NOTICIAS

Grande Prémio de Taicang, China (2025), este fim de semana

Grande Prémio de Taicang, China (2025), este fim de semana

Imagem: WA – AFP / Getty Images. Montagem: O Marchador

A cidade chinesa de Taicang, na província de Jiangsu, prepara-se para receber neste fim de semana (1-2/03) o Grande Prémio da China em Marcha Atlética, o primeiro dos eventos «Gold» da World Athletics Race Walking Tour, disputado num circuito perfeitamente plano e largo, situado em plena Avenida Taicang.


O evento, organizado pela Associação Chinesa de Atletismo, é um ponto de partida para a constituição da seleção chinesa com vista à sua participação aos Campeonatos Mundiais de Atletismo, que vão ter lugar em Tóquio. São esperados 513 atletas em representação de várias regiões chinesas e de países como a Austrália, Brasil, Etiópia, Itália, Reino Unido, Suécia, entre outros.

As condições proporcionadas aos atletas são excelentes, contando a Organização com a ajuda de 131 voluntários provenientes da Faculdade Técnica e Vocacional de Suzhou Chien-Shiung, com as condições climáticas a ajudarem à realização de muito boas marcas.

O programa de provas contemplará as habituais distâncias de 20 e 35 km, além da prova da maratona mista de marcha atlética e para as categorias mais jovens, os 10 km para os Sub-20 e os 5/10 km para os Sub-18. Os 20 km masculinos e femininos vão ter lugar após a cerimónia de abertura (1-sábado), agendada para as 7:30 horas locais, enquanto a maratona mista de marcha vai ser realizada no dia 2 (domingo), tudo num circuito com um perímetro de 1 km.

Atletas de grande renome internacional marcarão presença em Taicang, no setor feminino com o destaque para as campeãs olímpicas de nacionalidade chinesa, Liu Hong (2016-Rio de Janeiro), Yang Jiayu, recordista mundial nos 20 km e campeã olímpica (Paris 2024) num grupo de muita qualidade em que estão incluídas as medalhadas olímpicas Jemima Montag, da Austrália, e Lorena Arenas, da Colômbia, bem como a bicampeã europeia Antigoni Ntrismpioti, da Grécia e Clemence Beretta, que bateu o recorde francês nos 20 km com o tempo de 1:28:44, há um ano, nesta mesma cidade.

No setor masculino, grandes nomes da especialidade marcarão presença em Taicang com o chinês Zhang Jun (1:17:26), a querer revalidar a vitória na edição do ano passado, o recordista italiano Massimo Stano (1:17:26), campeão olímpico de Tóquio, o brasileiro Caio Bonfim, medalhada de prata nos Jogos de Paris e que recentemente, em Kobe, bateu o recorde brasileiro dos 20 km marcha (1:17:37), que já lhe pertencia, sem esquecer o sueco Perseus Karlstrom (1:17:39), campeão europeu e várias vezes medalhado em grandes eventos mundiais, o italiano Francesco Fortunato, que bateu há pouco tempo o recorde mundial dos 5.000 metros marcha em pista curta, o campeão africano, o etíope Misgana Wakuma (1:19:31) e o australiano Rhydian Cowley (1:18:33).

Taicang, conhecida como a “Cidade da Marcha Atlética”, tem sediado a organização de grandes eventos internacionais desde o ano de 2010, em que se incluem as Taças do Mundo de 2014 e 2018.

Os Juízes Internacionais de Marcha convidados para atuarem no evento são os do Painel Gold da WA, nomeadamente, Dolores Rojas, de Espanha, a juíza-chefe, que terá no chinês Lyv Jidong, o seu Assistente, Jean-Pierre Dahm, de França, Rolf Müller, da Alemanha, Anne Fröberg, da Finlândia, Sergio Solana, de Espanha, Echo Yeung, de Hong-Kong, Shaun Gallagher, da Irlanda e Yang Zhongmin, da China, tendo a World Athletics designado para Delegado Técnico, Wang-Tak Fung, de Hong-Kong.

Aguardemos, pois, pelos resultados de Taicang, que se esperam sejam, como habitualmente, de muita qualidade.

Fonte: World Athletics.

Seguir leyendo

Scroll al inicio
SoyCobarde.com
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.