Lembrando Aigars Fadejevs
 |
O saudoso Aigars Fadejevs, o encontro de memórias em Valmiera e o memorial numa sala do Estádio Jānis Daliņš. Fotos: Maxim Pavlov, Valmieras Sporta skola, fb do próprio e AF Workout. Montagem: O Marchador |
Um ano depois da morte do saudoso Aigars Fadejevs, marchador internacional da Letónia, vice-campeão olímpico nos 50 km de Sydney-2000, e no dia em que completaria 50 anos de idade (27 dez.), familiares próximos, amigos, antigos colegas da sua carreira desportiva e marchadores da geração atual juntaram-se na cidade de Valmiera para um encontro de memórias.
O evento, organizado pelo Fundo de Apoio de Valmiera e Escola Desportiva de Valmiera, iniciou-se com uma marcha simbólica designada por «Quilómetro de Prata» na pista coberta do Complexo Desportivo Jānis Daliņš, com a participação dos olímpicos Jolanta Dukure, Arnis Rumbenieks, Agnese Pastare, do seu colega local de treino, Sergejs Lapsa, e ainda por jovens marchadores e alunos da escola, sessão conduzida pelo director da instituição e treinador, Raitis Ravinskis.
Seguiu-se uma sessão de testemunhos e de partilhas sobre a vida de Aigars Fadejevs, fora e dentro do desporto, particularmente da sua mãe, Maiga Fadejeva, e do seu treinador de longa data, Aivars Rumbenieks, bem como ainda dos seus companheiros de desporto.
Através de Līga Dzene, membro do Conselho do Condado de Valmiera, foi ainda evidenciada a significativa e duradoura contribuição de Aigars Fadejevs para o desporto e sociedade no país, a que muitos inspirou graças ao seu desempenho, entusiasmo e perseverança.
Também Jolanta Dukure, membro do conselho de administração do Fundo de Apoio de Valmiera, salientou a importância de guardar e documentar as experiências de tão forte personalidade como Fadejevs, ficando previsto um novo encontro em 2026.
Fonte: Valmieras Sporta Skola.
Seguir leyendo