NOTICIAS

Campeonatos Nacionais de 35 km marcha este domingo, em Lagoa, no Algarve

Campeonatos Nacionais de 35 km marcha este domingo, em Lagoa, no Algarve

Cartaz e esquema do circuito do evento. Imagens: FPA. Montagem: O Marchador

Numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com a colaboração da Associação de Atletismo do Algarve e da Câmara Municipal de Lagoa, serão realizados amanhã (12/1) os Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética na distância mais longa atualmente em vigor no panorama mundial – os 35 km marcha, disciplina que integrará o programa dos Mundiais de Tóquio.


Paralelamente ao evento, que sempre teve lugar em Porto de Mós e que atribuirá os primeiros títulos nacionais (absolutos e sub-23) da presente temporada em ambos os géneros na marcha atlética, vão ter lugar os Campeonatos Nacionais de Veteranos (ANAV), na distância de 20 km, realizando-se no mesmo dia o Campeonato Regional do Algarve e provas-extra, a abrangerem os vários escalões etários da modalidade.

O circuito das provas, a realizar pela primeira vez em Lagoa, terá um perímetro de 1 km, certificado por um medidor internacional de provas de estrada de Grau B, sob a supervisão da FPA (sentido ida e volta), com partidas e chegadas no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa e com as primeiras provas do programa a iniciarem-se pelas 08h45.

Para a edição deste ano, que se reveste de grande importância para os atletas aspirantes à presença nos Mundiais de Tóquio, por via da obtenção dos mínimos fixados pela World Athletics ou pela angariação de pontos que lhes permitam posicionarem-se nos 50 primeiros lugares do ranking mundial, isto, até à data de 24/08/2025, os grandes favoritos ao título nacional absoluto são João Vieira (SCP) e Vitória Oliveira (SLB), o primeiro vencedor de 6 das 7 edições realizadas, de 2016 a 2021, e a segunda a triunfar em 2020 e 2021.

Por outro lado, referência para o algarvio Tiago Ramos (SCP), o campeão em título nos 10.000 m marcha, que participará na prova extra a realizar nesta mesma distância.

Note-se, pelo lado negativo, a fraca participação de especialistas nas provas de 35 km marcha (4 masculinos e 4 femininos), muito se devendo às nefastas medidas levadas a efeito por quem coordenava o setor de marcha da FPA e que levou ao abandono de muitos marchadores, época após época – durante décadas, excluindo-se, arbitrariamente e em violação evidente do princípio básico de garantia de condições de igualdade no acesso ao desporto. provas da especialidade em torneios e campeonatos nacionais para atletas dos escalões jovens, constituindo um fator de desmobilização à prática da disciplina.

Na equipa dos Oficiais nomeados para Lagoa, referência para o facto de, pela primeira vez num evento de âmbito nacional, todos os Juízes de Marcha (e o próprio Secretário), pertencerem aos Painéis de especialistas da World Athletics (4 Ouro, 1 Prata e 4 Bronze), saudando-se a entrada dos novos membros após a bem-sucedida certificação recentemente levada a efeito e que coloca Portugal como um dos países melhor apetrechados nesta área, no mundo inteiro.

O regulamento, que inclui o programa horário global, está disponível aqui.

As listagens de atletas inscritos nos campeonatos nacionais podem ser consultadas aqui, e as dos regionais do Algarve/provas extra, aqui.

Seguir leyendo

Scroll al inicio
SoyCobarde.com
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.