NOTICIAS

É daqui a um mês o Grande Prémio Internacional de Rio Maior

É daqui a um mês o Grande Prémio Internacional de Rio Maior

O cartaz do evento internacional em Rio Maior.

No próximo dia 11 de maio (sábado) Rio Maior acolherá um grande evento internacional de marcha atlética, a mais importante prova da especialidade que se realiza anualmente no nosso país e que terá a presença de algumas das maiores figuras mundiais deste desporto que integra o programa olímpico desde as suas primeiras edições.


O evento, que já vai na sua 31ª edição e integra, como em anos anteriores, a série Gold da World Race Walking Tour da World Athletics, é uma organização do Município de Rio Maior, da Desmor e do Clube de Natação de Rio Maior e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Santarém e o patrocínio de entidades e empresas do concelho.

O circuito, com um perímetro de um quilómetro, situar-se-á nas principais artérias da cidade de Rio Maior, envolvente ao Jardim Municipal 25 de abril, com o programa de atividades a centrar as maiores expetativas nas provas de 20 km masculinos e femininos, que contempla a realização dos Campeonatos Nacionais de Marcha.

Os recordistas do evento, que no seu historial já atraiu a presença de atletas de 53 países, são, no setor feminino, a bielorrussa Margarita Turava, com 1:27:19 (2005) e no setor masculino, o russo Valeriy Borchin, com 1:18:55 (2011), enquanto os portugueses mais rápidos de sempre em Rio Maior foram Susana Feitor, com 1:27:55 (2001), e João Vieira, com 1:21:08 (2013), todos vencedores nas respetivas edições.

Em 2023 os vencedores foram a chinesa Jiayu Yang (campeã mundial de 2017), com 1:29:10, e o equatoriano Brian Daniel Pintado (medalha de prata nos Mundiais de 2023), com 1:19:05.

Ainda faltando algum tempo para a realização da competição, já é possível referir que até ao momento estão inscritos atletas de 10 países, provenientes de 3 continentes, sendo os mais sonantes nomes os da peruana Kimberly García León, bicampeã mundial (Eugene 2022) e vice-campeã mundial (Budapeste 2023) e os dos brasileiros Caio Bonfim, medalhado de bronze nos Mundiais de 2017 e 2023, e Erica Sena, 4ª nos Mundiais de 2017 e 2019.

Seguir leyendo

Scroll al inicio
SoyCobarde.com
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.