|
Marchadores portugueses em destaque no ano de 2007. Imagens: arquivo «O Marchador», Revista Atletismo, YouTube/David Mateos Redondo, Atletismo Magazine, Sporting-Heroes e Alamy. Montagem: O Marchador |
O ano de 2007 teve contornos contraditórios no que à marcha atlética diz respeito em Portugal. Por um lado, os marchadores de nível mais elevado tiveram desempenhos consideráveis no plano internacional, com quantidade e qualidade de presença nas principais competições continentais e mundiais. Por outro, a marcha atlética sofreu neste ano um momento de ataque como nunca antes sucedera, visando a sua exclusão dos campeonatos nacionais de clubes.
Comecemos por esta última parte. Por proposta da Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira, a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), reunida em Almeirim a 16 e 17 de Junho, discutiu a exclusão da marcha dos campeonatos nacionais de clubes. Poucas horas bastaram para que da surpresa da inclusão do assunto na ordem de trabalhos da assembleia se passasse à indignação por tal assunto voltar a ser discutido. O argumento do proponente era, como de costume, que a marcha não fazia parte do programa da Taça dos Campeões Europeus de Atletismo; que o apuramento dos campeões nacionais de clubes e dos representantes naquela competição internacional poderia ser condicionado pela especialidade da marcha; que o próprio calendário nacional de atletismo fica dependente da realização de competições internacionais de marcha.
Perante tão fracos e estafados argumentos, a contra-argumentação apresentada pelo Sector de Marcha da FPA também acabou por bater nas teclas de sempre. Por um lado, o programa da Taça dos Campeões Europeus de Atletismo não tem de condicionar a escolha das provas dos campeonatos nacionais (a FPA é soberana nesse domínio, cabendo-lhe tomar decisões de acordo com o que entender melhor para o atletismo nacional). Por outro lado, transformar os campeonatos nacionais de clubes numa espécie de torneio de apuramento para uma competição internacional não só desvaloriza um campeonato nacional como compromete o interesse da maior parte dos clubes, que têm nesse momento competitivo o ponto alto de cada época desportiva. Além de que, em boa verdade, a Taça dos Campeões Europeus de Atletismo é relevante apenas para dois ou três dos mais de cinquenta clubes que à época participavam nos nacionais de clubes.
Ao incluir a marcha atlética nos campeonatos nacionais por equipas, a FPA tinha considerado (e muito bem!) que também por essa decisão passava a valorização da marcha no panorama do atletismo português e da própria modalidade no seu todo no contexto desportivo nacional e internacional.
Em todo o caso, o mais estranho foi que a proposta de exclusão da marcha dos campeonatos de clubes viesse de uma associação onde um dos clubes (CS Marítimo) precisou um dia (em 1999) de uma marchadora para os nacionais de clubes e acabou não apenas por encontrar em Maribel Gonçalves a solução para essa carência mas também por descobrir nela uma atleta de nível internacional e que viria cinco anos volvidos a ter presença nos Jogos Olímpicos.
Dois dias antes da assembleia (ou seja, no próprio dia em que foi divulgada a informação de que tal proposta iria ser discutida), o Sector de Marcha da FPA fez chegar à todas as associações uma tomada de posição acerca do assunto em termos semelhantes aos acima apresentados. A proposta de exclusão da marcha dos campeonatos de clubes foi rejeitada por larga maioria.
Mas o ano competitivo, esse, ficou assinalado por resultados importantes, sobretudo no plano internacional.
João Vieira ficou próximo do recorde pessoal e nacional dos 20 km marcha, conseguindo 1.20.42 h na Taça da Europa de Marcha, em Leamington (Inglaterra), a 20 de Maio. Teve outras marcas de boa qualidade, como a que registou no Grande Prémio Cantones de La Coruña (1.21.30), mas teve uma participação frustrante nos mundiais de Ósaca, onde se deu mal com as condições atmosféricas (calor e humidade) e não foi além do 25.º lugar, com 1.27.44 h.
O irmão Sérgio regressou a nível de relevo, fazendo também nos 20 km 1.22.12 h na Corunha e 1.24.23 h na Taça da Europa, mas a participação nos mundiais teve saldo ainda pior que o do irmão: desistiu.
A lista nacional da distância registou uma evolução positiva nos recordes pessoais dos atletas posicionados a seguir aos gémeos de Rio Maior. Diogo Martins melhorou de 1.26.12 h para 1.24.45 h; António Pereira, que fez uma época mais centrada nos 50 km, aproveitou a quilometragem de preparação para a distância longa e progrediu na distância mais curta de 1.28.05 h para 1.26.52 h; Dionísio Ventura passou de 1.28.32,5 h para 1.27.38 h.
Foi deste lote que saiu o quarteto que levou Portugal ao quinto lugar colectivo nos 20 km da Taça da Europa de Leamington, graças aos desempenhos individuais de João Vieira (7.º, 1.20.42), Sérgio Vieira (23.º, 1.24.23), Diogo Martins (24.º, 1.24.45) e Dionísio Ventura (42.º, 1.27.38). Quanto a António Pereira, liderou a formação que nos 50 km alcançou a quarta posição colectiva. O atleta da Juventude Operária do Monte Abraão foi 14.º, com uma marca (3.52.17) a apenas 17 segundos do recorde nacional de João Vieira e traduzindo um progresso do recorde pessoal de seis minutos e 22 segundos. Na restante equipa, bom corte no melhor registo pessoal na distância também para Augusto Cardoso, 16.º classificado, com 3.55.14 h (progresso de oito minutos e dois segundos). Jorge Costa terminou no 22.º lugar, com 3.57.44 h (recorde pessoal de 3.55.31 desde 2004) e Pedro Martins foi o único desistente da equipa, mas sem comprometer a classificação colectiva.
Mas se esta edição da Taça da Europa proporcionou bons desempenhos por equipas nos masculinos, a formação feminina nada lhes ficou a dever, correspondendo com outro quarto lugar, na prova dos 20 km. Inês Henriques foi a melhor da equipa, terminando na sétima posição (1.30.24, recorde pessoal por 4 segundos), enquanto Susana Feitor era 14.ª (1.31.28) e Vera Santos, 18.ª (1.32.53). Ana Cabecinha desistiu, mas, tal como sucedeu com Pedro Martins nos 50 km, também não pôs em causa a classificação da equipa.
Ao contrário do sucesso geral na Taça do Mundo de Marcha, a participação nas provas de marcha dos mundiais de Atletismo de Ósaca (Japão, 25 de Agosto a 2 de Setembro) registou sucesso português unicamente na vertente feminina, onde as três portuguesas terminaram os 20 km até ao 11.º lugar. A melhor de todas foi Susana Feitor, que, depois do quarto lugar nos mundiais de Sevilha de 1999 e do terceiro em Helsínquia-2005, foi desta vez quinta classificada, com 1.32.01 h. Inês Henriques ficou logo dois lugares atrás (1.33.06) e Vera Santos foi 11.ª (1.34.28). Se houvesse classificação por equipas nestes campeonatos, Portugal teria sido batido apenas pela poderosa Rússia.
Ao longo da época, Inês venceu Susana na Taça da Europa de Leamington, em Sesto San Giovanni e na Corunha, mas Susana impôs-se nos momentos decisivos, triunfando nos nacionais de marcha em estrada (Ferreira do Alentejo) e nos Campeonatos de Portugal (Lisboa), além de ter sido a melhor no grande prémio de Nauplacan (México) e nos mundiais de Ósaca. Foram as duas melhores do ano, alternando em vitórias nos confrontos directos, com Vera Santos e Ana Cabecinha a apreciarem de não muito longe.
Este equilíbrio entre as melhores seniores teve correspondência nas juniores femininas, com Ana Cláudia Conceição (Clube Spiridon de Gaia) e Catarina Godinho (Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere) a desenrolarem ao longo de meses um despique nas oportunidades em que competiram directamente. Sendo ambas juniores de primeiro ano, Catarina Godinho impôs-se no âmbito interno nos nacionais de sub-23 de pista coberta (Espinho, 3 de Fevereiro) e nos Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada (Ferreira do Alentejo, 3 de Março), enquanto a atleta do Spiridon de Gaia prevaleceu nos nacionais de Juniores (Viseu, 7 de Julho). No âmbito externo, Ana Cláudia Conceição foi melhor na Taça da Europa, em Leamington, a 20 de Maio (15.ª), do que Catarina Godinho (22.ª), mas esta esteve em melhor plano a 19 de Julho nos europeus de juniores em Hengelo, na Holanda, sendo nona, contra o 15.º lugar de Ana Cláudia Conceição.
Do ponto de vista da evolução das melhores marcas pessoais, Catarina Godinho passou nos 10 mil metros de 50.16 m em 2006 para 49.23,73 m, ao passo que Ana Cláudia Conceição registou um progresso de 53.28,10 m para 48.56 m. Nos 5 mil metros, Catarina cumpriu o segundo ano sem melhorar o recorde pessoal estabelecido em 2005 (24.12,08), enquanto Ana Cláudia passou de 25.28,94 m para 24.30 m, tempo de passagem na prova de 10 km na Taça da Europa.
Diferente foi o panorama nos jovens masculinos (juniores e juvenis), onde Luís Lopes, apesar de ainda juvenil (sub-18), teve a maior preponderância. A 14 de Julho, nos Campeonatos do Mundo Jovens (sub-18), em Ostrava (República Checa), foi 15.º nos 10 mil metros marcha masculinos, com 46.18,84 m. Não houve participação de marchadores masculinos portugueses na prova dos juniores da Taça da Europa de Marcha nem nos europeus do escalão, em Hengelo. No âmbito nacional, a 3 de Março, nos Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada, ganhou os 10 km juvenis masculinos com 48.50 m e, a 23 de Junho, nos nacionais de juvenis, em Abrantes, triunfou nos 5000 m marcha masculinos, com 22.55,91 m. Em representação da Associação de Atletismo de Santarém, venceu ainda os 5000 m juvenis masculinos do Torneio Nacional Olímpico Jovem, na Covilhã, a 12 de Maio, registando 23.52,20 m.
Com oito marchadores presentes nos mundiais de Ósaca, Portugal quase preencheu por completo a «quota» de participação nesses campeonatos (máximo possível: nove atletas), mas, em contrário, poucos foram os juniores ou juvenis que registaram participação nas competições internacionais dos respectivos escalões: na Taça da Europa de Marcha, duas raparigas juniores em três possíveis e nenhum rapaz; nos mundiais de juvenis, com dois lugares em femininos e dois em masculinos, apenas Luís Lopes fez mínimos; nos europeus de juniores, duas raparigas presentes e nenhum rapaz. O mesmo é dizer que Portugal precisava de reforçar a profundidade da qualidade da marcha portuguesa, a fim de garantir a continuidade da expressão internacional da disciplina.
Ainda duas notas para assinalar a presença da marcha portuguesa em outras tantas competições internacionais. A 13 de Julho, Fátima Rodrigues participou nos 20 km femininos dos Campeonatos da Europa Sub-23, em Debrecen, na Hungria, terminando na 16.ª posição, com 1.43.12 h, numa prova vencida pela russa Tatyana Shemyakina, com 1.28.48 h. Nos Jogos Mundiais Universitários, realizados em Banguecoque, na Tailândia, e cujo programa de atletismo se desenrolou de 9 a 14 de Agosto, Diogo Martins foi o representante da marcha portuguesa, classificando-se no 12.º lugar dos 20 km masculinos, com 1.30.20 h, numa competição ganha pelo chinês Yafei Chu (1.24.37).
À parte o âmbito de seniores, juniores e juvenis, também no domínio dos veteranos Portugal voltou a ter importantes desempenhos internacionais. A supercredenciada Maria Alice Fernandes, competindo na categoria W50, conquistou em 2007 nada menos que cinco medalhas de ouro: duas nos europeus de pista coberta, em Helsínquia, na Finlândia (22 a 25 de Março, 3000 m e 5 km), e três nos mundiais de pista ao ar livre, em Riccioni, Itália (4 a 15 de Setembro, 5000 m, 10 km e 20 km). No primeiro desses campeonatos, ainda uma medalha de bronze para José Bom nos 5 km masculinos do escalão M70.
Na área da deficiência, cinco medalhas para quatro atletas em provas de marcha. Nos europeus de atletismo INAS-FID (17 de Março, Praga, Rep. Checa), Rosa Pires venceu os 1500 m femininos e Maria Inácio foi segunda; Pedro Isidro triunfou nos 3000 m masculinos. Nos mundiais de Fortaleza (Brasil), também da INAF-FID, Rosa Pires ganhou os 5000 m femininos e Ivo Ferreira foi segundo nos 10 mil metros masculinos.
O calendário nacional de marcha conheceu em 2007 dois novos compromissos: a 21 de Abril teve lugar a I Légua de Marcha «Cidade de Lourosa» / Troféu M.ª Alice Fernandes, organizada pelo Grupo Desportivo da Lourocoop (75 participantes, de 17 clubes); a 17 de Junho estreou-se o Grande Prémio de Sesimbra, numa iniciativa do Grupo Desportivo União da Azóia e da Casa do Benfica de Sesimbra (102 participantes, de 25 clubes).
A despeito da tentativa de eliminação da marcha dos campeonatos nacionais de clubes, o ano terminou com balanço positivo também nesse domínio, não só pela rejeição clara dessa proposta pela Assembleia Geral da FPA, em Junho, mas sobretudo pela entrada da marcha para o programa dos nacionais de clubes de pista coberta. Tratava-se de decisão do congresso da FPA de 2005 e que produzia efeitos no ano de 2007. A estreia ocorreu na fase de apuramento, realizada em Espinho (masculinos) e Braga (femininos), no fim-de-semana de 27 e 28 de Janeiro. Para o efeito foram consideradas as distâncias de 3000 metros para femininos e de 5000 metros para masculinos, com marcas mínimas de pontuação estabelecidas, respectivamemte, em 19.00,00 m e 29.00,00 m.
Entretanto, os juízes e dirigentes da marcha portuguesa continuavam a ter reconhecimento internacional e a receber nomeações para diferentes tipos de intervenção em provas internacionais. José Dias foi convidado para actuar como juiz no Grande Prémio de Shenzhen, na China, a 24 e 25 de Março; foi nomeado delegado da federação internacional para o Grande Prémio Cantones de La Coruña, a 2 de Junho; e convidado para juiz nos Campeonatos da Rússia de Marcha, realizados em Cheboksary, a 16 e 17 de Julho.
Por sua vez, José Ganso recebeu nomeação de juiz de marcha para os campeonatos europeus de sub-23, em Debrecen (Hungria), de 12 a 15 de Julho, e foi convidado para as mesmas funções no Campeonato de Itália de 50 km (Rosignano, 11 de Fevereiro) e para o Grande Prémio Città di Sesto (Sesto San Giovanni, 1 de Maio).
André Brito foi nomeado para actuar como juiz de marcha nos campeonatos europeus de juniores e Hengelo (Holanda), de 19 a 22 de Junho.
Por fim, Luís Dias recebeu nomeação da Associação Europeia de Atletismo para desempenhar a função de delegado técnico no Grande Prémio Città di Lugano, na Suíça, a 1 de Abril.
Em vários pontos do país tiveram lugar acções de formação dirigidas a treinadores ou juízes de marcha. A 10 de Fevereiro teve lugar o curso de formação e certificação de juízes de marcha com vista ao acesso ao terceiro grau do painel especializado levado a efeito em Albufeira, pelo Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo do Algarve. O curso era destinado a interessados do Algarve mas aberto a outros pretendentes de fora da região. A 13 de Outubro, O Conselho de Arbitragem da FPA realizou em Rio Maior uma acção de certificação de juízes dos graus 1 e 2. Acções de formação de treinadores ou monitores de atletismo centradas na marcha foram realizadas também em Aveiro e Vendas Novas, respectivamente a 11 e 18 de Novembro.
O ano de 2007 não chegaria ao fim sem novo momento de mudança na estrutura federativa relacionada com a marcha, neste caso com a cessação de funções de treinador nacional de marcha por Luís Dias. A manifestação de indisponibilidade para continuar no cargo foi comunicada à FPA no final de Setembro e tinha fundamento na conclusão do compromisso assumido em 2005 para manutenção no cargo até final da época de 2007. Em complemento, a decisão comunicada por carta ao presidente da FPA tinha associada a circunstância de o treinador nacional de marcha não encontrar nos interlocutores federativos vontade de resolver problemas nem de desenvolver projectos por si apresentados. Luís Dias tinha iniciado funções de treinador nacional de marcha em 1990, tendo, por isso, assumido o cargo durante 17 anos (compreendendo 18 épocas).
Consequência imediata (directa ou indirecta) da demissão de Luís Dias foi a perda de provas do calendário nacional de marcha. Até final do ano de 2007 e depois de iniciado o de 2008, algumas organizações anunciaram não manter as provas habituais ou suspender os procedimentos no sentido de criar novos momentos de competição. Um dos casos mais evidentes foi o do Grande Prémio de Grândola, o mais antigo que à época se mantinha no calendário. Realizado ininterruptamente desde 1991, tinha a 18.ª edição prevista para 12 de Janeiro, mas acabou por já não se concretizar.
Igual destino teve o Grande Prémio de Cucujães, iniciado em 2006. No total, os meses finais de 2007 e do início de 2008 conheceram o anúncio da perda de pelo menos sete provas, umas em continuidade de edições anteriores, outras para realizar em estreia.
Eram contraditórios os tempos que se viviam em 2007. Restava saber como iria clarificar-se o panorama nos tempos que se avizinhavam.
Relação das provas mais importantes efetuadas em 2007
Internacional / Associação Europeia de Atletismo / …
22 a 25 de Março, VI Campeonatos da Europa de Veteranos – Pista Coberta, Helsínquia, Finlândia. 22/3, 3000 m masculinos, M60: 1.º, Colin Turner (Grã-Bretanha), 15.40,69 (…) 14.º, José Elias (Portugal), 20.44,49 (15 participantes). M70: 1.º, Jan Bialous (Polónia), 17.21,91 (…) 5.º, José Bom (Portugal), 22.48,07 (5 participantes). 3000 m femininos, W50: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 15.26,97 (8 participantes). 24/3, 5 km masculinos, M70: 1.º, Jan Bialous (Polónia), 29.34 (…) 3.º, José Bom (Portugal), 33.54 (6 participantes). 5 km femininos, W50: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 25.36 (8 participantes).
20 de Maio, VII Taça da Europa de Marcha, Leamington Spa, Inglaterra. 20 km masculinos: 1.º, Yohan Diniz (França), 1.18.58; 2.º, Ivano Brugnetti (Itália), 1.19.36; 3.º, Igor Yerokhin (Rússia), 1.20.09; (…) 7.º, João Vieira (Portugal), 1.20.42; (…) 23.º, Sérgio Vieira (Portugal), 1.24.23; 24.º, Diogo Martins (Portugal), 1.24.45; (…) 42.º, Dionísio Ventura (Portugal), 1.27.38 (61 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Bielorrússia, 29 pontos; 2.º, Itália, 32; 3.º, Espanha, 39 (…) 5.º, Portugal, 54 (11 participantes classificados). 50 km masculinos: 1.º, Vladimir Kanaykin (Rússia), 3.40.57; 2.º, Trond Nymark (Noruega), 3.41.31; 3.º, Oleg Kistkin (Rússia), 3.41.51 (…) 14.º, António Pereira (Portugal), 3.52.17 (…) 16.º, Augusto Cardoso (Portugal), 3.55.14 (…) 22.º, Jorge Costa (Portugal), 3.57.44; (…) Pedro Martins (Portugal), desistente (49 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Rússia, 8 pontos; 2.º, Espanha, 23; 3.º, França, 43; 4.º, Portugal, 52 (7 participantes classificados). 10 km juniores masculinos: 1.º, Sergey Morozov (Rússia), 40.25; 2.º, Miguel Ángel López (Espanha), 40.49; 3.º, Dmitry Shorin (Rússia), 41.38 (40 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Rússia, 4 pontos; 2.º, Espanha, 6, 3.º, França, 25 (12 participantes classificados). 20 km femininos: 1.ª, Ryta Turava (Bielorrússia), 1.27.52; 2.ª, Olga Kaniskina (Rússia), 1.28.13; 3.ª, Elena Ginko (Bielorrússia), 1.28.29 (…) 7.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.30.24 (…) 14.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.31.28 (…) 18.ª, Vera Santos (Portugal), 1.32.53 (…) Ana Cabecinha (Portugal), desistente (60 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Bielorrússia, 16 pontos; 2.º, Rússia, 18, 3.º, Espanha, 25; 4.º, Portugal, 39 (12 participantes classificados). 10 km juniores femininos: 1.ª, Anisya Kornikova (Rússia), 43.17; 2.ª, Yelena Shumkina (Rússia), 44.29; 3.ª, Irina Yumanova (Rússia), 45.45 (…) 15.ª, Ana Cláudia Conceição (Portugal), 48.56 (…) 22.ª, Catarina Godinho (Portugal), 50.04 (40 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Rússia, 3 pontos; 2.º, Roménia, 9; 3.º, Ucrânia, 20 (…) 9.º, Portugal, 37 (14 participantes classificados).
11 a 15 de Julho, V Campeonatos do Mundo Jovens (sub-18), Ostrava, República Checa. 12/7, 5000 m femininos: 1.ª, Tatyana Kalmikova (Rússia), 20.28,05; 2.ª, Irina Yumanova (Rússia), 21.21,14; 3.ª, Panayiota Tsinopoulou (Grécia), 22.49,15 (30 participantes). 14/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Stanislav Emelyanov (Rússia), 41.49,91; 2.º, Pedro Daniel Gómez (México), 43.11,87; 3.º, Vito di Bari (Itália), 43.36,13 (…) 15.º, Luís Lopes (Portugal), 46.18,84 (33 participantes).
12 a 15 de Julho, VI Campeonato da Europa Sub-23, Debrecen, Hungria. 13/7, 20 km femininos: 1.ª, Tatyana Shemyakina (Rússia), 1.28.48; 2.ª, Svetlana Solovyova (Rússia), 1.33.58; 3.ª, Olga Mikhaylova (Rússia), 1.34.41 (…) 16.ª, Fátima Rodrigues (Portugal), 1.43.12 (23 participantes). 14/7, 20 km masculinos: 1.º, Valery Borchin (Rússia), 1.20.43; 2.º, Andrey Krivov (Rússia), 1.21.51; 3.º, Sergey Bakulin (Rússia), 1.23.33 (21 participantes).
19 a 22 de Julho, XIX Campeonatos da Europa Juniores (Sub-20), Hengelo, Holanda. 19/7, 10.000 m femininos: 1.ª, Anisya Kornikova (Rússia), 43.27,20; 2.ª, Yelena Shumkina (Rússia), 46.24,74; 3.ª, Alena Kostromitina (Rússia), 46.41,56 (…) 9.ª, Catarina Godinho (Portugal), 49.23,73 (…) 15.ª, Ana Cláudia Conceição (Portugal), 51.43,77 (21 participantes). 21/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Sergey Morozov (Rússia), 40.02,88; 2.º, Matteo Giupponi (Itália), 40.54,88; 3.º, Luis Torla (Espanha), 41.06,32 (20 participantes).
9 a 14 de Agosto, XXIV Universíada de Verão (Atletismo), Banguecoque, Tailândia. 9/8, 20 km femininos: 1.ª, Jiang Qiuyan (China), 1.35.22; 2.ª, Lidia Mongelli (Itália), 1.37.23; 3.ª, Sniazhana Yurchanka (Bielorrússia), 1.37.26 (16 participantes). 14/8, 20 km masculinos: 1.º, Yafei Chu (China), 1.24.37; 2.º, Chil Sung Park (Coreia do Sul), 1.24.42; 3.º, Koichiro Morioka (Japão), 1.25.10 (…) 12.º, Diogo Martins (Portugal), 1.30.20 (25 participantes).
25 de Agosto a 2 de Setembro, XI Campeonatos do Mundo de Atletismo, Osaka, Japão. 26/8, 20 km masculinos: 1.º, Jefferson Pérez (Equador), 1.22.20; 2.º, Francisco Fernández (Espanha), 1.22.40; 3.º, Hatem Ghoula (Tunísia), 1.22.40 (…) 25.º, João Vieira (Portugal), 1.27.44 (…) Sérgio Vieira (Portugal), desistente (42 participantes). 31/8, 20 km femininos: 1.ª, Olga Kaniskina (Rússia), 1.30.09; 2.ª, Tatyana Shemyakina (Rússia), 1.30.42; María Vasco (Espanha), 1.30.47 (…) 5.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.32.01; (…) 7.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.33.06 (…) 11.ª, Vera Santos (Portugal), 1.34.28 (42 participantes). 1/9, 50 km masculinos: 1.º, Nathan Deakes (Austrália), 3.43.53; 2.º, Yohan Diniz (França), 3.44.22; 3.º, Alex Schwazer (Itália), 3.44.38 (…) 15.º, António Pereira (Portugal), 4.02.09 (…) 26.º, Augusto Cardoso (Portugal), 4.14.38; 27º, Jorge Costa (Portugal), 4.16.05 (54 participantes).
4 a 15 de Setembro, Campeonatos da Mundo de Veteranos – Pista, Riccione, Itália. San Giovanni in Marignano, 5/9, 5000 m femininos, W55: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 27.46,10 (30 participantes). 5000 m masculinos, M70: 1.º, Arthur Thomson (Grã-Bretanha), 27.10,90 (…) 28.º, José Bom (Portugal), 36.37,10 (37 participantes). 6/9, 5000 m masculinos, M45: 1.º, MA de los Angeles Escalante (México), 22.59,15; (…) Rogério Filipe (Portugal), desclassificado (28 participantes); M50: 1.º, Anatoly Ovchinnikov (Rússia), 23.23,55 (…) 17.º, António Gonçalves (Portugal), 30.50,15 (28 participantes); M65: 1.º, Ralph Bennet (Austrália), 26.50,80 (…) 5.º, Guilherme Jacinto (Portugal), 28.28,80 (…) 23.º, José Elias (Portugal), 34.25,00 (32 participantes). Misano Adriatico, 10/9, 10 km femininos, W55: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 54.54 (31 participantes). 10 km masculinos, M45: 1.º, Marcello Villa (Itália), 47.21 (…) 7.º, Rogério Filipe (Portugal), 50.16 (33 participantes); M50: 1.º, Fábio Ruzzier (Eslovénia), 48.32 (…) 23.º, António Gonçalves (Portugal), 1.04.45 (…) 28.º, Luís Petista (Portugal), 1.11.23 (31 participantes); M65: 1.º, Ralph Bennet (Austrália), 55.56 (…) 6.º, Guilherme Jacinto (Portugal), 1.00.10 (30 participantes); M70: 1.º, Arthur Thomson (Grã-Bretanha), 55.23(…) 28.º, José Bom (Portugal), 1.17.37 (33 participantes). Misano Adriatico, 14/9, 20 km femininos, W55: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 1.57.07 (14 participantes). 20 km masculinos, M45: 1.º, MA de los Angeles Escalante (México), 1.39.37 (…) 4.º, Rogério Filipe (Portugal), 1.44.50 (21 participantes); M50: António Gonçalves (Portugal), desclassificado; M65: Guilherme Jacinto (Portugal), desistente; M70: José Bom (Portugal), desclassificado.
18 a 22 de Setembro, VI Campeonatos do Mundo INAS-FID, Fortaleza, Brasil. 20/9, 10.000 m masculinos: 1.º, Enrique Moret (Espanha), 48.37,42; 2.º, Ivo Ferreira (Portugal), 54.20,28 (…) Pedro Isidro (Portugal), desclassificado (3 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Rosa Pires (Portugal), 37.28,92 (1 participante).
Campeonatos nacionais
3 e 4 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais Sub-23 de Pista Coberta, Espinho. 3/2, 5000 m masculinos: 1.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 22.03,49; 2.º, Pedro Marcelo Santos (CA Seia), 22.04,60; 3.º, Rui Vilarinho (Gira Sol RC), 22.25,39 (9 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 14.29,97; 2.ª, Ana Cláudia Conceição (C Spiridon de Gaia), 14.37,64; 3.ª, Márcia Silva (Boavista FC), 15.02,41 (7 participantes).
10 e 11 de Fevereiro, Campeonats Nacionais de Clubes em Pista Coberta – I Divisão, Pombal. 5000 m masculinos: 1.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 20.47,22; 2.º, Augusto Cardoso Pereira (FC Porto), 20.48,05; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.01,63 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 13.25,79; 2ª, Sofia Avoila (Sporting CP), 14.04,83; 3.ª, Marisa Soares Pereira (FC Porto), 15.12,98 (6 participantes).
10 e 11 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Clubes em Pista Coberta – II Divisão, Pombal. 5000 m masculinos: 1.º, Rui Vilarinho (Gira Sol RC), 22.29,07; 2.º, Hélder Conceição (C Benfica de Faro), 23.41,22; 3.º, Vítor Xavier (Juventude Vidigalense), 24.43,28 (5 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 13.56,42; 2.ª, Sandra Silva (GRECAS), 14.25,93; 3.ª, Hanna Shersheva (CA MArinha Grande), 15.01,11 (5 participantes).
17 e 18 de Fevereiro, 18.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Espinho. 17/2, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 19.04,74; 2.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 20.32,87; 3.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.42,59 (9 participantes). 3000 m femininos, 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 12.32,57; 2.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 12.51,87; 3.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 13.29,64 (12 participantes).
3 de Março, XXIII Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada – 50 km (…) / I Grande Prémio Internacional, Ferreira do Alentejo. 50 km seniores masculinos: 1.º, Tim Berret (Canadá), 3.55.08 extra; 2.º/1.º Camp. Nac., Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 4.03.00; 3.º/2.º, Camp. Nac., Augusto Cardoso Pereira (FC Porto), 4.12.02; 4.º/3.º, Camp. Nac., Dionísio Ventura (CIA Ilha Azul), 4.14.17 (10 participantes). 20 km seniores femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 1.31.35; 2.ª, Olive Loughnane (Irlanda), 1.32.25 extra; 3.ª/2.ª, Camp. Nac., Inês Henriques (CN Rio Maior), 1.33.32; 4.ª/3.ª, Camp. Nac., Ana Cabecinha (CO Pechão), 1.33.53 (11 participantes). Vencedores de outros escalões: 35 km sub-23 masculinos, Vilius Mikelionis (Lituânia), 2.56.12; Camp. Nac., Pedro Marcelo Santos (CA Seia), 3.02.17; 20 km sub-23 femininos, Márcia Silva (Boavista FC), 3.02.17; 20 km juniores masculinos, Rui Macedo (ADEC Tunes), 1.49.26; 10 km juniores femininos, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 52.39; 10 km juvenis masculinos, Luís Lopes (CN Rio Maior), 48.50; 5 km juvenis femininos, Liliana Martins (GCA Donas), 26.31; 10 km veteranos masculinos, José Magalhães (AC Alfenense), 50.22; 5 km veteranos femininos, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 26.36. XV Torneio Nacional Marchador Jovem «Dionísio Ventura»: 3 km infantis masculinos, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 16.15; 3 km infantis femininos, Ana Hurlebaus (CN Rio Maior), 16.42; 4 km iniciados masculinos, Flávio Silva (GD Estaleiros Navais), 20.39; 4 km iniciados femininos, Sandra Costa Monteiro (CA Avintes), 22.17. Torneio Benjamim «Bruno Fernandez»: 2 km masculinos, Edujose Lima (CA Galinheiras), 11.45; 2 km femininos: Daniela Godinho (ADR Águas Belas), 12.13.
9 e 10 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes – II Divisão, Covilhã. 9/6, 5000 m masculinos: 1.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 20.33,53; 2.º, Dionísio Ventura (CIA Ilha Azul), 21.36,74; 2.º, 3.º, Hélder Conceição (C Benfica Faro), 24.18,15 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Fátima Rodrigues (Gira Sol RC), 14.21,57; 2.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 14.35,71; 3.ª, Ana Jesus (ACD Jardim da Serra), 17.41,32 (6 participantes).
9 e 10 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes – I Divisão, Covilhã. 9/6, 5000 m masculinos: 1.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 20.39,29; 2.º, Diogo Martins (Sporting CP), 20.44,37; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.40,19 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 13.22,82; 2.ª, Sofia Avoila (Sporting CP), 14.38,82; 3.ª, Sandra Silva (GRECAS), 14.42,60 (8 participantes).
23 e 24 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Abrantes (org.: FPA). 23/6, 5000 m masculinos: 1.º, Luís Lopes (CN Rio Maior), 22.55,91; 2.º, Nuno Silva (AR Estrela do Sul), 24.09,58; 3.º, Flávio Silva (GD Estaleiros Navais), 24.22,37 (16 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Liliana Martins (GC Amizade das Donas), 25.57,88; 2.ª, Andreia Monteiro (CA Riachense), 28.04,05; 3.ª, Andreia Coelho (GD Lourocoop), 28.36,84 (9 participantes).
7 e 8 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Viseu (org.: FPA). 7/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Nuno Silva (AR Estrela do Sul), 47.40,57; 2.º, Rui Macedo (ADEC Tunes), 48.17,78; 3.º, Nuno Santos (SL Benfica), 49.42,58 (8 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Ana Cláudia Conceição (C Spiridon de Gaia), 49.19,37; 2.ª, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 51.08,59; 3.ª, Andreia Soares (CA Ferreira do Zêzere), 51.40,21 (5 participantes).
30 de Junho e 1 de Julho, Campeonatos Nacionais de Sub-23, Abrantes (org.: FPA). 30/6: 10.000 m masculinos: 1.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 46.04,89; 2.º, Rui Macedo (ADEC Tunes), 48.29,89; 3.º, Pedro Marcelo Santos (CA Seia), 49.53,20 (9 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 49.56,45; 2.ª, Fátima Rodrigues (Gira Sol RC), 51.03,65; 3.ª, Márcia Silva (Boavista FC), 52.12,50 (6 participantes).
28 e 29 de Julho, Campeonatos de Portugal, Lisboa (U) (org.: FPA). 28/7, 20.000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.27.05,0; 2.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 1.27.05,5; 3.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 1.27.55,0 (12 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 44.13,87; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 44.51,52; 3.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 45.23,3 (14 participantes).
Principais eventos (entre outros)
13 de Janeiro, XVII Grande Prémio de Marcha de Grândola (org.: C.R. Grandolense e C.M. Grândola), 145 participantes de 32 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.26.39; 2.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 1.28.27; 3º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 1.28.54 (14 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 1.34.31; 2.ª, Lídia dos Santos Pereira (GD Ribeirinhos), 1.55.32 (2 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 115 pontos; 2.º, ADR Águas Belas, 99; 3.º, CA Galinheiras, 57.
4 de Fevereiro, II Grande Prémio Internacional de Cucujães (org.: Núcleo de Atletismo de Cucujães), 116 participantes de 32 clubes (vários escalões). 30 km masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 2.14.55; 2.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 2.16.55; 3.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 2.17.10 (17 participantes). 15 km femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 1.08.51; 2.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 1.12.00; 3.ª, Sandra Silva (GRECAS), 1.18.55 (10 participantes). Classificação colectiva: 1.º, GD Lourocoop, 89 pontos; 2.º, AC Alfenense, 78; 3.º, CA Avintes, 67.
24 de Fevereiro, II Grande Prémio de Pechão (org.: CO Pechão e AA Algarve), 53 participantes de 13 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 20.55; 2.º, Dionísio Ventura (CIA Ilha Azul), 21.23; 3.º, Rui Correia (CO Pechão), 21.32 (14 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 21.51; 2.ª, Sonata Milušauskaitė (FC Barcelona, Espanha), 21.58; 3.ª, Cristiana Baião (CO Pechão), 28.03 (1.ª júnior) – 12 participantes. Classificação colectiva: 1.º, ADEC Tunes, 53 pontos; 2.º, Moura AC, 36; 3.º, ADC Praia da Falésia, 31.
25 de Fevereiro, II Meeting de Atletismo de Alcanena (org.: Casa do Povo de Alcanena). 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 20.38,43; 2.º, Diogo Martins (CP Alcanena), 20.54,76; 3.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 21.14,77 (11 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 12.38,75; 2.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 13.40,18; 3.ª Hanna Shershneva (CA Marinha Grande), 15.06,69 (10 participantes).
10 de Março, IAAF Race Walking Challenge, Nauplacan, México. 20 km femininos: 1.ª, Kjersti Platzer (Noruega), 1.32.30 (…) 4.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.34.16 (…) 6.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.38.11 (23 participantes). 20 km masculinos: 1.º, Omar Segura (México), 1.23.20 (39 participantes).
17 de Março, VIII Grande Prémio de Vale de Figueira (org.: CCD O Alvitejo e Inatel – Santarém), 88 participantes de 21 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 43.13; 2.º, Diogo Martins (Sporting CP), 43.47; 3.º, Luís Correia (JD Almansor), 47.18 (13 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 25.16 (1.ª júnior); 2.ª, Ana Raquel Marques (GD Estreito), 27.54; 3.ª, Andreia Soares (CA Ferreira do Zêzere), 28.14 (2.ª júnior) – 14 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 107 pontos; 2.º, ADR Água Belas, 59; 3.º, CA Galinheiras, 53.
14 de Abril, XVI Grande Prémio Internacional de Rio Maior / 5.º Challenge IAAF (org.: CMRM, CNRM, Reg. RM), 152 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Ivano Brugnetti (Itália), 1.20.21; 2.º, Luke Adams (Austrália), 1.20.50; 3.º, Erik Tysse (Noruega), 1.20.56 (35 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Rita Turava (Bielorrússia), 1.28.01; 2.ª, Kjersti Platzer (Noruega), 1.28.54; 3.ª, Melanie Seeger (Alemanha), 1.29.32 (26 participantes).
21 de Abril, I Légua de Marcha «Cidade de Lourosa» / Troféu M.ª Alice Fernandes – Lourosa (org.: GD Lourocoop), 75 participantes de 17 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, António Pereira (JO Monte Abraão), 21.38; 2.º, Mário Contreiras (GRECAS), 21.41; 3.º, Luís Gil (CS Marítimo), 22.21 (20 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Sandra Silva (GRECAS), 25.49; 2.ª, Marisa Soares Pereira (FC Porto), 26.12; 3.ª, Sandra Vieira Leitão (FC Porto), 26.20 (12 participantes). Classificação colectiva: 1.º, GD Lourocoop, 153 pontos; 2.º, AC Alfenense, 94; 3.º, GA Casais do Vento, 48.
25 de Abril, Taça FPA de Marcha Atlética em Pista, Rio Maior (org.: FPA). 20.000 m seniores masculinos: 1.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 1.27.14,7; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.27.44,7; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 1.29.27,0 (11 participantes). 10.000 m seniores femininos: 1.ª, Sofia Avoila (Sporting CP), 49.48,94; 2.ª, Fátima Rodrigues (Gira Sol RC), 51.37,81; 3.ª, Andreia Freitas (CA Madeira), 52.15,26 (11 participantes). Vencedores de outros escalões: juniores, masculinos, 10.000 m, Rui Macedo (ADEC Tunes), 49.35,0 e, femininos, 5000 m, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 24.43,9; juvenis, 5000 m, masculinos, Luís Lopes (CN Rio Maior), 23.23,9 e, femininos, Liliana Martins (GCA Donas),26.49,3. Vencedores coletivos: masculinos, CN Rio Maior, 35 pontos (19 participantes); femininos, CA Ferreira do Zêzere, 23 pontos (16 participantes).
6 de Maio, IV Grande Prémio Jovem (Marcha) do GD Estaleiros Navais, Viana do Castelo (org.: GDCTENVC). 5 km juvenis e juniores masculinos: 1.º, Fábio Loureiro (AC Alfenense), s/t; 2.º, Nelson Costa (AC Alfenense), s/t (2 participantes). 5 km juvenis e juniores femininos: 1.ª, Andreia Coelho (GD Lourocoop), s/t; 2.ª, Tânia Encarnação (GD Lourocoop), s/t; 3.ª, Adelina Coelho (GD Lourocoop), s/t. Outros vencedores: 2 km infantis e iniciados, Fiona Fernandes (Afifense) e Flávio Silva (GD Estaleiros Navais); 1 km benjamins, Sara Martins (GD Lourocoop) e Pedro Cardoso (AC Alfenense). Classificação coletiva: 1.º, AC Alfenense, 69 pontos; 2.º, GD Lourocoop, 67; 3.º, GD Estaleiros Navais, 54 (6 participantes).
12 e 13 de Maio, XXV Torneio Nacional Olímpico Jovem, Covilhã (org.: FPA). 12/5, 5000 m juvenis masculinos: 1.º, Luís Lopes (Santarém), 23.52,20; 2.º Nuno Silva (Porto), 24.35,41; 3.º, Fábio Ramos (Algarve), 24.55,47 (15 participantes). 5000 m juvenis femininos: 1.ª, Liliana Martins (Castelo Branco), 26.22,99; 2.ª, Andreia Monteiro (Santarém), 28.25,29; 3.ª, Natália Rodrigues (Leiria), 28.53,72 (14 participantes).
19 de Maio, Provas Abertas por ocasião da Taça da Europa de Marcha, Leamington Spa, Inglaterra. 3 km absolutos masculinos: 1.º, Mark Williams (Tam), 12.41 (…) 7.º, Luís Silva (Portugal), 13.42 (31 participantes). 3 km absolutos femininos: 1.ª, Kathryn Granger (Sheff), 15.23 (7 participantes).
2 de Junho, XXI Grande Prémio «Cantones de La Coruña», Corunha, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Francisco Fernández (Espanha), 1.18.50 (…) 7.º, João Vieira (Portugal), 1.21.30 (…) 10.º, Sérgio Vieira (Portugal), 1.22.12 (…) Mário Contreiras (Portugal), desistente (…) Luís Lopes (Portugal), desistente (40 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Rita Turava (Bielorrússia), 1.28.44 (…) 6.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.33.18 (…) 8.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.34.40 (…) 15.ª, Fátima Rodrigues (Portugal), 1.42.07 (…) Vera Santos (Portugal), desistente; Susana Feitor (Portugal), desistente (25 participantes).
7 de Junho, IV Légua de Marcha de Ferreira do Zêzere (org.: CMFZ e CAFZ), 67 participantes de 13 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 19.42; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.16; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 22.38 (26 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 22.17; 2.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 23.15; 3.ª, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 25.18 (1.ª júnior) – 12 participantes. Classificação coletiva: 1.º, CN Rio Maior, 88 pontos; 2.º, CA Ferreira do Zêzere, 60; 3.º, ADR Águas Belas, 44.
17 de Junho, I Grande Prémio de Sesimbra (org.: GD União da Azóia e C Benfica Sesimbra), 102 participantes de 25 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 20.07; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.08; 3.º, Dionísio Ventura (CIA Ilha Azul), 21.26 (28 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 22.16; 2.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 23.27; 3.ª, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 25.39 (17 participantes). Classificação coletiva: 1.º, CA Galinheiras, 75; 2.º, CN Rio Maior, 72; 3.º, CP Corroios, 62.
1 de Setembro, Meeting da Feira de S. Mateus, Viseu (org.: AA Viseu – EXPOVIS). 5000 m masculinos: 1.º, Pedro Isidro (SLB/ANDDEM), 22.44,66; 2.º, Mário Contreiras (GRECAS), 22.49,80; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 23.48,68 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 15.35,61; 2.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop),15.50,69; 3.ª, Lídia Santos Pereira (GD Ribeirinhos), 16.03,70 (7 participantes).
9 de Setembro, 5.ª FESTANIMA – Marcha para Todos, Santos Nicolau, Setúbal (org.: GD Selsa e JFSS). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 26.58; 2.º, Luís Silva (CA Galinheiras), 27.32; 3.º, Carlos Paiva (CA Galinheiras), 30.55 (8 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Ana Raquel Marques (GD Estreito), 35.05; 2.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 35.05; 3.ª, Maria Manuela Rassul (CA Galinheiras), 38.49 (3 participantes).
15 de Setembro, XXII Grande Prémio de Guadix / III Memorial Manuel Alcalde, Guadix, Espanha. 10 km masculinos: 1.º, Francisco Javier Fernández (Agrupaegido), 20.07 (…) 4.º, João Vieira (Portugal), 20.41 (20 participantes). 3 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (Portugal), 12.59 (…) 4.º, Vera Santos (Portugal), 13.48 (10 participantes).
27 de Outubro, IV Légua de Marcha de Santo António dos Cavaleiros, Loures (org.: GDS Domingos), 142 participantes de 22 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 21.23; 2.º, Diogo Martins (Sporting CP), 22.01; 3.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 22.27 (38 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 24.55; 2.ª, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 27.20 (1.ª júnior); 3.ª, Ana Raquel Marques (NA Alcabideche), 27.26 (19 participantes). Classificação colectiva: 1.º, ACR Mealhada, 147 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 78; 3.º, ADR Águas Belas, 76.
3 de Novembro, VIII G. Prémio de Alvaiázere, VI Légua (org.: GACV e Jornal O Alvaiazerense), 98 participantes de 18 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 21.21; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 22.58; 3.º, Rogério Filipe (CCD «O Alvitejo»), 23.32 (1.º vet. II) – 16 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 25.59; 2.ª, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 26.24 (1.ª júnior); 3.ª, Ana Raquel Marques (NA Alcabideche), 26.28 (13 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 103 pontos; 2.º, CA Avintes, 52; 3.º, GD Lourocoop, 49.
17 de Novembro, X G. Prémio das Galinheiras, VII Légua, Alta de Lisboa (org.: CA Galinheiras), 85 participantes de 20 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Diogo Martins (Sporting CP), 21.43; 2.º, Dionísio Ventura (CIA Ilha Azul), 22.10; 3.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 22.12 (1.º vet. III) – 22 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 23.51; 2.ª, Sofia Avoila (Sporting CP), 24.27; 3.ª, Ana Cláudia Conceição (SC Braga), 24.31 (1.ª júnior) – 13 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 123 pontos; 2.º, Moura AC, 74; 3.º, AD Leões Apelaçonenses, 64.
1 de Dezembro, VIII G.Prémio de Celorico da Beira – «Memorial Carlos Amaral», Celorico da Beira (org.: AA Guarda, CMCB e Inatel – Guarda), 39 participantes de 12 clubes (vários escalões). 15 km masculinos: 1.º, Pedro Martins (CA Seia), 1.10.05; 2.º, Mário Contreiras (GRECAS), 1.10.13; 3.º, Pedro Marcelo Santos (CA Seia), 1.15.28 (4 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Maribel Gonçalves (CS Marítimo), 49.38; 2.ª, Sandra Vieira Leitão (FC Porto), 52.08; 3.ª, Marisa Soares Pereira (FC Porto), 52.20 (4 participantes). Classificação colectiva: 1.º, GD Lourocoop, 56 pontos; 2.º, AC Alfenense, 53; 3.º, CA Galinheiras, 48.
2 de Dezembro, Grande Prémio da Catalunha, Granollers, Espanha. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Sabine Zimmer (Alemanha), 21.58; 2.ª, Susana Feitor (Portugal), 22.14 (26 participantes).
16 de Dezembro, Grande Prémio de Natal, Avenida da Liberdade, Lisboa (org. AA Lisboa), 51 participantes de 15 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 20.40; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.41; 3.º, Diogo Miguel Martins (Sporting CP), 21.26 (22 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Vera Santos (JO Monte Abraão), 22.28; 2.ª, Sofia Avoila (Sporting CP), 24.46; 3.ª, Ana Raquel Marques (NA Alcabideche), 27.28 (7 participantes).
23 de Dezembro, Taça Associação de Atletismo do Algarve, Quarteira. 10.000 m masculinos: 1.º, Jorge Costa (CDCR CTT Faro), 45.00,0 (3 participantes, 2 desistentes). 5000 m femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 22.30,1; 2.ª, Olívia Mealha (ADEC Tunes), 36.29,2; 3.ª, Andreia Francisco (C Benfica de Faro), 37.12,5 (3 participantes).
Identificação das imagens: na falta de foto da equipa na Taça da Europa de Marcha em Leamington (Inglaterra), fase das provas de 50 km e 20 km masculinos com atletas portugueses; diferentes campeões nacionais absolutos (João Vieira, Inês Henriques, Jorge Costa e Susana Feitor), e internacionais vários (Luís Lopes, mundial jovem de Ostrava; Fátima Rodrigues, europeus sub-23 em Debrecen; Ana Cláudia Conceição e Catarina Godinho, em Hengelo; Diogo Martins, nas universíadas em Banguecoque; Susana Feitor, Inês Henriques, Vera Santos, João Vieira, António Pereira, Sérgio Vieira, Augusto Cardoso e Jorge Costa, nos mundiais de Ósaca).