2022, dos resultados menos expressivos ao prestígio internacional de juízes e oficiais de marcha portugueses
|
Ano de 2022 com participação portuguesa em vários eventos internacionais. Fotos: FP Atletismo, Jeff Salvage/Racewalk.com, Colombo/FIDAL, Guidinha Santos, FOTOS Oliveirinha, ANDDI Portugal, Vesg2022, Fotos António Sousa e Armando Caiadas-Fotografo. Montagem: O Marchador |
O acontecimento mais surpreendente e por certo mais revelador da marcha atlética portuguesa em 2022 foi a curtíssima dimensão da equipa que representou Portugal nos Campeonatos do Mundos de Marcha por Selecções, realizados em Mascate (Omã), a 4 e 5 de Março. Apenas três atletas, cada um na sua prova: Inês Mendes (10 km sub-20 femininos), Inês Henriques (35 km femininos) e Rui Coelho (35 km masculinos). Destes, apenas a atleta júnior chegou ao fim, terminando a prova de 10 km femininos do seu escalão no 16.º lugar, com 51.29 m, enquanto Inês Henriques e Rio Coelho não lograram concluir as respectivas competições. Mas, mais do que os resultados, o que foi importante nesta apresentação da marcha portuguesa numa grande competição internacional da especialidade foi não ter sido possível apresentar atletas em quantidade suficiente para que pudessem integrar as classificações colectivas das diferentes provas. Numa competição colectiva com um programa de seis provas, Portugal limitou-se a apresentar três atletas, para desempenhos individuais.
Vários motivos contribuíram para que grande parte dos nomes mais sonantes da marcha portuguesa não fizessem parte da lista dos participantes nas provas em Omã. Mas o fundamento que melhor explicou a escassez da representação nacional nestes mundiais de marcha foi a incapacidade da estrutura dirigente da marcha (e do atletismo) para assegurar a sucessão de gerações após o final do percurso competitivo dos e das atletas que nas três décadas anteriores tinham conduzido a marcha atlética portuguesa a níveis que por vezes lhe permitiram competir de igual para igual com as grandes potências mundiais da disciplina – nalguns casos com os maiores sucessos.
Num ano atípico, por incluir a realização de mundiais e europeus de atletismo, respectivamente em Eugene (EUA) e Munique (Alemanha), em consequência da necessidade de acertar calendários que ficaram com compromissos adiados do ano anterior devido à pandemia, poderia esperar-se que os grandes encontros internacionais do Verão de 2022 pudessem ajudar a compor um pouco a imagem deixada em Março, na capital de Omã. Mas, polémicas à parte (nomeadamente no que se refere aos critérios de selecção dos marchadores para os mundiais e os europeus de atletismo), a mais larga presença de atletas portugueses da marcha nessas competições mais não fez do que confirmar a situação de decadência da disciplina no país. É certo que a representação teve uma quantidade bem mais alargada em Eugene e Munique do que tinha tido em Mascate, mas os resultados não foram mais expressivos, excepção feita ao nono lugar de Ana Cabecinha nos Estados Unidos, ao oitavo da mesma atleta na Alemanha (em ambos os casos nos 20 km femininos) e ao nono lugar de Inês Henriques também em Munique (35 km femininos) – tudo isto sem desconsiderar nem desvalorizar o esforço individual de cada um dos restantes participantes nesses campeonatos, tenham ou não chegado à meta das respectivas provas.
À parte estas representações internacionais, há ainda a considerar a participação de Ana Cabecinha, a 21 de Maio, nos Campeonatos Ibero-americanos de Atletismo, em La Nucía, Espanha. A atleta do Clube Oriental de Pechão foi terceira, com 44.23,69 m nos 10.000 metros marcha femininos, atrás da espanhola Laura García-Caro (43.33,72) e da peruana Kimberly García (43.41,50), numa competição com oito participantes, de seis países.
Neste quadro de certa forma desolador, é natural que o panorama das listas nacionais do ano nas diferentes distâncias dos atletas seniores não tenha sido muito animador. Nos 20 km masculinos, ainda foram registados quatro nomes abaixo da hora e meia, mas com o melhor (João Vieira, mais uma vez) a quedar-se por 1.27.39 h. Mas, nos 20 km femininos, de novo ninguém a menos de hora meia (tal como no ano anterior), sendo Ana Cabecinha (1.30.29) e Inês Henriques (1.34.18) as únicas abaixo de 1.35.00 h – embora Carolina Costa tenha ficado perto, com 1.35.36 h. Nos 35 km masculinos, João Vieira registou o único recorde nacional de marcha do ano (2.33.23 em Dudince, Eslováquia), com mais um atleta abaixo das duas horas e 40 minutos (Hélder Santos, 2.38.14) – depois, só mais dois atletas a menos de três horas. Por fim, nos 35 km femininos, apenas duas marchadoras abaixo das três horas (Inês Henriques e Vitória Oliveira).
Também entre os mais jovens foi registada participação de marchadores portugueses em grandes competições internacionais dos respectivos escalões. A 25 de Julho, Gabriela Santos alcançou um bom quinto lugar nos 5000 m marcha femininos do Festival Olímpico da Juventude Europeia, em Banská Bystrica, na Eslováquia, com 23.48,50 m. No dia 7 de Julho, três atletas participaram nas provas de marcha dos Campeonatos da Europa de Atletismo Sub-18, em Jerusalém (Israel). Rodrigo Araújo foi 12.º nos 10.000 m masculinos, com 49.07,93 m, enquanto nos 5000 m femininos, Carolina Dias foi 16.ª (25.04,42) e Samanta Zueva, 23.ª (25.58,15).
Nos mundiais de atletismo de sub-20, de 1 a 6 de Agosto, em Cali (Colômbia), as provas de marcha tiveram lugar na véspera do encerramento, tendo Tiago Ramos sido 16.º nos 10.000 m masculinos (44.47,21), enquanto Inês Mendes terminava em 11.º lugar (48.36,82) a prova da mesma distância para femininos.
No âmbito nacional, Rui Coelho foi o dominador masculino nos campeonatos de estrada, tanto nos 35 km (Porto de Mós, 16 de Janeiro) como nos 20 km (Olhão, 6 de Fevereiro). No sector feminino, Inês Henriques sagrou-se campeã na distância mais longa e Ana Cabecinha triunfou nos 20 km. Já na pista, nos Campeonatos de Portugal realizados em Leiria, com provas de marcha de 10 mil metros para masculinos e para femininos no dia 25 de Junho, os títulos de campeão foram para João Vieira e Ana Cabecinha. Por fim, na pista coberta, com a 33.ª edição dos Campeonatos de Portugal realizados em Pombal, nos dias 26 e 27 de Fevereiro, os campeões das provas de marcha realizadas na primeira jornada foram Rui Coelho nos 5000 metros masculinos e Ana Cabecinha nos 3000 m femininos. Estes dois atletas foram os «açambarcadores» do ano em matéria de títulos de campeão nacional de marcha, cada um com três vitórias.
Nos juvenis (sub-18), Rodrigo Araújo (Amigos da Montanha), na estrada e na pista, e Eduardo Camarate (Juventude Vidigalense), na pista coberta, foram os campeões nacionais masculinos, enquanto no sector feminino houve uma repartição de títulos mais «democrática», com as vitórias de Isa Ferreira (GD Pedreiras) nos nacionais de estrada, de Carolina Dias (SL Almada) na pista coberta e de Gabriela Santos (ACR Senhora do Desterro) na pista ao ar livre.
Entre os juniores (sub-20), os campeões masculinos foram Guilherme Rodrigues (Sporting CP) na estrada, Pedro Dias (CO Pechão) na pista coberta e Tiago Ramos (CA Tunes) na pista ao ar livre, enquanto a individual Inês Mendes coleccionou os três títulos nacionais do ano.
Pedro Dias (CO Pechão) e Joana Pontes (Leiria MA) foram os campeões nacionais de sub-23, tanto na pista coberta (5 de Março, Pombal) como na pista ao ar livre (9 de Julho, Leiria).
Apesar de a situação no plano organizativo não ser a mais favorável, não deixou de ser notada a circunstância do surgimento de uma nova prova no calendário nacional de marcha. Tratou-se do I Grande Prémio CRD Santaluziense, levado a efeito logo a 23 de Janeiro em Santa Luzia (Tavira), por iniciativa do Clube Recreio e Desporto Santaluziense. A jornada contou com a participação de 66 atletas, em representação de seis clubes, todos do Algarve.
Prova que ressurgiu após dois anos de cancelamento devido à pandemia foi o Grande Prémio de Marcha Atlética de Alvaiázere, já em 21.ª edição (19.ª edição da légua). O encontro teve lugar a 12 de Novembro, com a organização habitual do jornal «O Alvaiazerense» e do Grupo de Amigos de Casais do Vento, a que se juntou neste ano a Associação de Atletismo de Leiria. O torneio adoptou em 2022 a designação complementar «Memorial António Gonçalves», em homenagem àquele que foi o entusiasta impulsionador do grande prémio e que tinha falecido em Setembro de 2021. António Gonçalves tinha sido atleta, dirigente e treinador, tendo orientado tecnicamente promissores jovens marchadores da região, que em alguns casos vieram a representar o país em competições internacionais. As provas registaram a participação de 146 atletas, de 22 clubes, mas lamentavelmente foram ensombradas por erros no apuramento dos resultados (individuais e colectivos).
Entretanto, os marchadores veteranos continuaram a conquistar medalhas nas grandes competições internacionais do escalão. Primeiro, nos europeus de pista coberta, em Braga, de 20 a 27 de Fevereiro, com oito primeiros lugares para José Magalhães, Rosina Ramos (duas vezes), Sandra Silva, Maria Orlete Mendes (duas vezes, uma das quais com novo recorde mundial dos 3000 m marcha W70, cifrado em 18.16,99), José Silva e António Pereira, dois segundos para Hélder Ribeiro e Marisa Pereira e sete terceiros para Joaquim Leitão, Teresa Mendes, Ricardo Santos, Artur Araújo, Paulo Cunha, Sandra Campos e Teresa Mendes.
Depois, nos europeus de estrada, em Grosseto (Itália), de 13 a 15 de Maio, com uma vitória para Maria Orlete Mendes. Por fim, nos mundiais de pista de Tampere (Finlândia), de 29 de Junho a 10 de Julho, com mais um primeiro lugar e dois segundos para Maria Orlete Mendes.
Pelo meio, a 19 de Março, durante os Campeonatos Nacionais de Veteranos de Pista Coberta, em Pombal, Maria Orlete Mendes (CA Galinheiras) voltou a bater o recorde mundial dos 3000 metros marcha do escalão W70, ao averbar 17.52,69 m.
Entre os atletas com deficiência, os Campeonatos do Mundo de Pista para Atletas com Síndrome de Down (Nymburk, República Checa, 19 a 26 de Junho) e os II Jogos Europeus/Campeonatos da Europa VIRTUS (Cracóvia, Polónia, 16 a 24 de Julho) renderam mais duas medalhas de primeiro lugar a Francisco Gouveia e duas de segundo lugar a Afonso Roll (uma) e a Joana Campos Silva (outra).
Em 2022, os juízes internacionais de marcha e oficiais técnicos portugueses registaram as seguintes presenças em competições internacionais, por nomeação ou convite: José Dias actuou como juiz de marcha nos Campeonatos Nacionais de Itália (Pescara), nos Campeonatos Nacionais da Turquia (Antália), nos Campeonatos dos Balcãs (Atenas, Grécia), nos Campeonatos Mundiais de Atletismo (Eugene, EUA), nos Campeonatos Europeus de Atletismo (Munique, Alemanha) e nos Campeonatos Nacionais do Japão (Takahata). Joaquim Graça interveio como juiz de marcha nos Campeonatos Nacionais da Grécia (Patras), nos Campeonatos Nacionais da Polónia (Opole), no Grande Prémio Internacional Madrid Marcha (Madrid, Espanha), nos XIX Campeonatos Ibero-americanos de Atletismo (La Nucía, Espanha) e nos Cantones de La Coruña (Espanha). Vasco Guedes actuou como juiz de marcha nos Campeonatos Nacionais da Grécia (Megara), nos Campeonatos Mundiais de Seleções de Marcha Atlética (Mascate, Omã), no Grande Prémio da Grã-Bretanha (Leeds, Inglaterra), nos Campeonatos Nacionais da Polónia (Opole) e nos Campeonatos Mundiais de Atletismo Sub-20 (Cali, Colômbia). Eduardo Gonçalves foi nomeado para desempenhar funções de juiz de marcha nos Campeonatos Europeus de Atletismo de Sub-20 (Jerusalém, Israel). Luís Dias foi indicado delegado técnico da Associação Europeia de Atletismo para os Campeonatos Europeus de Seleções de Marcha Atlética (Podebrady, República Checa).
Relação das provas mais importantes efetuadas em 2022
Internacional / Associação Europeia de Atletismo / …
20 a 27 de Fevereiro, XIII Campeonatos da Europa de Veteranos em Pista Coberta, Braga, Portugal. 21/2, 3000 m masculinos, M60: 1.º, José Muñoz Belmonte (Espanha), 14.59,03 (…) 4.º, Francisco Reis (Portugal), 15.43,19 (…) 6.º, José Oliveira (Portugal), 18.16,26 (7 participantes); M65: 1.º, José Magalhães (Portugal), 16.59,04 (…) 3.º, Joaquim Leitão (Portugal), 18.21,37 (6 participantes); M75 1.º, John McMullin (Irlanda), 18.31,88 (…) Auspício Fernandes (Portugal), desclassificado (6 participantes). 3000 m femininos, W35: 1.ª, Rosina Ramos (Portugal), 14.55,60 (1 participante); W40: 1.ª, Marina Ivanova (Itália), 15.18,31 (…) 4.ª, Marisa Pereira (Portugal), 15.55,47; 5.ª, Sandra Campos (Portugal), 17.12,99 (7 participantes); W45: 1.ª, Sandra Silva (Portugal), 14.31,63 (…) 8.ª, Ana Macedo (Portugal), 19.09,08 (8 participantes); W50: 1.ª, Valérie Boban (França), 15.30,25 (…) 7.ª, Júlia Sousa (Portugal), 17.20,32 (…) 11.ª, Fátima Costa (Portugal), 19.08,97 (…) 13.ª, Natália Santos (Portugal), 21.12,10 (14 participantes); W55: 1.ª, Rosa Sierra Palmeiro (Espanha), 17.30,75 (…) 3.ª, Teresa Mendes (Portugal), 19.24,46 (4 participantes); W60: 1.ª, Carmen García Frontons (Espanha), 17.43,39 (…) 5.ª, Maria Filomena Moura (Portugal), 21.09,75 (8 participantes); W65: 1.ª, Edith Brochot (França), 18.37,31 (…) 5.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 21.04,74 (5 participantes); W70: 1.ª, Maria Orlete Mendes (Portugal), 18.16,99 (recorde mundial) – 6 participantes. 22/2, 3000 m masculinos, M35: 1.º, José Silva (Portugal), 15.11,43 (5 participantes); M45: 1.º, António Pereira (Portugal), 13.52,64 (…) 3.º, Ricardo Santos (Portugal), 14.30,13 (…) 5.º, Artur Araújo (Portugal), 16.45,13 (…) Luís Sousa (Portugal), desclassificado (7 participantes); M55: 1.º, Miguel Ángel Carvajal Ortega (Espanha), 13.39,38 (…) 7.º, Henrique Santos (Portugal), 16.12,29 (8 participantes). 26/2, 5 km masculinos, geral M35 a M45: 1.º, Juan Manuel Morales Del Castillo (Espanha), 21.06 – 1.º M40 (…) 8.º, Hélder Ribeiro (Portugal), 25.49 – 2.º M45; (…) 10.º, Artur Araújo (Portugal), 26.11 – 3.º M45 (…) 13.º, Luís Sousa (Portugal), 27.15 – 5.º M45 (…) 18.º, Nelson Fonseca (Portugal), 31.17 – 8.º M40 (25 participantes); geral M50 a M60: 1.º, Juan Antonio Porras Hidalgo (Espanha), 22.46 – 1.º M50 (…) 6.º, Paulo Cunha (Portugal), 25.17 – 3.º M50 (…) 12.º, Francisco Reis (Portugal), 26.44 – 4.º M60 (…) 18.º, Francisco Mateus (Portugal), 27.29 – 7.º M55 (…) 20.º, Henrique Santos (Portugal), 27.53 – 9.º M55 (…) 25.º, João Rodrigues (Portugal), 29.38 – 7.º M60; 26.º, José Oliveira (Portugal), 30.05 – 8.º M60 (35 participantes); geral M65+: 1.º, Patrice Brochot (França), 28.36 – 1.º M70 (…) 23.º, Auspício Fernandes (Portugal), 39.03 – 5.º M75 (…) José Pinto (Portugal) – M65 (28 participantes). 5 km femininos, geral W35 a W45: 1.ª, Kristina Saltanovic (Lituânia), 24.26 – 1.ª W45 (…) 8.ª, Marisa Pereira (Portugal), 27.26 – 2.ª W40 (…) 11.ª, Sandra Campos (Portugal), 28.34 – 3.ª W40 (…) 15.ª, Andreia Ribeiro (Portugal), 30.26 – 6.ª W40 (…) 18.ª, Anabela Santos (Portugal), 32.59 – 10.ª W45; 19.ª, Ana Macedo (Portugal), 33.00 – 11.ª W45 (…) 24.ª, Rosina Ramos (Portugal), 38.16 – 1.ª W35 (25 participantes); W50+: 1.ª, Boban Valérie (França), 26.44 – 1.ª W50 (…) 6.ª, Júlia Sousa (Portugal), 28.44 – 6.ª W50 (…) 11.ª, Maria Orlete Mendes (Portugal), 30.35 – 1.ª W70 (…) 17.ª, Fátima Costa (Portugal), 31.54 – 12.ª W50 (…) 24.ª, Teresa Mendes (Portugal), 33.04 – 3.ª W55 (…) 30.ª, Natália Santos (Portugal), 36.21 – 16.ª W50; 31.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 36.22 – 5.ª W65 (…) 34.ª, Helena Rodrigues (Portugal), 37.44 – 6.ª W60 (39 participantes).
4 e 5 de Março, Campeonatos do Mundo de Seleções de Marcha, Mascate, Omã. 4/3, 10 km sub-20 femininos: 1.ª, Yunyan Jiang (China), 47.48; 2.ª, Jinyan Jiang (China), 48.03; 3.ª, Heta Veikkola (Finlândia), 48.11; (…) 16.ª, Inês Mendes (Portugal), 51.29 (36 participantes). Classificação coletiva: 1.º, China, 3 pontos; 2.º, Austrália, 12; 3.º, Espanha, 20 (11 classificados). 10 km sub-20 masculinos: 1.º, Hongren Wang (China), 44.06; 2.º, Diego Giampaolo (Itália), 44.14; 3.º, Yu Zeng (China), 44.14; (34 participantes). Classificação coletiva: 1.º, China, 4 pontos; 2.º, Itália, 10; 3.º, Espanha, 13 (9 classificados). 20 km femininos: 1.ª, Zhenxia Ma (China), 1.30.22; 2.ª, Jiayu Yang (China), 1.31.54; 3.ª, Kimberly García León (Peru), 1.32.27 (49 participantes). Classificação coletiva: 1.º, China, 10 pontos; 2.º, Grécia, 30; 3.º, Índia, 61 (4 classificados). 5/3, 35 km masculinos: 1.º, Perseus Karlström (Suécia), 2.36.14; 2.º, Álvaro Martín (Espanha), 2.36.54; 3.º, Miguel Ángel López (Espanha), 2.37.27 (…) Rui Coelho (Portugal), desistente (65 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Espanha, 16 pontos; 2.º, China, 29; 3.º, Alemanha, 48 (8 classificados). 35 km femininos: 1.ª, Glenda Morejón (Equador), 2.48.33; 2.ª, Maocuo Li (China), 2.50.26; 3.ª, Katarzyna Zdziebło (Polónia), 2.51.48 (…) Inês Henriques (Portugal), desistente (34 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Equador, 12 pontos; 2.º, Espanha, 28; 3.º, China, 29 (5 participantes). 20 km masculinos: 1.º, Toshikazu Yamanishi (Japão), 1.22.52; 2.º, Koki Ikeda (Japão), 1.23.29; 3.º, Samuel Kireri Gathimba (Quénia), 1.23.52 (65 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Equador, 25 pontos; 2.º, Japão, 26; 3.º, China, 45 (11 classificados).
13 a 15 de Maio, XVIII Campeonatos da Europa de Veteranos em Estrada, Grosseto, Itália. 13/5, 10 km femininos, W70: 1.ª, Maria Orlete Mendes (Portugal), 1.04.20 (8 participantes).
20 a 22 de Maio, XIX Campeonatos Ibero-americanos de Atletismo, La Nucía, Espanha. 21/5, 10.000 m masculinos: 1.º, Álvaro Martín Uriol (Espanha), 39.24,20 (10 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Laura García-Caro (Espanha), 43.33,72; 2.ª, Kimberly Garcia (Perú), 43.41,50; 3.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 44.23,69 (8 participantes).
19 a 26 de Junho, Síndrome de Down, VI Campeonatos do Mundo de Pista, Nymburk, República Checa. 21/6, 1500 m Síndrome de Down, masculinos: 1.º, Stefano Lucato (Itália), 9.51,86 (…) 4.º, Bruno Leitão (Portugal), 13.00,58 (5 participantes); femininos, 1.ª, Giulia Pertile (Itália), 12.18,09 (4 participantes). 1500 m Mosaico, masculinos: 1.º, Francisco Gouveia (Portugal), 10.54,23 (3 participantes). 23/6, 800 m Síndrome de Down, masculinos: 1.º, Stefano Lucato (Itália), 5.00,99 (…) 5.º, Bruno Leitão (Portugal), 6.17,60 (11 participantes); femininos, 1.ª, Giulia Pertile (Itália), 6.22,25 (4 participantes). 800 m Mosaico, masculinos: 1.º, Francisco Gouveia (Portugal), 5.38,94 (3 participantes); femininos: 1.ª, Dilara Cevik (Turquia), 7.59,50 (1 participante).
29 de Junho a 10 de Julho, Campeonatos do Mundo de Veteranos (Pista), Tampere, Finlândia. 29/6, Hervanta, 5000 m femininos, W70: 1.ª, Maria Mendes (Portugal), 32.12,41 (9 participantes). 3/7, TESC, 10 km masculinos, M35: 1.º, Dominic King (Grã-Bretanha), 45.44 (…) 6.º, Paulo Rigor (Portugal), 57.35 (7 participantes); femininos, W70, 1.ª, Edna Brand (África do Sul), 1.05.06; 2.ª, Maria Orlete Mendes (Portugal), 1.06.48 (11 participantes). 6/7, TESC, 20 km masculinos, M35: 1.º, Dominic King (Grã-Bretanha), 1.35.57 (…) 5.º, Paulo Rigor (Portugal), 1.58.33 (5 participantes); femininos, W70: 1.ª, Edna Brand (África do Sul), 2.15.16; 2.ª, Maria Orlete Mendes (Portugal), 2.18.12 (5 participantes).
4 a 7 de Julho, Campeonatos da Europa de Atletismo Sub-18, Jerusalém, Israel. 7/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Frederick Weigel (Alemanha), 44.01,60; 2.º, Giuseppe Disabato (Itália), 44.16,55; 3.º, Miguel Espinosa Olivares (Espanha), 44.46,88 (…) 12.º, Rodrigo Araújo (Portugal), 49.07,93 (17 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Sofia Santacreu (Espanha), 22.46,32; 2.ª, Martina Sciannamea (Itália), 23.15.40; 3.ª, Léna Auvray (França), 23.26,07 (…) 16.ª, Carolina Dias (Portugal), 25.04,42 (…) 23.ª, Samanta Zueva (Portugal), 25.58,15 (27 participantes).
15 a 24 de Julho, Campeonatos do Mundo de Atletismo de Pista, Eugene, Oregon, E.U. América. 15/7, 20 km masculinos: 1.º, Toshikazu Yamanishi (Japão), 1.19.07; 2.º, Koki Ikeda (Japão), 1.19.14; 3.º, Perseus Karlström (Suécia), 1.19.18 (45 participantes). 20 km femininos. 1.ª, Kimberly García León (Peru), 1.26.58; 2.ª, Katarzyna Zdziebło (Polónia), 1.27.31; 3.ª, Shijie Qieyang (China), 1.27.56 (…) 9.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.30.29 (…) 25.ª, Carolina Costa (Portugal), 1.36.31 (…) 32.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.38.32 (41 participantes). 22/7, 35 km femininos: 1.ª, Kimberly García León (Peru), 2.39.16; 2.ª, Katarzyna Zdziebło (Polónia), 2.40.03; 3.ª, Shijie Qieyang (China), 2.40.37 (…) 13.ª, Inês Henriques (Portugal), 2.51.12 (…) 19.ª, Vitória Oliveira (Portugal), 2.57.37 (…) 35.ª, Sandra Silva (Portugal), 3.17.23 (41 participantes). 24/7, 35 km masculinos: 1.º, Massimo Stano (Itália), 2.23.14; 2.º, Masatora Kawano (Japão), 2.23.15; 3.º, Perseus Karlström (Suécia), 2.23.44 (…) 39.º, Rui Coelho (Portugal), 2.44.55 (…) João Vieira (Portugal), desistente (50 participantes).
16 a 24 de Julho, II Jogos Europeus/Campeonatos da Europa VIRTUS, Cracóvia, Polónia. 19/7, 5000 m masculinos, 1.º, Martin Gaudré (França), 23.49, 57; 2.º, Afonso Roll (Portugal), 32.58,15 (2 participantes); femininos, 1.ª, Virginie Dreux (França), 31.55,38; 2.ª, Joana Campos Silva (Portugal), 33.21,13 (2 participantes). 22/7, 1500 m II2, masculinos: Emiliyan Kostadinov (Bulgária), 11.53,63 (1 participante); femininos: Radena Angelova (Bulgária), 11.53,23 (1 participante).
25 a 30 de Julho, Festival Olímpico da Juventude Europeia, Banská Bystrica, Eslováquia. 25/7, 5000 m masculinos: 1.º, Daniel Monfort Moreno (Espanha), 21.22,02; 2.º, Nick Joel Richardt (Alemanha), 22.02,70; 3.º, Matteo Arisi (Itália), 22.02,71 (6 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Léna Auvray (França), 22.55,52; 2.ª, Aldara Meilán García (Espanha), 22.55,58; 3.ª, Alexandra Kovács (Hungria), 23.17,79 (…) 5.ª, Gabriela Santos (Portugal), 23.48,50 (13 participantes).
1 a 6 de Agosto, Campeonatos do Mundo de Atletismo Sub-20, Cali, Colômbia. 5/8, 10.000 m masculinos: 1.º, Mazlum Demir (Turquia), 42.36,02; 2.º, Ismail Benhammouda (Argélia), 42.42,49; 3.º, Hayrettin Yildiz (Turquia), 43.07,95 (…) 16.º, Tiago Ramos (Portugal), 44.47,21 (28 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Karla Ximena Serrano (México), 46.24,35; 2.ª, Ai Oyama (Japão), 46.24,44; 3.ª, Ayane Yanai (Japão), 46.43,07 (…) 11.ª, Inês Mendes (Portugal), 48.36,82 (41 participantes).
15 a 21 de Agosto, Campeonatos da Europa de Atletismo, Munique, Alemanha. 16/8, 35 km masculinos: 1.º, Miguel Ángel López (Espanha), 2.26.49; 2.º, Christopher Linke (Alemanha), 2.29.30; 3.º, Matteo Giupponi (Itália), 2.30.34 (26 participantes). 17/8, 35 km femininos: 1.ª, Antigoni Ntrismpioti (Grécia), 2.47.00; 2.ª, Raquel González (Espanha), 2.49.10; 3.ª, Viktória Madarász (Hungria), 2.49.58 (…) 9.ª, Inês Henriques (Portugal), 2.58.34 (…) Vitória Oliveira (Portugal), desistente (22 participantes). 20/8, 20 km masculinos: 1.º, Álvaro Martín (Espanha), 1.19.11; 2.º, Perseus Karlström (Suécia), 1.19.23; 3.º, Diego García Carrera (Espanha), 1.19.45 (…) 21.º, Hélder Santos (Portugal), 1.28.43 (…) 25.º, Paulo Martins (Portugal), 1.31.09 (…) João Vieira (Portugal), não participou (29 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Antigoni Ntrismpioti (Grécia), 1.29.03; 2.ª, Katarzyna Zdziebło (Polónia), 1.29.20; 3.ª, Saskia Feige (Alemanha), 1.29.25 (…) 8.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.31.56 (…) 14.ª, Carolina Costa (Portugal), 1.35.36 (…) Joana Pontes (Portugal), desclassificada (24 participantes).
Campeonatos nacionais
16 de Janeiro, Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada – 35 km (…), Porto de Mós (zona industrial da Amarela). 35 km seniores masculinos: 1.º, Rui Coelho (SL Benfica), 2.44.57; 2.º, David Tokodi (Hungria), 2.57.53 (extracampeonato); 3.º, Manuel Marques (A Jardim da Serra), 3.03.36 (2.º Camp. Nacional); 4.º, Amaro Teixeira (C Benfica de Faro), 3.09.59 (3.º Camp. Nacional) – 9 participantes. 35 km seniores femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 2.57.27; 2.ª, Vitória Oliveira (SC Braga), 3.03.38; 3.ª, Sandra Silva (AC Póvoa de Varzim), 3.19.47 (4 participantes). 10 km sub-18 masculinos: 1.º, Rodrigo Araújo (Amigos da Montanha), 51.23; 2.º, Bruno Coelho (CA Seia), 54.19; 3.º, Eduardo Camarate (Juventude Vidigalense), 54.37 (7 participantes). 5 km femininos sub-18 femininos: 1.ª, Isa Ferreira (GD Pedreiras), 26.25; 2.ª, Matilde Sousa (Sporting CP), 27.22; 3.ª, Inês Belbute (ACDR Arneirense), 29.42 (7 participantes). ANAV «Marcha Longa», 20 km absolutos masculinos: 1.º, Manuel Marques (A Jardim da Serra), 1.39.28 t.p. (1.º M40); 2.º, António Pereira (AC Póvoa de Varzim), 1.44.24 t.p. (1.º M45); 3.º, Luís Silva (Leiria MA), 1.46.50 t.p. (1.º M50) – 17 participantes. 20 km absolutos femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 1.39.32 t.p. (1.ª W40); 2.ª, Sandra Silva (AC Póvoa de Varzim), 1.51.27 t.p. (1.ª W45); 3.ª, Elisabete Silva (CRD Penteado), 2.09.41 (2.ª W40) – 10 participantes.
16 de Janeiro, ANDDI – Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Braga. 1500 m seniores, masculinos: 1.º, Afonso Roll (Escola do Movimento), 8.51,44 (1 participante); femininos: Ana Ramos (Clube Gaia), 12.12,09 (1 participante). 1500 m Desenvolvimento/Síndrome de Down, masculinos: 1.º, João Faure (Clube Gaia), 12.55,48 (1 participante).
29 de Janeiro, FADU – Campeonatos Nacionais Universitário de Pista Coberta, Braga. 5000 m masculinos: 1.º, Ricardo Opinião (AAU Beira Interior), 28.12,11; 2.º, Ricardo Sousa (AAU Beira Interior), 40.51,85; 3.º, Rodrigo Marto (AAU Beira Interior), 46.36,14 (4 participantes, 1 extra). 3000 m femininos: 1.ª, Maria Bernardo (AEF Belas Artes UL), 13.21,87; 2ª, Joana Pontes (IP Leiria), 13.22,18; 3.ª, Inês Mendes (AEFPIE Univ. Lisboa), 13.35,05 (8 participantes).
5 e 6 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Juvenis (Sub-18) de Pista Coberta, Braga. 5/2, 5000 m masculinos: 1.º, Eduardo Camarate (Juventude Vidigalense), 25.45,87; 2.º, João Correia (J Iha Verde), 26.50,88; 3.º, André Moreira (GD Pedreiras), 27.15,31 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Carolina Dias (SL Almada), 15.03,80; 2.ª, Samanta Zueva (C Spiridon de Gaia), 15.24,49; 3.ª, Isa Ferreira (GD Pedreiras), 15.42,18 (7 participantes).
6 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada – 20 km (…), Olhão. 20 km masculinos: 1.º, Christian Rojas (Colômbia), 1.27.43 (extracampeonato); 2.º, Rui Coelho (SL Benfica), 1.27.47 (1.º Camp. Nacional); 3.º, Paulo Martins (Sporting CP), 1.28.10 (2.º Camp. Nacional); 4.º, Hélder Santos (Leiria MA), 1.30.17 (3.º Camp. Nacional) – 22 participantes. 20 km femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 1.36.10; 2.ª, Joana Pontes (Leiria MA), 1.37.19; 3.ª, Maria Bernardo (CO Pechão), 1.39.17 (17 participantes). 10 km sub-20 masculinos: 1.º, Guilherme Rodrigues (Sporting CP), 43.44; 2.º, Pedro Dias (CO Pechão), 44.28; 3.º, Tiago Ramos (CA Tunes), 44.33 (4 participantes). 10 km sub-20 femininos: 1.ª, Inês Mendes (individual), 47.54; 2.ª, Carina Ferreira (ADCC J Clark), 53.36; 3.ª, Beatriz Gonçalves (GRECAS), 54.11 (5 participantes). ANAV «Marcha Curta», 10 km absolutos masculinos: 1.º, Manuel Marques (A Jardim da Serra), 46.49 (1.º M40); 2.º, Luís Silva (Leiria MA), 50.04 (1.º M50); 3.º, Paulo Cunha (CC São João da Madeira), 51.23 (2.º M50) – 22 participantes. 10 km absolutos femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (COP), 47.58 (1.ª W35); 2.ª, Kristina Saltanovic (GD São Domingos), 51.44 (W45 extracampeonato); 3.ª, Sandra Silva (AC Póvoa de Varzim), 52.23 (1.ª W45); 4.ª, Elisabete Silva (CRD Penteado), 1.01.54 (1.ª W40) – 23 participantes.
12 e 13 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Juniores (Sub-20) de Pista Coberta, Braga. 12/2, 5000 m masculinos: 1.º, Pedro Dias (CO Pechão), 21.40,06; 2.º, Guilherme Rodrigues (Sporting CP), 21.51,25; 3.º, Tiago Ramos (CA Tunes), 22.08,55 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Inês Mendes (individual), 14.12,11; 2.ª, Carolina Dias (SL Almada), 14.36,85; 3.ª, Carina Ferreira (ADCC J Clark), 14.56,81 (8 participantes).
19 e 20 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Clubes de Pista Coberta – I Divisão, Pombal. 19/2, 5000 m masculinos: 1.º, Rui Coelho (SL Benfica), 21.16,96; 2.º, Manuel Marques (A Jardim da Serra), 21.31,78; 3.º, Rúben Santos (SC Braga), 22.46,10 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vitória Oliveira (SC Braga), 12.59,21; 2.ª, Adriana Viveiros (ADR Água de Pena), 13.30,23; 3.ª, Carolina Costa (Sporting CP), 13.37,07 (8 participantes).
19 e 20 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Clubes de Pista Coberta – II Divisão, Pombal. 19/2, 5000 m masculinos: 1.º, Amaro Teixeira (C Benfica de Faro), 22.51,19; 2.º, João Pedro Vieira (CPT Sobral de Ceira), 23.22,41; 3.º, João Afonso Olim (ADR Água de Pena), 23.27,51 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Sandra Silva (AC Póvoa de Varzim), 14.28,58; 2.ª, Mara Ribeiro (C Benfica de Faro), 14.39,61; 3.ª, Margarida Sá (GA Fátima), 14.50,55 (7 participantes).
26 e 27 de Fevereiro, 33.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Pombal. 26/2, 5000 m masculinos: 1.º, Rui Coelho (CA Seia), 20.28,90; 2.º, Hélder Santos (Leiria MA), 21.11,37; 3.º, Manuel Marques (A Jardim da Serra), 21.16,46 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 12.35,92; 2.ª, Vitória Oliveira (SC Braga), 12.55,57; 3.ª, Joana Pontes (Leiria MA), 13.18,92 (11 participantes).
5 e 6 de Março, Campeonatos Nacionais de Esperanças (sub-23) de Pista Coberta, Pombal. 5/3, 5000 m masculinos: 1.º, Pedro Dias (CO Pechão), 21.06,99; 2.º, Tiago Ramos (CA Tunes), 21.09,65; 3.º, Guilherme Rodrigues (Sporting CP), 22.44,18 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Joana Pontes (Leiria MA), 13.16,27; 2.ª, Adriana Viveiros (ADR Água de Pena), 13.31,11; 3.ª, Raquel Pimentel (Maia AC), 13.57,09 (10 participantes).
19 e 20 de Março, ANAV – Campeonatos Nacionais de Veteranos de Pista Coberta, Pombal. 19/3, 3000 m masculinos, geral M35 a M50: 1.º, Manuel Marques (A Jardim da Serra), 12.55,26 (1.º M40); 2.º, Luís Silva (Leiria MA), 13.25,55 (1.º M50); 3.º, Luís Gil (GD Estreito), 13.53,60 (1.º M45) – 13 participantes; geral M55 a M75: 1.º, Henrique Lavos (CRD Penteado), 15.57,90 (1.º M55); 2.º, Henrique Santos (GD Diana), 15.59,92 (2.º M55); 3.º, Francisco Mateus (AC Alfenense), 16.16,71 (3.º M55) – 14 participantes. 3000 m femininos, geral W35 e W50+: 1.ª, Lídia Pereira (GR Eirense), 17.09,34 (1.ª W50); 2.ª, Júlia Sousa (EA Trofa), 17.15,51 (2.ª W50); 3.ª, Maria Orlete Mendes (CA Galinheiras), 17.52,69 (1.ª W70 – recorde mundial) – 14 participantes; geral W40 a W45: 1.ª, Marisa Soares Pereira (CD Póvoa), 15.44,91 (1.ª W40); 2.ª, Felicidade Rosa (GD São Domingos), 15.52,50 (2.ª W40); 3.ª, Sandra Correia (AC Póvoa de Varzim), 16.10,04 (3.ª W40) – 11 participantes.
7 de Maio, FADU, Campeonatos Nacionais Universitários de Pista, Beja. 10.000 m masculinos: 1.º, Ricardo Opinião (AAU Beira Interior), 59.54,53; 2.º, Gustavo Gomes (IP Coimbra), 1.01.10,41 (4 participantes, 1 desistente e 1 extra). 10.000 m femininos: 1.ª, Raquel Pimentel (U Porto), 51.43,19; 2.ª, Juliana Galvão (AAU Minho), 54.36,78; 3.ª, Andreia Lourenço (NOVA), 1.01.34,30 (5 participantes).
14 e 15 de Maio, ANDDI Campeonatos Nacionais Individuais (Escalões) de Pista, Luso. 14/5, 5000 m masculinos, seniores, 1.º, Afonso Roll (Escola do Movimento), 32.59,13; 2.º, Alexandre Rodrigues (FSC-SM), 33.32,25 (2 participantes); 3000 m femininos, seniores: 1.ª, Joana Campos (AC Póvoa de Varzim), 18.29,90; 2.ª, Melissa Cardoso (CDACM), 20.47,40 (2 participantes). 1500 m masculinos, Desenvolvimento/Síndrome de Down: 1.º, João Oliveira (APPACDM), 10.20,82 (1.º Desenvolvimento); 2.º, João Silva (APPACDM), 10.52,08 (2.º Desenvolvimento); 3.º, Francisco Gouveia (CDESP), 10.57,84 (1.º Síndrome de Down) – 3 participantes; femininos, Síndrome de Down: 1.ª, Daniela Tavares (CDSC), 14.44.88 (1 participante). 100 m masculinos, ATAD: 1.º, Tiago Pizarro (Escola do Movimento), 58.89 (1 participante). 800 m femininos, Síndrome de Down: 1.ª, Daniela Tavares (CDSC), 7.17,74 (1 participante).
18 e 19 de Junho, ANAV, Campeonatos Nacionais de Veteranos de Pista, Paul. 18/6, 3000 m absolutos masculinos, M35 a M50: 1.º, Augusto Cardoso (ACR Senhora do Desterro), 14.10,28 (1.º M50); 2.º, Pedro Martins (ACR Senhora do Desterro), 14.21,55 (2.º M50); 3.º, Luís Gil (GD Estreito), 14.28,12 (1.º M45) – 9 participantes; M55 a M75: 1.º, Henrique Lavos (CRD Penteado), 16.17,55 (1.º M55); 2.º, Francisco Mateus (AC Alfenense), 16.26,43 (2.º M55); 3.º, Henrique Santos (GD Diana), 17.01,46 (3.º M55) – 14 participantes. 3000 m absolutos femininos, W35 a W40: 1.ª, Felicidade Rosa (GD São Domingos), 15.35,82 (1.ª W40); 2.ª, Marisa Pereira (CD Póvoa), 15.59,14 (2.ª W40); 3.ª, Elisabete Silva (CRD Penteado), 17.14,27 (3.ª W40) – 7 participantes; W45 a W70: 1.ª, Kristina Saltanovic (GD São Domingos), 14.49,17 (W45 extracampeonato); 2.ª, Júlia Sousa (EA Trofa), 16.58,87 (1.ª W50); 3.ª, Sandra Correia (AC Póvoa de Varzim), 17.23,73 (1.ª W45); 4.ª, Maria Orlete Mendes (CAG), 17.38,73 (1.ª W70) – 16 participantes.
18 e 19 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juvenis (Sub-18), Viana do Castelo. 18/6, 5000 m masculinos: 1.º, Rodrigo Araújo (Amigos da Montanha), 23.17,45; 2.º, Leandro Silva (ACD São João da Serra), 23.22,66; 3.º, David Gregório (Juventude Vidigalense), 24.42,71 (12 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Gabriela Santos (ACR Senhora do Desterro), 24.24,38; 2.ª, Samanta Zueva (C Spiridon de Gaia), 24.39,36; 3.ª, Isa Ferreira (GD Pedreiras), 25.42,68 (10 participantes).
25 e 26 de Junho, Campeonatos de Portugal em Pista, Leiria. 25/6, 10.000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 41.22,53; 2.º, Anderson Callejas (Leiria MA/Colômbia), 41.33,43 (extracampeonato); 3.º, Hélder Santos (Leiria MA), 42.26,27 (2.º Camp. Nacional; 4.º, Rui Coelho (SL Benfica), 42.58,48 (3.º Camp. Nacional) – 12 participantes. 10.000 m femininos: 1.º, Ana Cabecinha (CO Pechão), 43.53,04; 2.º, Vitória Oliveira (SC Braga), 44.34,93; 3.º, Carolina Costa (Sporting CP), 46.22,81 (14 participantes).
9 e 10 de Julho, Campeonatos Nacionais de Esperanças (sub-23) de Pista, Leiria. 9/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Pedro Dias (CO Pechão), 44.18,22; 2.º, João Afonso Olim (ADR Água de Pena), 49.48,41; 3.º, Guilherme Rodrigues (Sporting CP), 50.43,46 (4 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Joana Pontes (Leiria MA), 50.20,39; 2.ª, Raquel Pimentel (Maia AC), 51.32,01; 3.ª, Margarida Sá (GA Fátima), 53.39,86 (8 participantes).
16 e 17 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juniores (sub-20), Vagos. 16/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Tiago Ramos (CA Tunes), 43.29,81; 2.º, Pedro Dias (CO Pechão), 44.52,34; 3.º, Guilherme Rodrigues (Sporting CP), 46.10,71 (8 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Inês Mendes (individual), 48.57,93; 2.ª, Gabriela Santos (ACR Senhora do Desterro), 50.23,53; 3.ª, Carina Ferreira (ADCC J Clark), 53.59,02 (9 participantes).
30 e 31 de Julho, Campeonatos Nacionais de Clubes – I Divisão, Leiria. 30/7, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 20.41,66; 2.º, Rui Coelho (SL Benfica), 20.51,63; 3.º, Manuel Marques (A Jardim da Serra), 22.06,77 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vitória Oliveira (SC Braga), 12.55,76; 2.ª, Carolina Costa (Sporting CP), 13.35,43; 3.ª, Bruna Marques (Juventude Vidigalense), 13.47,83 (8 participantes).
30 e 31 de Julho, Campeonatos Nacionais de Clubes – II Divisão, Leiria. 30/7, 5000 m masculinos: 1.º, João Pedro Vieira (CPT Sobral de Ceira), 24.40,42; 2.º, Augusto Cardoso (ACR Senhora do Desterro), 24.50,04; 3.º, António Pereira (AC Póvoa de Varzim), 25.04,49 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Adriana Viveiros (ADR Água de Pena), 14.36,78; 2.ª, Sandra Silva (AC Póvoa de Varzim), 14.56,18; 3.ª, Mara Ribeiro (C Benfica de Faro), 15.09,39 (8 participantes).
30 e 31 de Julho, Campeonatos Nacionais de Clubes – III Divisão, Vagos. 30/7, 5000 m masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (GR Eirense), 24.20,26; 2.º, Dionísio Ventura (CIA Ilha Azul), 25.56,11; 3.º, João Sustelo (C Areias de São João), 26.34,54 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Carina Ferreira (ADCC J Clark), 14.59,97; 2.ª, Juliana Galvão (ACD Academia de Valdevez), 15.24,01; 3.ª, Jéssica Bettencourt (CDR Ribeirinhos), 17.45,03 (6 participantes).
Principais eventos (entre outros)
23 de Janeiro, I Grande Prémio CRD Santaluziense, Santa Luzia (org.: CRD Santaluziense), 66 participantes de 6 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Pedro Dias (CO Pechão), 22.07 (1.º sub-20); 2.º, Tiago Ramos (CA Tunes), 22.10; 3.º, Ludovino Dias (CO Pechão), 27.17 (1.º M40) – 10 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Mariana Mestre (CO Pechão), 29.03; 2.ª, Justina Pereira (CRD Santaluziense), 31.00 (1.ª W45); 3.ª, Verónica Fernandes (CRD Santaluziense), 31.25 (1.ª W40) – 10 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CRD Santaluziense, 108 pontos; 2.º, CO Pechão, 94; 3.º, CA Tunes, 86.
29 e 30 de Janeiro, Meeting «Master Athletics 2022» Pista, Ribeira Brava. 29/1, 3000 m absolutos femininos: 1.ª, Sónia Quelhas (CDC Porto Moniz), 19.03,52 (1 participante).
30 de Janeiro, Campeonatos de Espanha de Marcha em Estrada (35 km / …), La Antila-Lepe (Huelva), Espanha. 35 km masculinos: 1.º, Miguel Ángel López Nicolas (UCAM Murcia), 2.27.53 (…) 10.º, Helder Santos (Portugal), 2.38.14 (…) 20.º, Joao Pedro Vieira (Portugal), 3.06.00 (41 participantes). 35 km femininos: 1.ª, María Pérez García (Valencia Club Atletismo), 2.39.16 (…) 4.ª, Inês Henriques (Portugal), 2.54.46 (16 participantes).
19 de Março, VI Troféu «Jorge Costa», Olhão (org.: JF Quelfes e Ass. Jogos de Quelfes Portugal), 101 participantes de 17 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 1.30.27; 2.º, Christian Rojas (Leiria MA), 1.38.21; 3.º, Joan Sánchez (Leiria MA), 1.41.16 (6 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 1.37.13; 2.ª, Carolina Costa (Sporting CP), 1.39.30; 3.ª, Catarina Costa (JO Monte Abraão), 2.07.37 (3 participantes). Classificação coletiva: 1.º, CO Pechão, 114 pontos; 2.º, CRD Santaluziense, 91; 3.º, CA Tunes, 56.
2 de Abril, Grande Prémio de Marcha de Podebrady, República Checa. 20 km masculinos: 1.º, Caio Bonfim (Brasil), 1.18.54 (…) 46.º, Paulo Martins (Portugal), 1.29.10 (74 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Valeria Ortuño (México), 1.29.25 (…) 7.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.31.21 (…) 19.ª, Maria Bernardo (Portugal), 1.36.35 (…) 21.ª, Joana Pontes (Portugal), 1.36.41 (…) 28.ª, Adriana Viveiros (Portugal), 1.39.54 (…) Inês Mendes (Portugal), desistente (49 participantes). 10 km sub-20 masculinos: 1.º, Ángel Vázquez Montes (México), 42.15 (…) 4.º, Tiago Ramos (Portugal), 42.55 (…) 10.º, Guilherme Rodrigues (Portugal), 44.47 (44 participantes).
9 de Abril, Taça de Portugal de Marcha (pista), Faro. 10.000 m seniores masculinos: 1.º, Joan Sánchez (Leiria MA), 47.49,12; 2.º, Luís Silva (Leiria MA), 49.34,24; 3.º, Ricardo Santos (CRD Penteado), 50.47,66 (5 participantes). 10.000 m seniores femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 45.03,78; 2.ª, Carolina Costa (Sporting CP), 46.52,80; 3.ª, Margarida Sá (GA Fátima), 52.50,17 (8 participantes). 10.000 m sub-20 masculinos: sem participantes. 10.000 m sub-20 femininos: 1.ª, Maria Lavos (CRD Penteado), 1.05.39,80 (1 participante). 5000 m sub-18 masculinos: 1.º, Dinis Silva (CRD Penteado), 27.52,44; 2.º, Filipe Fernandes (CD Quarteira), 28.24,67; 3.º, Isaac Viegas (CRD Santaluziense), 30.49,29 (4 participantes). 5.000 m sub-18 femininos: 1.ª, Matilde Angélico (CA Marinha Grande), 28.34,44; 2.ª, Letícia Silva (CA Tunes), 31.45.93; 3.ª, Beatriz Lopes (CO Pechão), 31.50,35 (9 participantes). Vencedores coletivos, masculinos: CRD Penteado, 25 pontos (2 classificados); femininos: CRD Penteado, 78 pontos (2 classificados).
23 de Abril, Grande Prémio de Marcha de Dudince, Eslováquia. 35 km masculinos: 1.º, Massimo Stano (Itália), 2.29.09 (…) 17.º, João Vieira (Portugal), 2.33.23 (…) 44.º, Hélder Santos (Portugal), 2.47.32 (…) 50.º, Manuel Marques (Portugal), 2.52.01 (…) 59.º, André Miranda (Portugal), 3.27.54 (73 participantes). 35 km femininos: 1.ª, Shijie Qieyang (China), 2.43.06 (…) 15.ª, Vitória Oliveira (Portugal), 2.56.55 (…) 33.ª, Sandra Silva (Portugal), 3.21.14 (44 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Sofía Elizabeth Ramos Rodríguez (México), 1.34.04 (…) 5.ª, Bruna Marques (Portugal), 1.44.48 (…) 6.ª, Raquel Pimentel (Portugal), 1.48.14 (6 participantes).
30 de Abril, «Bombarral a Marchar», Bombarral (org.: ADA Leiria), 47 participantes de 8 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Christian Rojas (Leiria MA/Colômbia), 24.20; 2.º, Anderson Callejas (Colômbia), 24.20; 3.º, Joan Sánchez (Leiria MA/Colômbia), 24.48 (7 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Joana Pontes (Leiria MA), 25.07; 2.ª, Isa Ferreira (GD Pedreiras), 27.42 (1.ª sub-18); 3.ª, Sandra Couto (RunRiver), 40.25 (1.ª W35) – 3 participantes. Nota: circuito sem certificado de medição oficial.
7 de Maio, XXIX Grande Prémio Internacional de Rio Maior (org.: DESMOR/CMRM e CNRM). 20 km masculinos: 1.º, Brian Daniel Pintado (Equador), 1.21.54; 2.º, Caio Bonfim (Brasil), 1.22.26; 3.º, Manuel Esteban Soto (Colômbia), 1.22.52 (30 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Kimberly García León (Peru), 1.32.42; 2.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão/Portugal), 1.33.20; 3.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior/Portugal), 1.34.18 (15 participantes).
16 de Maio, I Grande Prémio «Madrid Marcha», Madrid, Espanha. 10 km femininos: 1.ª, Shijie Qieyang (China), 43.07 (…) 5.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 44.35. 5 km sub-20 masculinos: 1.º, Óscar Martínez Rodríguez (Espanha), 21.05 (…) 3.º, Guilherme Rodrigues (Portugal), 21.31. 5 km sub-18 femininos: 1.ª, Júlia Suárez Pizà (Espanha), 24.03 (…) 4.ª, Carolina Dias (Portugal), 25.28 (…) 7.ª, Matilde Sousa (Portugal), 30.14.
28 de Maio, XXXV Grande Prémio Internacional Cantones de A Coruña – Troféu «Sergio Vázquez», Corunha, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Álvaro Martín Uriol (Espanha), 1.19.58 (…) 52.º, Hélder Santos (Portugal), 1.27.40 (…) João Vieira (Portugal), desistente; Paulo Martins (Portugal), desistente (100 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Shijie Qieyang (China), 1.27.50 (…) Inês Henriques (Portugal), desistente; Vitória Oliveira (Portugal), desistente; Maria Bernardo (Portugal), desistente (53 participantes). 10 km sub-20 femininos: 1.ª, Karla Ximena Serrano Olivares (México), 47.22 (…) 3.ª, Inês Mendes (Portugal), 49.00 (8 participantes). Troféu Memorial «Josefina Romero», 5 km sub-16 masculinos: 1.º, Leandro Silva (Portugal), 24.50.
9 de Julho, XXXIX Torneio Olímpico Jovem, Lousada e Sobreda. 4000 m masculinos – geral: 1.º, Leandro Silva (Porto), 19.27,68 (1.º Lousada); 2.º, Afonso Nóbrega (Madeira), 23.23,78 (2.º Lousada); 3.º, David Ferreira (Lisboa), 23.38,06 (1.º Sobreda) – 11 participantes. 4000 m femininos: 1.ª, Ana Zueva (Prto), 22.23,45 (1.ª Lousada); 2.ª, Isabel Luís (Setúbal), 22.49,07 (1.ª Sobreda); 3.ª, Matilde Angélico (Leiria), 23.04,96 (2.ª Sobreda) 9 participantes.
16 de Julho, 8.ª Torneio Internacional de Atletismo Master «Cidade de Coimbra/Santo António dos Olivais» (org.: CluVe). 3000 m absolutos masculinos: 1.º, Hélder Ribeiro (CF Oliveira do Douro), 15.10,14 (1.º M45); 2.º, José Oliveira (GDA Atouguia), 19.41,26 (1.º M60); 3.º, José Piçarra (CBA Mem Martins), 21.16,58 (1.º M65) – 3 participantes. 3000 m absolutos femininos: 1.ª, Sandra Campos (AC Póvoa de Varzim), 17.43,04 (1.ª W45); 2.ª, Andreia Ribeiro (CF Oliveira do Douro), 17.56,24 (1.ª W40); 3.ª, Ana Macedo (UA Povoense), 18.45,59 (2.ª W45) – 7 participantes. Nota: provas mistas.
22 de Outubro, XVIII Légua de Santo António dos Cavaleiros, Loures (org.: GD São Domingos), 117 participantes de 17 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 21.21; 2.º, Miguel Periáñez García (CA Extremadura, Espanha), 25.19 (1.º vet II); 3.º, Flávio Ramalho (CR Penteado), 25.30 (1.º vet. I) – 16 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Vera Santos (Sporting CP), 26.01; 2.ª, Felicidade Rosa (GD São Domingos), 28.26 (1.ª vet. I); 3.ª, Júlia Sousa (EA Trofa), 28.48 (1.ª vet. II) – 19 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CR Penteado, 195 pontos; 2.º, GD São Domingos, 152; 3.º, CA Extremadura, 74.
5 de Novembro, XXIX Grande Prémio das Galinheiras, XXI Légua, Pista da Alta de Lisboa (org.: CA Galinheiras), 96 participantes de 15 clubes (vários escalões). 5000 m absolutos masculinos (p1+p5): 1.º, João Vieira (Sporting CP), 20.53,7; 2.º, Miguel Periáñez García (CA Extremadura, Espanha), 24.16,0 (1.º vet. IV); 3.º, Álvaro Danta Durán (CA Extremadura, Espanha), 24.25,3 (23 participantes). 5000 m absolutos femininos (p1+p5): 1.ª, Vera Santos (Sporting CP), 25.35,5 (1.ª vet. II); 2.ª, Gabriela Santos (ACR Senhora do Desterro), 26.18,3 (1.ª sub-18); 3.ª, Samanta Zueva (SC Braga), 26.44,6 (28 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CR Penteado, 218 pontos; 2.º, GD São Domingos, 141; 3.º, CA Extremadura, 51.
12 de Novembro, XXI Grande Prémio/XIX Légua de Alvaiázere «Memorial António Gonçalves», Alvaiázere (org.: GA Casais do Vento e Jornal «O Alvaiazerense»), 146 participantes de 22 clubes (vários escalões). 5000 m absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 20.30 (1.º M45); 2.º, Hélder Santos (GD Estreito), 20.48; 3.º, Manuel Marques (A Jardim da Serra), 22.37 (10 participantes). 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Vitória Oliveira (individual/Porto), 22.39; 2.ª, Inês Mendes (SL Benfica), 23.27 (1.ª sub-20); 3.ª, Bruna Marques (Juventude Vidigalense), 23.44 (18 participantes). Nota: tempos sem indicação dos décimos de segundo e erro na classificação coletiva, que não se publica.
27 de Novembro, VIII Challenge de Leiria de Marcha, Sismaria (org.: ACRD Sismaria e Leiria MA), 19 participantes de 12 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 1.27.54; 2.º, Hélder Santos (GD Estreito), 1.29.25 (2 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Juliana Galvão (ACD Academia de Valdevez), 1.57.30 (1 participante).
3 de Dezembro, XXII Grande Prémio de Celorico da Beira «Memorial Carlos Amaral», Celorico da Beira (org.: AA Guarda e CMCB), 39 participantes de 14 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Rui Coelho (SL Benfica), 44.00; 2.º, Manuel Marques (A Jardim da Serra), 48.30; 3.º, Guilherme Rodrigues (Sporting CP), 49.19 (7 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Vitória Oliveira (individual/Porto), 48.24; 2.ª, Bruna Marques (Juventude Vidigalense), 50.17; 3.ª, Margarida Sá (GR Eirense), 50.44 (9 participantes). Classificação colectiva: 1.º, AC Alfenense, 32 pontos (1 clube classificado).
10 de Dezembro, Grande Prémio de Natal de Marcha, EUL, Lisboa (org. AA Lisboa). 5 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 23.15 (1.º M45); 2.º, Ricardo Santos (SL Almada), 24.52 (2.º M45); 3.º, Álvaro Danta Durán (CA Extremadura, Espanha), 26.30 (7 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Vera Santos (individual/Lisboa), 24.11 (1.ª W40); 2.ª, Ana Leonor (GDR Verderena), 26.52; 3.ª, Felicidade Rosa (GD São Domingos), 28.39 (2.ª W40) – 13 participantes. Classificação coletiva: 1.º, GD São Domingos; 12 participantes.
Recordes nacionais batidos e vigentes no final de 2022
Masculinos
Seniores, 35 km, João Vieira (Sporting CP), 2.33.23 (Dudince, Eslováquia, 23/4/2022)
Femininos
–
Identificação da imagens: para além de títulos nacionais conquistados, entre outros atletas, por Rui Coelho, Inês Henriques, João Vieira e Ana Cabecinha (absolutos), Pedro Dias, Eduardo Camarate, Isa Ferreira e Guilherme Martins (jovens), foram várias as as presenças em eventos internacionais, entre as quais, Virtus, em Cracóvia e Nymburk (Afonso Roll, Joana Campos e Fernando Gouveia), EMACI, Braga (Maria Orlete Mendes com record mudial W70), WA, Muscat (Inês Henriques, Inês Mendes e Rui Coelho), FOJE, Banská Bystrica (Gabriela Santos), EA U18, Jerusálem (Samanta Zueva, Carolina Dias e Rodrigo Araújo), WA U20, Cali (Tiago Ramos e Inês Mendes), EA, Munique (Inês Henriques, Vitória Oliveira, João Vieira, Carolina Costa, Joana Pontes, Ana Cabecinha, Paulo Martins e Hélder Santos), e WA Eugene, OR (Ana Cabecinha, Carolina Costa, Inês Henriques, Vitória Oliveira, Sandra Silva, Rui Coelho e João Vieira).