Domingos Castro é o novo presidente da FPA
|
Domingos Castro. Foto: Pedro Rocha/Global Imagens Montagem: O Marchador |
A lista B, encabeçada por Domingos Castro, venceu na tarde do passado domingo (27/10) as eleições para a direção da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), realizadas na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, recolhendo 39 votos, contra 14 da lista A, liderada por Paulo Bernardo, e 7 votos da Lista C, que apresentava Fernando Tavares como cabeça-de-lista. Com este resultado, Domingos Castro torna-se presidente da FPA para um mandato de quatro anos até 2028, sucedendo a Jorge Vieira, que liderou a entidade nos últimos 12 anos.
Domingos Castro, que nasceu a 22 de novembro de 1963, na aldeia de Fermentões, em Guimarães, foi um dos grandes meio-fundistas do atletismo português tendo-se notabilizado a nível internacional com a conquista, entre outras proezas, da medalha de prata nos 5.000 metros da segunda edição dos Campeonatos do Mundo de Atletismo, disputados em Roma, no ano de 1987.
Lançado nas altas esferas do atletismo mundial pelo Prof. Moniz Pereira, o atleta sportinguista esteve presente em 4 Jogos Olímpicos: Seul (1988), Barcelona (1992), Atlanta (1996) e Sidney (2000) e só não esteve na edição seguinte, por uma lesão no tendão de Aquiles. A sua melhor classificação foi em Seul, com a posição de finalista com o quarto lugar e a medalha de prata/bronze a escapar-se-lhe por uma “unha negra”.
A lista vencedora leva para a direção federativa nomes como os dos ex-atletas internacionais Sara Moreira, Albertina Machado, Carla Sacramento e Francis Obikwelu. De assinalar ainda que, para os restantes órgãos, também da lista B foram eleitos o Conselho de Arbitragem, presidido por João Coelho, de Braga, Árbitro Internacional da modalidade (nível Prata da World Athletics), António Fragoso, da Guarda, o “homem forte” da respetiva Associação de Atletismo, e Ana Cerqueira, do Porto, da categoria de Árbitra, a mais elevada no plano nacional, o Conselho Fiscal (presidente: José Carvalho), o Conselho de Disciplina (presidente: Paulo Duarte), o Conselho de Justiça (presidente: Francisco Coimbra) e a Mesa da Assembleia Geral (presidente: Carlos Paula Cardoso).
À nova equipa dirigente da FPA vão os nossos votos de boa sorte e de sucessos para os novos e grandes desafios a que se propõem levar a efeito.
Seguir leyendo