NOTICIAS

Koja Miura e o treino na marcha atlética dos Sub-18 aos Masters

Koja Miura e o treino na marcha atlética dos Sub-18 aos Masters

Koji Miura nos Jogos Olímpicos de 2024 e o livro de sua autoria.
Fotos: fb Koji Miura. Montagem: O Marchador

Koji Hoga Miura, conceituado biomecânico japonês e membro do departamento técnico da seleção japonesa de marcha atlética, anunciou recentemente a publicação de um livro sobre a especialidade, de 281 páginas, baseado em evidências científicas e subordinado ao tema “O treino e a preparação para a marcha atlética com base em conhecimentos científicos – dos Sub-18 aos Masters”.


No fundo, este estudo reflete a história e os métodos de treino da marcha atlética no Japão desde há 40 anos – num processo que se inicia em 1980, e a aprendizagem dos atletas e treinadores nipónicos nos métodos implementados por países com histórias de sucesso no panorama mundial, tais como o México, a China, a Espanha, a Itália e a Austrália.

O Japão, principalmente na última década tem desenvolvido muito positivamente a marcha atlética e com resultados francamente bons, em Campeonatos do Mundo alcançando, pelo menos, uma dezena de medalhas, e nos últimos dois Jogos Olímpicos, os de 2016 com o 3º lugar de Hirooki Arai nos 50 km marcha, e os de 2021 com a medalha de prata de Koki Ikeda e a de bronze de Toshikazu Yamanishi, ambas alcançadas nos 20 km marcha.

Koji Miura é doutorado em Ciências do Desporto (Física/Biomecânica) pela Universidade de Tsukuba (Japão), integrando a estrutura da Federação Japonesa de Atletismo (JAAF) sendo autor e coautor de diversos estudos científicos que analisam os fatores biomecânicos da marcha atlética, realizando uma análise tridimensional de dados recolhidos em competições de marcha. Os seus trabalhos são usados para a melhoria e o estudo da técnica da especialidade, apoiando os treinadores no sentido de se otimizar a performance dos atletas, em observância das regras técnicas aplicáveis.

Numa demonstração de como a vertente prática do ajuizamento de provas de marcha atlética é fundamental, em 2019, a convite da JAAF, juízes internacionais de marcha foram convidados a atuar nos Campeonatos do Japão, em Kobe, bem como na qualidade de preletores, e desses esteve um juiz especialista português, num seminário destinado a uma meia centena de juízes japoneses, com base unicamente em meios audiovisuais, apresentados por Koji Miura, ele próprio antigo juiz internacional. Ora, os juízes internacionais intervieram principalmente na análise dos casos práticos expostos, alguns extraídos de imagens do próprio evento, integrando grupos de trabalho com os colegas japoneses e contribuindo para o intercâmbio de competências técnicas.

Seguir leyendo

Scroll al inicio
SoyCobarde.com
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.