|
Protagonistas da marcha atlética portuguesa em 1998. Imagens: arquivo «O Marchador», Revista Atletismo e YouTube/David Mateos Redondo. Montagem: O Marchador |
O terceiro lugar de Susana Feitor nos 10 km femininos dos Campeonatos da Europa de Atletismo, em Budapeste (Hungria), a 20 de Agosto, constituiu não só o ponto mais alto da marcha atlética portuguesa em 1998 no plano internacional mas sobretudo o primeiro momento em que um marchador português (no caso, uma marchadora) conseguiu subir ao pódio e conquistar uma medalha numa grande competição internacional de atletismo a nível absoluto. Ao registar 42.55 minutos para terminar a prova de 10 km, a atleta de Rio Maior bateu o recorde nacional da distância para o sector feminino (por nada menos que 35 segundos) e marcou, finalmente, um lugar de honra ao mais alto nível competitivo da marcha atlética, depois dos sucessos verificados no escalão de juniores entre 1990 e 1994.
Nos anos que se seguiram imediatamente à conquista das medalhas de ouro e de prata em europeus e mundiais de juniores (mesmo quando ainda sub-18 e mesmo sub-16), Susana Feitor viveu uma espécie de travessia do deserto, marcada por desempenhos em provas onde parecia chegar ao topo (ou próximo dele), mas acabando por não resistir nos momentos decisivos, ou ainda por momentos de lesão, que lhe dificultavam a preparação para os grandes momentos ou lhe limitavam a capacidade na hora de competir. Desta vez, em Budapeste, no final de uma época também muito afectada por lesões e problemas de saúde, Susana foi capaz de apresentar-se a nível surpreendente, resistindo enquanto as colegas de provas iam fraquejando, lutando até final pela medalha e mesmo pela vitória e terminando a escassos seis segundos da vencedora, a italiana Annarita Sidoti, e a apenas um da segunda classificada, Erica Alfridi, também de Itália.
Um sucesso notável, com uma marca nunca antes conseguida (por isso foi recorde nacional absoluto) e que criava a expectativa de outros grandes resultados em futuras apresentações entre as melhores marchadoras do mundo, um «clube» restrito de que Susana Feitor fazia parte por direito próprio. A dúvida centrava-se na capacidade que Susana Feitor iria demonstrar para se adaptar à nova distância a integrar no programa da marcha feminina de todas as grandes competições internacionais de marca e de atletismo: os 20 km, em vez dos 10 km. Esse poderia ser o novo desafio.
Numa primeira experiência, a atleta do Clube de Natação de Rio Maior pareceu corresponder bem à duplicação da distância, quando, a 8 de Fevereiro de 1998, durante os Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada disputados em Cacia, se impôs com 1.31.03 h, batendo largamente o recorde de Portugal que desde 30 de Agosto do ano anterior estava na posse de Cristina Almeida, do Boavista, com 1.55.36 h. A vantagem de nove minutos e 25 segundos sobre a segunda classificada (Isilda Gonçalves, Maratona Clube do Montijo, 1.40.28), deixava claro que não seria a duplicação da distância que iria pôr em risco a superioridade de Susana entre as marchadoras portuguesas ou o valor relativo da atleta perante as melhores do mundo. De resto, o desempenho de Susana nesta prova inaugural de 20 km femininos em Portugal demonstrou claro domínio da distância, como revela a sucessão de parciais por cada fracção de cinco quilómetros: 22.58 + 22.56 + 22.44 + 22.25 (ou seja, 45.54 + 45.09 nas duas metades).
Ainda nessa prova, realizada num magnífico circuito traçado na área privada da fábrica da Renault, em Cacia, outras três atletas superaram a marca que anteriormente vigorava como recorde nacional: Isilda Gonçalves, Sofia Avoila e Lígia Gonçalves, classificadas por essa ordem nos lugares após a vencedora. Era evidente que também para elas a distância seria um desafio superável (e superado, logo nesta primeira oportunidade).
Nos mesmos campeonatos de marcha em Cacia, outro momento novo na história da disciplina em Portugal foi protagonizado por Pedro Martins, ao vencer a prova de 50 km. Tratava-se da estreia do atleta da Guarda na distância olímpica superior, carimbada com a marca final de 4.04.24 h. Em matéria de estreias portuguesas na distância, apenas José Urbano fizera melhor, quando, em 22 de Março de 1992, fez 3.59.33 h para conquistar o título de campeão nacional da distância, em Rio Maior, naquela que foi a primeira experiência do benfiquista na distância olímpica mais longa do atletismo.
Naturalmente, esta contabilidade não inclui a presença de Pedro Martins nos nacionais de 50 km do ano anterior, em Benavente, onde alinhou com a intenção explícita de cumprir apenas uma parte da prova, sobretudo para acompanhar José Urbano, que viria a sagrar-se vencedor. Também a presença do atleta da Guarda em Cacia visava o cumprimento de apenas uma parte da distância: 35 a 40 quilómetros em ritmo de treino rápido e para acompanhar de novo José Urbano. Só que o atleta do Benfica acabou por enfrentar com dificuldade as léguas finais, circunstância aproveitada pelo marchador do CDC Pinheiro para se destacar e vencer, mesmo sentindo ele próprio alguma fraqueza na mesma fase da prova.
Ao mesmo tempo, o sucesso de Pedro Martins em Cacia traduzia a entrada numa nova fase da história dos 50 km marcha em Portugal, sendo a primeira vez que o campeonato de Portugal da distância não era ganho por um dos olímpicos José Pinto, José Urbano e José Magalhães. O atleta do Centro Desportivo e Cultural do Pinheiro, da Guarda, perfilava-se desta forma para ser o próximo marchador olímpico português nos 50 km e, porventura, um dominador da distância no âmbito nacional. Já em Benavente, um ano antes, dera mostras de poder estar à vontade na distância, quando ficou com «água na boca» ao abandonar a competição perto dos 30 quilómetros.
Em Cacia, nos lugares a seguir aos dois primeiros foi notória a finalização de vários atletas portugueses abaixo das quatro horas e vinte minutos (Virgílio Soares, José Magalhães, Luís Ribeiro e Jorge Costa), traduzindo uma homogeneidade de valores que poderia dar bons resultados do ponto de vista colectivo, como iria comprovar-se pouco tempo depois.
Neste ano de 1998, Pedro Martins ainda não garantiu mínimos para grandes competições internacionais de atletismo. Apesar de a Associação Europeia de Atletismo exigir 4.10.00 h para participação nos 50 km marcha dos europeus de Budapeste, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) tinha outras referências, de maior exigência. Nesse contexto, apenas José Magalhães obteve «passaporte» para os Campeonatos da Europa de Atletismo, realizados de 18 a 23 de Agosto na capital húngara. Ainda assim, a participação do marchador do Atlético Clube Alfenense ficou em risco, quando o responsável da FPA pela selecção para os europeus considerou que o atleta não tinha mínimos. Tratava-se de uma conclusão precipitada, dado que José Magalhães tinha mínimos desde o ano anterior, como foi depois esclarecido pelo Sector de Marcha da FPA.
José Magalhães viria a ser 17.º classificado nos 50 km de Budapeste, com 3.59.46 h, bem na primeira metade da tabela classificativa de uma prova com 42 concorrentes, confirmando a justiça da inclusão na selecção apesar do início de época marcado por dificuldades de conciliação entre trabalho e treino.
Menção ainda para os 20 km masculinos, com 33 participantes e onde José Urbano foi 13.º (1.26.04) e João Vieira, 20.º (1.29.38). O benfiquista fez uma prova de trás para a frente e o rio-maiorense competiu condicionado por amigdalite.
Do ponto de vista competitivo, o ano de 1998 foi marcado para a marcha portuguesa por outro momento de relevo, com o quinto lugar obtido pelo cojunto das equipas masculinos (20 e 50 km) na Taça da Europa de Marcha de Dudince, na Eslováquia, a 25 de Abril. Nos 50 km, os portugueses terminaram de forma muito equilibrada nos lugares 23, 26 e 27 (Pedro Martins, José Magalhães e Virgílio Soares, além de José Pinto, 43.º). Também nos 20 km, a classificação dos portugueses foi homogénea: José Urbano 18.º, João Vieira 26.º e Augusto Cardoso 28.º.
Como consequência, o sexto lugar colectivo nos 20 km e o sétimo nos 50 km resultaram numa quinta posição na tabela conjunta das duas provas masculinas, classificação nunca antes obtida por Portugal em taças do mundo ou da Europa de marcha. Pena foi que os três primeiros portugueses dos 50 km tenham falhado os mínimos para os europeus de Budapeste (4.02.00) por tão pouco, tendo o trio concluído na casa das quatro horas e três minutos.
Por sua vez, os Campeonatos de Portugal de Atletismo, realizados na Maia a 1 e 2 de Agosto, proporcionaram na primeira jornada a obtenção de novo recorde nacional dos 20.000 metros marcha masculinos no escalão de sub-23 por João Vieira. O atleta do Clube de Natação de Rio Maior, averbou 1.24.17,8 h, tendo sido segundo classificado, atrás de José Urbano, que se sagrou campeão nacional, mas já sem contar para os sub-23.
Já a entrar para a época seguinte (1998/99), a equipa feminina do Maratona do Montijo marcou a estreia portuguesa na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Marcha, realizada em 14.ª edição, a 18 de Outubro, na cidade de Cassino (Itália). Competindo nos 10 km femininos, o trio de montijenses foi massacrado pelas faltas, acabando Célia Monteiro por ser desclassificada, enquanto Isilda e Lígia Gonçalves tiveram de gerir duas faltas (ou seja, terminaram à beira de também serem desclassificadas). Numa competição vencida pela russa Elena Nikolaeva, da formação italiana Fiat Sud Formia Atletica, com 44.21, Isilda foi 16.ª, com 50.15 m, três lugares adiante da irmã Lígia, creditada com 51.51. A vitória colectiva foi para a equipa da Fiat Sud Formia Atletica, adiante da Daisotra (Lituânia) e da Olympia Lutsk (Ucrânia), sem que a formação portuguesa tivesse ficado classificada, por não ter tido o mínimo de três atletas na classificação individual.
Nas principais competições realizadas em Portugal, o destaque vai para o VII Grande Prémio de Rio Maior, a 28 de Março, onde o letão Aigars Fadejevs se tornou o primeiro atleta a marchar 20 km em solo português em menos de uma hora e 20 minutos (1.19.44). Impôs-se de maneira concludente aos melhores portugueses – João Vieira (2.º, 1.22.50) e Sérgio Vieira (3.º, 1.22.52), ambos do Clube de Natação de Rio Maior – e não teve mais ninguém a importunar-lhe o recital de bem marchar. No quarto lugar, José Urbano, com 1.23.07 h, fechou o trio de portugueses que confirmaram nesta prova os mínimos para os europeus de Budapeste.
Na vertente feminina, Susana Feitor impôs a superioridade à grande opositora da jornada, a bielorrusa Olga Kardopoltseva, segunda nos mundiais de Atenas do ano anterior e… segunda também, agora, em Rio Maior. As duas atletas ficaram separadas por um minuto e 15 segundos, mas depois houve mais de quatro minutos da segunda para a terceira, num fosso que evidenciava grande diferença de qualidade entre os melhores participantes e a média nacional (tanto nos femininos como nos masculinos). A marca de Susana (43.42) deixou-a a apenas 12 segundos do seu recorde nacional de então. Haveria de batê-lo em Budapeste, mas em Rio Maior só não o conseguiu por eventual excesso de entusiasmo na légua inicial, cumprida em «acelerados» 21.37 minutos, contra 22.05 m da segunda metade.
Nas provas dos mais novos no Grande Prémio de Rio Maior, as vitórias foram para atletas já com provas dadas: Nuno Pereira (CD Montijo) nos juniores masculinos e Vera Santos (CN Rio Maior) e Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo) nos juvenis (as juniores competiram a par das seniores, tendo Inês Henriques sido a melhor colocada).
E seria precisamente entre os juniores que o Grande Prémio de Olhão, a 10 de Abril, haveria de ser pródigo na obtenção de mínimos para os mundiais do escalão, marcados para Annecy (França), de 28 de Julho a 2 de Agosto. Dionísio Ventura (Zona Azul) e Nuno Pereira (CD Montijo), nos 10 km masculinos, e Inês Henriques e Vera Santos (ambas do CN Rio Maior), nos 5 km femininos, foram os autores dos feitos. No entanto, Ricardo Vendeira ainda teria uma palavra a dizer em matéria de mínimos para Annecy, acabando por assinar a presença em França com Nuno Pereira, além de Inês e Vera, ficando Dionísio Ventura com a «fava». Os mínimos de Vendeira, ainda juvenil, foram alcançados no dia 24 de Maio, na Pista Susana Feitor, em Rio Maior, durante o V Torneio «Marcha Olímpica» em Pista. Competindo na prova da hora, o marchador do Maratona do Montijo registou à passagem aos 10 mil metros 43.44,0 m, novo recorde nacional de juvenis para a distância. A estes ainda haveriam de juntar-se os mínimos de Acácio Diogo (Baixa da Banheira), com a vitória nos 10 km juniores masculinos do Grande Prémio de Setúbal (21 de Junho), com 43.57 m.
O já referido Torneio «Marcha Olímpica» em Pista proporcionou ainda ensejo para que o notável jovem José Silva, do Bairro dos Anjos, batesse o recorde nacional masculino dos 4000 m marcha de iniciados (sub-16), ao vencer a sua prova com 18.22,1 m. Desta forma, o marchador de Leiria superou a marca anterior de Nuno Pereira, que em 1994 fizeram 18.37,2 m, e revelava-se como atleta de grande qualidade, com evidentes dotes para a especialidade da marcha, demonstrando excelentes perspectivas de evolução.
De resto, vários clubes, enquanto pólos de fomento da prática da marcha, apresentavam por estes tempos jovens atletas como revelações. Acontecia no Algarve, no Alentejo, em Setúbal, no Montijo, em Lisboa, em Rio Maior, no Porto, na Guarda e noutros locais, numa demonstração da disseminação da actividade da marcha atlética pelo país, incluindo as regiões autónomas (sobretudo a Madeira). Prova do desenvolvimento quantitativo e do crescente valor qualitativo da marcha portuguesa foi o número de participantes nos Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada de Cacia: nada menos que 220, correspondendo a um novo máximo nacional em programas exclusivos de marcha atlética (grandes prémios ou campeonatos nacionais).
Foi tendo em consideração essa realidade que o Sector de Marcha da FPA entendeu dar em 1998 especial atenção, no plano organizativo, a três áreas de intervenção: a promoção da melhoria técnica dos marchadores, o progresso na organização das provas e a formação de juízes de marcha.
O sector fez da área técnica uma matéria de investimento programático, com acções formativas visando o «transfer» para o treino e a competição. Sendo a componente técnico-regulamentar de importância decisiva na marcha, entendeu ser determinante o empenho na formação destinada sobretudo a atletas jovens e respectivos treinadores. Para além dessa componente, o Sector de Marcha adoptou nas principais competições o procedimento de valorização da correcta execução técnica da marcha através da premiação dos jovens atletas (infantis e iniciados) que evidenciassem melhor técnica, independentemente dos resultados e classificações na competição.
Ao mesmo tempo, o Sector de Marcha implementou o Challenge Organização do Ano, iniciativa que assentava na avaliação das organizações de provas de marcha (grandes prémios) em função de critérios que davam importância à homologação da medição do circuito, à existência de controlo de dopagem, ao respeito por normas de homologação de resultados, entre outros. O objectivo principal foi o de identificar pontos fracos para a correspondente correcção, mas também de pontos fortes, para serem apresentados como modelo de referência para as restantes organizações.
No domínio da melhoria da capacidade de ajuizamento, foram desenvolvidos esforços com vista à integração progressiva de juízes de marcha no respectivo painel nacional, em articulação com os conselhos de arbitragem da FPA e das associações distritais, e à realização de cursos de formação de juízes de marcha, no sentido de dar resposta ao défice de juízes com formação específica de marcha e às dificuldades de ajuizamento no âmbito regional.
Por fim, nota para assinalar a realização em Lisboa, a 6 de Maio, dos Campeonatos da Europa de Atletismo para Deficientes, que resultaram na obtenção de recordes mundiais e nacionais nas provas de marcha. Nos 5000 metros masculinos, vitória do húngaro István Tóth, com 24.52,76 m (recorde do mundo), seguindo de José Dias, com 26.08,96 m (recorde nacional). Nos 3000 m femininos, o título foi conquistado pela portuguesa Lisete Rodrigues, com a marca de 17.36,85 m, igualmente recorde mundial.
Relação das provas mais importantes efetuadas em 1998 (…)
Internacional / Associação Europeia de Atletismo / …
25 de Abril, II Taça da Europa de Marcha, Dudince, Eslováquia. 20 km masculinos: 1.º, Francisco Fernández (Espanha), 1.20.31; 2.º, Robert Korzeniowski (Polónia), 1.20.40; 3.º, Aigars Fadejevs (Letónia), 1.20.44 (…) 18.º, José Urbano (Portugal), 1.23.39 (…) 26.º, João Vieira (Portugal), 1.25.55 (…) 28.º, Augusto Cardoso (Portugal), 1.26.32; Sérgio Vieira (Portugal), desistente (79 participantes). Classificação colectiva: 1.º, Bielorrússia, 18 pontos; 2.º, Espanha, 24; 3.º, Alemanha, 55 (…) 6.º, Portugal, 72 (14 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Nadezda Ryashkina (Rússia), 43.06; 2.ª, Maria Rozsa-Urbanik (Hungria), 43.08; 3.ª, Claudia Iovan (Roménia), 43.12 (…) 41.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 47.56 (…) 47.ª, Lígia Gonçalves (Portugal), 48.43 (…) 51.ª, Inês Henriques (Portugal), 49.21 (…) 55.ª, Sofia Avoila (Portugal), 50.58 (63 participantes). Classificação colectiva: 1.º, Rússia, 15 pontos; 2.º, Itália, 36; 3.º, Espanha, 41 (…) 14.º, Portugal, 139 (15 participantes). 50 km masculinos: 1.º, Tomasz Lipiec (Polónia), 3.42.57; 2.º, Jesús Ángel García (Espanha), 3.43.17; 3.º, Giovanni Perricelli (Itália), 3.44.17 (…) 23.º, Pedro Martins (Portugal), 4.03.02 (…) 27.º, José Magalhães (Portugal), 4.03.52 (…) 29.º, Virgílio Soares (Portugal), 4.03.54 (…) 44.º, José Pinto (Portugal), 4.34.02 (66 participantes). Classificação colectiva: 1.º, Espanha, 21 pontos; 2.º, Itália, 38; 3.º, Eslováquia, 64 (…) 7.º, Portugal, 79 (10 participantes). Classificação colectiva masculina (20 km + 50 km): 1.º, Espanha, 45 pontos; 2.º, Bielorrúsia, 90; 3.º, Alemanha, 119 (…) 5.º, Portugal, 151 (8 participantes).
6 de Maio, Campeonato da Europa de Deficientes, Lisboa, EUL (org.: FPA/ANDDEM). 6/5, 5000 m masculinos: 1.º, István Tóth (Hungria), 24.52,76 (recorde do mundo); 2.º, José Dias (Portugal), 26.08,96 (recorde nacional); 3.º, Jacinto Ribeiro (Portugal), 30.31,68 (4 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Lisete Rodrigues (Portugal), 17.36,85 (recorde do mundo); 2.ª, Liliana Santos (Portugal), 19.23,75; 3.ª, Catarina Cameiro (Portugal), 21.05,01 (4 participantes).
17 a 19 de Julho, VIII Campeonatos Iberoamericanos de Atletismo, Lisboa, Estádio Universitário. 17/6, 20.000 m masculinos: 1.º, Alejandro López (México), 1.25.18,2; 2.º, Julio Martínez (Guatemala), 1.26.25,2; 3.º, Hector Moreno (Colômbia), 1.27.21,7 (…) 5.º, João Vieira (Portugal), 1.33.46,4; Sérgio Vieira (Portugal), desistente (10 participantes). 18/6, 10.000 m femininos: 1.ª, Eva Pérez (Espanha), 47.14,49; 2.ª, Geovanna Irusta (Bolívia), 47.20,26; 3.ª, Rosario Sánchez (México), 47.36,10 (…) 6.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 48.49,10 (…) 9.ª, Sofia Avoila (Portugal), 51.57,78 (10 participantes).
11 a 19 de Setembro, XI Campeonatos da Europa de Veteranos – Pista, Cesenatico-Bellaria Igea M., Itália. 13/8, 5000 m femininos W35: 1.ª, Olena Veremiychuk (Ucrânia), 24.39,54 (…) 5.ª, Cecília Pires Silva (Portugal), 39.14,03 (5 participantes); W45: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 26.47,19 (9 participantes); W55: 1.ª, Frieda de Wolf (Bélgica), 29.14,60 (…) 9.ª, Olívia Matos Monraia (Portugal), 35.17,45 (12 participantes). 5000 m masculinos M60: 1.º, Viktor Korchagin (Rússia), 25.17,26 (…) João Silva (Portugal), desclassificado (25 participantes). 18/9, 10 km femininos W35: 1.ª, Stefania Codini (Itália), 1.01.05 (…) 3.ª, Cecília Pires Silva (Portugal), 1.22.42 (3 participantes); W45: María José Briz (Espanha), 55.47 (…) Maria Alice Fernandes (Portugal), desclassificada; W55: 1.ª, Gudrun Fleetwood (Suécia), 59.31 (…) 9.ª, Olívia Matos Monraia (Portugal), 1.09.20 (12 participantes). 20 km masculinos M60: 1.º, Viktor Korchagin (Rússia), 1.48.53 (…) 16.º, João Silva (Portugal), 2.33.56 (23 participantes).
28 de Julho a 2 de Agosto, Campeonatos do Mundo Sub-20, Annecy, França. 30/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Roman Rasskazov (Rússia), 41.55,95; 2.º, Yungfeng Liu (China), 42.01,11; 3.º, Mario Flores (México), 42.04,55 (…) 19.º, Ricardo Vendeira (Portugal), 46.10,74; Nuno Pereira (Portugal), desclassificado. 1/8, 5000 m femininos: 1.ª, Sabine Zimmer (Alemanha), 21.14,39; 2.ª, Yolanta Dukure (Letónia), 21.17,89; 3.º, Ailing Xue (China), 21.28,57 (…) 24.ª, Inês Henriques (Portugal), 23.54,51 (…) 29.ª, Vera Santos (Portugal), 24.33,63 (35 participantes).
18 a 23 de Agosto, Campeonatos da Europa de Atletismo, Budapeste, Hungria. 18/8, 20 km masculinos: 1.º, Ilya Markov (Rússia), 1.21.10; 2.º, Aigars Fadejevs (Letónia), 1.21.25; 3.º, Francisco Fernández (Espanha), 1.21.39 (…) 13.º, José Urbano (Portugal), 1.26.04 (…) 20.º, João Vieira (Portugal), 1.29.38 (33 participantes). 20/8, 10 km femininos: 1.ª, Annarita Sidoti (Itália), 42.49; 2.ª, Erica Alfridi (Itália), 42.54; 3.ª, Susana Feitor (Portugal), 42.55 (recorde nacional absoluto) (31 participantes). 21/8, 50 km masculinos: 1.º, Robert Korzeniowski (Polónia), 3.43.51; 2.º, Valentin Kononen (Finlândia), 3.44.29; 3.º, Andrey Plotnikov (Rússia), 3.45.53 (…) 17.º, José Magalhães (Portugal), 3.59.46 (42 participantes).
Campeonatos nacionais
8 de Fevereiro, XIV Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada – 50 km (…), Cacia. 50 km seniores masculinos: 1.º, Pedro Martins (CDC Pinheiro), 4.04.24; 2.º, Denis Franke (Alemanha), 4.04.35, extracampeonato; 3.º, José Urbano (SL Benfica), 4.10.30, 2.º C. Nacional; 4.º Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 4.11.47, 3.º C. Nacional (17 participantes). 20 km seniores femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 1.31.03 (recorde de Portugal); 2.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 1.40.28; 3.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 1.41.28 (8 participantes). Vencedores de outros escalões: 35 km sub-23 masculinos, João Vieira (CN Rio Maior), 2.53.27; 20 km juniores masculinos, Nuno Pereira (CD Montijo), 1.33.20; 10 km juniores femininos, Inês Henriques (CN Rio Maior), 55.30; 10 km juvenis masculinos, Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo), 47.40; 5 km juvenis femininos, Vera Santos (CN Rio Maior), 25.38; 10 km veteranos masculinos, Agostinho Madaleno (CN Veteranos), 51.38; 5 km veteranos femininos, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 27.00. Torneio Nacional Marchador Jovem: 3 km infantis masculinos, Daniel Estêvão (JD Fontainhas), 15.42; 2 km infantis femininos, Liliana Pina (CA Galinheiras), 10.45; 5 km iniciados masculinos, Ivo Madaleno (GD Selsa), 24.53; 4 km iniciados femininos, Raquel Carvalho (ADCR Bairro dos Anjos), 21.22. Prémio Benjamim CCD Renault: 2 km masculinos, Ricardo Fonseca (CENAP), 11.20; 1 km femininos, Alexandra Pinto (EDC Beira), 5.17.
14 e 15 de Fevereiro, 10.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Espinho. 14/2, 5000 m masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 19.29,97; João Vieira (CN Rio Maior), 19.30,13; 3.º, Nuno Pereira (CD Montijo), 21.09,36 (7 participantes). 3000 m femininos, 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.27,93; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 13.37,77; 2.ª, Lígia Gonçalves (Maratona do Montijo), 13.39,19 (11 participantes).
28 de Fevereiro e 1 de Março, Campeonato Nacional de Juniores de Pista Coberta, Espinho. 28/2, 5000 m masculinos: 1.º, Nuno Pereira (CD Montijo), 21.02,20; 2.º, Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo), 21.18,37; 3.º, Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira), 22.11,09 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 14.03,82; 2.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 14.29,31; 3.ª, Noélia Guerra (CUA Benaventense), 14.58,07 (9 participantes).
20 e 21 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Coimbra (org.: FPA). 20/6, 5000 m masculinos: 1.º, Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo), 22.15,84; 2.º, Mário Madeira (CO Pechão), 22.37,13; 3.º, Nuno Raimundo (CN Rio Maior), 22.42,13 (23 participantes). 4000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 19.49,91; 2.ª, Sheila Azevedo (JD Fontainhas), 20.23,52; 3.ª, Raquel Carvalho (ADCR Bairro dos Anjos), 20.30,98 (21 participantes).
27 e 28 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes – III Divisão, Viseu. 27/6, 5000 m masculinos: 1.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 20.26,24; 2.º, Dionísio Ventura (ACR Zona Azul), 22.12,01; 3.º, Bruno Cavaco (GD Cavadas), 24.35,01 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 15.55,83; 2.ª, Ana Bárbara (CDP), 18.26,04; 3.ª, Andreia Lopes (Sombras Negras AC), 18.40,90 (6 participantes).
27 e 28 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes – II Divisão, Leiria. 27/6, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 22.03,41; 2.º, Mário Contreiras (ADC Constantim), 22.41,74; 3.º, Gonçalo Fonseca (ADCR Bairro dos Anjos), 23.16,37 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Carla Monteiro (CDC Pinheiro), 14.57,77; 2.ª, Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos), 15.19,90; 3.ª, Cátia Ramalho (GD Cavadas), 15-26,77 (7 participantes).
27 e 28 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes – I Divisão, Mafra. 27/6, 5000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 20.18,38; 2.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 20.22,98; 3.º, Luís Silva (Sporting CP), 21.30,08 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 14.49,56; 2.ª, Cristina Almeida (Boavista FC), 15.27,81; 3.º, Filomena Silva (SL Benfica), 15.38,00 (8 participantes).
18 e 19 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Maia (org.: FPA). 18/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo), 42.47,08; 2.º, Dionísio Ventura (ACR Zona Azul), 43.01,41; 3.º, Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira), 43.40,80 (13 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 23.35,66; 2.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 24.54,07; 3.ª, Carla Monteiro (CDC Pinheiro), 25.16,24 (14 participantes).
1 e 2 de Agosto, Campeonatos de Portugal, Maia (org.: FPA). 1/8, 20.000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 1.23.46,6; 2º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.24.17,8 (recorde nacional sub-23 pista); 3.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 1.26.18,9 (18 participantes). 10000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.19,3; 2.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 47.20,1; 3.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 49.25,4 (10 participantes).
4 de Outubro, Inatel, Campeonato Nacional de Marcha, Setúbal (Deleg. Inatel de Setúbal). 20 km masculinos, vencedores por escalão: seniores, João Dias (Individual), 1.44.00; veteranos B, Agostinho Madaleno (GD Selsa), 1.57.35; veteranos C: Januário Bona (individual), 2.19.08; 5 km femininos, seniores, Vera Serralheiro (CCD Alvitejo), 29.52; aspirantes, Sónia Duarte (CCD Alvitejo), 32.42; veteranos E, Olívia Matos Monraia (GDR Ponterrolense), 33.26.
Principais eventos (entre outros)
11 de Janeiro, II Grande Prémio de Marcha de Torres Vedras, 86 participantes de 21 clubes (vários escalões). 30 km masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 2.11.21; 2.º, José Urbano (SL Benfica), 2.14.17; 3.º, Pedro Martins (CDC Pinheiro), 2.19.42 (18 participantes). 15 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 1.10.02; 2.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 1.15.27; 3.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 1.16.25 (10 participantes).
24 de Janeiro, VIII Grande Prémio de Marcha de Grândola (org.: Clube Rec. Grandolense), 153 participantes de 28 clubes (vários escalões). 20 km masculinos*): 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.26.14; 2.º, Pedro Martins (CDC Pinheiro), 1.28.56; 3.º, Mário Contreiras (ADC Constantim), 1.33.43 (16 participantes). 10 km femininos*): 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.20; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 48.21; 3.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 48.24 (10 participantes). Classificação colectiva: 1.º, JD Fontainhas, 124 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 87; 3.º, GD Selsa, 52. *) Marcas não homologáveis pelo não cumprimento das normas federativas.
31 de Janeiro, I Grande Prémio das Fontainhas (JD Fontainhas), 92 participantes de 7 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Paulo Madeira (CDCR TT Faro), 46.28; 2.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 46.29; 3.º, Ricardo Guerreiro (JD Fontainhas), 58.12 (6 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Vanda Ribeiros (CO Pechão), 27.06; Sílvia Torres (CO Pechão), 28.07 (1.ª júnior); 3.ª, Ana Maio (JD Fontainhas), 34.07 (2.ª júnior) (3 participantes. Classificação colectiva: 1.º, JD Fontainhas, 208 pontos; 2.º, CO Pechão, 102; 3.º, ADEC Tunes, 88.
7 de Março, XI Grande Prémio «Cidade de Montijo» (org.: C. Mun. Montijo e CD Montijo), 99 participantes de 21 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.27.02; 2.º, José Urbano (SL Benfica), 1.27.46; 3.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 1.29.15 (18 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 44.21; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 49.29 (1.ª, júnior); 3.ª, Lígia Gonçalves (Maratona do Montijo), 49.48 (11 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 45 pontos; 2.º, CO Pechão, 29; 3.º, CD Montijo, 20.
28 de Março, VII Grande Prémio de Rio Maior (org.: CMRM, CNRM, Reg. RM), 168 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Aigars Fadejevs (Letónia), 1.19.44; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.22.50; 3.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.22.52 (27 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 43.42; 2.ª, Olga Kardopoltseva (Bielorrússia), 44.57; 3.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 49.14 (19 participantes).
10 de Abril, 3.º Grande Prémio de Olhão (org.: CO Pechão), 139 participantes de 24 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 40.02; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 40.02; 3.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 41.10 (18 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 21.02; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 23.33; 3.ª, Lígia Gonçalves (Maratona do Montijo), 23.34 (12 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 42 pontos; 2.º, JD Fontainhas, 27; 3.º, CO Pechão, 21.
18 de Abril, 1.º Grande Prémio de Beja (org.: JD Neves), 87 participantes de 15 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Dionísio Ventura (ACR Zona Azul), 44.06 (1.º júnior); 2.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 44.27; 3.º, Pedro Veríssimo (CN Rio Maior), 45.02 (7 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Vanda Ribeiros (CO Pechão), 25.16; 2.ª, Liliana Silva (CN Rio Maior), 29.20 (1.ª juvenil); 3.ª, Helena Damásio (CO Pechão), 30.38 (2.ª juvenil) – 10 participantes. Classificação colectiva: 1.º, JD Fontainhas, 115 pontos; 2.º, CO Pechão, 82; 3.º, GD Selsa, 58.
1 de Maio, III Meeting Cidade de Viseu – A. Neves dos Santos (org.: SV Benfica/AAV/CDJAV). 3000 m femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 14.15,23; 2.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 14.16,42; 3.ª, Sandra Vieira (ADRE Palhaça), 14.40,34 (10 participantes).
2 de Maio, XIII Grande Prémio da Reboleira (org.: Junta de Freguesia da Reboleira), 87 participantes de 13 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Dionísio Ventura (ACR Zona Azul), 46.00 (1.º júnior); 2.º, Luís Correia (CUA Benaventense), 46.03; 3.º, Nuno Pereira (CD Montijo), 46.46 (2.º júnior) – 9 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 25.57 (1.ª juvenil); 2.ª, Patrícias Dias (CD Montijo), 28.42 (2.ª juvenil); 3.ª, Rita Gonçalves (CD Olivais e Moscavide), 29.16 (5 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 94 pontos; 2.º, CA Galinheiras, 71; 3.º, CD Montijo, 70.
9 de Maio, 5.º Grande Prémio de Eisenhüttenstadt, Alemanha. 20 km masculinos: 1.º, Daniel García (México), 1.20.50 (…) 9.º, José Urbano (Portugal), 1.23.43 (42 participantes).
9 e 10 de Maio, XVI Torneio Olímpico Jovem – Fase Nacional, Vila Real de Santo António (org.: FPA). 9/5, 5000 m sub-20 masculinos: 1.º, Nuno Pereira (Setúbal), 21.08,54; 2.º, Dionísio Ventura (Beja), 21.16,59; 3.º, Gonçalo Fonseca (Leiria), 22.54,3 (13 participantes). 5000 m sub-20 femininos: 1.ª Inês Henriques (Santarém), 24.19,06; 2.ª, Rita Gonçalves (Lisboa), 28.38,66; 3.ª, Marisa Soares (Porto), 29.12,08 (11 participantes). 5000 m sub-18 masculinos: 1.º, Ricardo Vendeira (Setúbal), 21.17,05; 2.º, Cláudio Estrela (Faro), 23.08,4; 3.º Nuno Raimundo (Santarém), 23.53,7 (16 participantes). 4000 m sub-18 femininos: 1.ª, Vera Santos (Santarém), 20.06,75; 2.ª, Cátia Ramalho (Setúbal), 20.23,66; 3.ª, Carla Monteiro (Guarda), 20.40,57 (17 participantes).
16 de Maio, XII Grande Prémio «Cantones de la Coruña», Corunha, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Jefferson Pérez (Equador), 1.19.40 (…) 29.º, António Pereira (Portugal), 1.36.38; 30.º, Luís Fraga (Portugal), 1.37.29.
23 de Maio, Meeting Aniversário da AA Lisboa, Estádio Universitário de Lisboa (org.: AAL). 5000 m masculinos: 1.ª, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 19.36,92; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 19.57,80; 3.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 20.12,09 (6 participantes). Nota: marcas não homologadas por número e graduação de juízes de marcha insuficientes.
23 de Maio, Grande Prémio de Naumburg, Alemanha. 10 km femininos: 1.ª, Katarzyna Radtke (Polónia), 1.31.46 (…) 17.ª, Cristina Almeida (Portugal), 1.46.52 (25 participantes).
24 de Maio, V Torneio «Marcha Olímpica» em Pista, Rio Maior (org.: FPA), 111 participantes de 27 clubes (vários escalões). 1 hora/10.000 m absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 14.411 metros/41.56,8; Augusto Cardoso (FC Porto), 14.307 m/42.02,8; 3.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 14.092 m/42.54,4 (…) 6.º, Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo), 13.647 m (recorde nacional de juvenis)/43.44,0 (34 participantes). Meia-hora/5000 m absolutos femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 6552 metros/22.52,0; 2.ª, 2.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 6429 m/23.10,0; 3.ª, Lígia Gonçalves (Maratona do Montijo), 6174 m/24.14,0 (23 participantes). Nota: 4000 m sub-16 masculinos, 1.º, José Silva (ADCR Bairro dos Anjos), 18.22,1 (recorde nacional de iniciados). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 78 pontos; 2.º, ADCR Bairro dos Anjos, 41; 3.ºs, CO Pechão e GD Selsa, 31.
31 de Maio, V Meeting do Guadiana, Vila Real de Santo António (org.: CM VRSA e AA Faro). 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 19.23,18; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 19.23,18; 3.º, Dionísio Ventura (ACR Zona Azul), 20.57,08 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.50,56; 2.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 13.20,31; 3.ª, Lígia Gonçalves (Maratona do Montijo), 13.28,84 (7 participantes).
6 de Junho, 11.ª Marcha Internacional de Carteiros/9.ª Marcha Europeia, Gagny, França. 10 km *) masculinos: 1.º, Paulo Rodrigues Madeira (Olhão/Portugal), 44.16 (86 participantes). 20 km *) masculinos: 1.º, Pascal Charrière (Lausanne, Suíça), 1.25.09; 2.º, Jorge Costa (Faro/Portugal), 1.26.44; 3.º, Luís Silva (Torres Novas/Portugal), 1.29.09 (14 participantes). *) distâncias duvidosas, curtas!
13 de Junho, III Taça ADECT/II Troféu Clube Marchador, Vila Real de Santo António (org.: ADEC Tunes e AA Faro), 46 participantes de 11 clubes (vários escalões). 10.000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 42.52,8; 2.º, Jorge Costa (CTT Faro), 44.34,7; 3.º, José Magalhães (AC Alfenense), 44.35,7 (5 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Vanda Ribeiros (CO Pechão), 27.22,5; Sílvia Torres (CO Pechão), 27.47,4; 3.ª, Rita Gonçalves (CD OLivais e Moscavide), 28.40,9 (4 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CO Pechão, 73 pontos; 2.º, GD Selsa, 47; ADEC Tunes, 41.
14 de Junho, XIII Meeting do Núcleo de Atletismo de Cucujães, Maia (org.: NA Cucujães, AAA e AAP). 5000 m masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 19.50,43; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 19.51,02; 3.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 20.10,50 (13 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 13.26,67; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 14.16,67; 3.ª, Sandra Vieira (ADRE Palhaça), 14.44,47 (9 participantes).
21 de Junho, VI Grande Prémio de Setúbal (org.: AsAS e Inatel), 99 participantes de 21 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.24.07; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.24.11; 3.º, José Urbano (SL Benfica), 1.25.17 (16 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 47.36; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 50.09; 3.ª, Lígia Gonçalves (Maratona do Montijo), 51.39 (8 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 104 pontos; 2.º, GD Selsa, 70; 3.º, CD Montijo, 62.
5 de Setembro, Campeonatos da Finlândia de 50 km, Helsínquia, Finlândia. 50 km masculinos: 1.º, Peter Zanner (Saksa/Alemanha), 4.04.27; 2.º, Jorge Costa (Portugal), 4.14.48; 3.º, Luís Ribeiro (Portugal), 4.15.48 (9 participantes).
18 de Outubro, Campeonatos de Marcha do CSIT, Beloeil, Bélgica. 20 km masculinos: 1.º, Benjamin Leroy (CFFSTB/Bélgica), 1.35.17; 2.º, Pat Murphy (NACI/Irlanda), 1.37.12; 3.º, João Dias (Inatel/Portugal), 1.41.52; 4.º, Mário Rato (Inatel/Portugal), 1.42.01; José Moreira (Inatel/Portugal), desclassificado (23 participantes). 5 km femininos: 1.ª, Paivi Huuhtanen (TUL/Finlândia), 25.41; 2.ª, Virva Virtanen (TUL/Finlândia), 26.47; 3.ª, Vera Serralheiro (Inatel/Portugal), 29.02; 4.ª, Carla Carvalhal (Inatel/Portugal), 29.10 (…) 13.ª, Sónia Duarte (Inatel/Portugal), 32.43 (22 participantes).
18 de Outubro, 14.ª Taça dos Clubes Campeões Europeus de Marcha, Cassino, Itália. 10 km femininos: 1.ª, Elena Nikolaeva (Fiat Sud Formia Atl./Itália), 44.21; 2.ª, Valentina Savchuk (Olympia Lutsk/Ucrânia), 45.03; 3.ª, Olga Panfiorova (Fiat Sud Formia Atl./Itália), 45.40 (…) 16.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo/Portugal), 50.15 (…) 19.ª, Lígia Gonçalves (Maratona do Montijo/Portugal), 51.51; Célia Monteiro, desclassificada. Classificação colectiva: 1.º, Fiat Sud Formia Atl./Itália, 8 pontos; 2.º, Daisotra/Lituânia, 20; 3.º, Olympia Lutsk/Ucrânia, 21 (…) Maratona do Montijo/Portugal não classificado (concluiu com apenas 2 atletas).
15 de Novembro, I Grande Prémio de Fonte Grada (org.: AMCR Fonte Grada), 58 participantes de 16 clubes (vários escalões). Estafetas por equipas, seniores masculinos: 1.º, Pedro Martins (CDC Pinheiro)/Virgílio Soares (sombras Negras AC), 3.00.08/36,5 km; 2.º, Carlos Gomes (AA Coimbra)/José Urbano (SL Benfica), 3.05.46/36,7 km; 3.º, Luís Ribeiro/Luís Silva (Sporting CP), 3.04.41/35,6 km (6 equipas); juniores e seniores femininos: 1.ª, Lígia Gonçalves/Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 2.00.25/20 km; 2.ª, Rita Gonçalves/Dora Cabrita (Sporting CP), 2.00.48/19,0 km; 3.ª, Carla Carvalhal/Ana Carvalhal (GDR Ponterrolense), 2.02.37/17,8 km (3 equipas). Juniores masculinos: 1.º, Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo)/Pedro Fonseca (Candal), 2.01.28/23,6 km.
20 de Dezembro, Grande Prémio de Natal, Avenida da Liberdade, Lisboa (org. AA Lisboa). 7 km masculinos: 1.º, José Pinto (CDUL), 31.22; 2.º, Luís Silva (Sporting CP), 31.29; 3.º, Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo), 31.34 (1.º júnior) – 7 participantes. 5 km femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 24.03; 2.ª, Rita Gonçalves (Sporting CP), 28.51; 3.ª, Felicidade Pinto (CA Galinheiras), 31.43 (6 participantes). Outros vencedores: 3 km iniciados, João Alves (CD Montijo), 20.33, e Edna Igreja (CEDA), 21.15; 2 km infantis, Vítor Xavier (CA Galinheiras), 14.41, e Marina Vendeira (Maratona do Montijo), 18.11.
ESTATÍSTICA 1998
Recordes nacionais vigentes no final de 1998
Masculinos
Iniciados, 4000 m, José Silva (ADCR Bairro dos Anjos), 18.22,1 (Rio Maior, 24/5/1998)
Juvenis, 5000 m pista cob., Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo), 21.18,37 (Espinho, 28/2/1998)
Juvenis, 10.000 m, Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo), 42.47,08 (Maia, 18/7/1998)
Sub-23, 5000 m pista coberta, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 19.29,97 (Espinho, 14/2/1998)
Sub-23, 20.000 m, João Vieira (CN Rio Maior), 1.24.17,8 (Maia, 1/8/1998)
Sub-23, 30 km, João Vieira (CN Rio Maior), 2.11.21 (Torres Vedras, 11/1/1998)
Femininos
Seniores, 10 km, Susana Feitor (CN Rio Maior), 42.55 (Budapeste, Hungria, 20/8/1998)
Seniores, 20 km, Susana Feitor (CN Rio Maior), 1.31.03 (Cacia, 8/2/1998)
Identificação das imagens: representações portuguesas em eventos internacionais, na Taça da Europa de Marcha em Dudince (homens e senhoras), nos mundiais de juniores em Anncey (Ricardo Vendeira, Nuno Pereira, Inês Henriques e Vera Santos), nos europeus de atletismo em Budapeste (José Urbano, João Vieira, José Magalhães e Susana Feitor, medalha de bronze). Campeões nacionais (estrada/Cacia, pista ar livre/Maia e pista coberta/Espinho): Susana Feitor, Pedro Martins, José Urbano e Sérgio Vieira (atrás do irmão João). Revelação do ano: José Silva. Partida da 1 hora no Torneio «Marcha Olímpica» na pista de Rio Maior.