho, Campeonatos Nacionais de Clubes – I Divisão, Guimarães. 3/7, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 19.52,98; 2.º, Manuel Marques (AC Póvoa de Varzim), 21.07,64; 3.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 22.34,92 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vitória Oliveira (SC Braga), 13.01,51; 2.ª, Adriana Viveiros (ADR Água de Pena), 13.19,37; 3.ª, Carolina Costa (Sporting CP), 13.26,93 (8 participantes).
3 e 4 de Julho, Campeonatos Nacionais de Clubes – II Divisão, Guimarães. 3/7, 5000 m masculinos: 1.º, Rui Coelho (CA Seia), 21.05,16; 2.º, João Afonso Olim (ADR Água de Pena), 23.25,70; 3.º, João Pedro Vieira (CPT Sobral de Ceira), 23.27,58 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Portela (CS Marítimo), 14.53,17; 2.ª, Sandra Silva (AC Póvoa de Varzim), 15.10,46; 3.ª, Raquel Pimentel (CF Oliveira do Douro), 15.18,69 (8 participantes).
3 e 4 de Julho, Campeonatos Nacionais de Clubes – III Divisão, Maia. 3/7, 5000 m masculinos: 1.º, João Pinel (CA Baixa da Banheira), 26.49,85; 2.º, João Correia (J Ilha Verde), 26.56,79; 3.º, João Sustelo (C Areias de São João), 28.21,24 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Alexandra Lamas (ACR Senhora do Desterro), 15.17,78; 2.ª, Jéssica Bettencourt (CDR Ribeirinhos), 16.57,41; 3.ª, Mariana Pereira (Leixões SC), 17.23,34 (7 participantes).
24 e 25 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juvenis (Sub-18), Lousada. 24/7, 5000 m masculinos: 1.º, Guilherme Rodrigues (Sporting CP), 23.37,52; 2.º, Rodrigo Araújo (Amigos da Montanha), 23.40,58; 3.º, Tiago Sucena (GC Amizade nas Donas), 24.16,85 (11 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Gabriela Santos (ACR Senhora do Desterro), 27.08,22; 2.ª, Carolina Dias (SL Almada), 27.13,04; 3.ª, Samanta Zueva (AC Póvoa de Varzim), 27.29,41 (11 participantes).
2 e 3 de Outubro, ANAV, Campeonatos Nacionais de Veteranos de Pista, Lisboa (EUL). 2/10, 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Pedro Martins (ACR Senhora Desterro) 14.17,42 (1.º M50); 2.º, Jaime Santos (Grecas – Vagos) 14.28,04 (1.º M45); 3.º, Paulo Cunha (CCS João Madeira) 14.56,97 (2.º M50) – 16 participantes. 3000 m absolutos femininos: 1.ª, Alexandra Lamas (ACR Senhora Desterro) 15.34,00 (1.ª W45); 2.ª, Marisa Pereira (CD Póvoa) 16.23,34 (1.ª W40); 3.ª, Lídia Pereira (GR Eirense) 16.47,57 (1.ª W50) – 19 participantes.
Principais eventos (entre outros)
14 de Fevereiro, Campeonatos de Espanha de Marcha em Estrada (50 km / …), Sevilha, Espanha. 50 km masculinos: 1.º, Claudio Villanueva (Atletismo Guadix), 3.47.56 (…) João Vieira (Sporting CP/Portugal), desistente (41 participantes).
14 de Março, Campeonatos de Espanha de Marcha em Estrada (20 km / …), Múrcia, Espanha. 20 km femininos: 1.ª, María Pérez (Valencia Club Atletismo), 1.28.26 (…) 8.ª, Maria Bernardo (Portugal), 1.38.27 (extracampeonato); 9.ª, Joana Pontes (Portugal), 1.38.48 (extracampeonato); (…) 14.ª, Mara Ribeiro (Portugal), 1.45.47 (extracampeonato) – 40 participantes. Criterium Nacional de Marcha Atlética “Ciudad de Murcia”, 10 km absolutos masculinos: 1.º, José Luis Hidalgo (Juventud Guadix), 43.15 (…) 5.º, Pedro Dias (Portugal), 45.58 (35 participantes); 10 km absolutos femininos: 1.ª, Eva Rico (At. Intec-Zoiti), 48.26; 2.ª, Ines Mendes (Portugal), 48.39 (40 participantes).
24 de Abril, XVI Taça de Portugal de Marcha (pista), Albufeira. 10.000 m seniores masculinos: 1.º, Manuel Marques (AC Póvoa de Varzim), 44.36,11; 2.º, Paulo Martins (Sporting CP), 44.50,28; 3.º, Amaro Teixeira (C Benfica de Faro), 48.10,82 (5 participantes). 10.000 m seniores femininos: 1.ª, Vitória Oliveira (SC Braga), 46.48,53; 2.ª, Carolina Costa (Sporting CP), 47.47,51; 3.ª, Ana Monteiro (GD Estreito), 49.52,08 (7 participantes). Vencedores de outros escalões: juniores, 10.000 m, masculinos, Tiago Ramos (CA Tunes), 46.36,52 e, femininos, Inês Mendes (CN Rio Maior), 48.11,16; juvenis, 5000 m, masculinos, Guilherme Rodrigues (Sporting CP), 24.14,36 e, femininos, Gabriela Santos (ACR Senhora do Desterro), 26.48,35. Vencedores coletivos: masculinos, 1.º, CA Tunes, 34 pontos; 2.º, Sporting CP, 20; 3.º, J Ilha Verde, 13 (3 equipas classificadas); femininos, 1.º, Sporting CP, 24 pontos; 2.º, CF Oliveira Douro, 24; 3.º, CN Rio Maior, 16 (6 equipas classificadas).
5 de Junho, XXXIV Grande Prémio Internacional Cantones de A Coruña – Troféu «Sergio Vázquez», Corunha, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Diego García (Espanha), 1.19.37 (…) 15.º, João Vieira (Portugal), 1.21.40 (…) 59.º, Paulo Martins (Portugal), 1.32.07 (…) Rúben Santos (Portugal), desistente (76 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Sandra Lorena Arenas (Colômbia), 1.28.24 (…) 18.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.34.50 (…) 24.ª, Carolina Costa (Portugal), 1.37.07 (…) 38.ª, Joana Pontes (Portugal), 1.41.48 (58 participantes).
19 e 20 de Junho, Meeting «Master Athletics 2021» Pista, Ribeira Brava. 20/6, 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Alexandre Monteiro (GD Estreito), 25.50,25 (1.º M50); 2.º, Artur Araújo (CA Galinheiras), 27.13,28 (1.º M45) – 2 participantes. 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Sónia Quelhas (CN São Vicente), 28.32,28 (1.ª W45); 2.ª, Ana Macedo (UA Povoense), 32.25,41 (2.ª W45); 3.ª, Maria Orlete Mendes (CA Galinheiras), 32.48,31 (1.ª W65) – 6 participantes. Nota: provas mistas.
30 de Junho, Encontro de Atletismo «Diputación de Cáceres» – Pista, Plasencia, Espanha. 5000 m masculinos: 1.º, Iván Pajuelo (CA Fent Cami Mislata), 19.50,98 (…) 4.º, Amaro Teixeira (C Benfica de Faro/Portugal), 22.17,53 (10 participantes).
17 de Julho, XXXVIII Torneio Olímpico Jovem, Lousada, Coimbra e Setúbal. 4000 m masculinos, geral: 1.º, Leandro Silva (AA Porto), 20.03,37 (Lousada); 2.º, Bruno Coelho (AA Guarda), 21.08,18 (Coimbra); 3.º, Dinis Silva (ASA Setúbal), 22.17,20 (Setúbal) – 12 participantes. 4000 m femininos, geral: 1.ª, Gabriela Santos (AA Guarda), 20.12,45 (Coimbra); 2.ª, Isa Ferreira (ADA Leiria), 21.18,37 (Coimbra); 3.ª, Matilde Sousa (AA Lisboa), 22.18,01 (Setúbal) – 13 participantes. Nota: provas mistas.
30 de Outubro, XVII Légua de Santo António dos Cavaleiros, Loures (org.: GD São Domingos), 111 participantes de 21 clubes (vários escalões). 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Álvaro Danta Durán (CA Extremadura, Espanha), 25.31; 2.º, Miguel Periañez (CA Extremadura, Espanha), 25.36 (1.º vet. I); 3.º, João Pinel (CA Baixa Banheira), 27.23 (8 participantes). 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (GDS Domingos), 25.36; 2.ª, Vera Portela (CS Marítimo), 27.37; 3.ª, Felicidade Rosa (individual Lisboa), 29.40 (1.ª vet. I) – 13 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CR Penteado, 154 pontos; 2.º, GD São Domingos, 153; 3.º, AC Alfenense, 71.
6 de Novembro, XXVIII Grande Prémio das Galinheiras, XX Légua, Pista da Alta de Lisboa (org.: CA Galinheiras), 146 participantes de 13 clubes (vários escalões). 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Tiago Ramos (CA Tunes), 22.49,8 (1.º jún.); 2.º, Álvaro Danta Durán (CA Extremadura/Espanha), 24.57,4; 3.º, Ricardo Santos (CR do Penteado), 25.07,8 (1.º vet. III) – 19 participantes. 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (GDS Domingos), 25.21,5 (1.ª vet. III); 2.ª, Felicidade Rosa (GDS Domingos), 28.32,9 (1.ª vet. II); 3.ª, Elisabete Silva (CR do Penteado), 29.22,5 (2.ª vet. II) – 26 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CR Penteado, 161 pontos; 2.º, GD São Domingos, 148; 3.º, CA Tunes, 140.
7 de Novembro, VII Challenge de Leiria de Marcha Atlética, Sismaria (org.: Leiria MA). 35 km masculinos: 1.º, Rui Coelho (SL Benfica), 2.36.00 (recorde nacional absoluto); 2.º, Manuel Marques (A Jardim da Serra), 2.54.27; 3.º, João Pedro Vieira (CPT Sobral de Ceira), 3.14.16 (4 participantes). 35 km femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 2.55.27 (2 participantes, 1 desistente). Vencedores das provas «extra» de 20 km: masculinos, Paulo Martins (Sporting CP), 1.31.36, e, femininos, Joana Pontes (Leiria MA), 1.36.07.
14 de Novembro, III Meeting Clube de Atletismo de Tunes – Pista, Quarteira (org.: CA Tunes). 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Pedro Dias (CO Pechão), 22.15,86 (1.º sub-20); 2.º, Tiago Ramos (CA Tunes), 22.28,61 (2.º sub-20); 3.º, Ludovino Dias (CO Pechão), 26.55,27 (1.º M40) – 5 participantes. 3000 m femininos: 1.ª, Oriana Sousa (CD Quarteira), 17.10,75 (1.ª sub-18); 2.ª, Mariana Mestre (CO Pechão), 17.32,71 (2.ª sub-18); 3.ª, Verónica Fernandes (CRD Santaluziense), 18.17,41 (1.ª W40) – 9 participantes.
4 de Dezembro, XXI Grande Prémio de Celorico da Beira «Memorial Carlos Amaral», Celorico da Beira (org.: AA Guarda e CMCB), 30 participantes de 15 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Rui Coelho (SL Benfica), 46.51; 2.º, Manuel Marques (A Jardim da Serra), 48.03; 3.º, Amaro Teixeira (C Benfica de Faro), 49.53 (6 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Vitória Oliveira (SC Braga), 48.33; 2.ª, Bruna Marques (Juventude Vidigalense), 51.54; 3.ª, Raquel Pimentel (Maia AC), 55.36 (7 participantes). Classificação colectiva: 1.º, AC Alfenense, 48 pontos (1 clube classificado).
11 de Dezembro, Grande Prémio de Natal de Marcha/Campeonatos Regionais de Marcha em Estrada de Lisboa/Setúbal/Santarém, EUL, Lisboa (org. AA Lisboa). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Rúben Santos (SC Braga), 48.53 (1.º sub-23); 2.º, Luís Silva (Leiria MA), 49.58 (1.º M50); 3.º, Pedro Martins (ACR Senhora do Desterro), 51.39 (2.º M50) – 10 participantes. 10 km absolutos femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 47.35 (1.ª W40); 2.ª, Carolina Costa (Sporting CP), 49.53; 3.ª, Gabriela Santos (ACR Senhora do Desterro), 53.43 (1.ª sub-18) – 18 participantes.
11 de Dezembro, Troféu Clube Marchador, pista, Faro (org.: CA Tunes). 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Pedro Dias (CO Pechão), 21.52,12 (1.º sub-20; 2.º, Tiago Ramos (CA Tunes), 22.21,54 (2.º sub-20); 3.º, Ludovino Dias (CO Pechão), 27.03,88 (1.º M40) – 6 participantes. 3000 m absolutos femininos: 1.ª, Mariana Mestre (CO Pechão), 16.39,48 (1.ª sub-18); 2.ª, Oriana Sousa (CD Quarteira), 16.56,72 (2.ª sub-18); 3.ª, Beatriz Lopes (CO Pechão), 17.48,12 (3.ª sub-18) – 10 participantes.
ESTATÍSTICA 2021
Recordes nacionais batidos e vigentes no final de 2021
Masculinos
Seniores, 35 km, Rui Coelho (SL Benfica), 2.36.00 (Sismaria, 7/11/2021)
Femininos
–
Identificação da imagens: atletas com títulos nacionais em estrada, pista coberta e pista ao ar livre e alguns com participações internacionais (João Vieira, Rui Coelho, Vitória Oliveira, Sandra Silva, Edna Barros, Ana Cabecinha, Maria Bernardo, Tiago Ramos, Pedro Dias, Adriana Viveiros, Inês Mendes, Gabriela Santos, Guiherme Rodrigues, Paulo Martins, Rúben Santos e Bruna Marques), a equipa portuguesa no Campeonato da Europa de Seleções de Marcha – Podebrady e os destaques sub-20 femininos, individual e coletivo (Adriana Viveiros, Inês Mendes e Bruna Marques) e a representação nacional nos Jogos Olímpicos de Tóquio (João Vieira e Ana Cabecinha).