NOTICIAS

Edição inaugural dos Campeonatos Nacionais de Maratona de Marcha, este domingo em Porto de Mós

Edição inaugural dos Campeonatos Nacionais de Maratona de Marcha, este domingo em Porto de Mós

Imagens: cartaz da FPA, Município de Porto de Mós e arquivo
FOTOS Oliveirinha. Montagem: O Marchador

Após o episódio pouco digno dos Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada de 35 km realizados no ano passado (2025), em Lagoa — onde a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) brindou os atletas com um percurso deslocado e em más condições —, a edição deste ano surge, felizmente, com o regresso a Porto de Mós, agora enquadrada na nova distância da Maratona.


Num circuito de 1 km instalado no centro desta vila do distrito de Leiria, as provas da Maratona destinadas a atletas masculinos e femininos dos escalões sub-23 e absolutos terão início simultâneo quando forem 8h45 da manhã.

Infelizmente o número de participantes antevê-se bem reduzido, com um total de 9 atletas inscritos, como segue:

Femininos (3)

– Inês Mendes, 2003 (Sporting CP);
– Isa Ferreira, 2006 (J Vidigalense) – sub-23;
– Joana Pontes, 2000 (GA Fátima).

Masculinos (6)

– Amaro Teixeira, 1989 (AC Póvoa de Varzim);
– Eduardo Camarate, 2006 (SL Benfica) – sub-23;
– Hélder Santos, 1996 (GD Estreito);
– João Vieira, 1976 (Sporting CP);
– Pedro Callado Gómez, Espanha, 2005 (Sporting CP) – sub-23;
– Ricardo Vendeira, 1981 (ACR Senhora do Desterro).

Nos títulos individuais absolutos, enquanto nos masculinos o favoritismo recai naturalmente sobre João Vieira, do Sporting CP, nos femininos, com a ausência de Vitória Oliveira (encontra-se inscrita na prova extra de 10 km) fica tudo em aberto. Já no plano coletivo, não serão atribuídos títulos uma vez que não qualquer clube que apresente 3 atletas.

Em simultâneo com a Maratona, realizam-se igualmente os Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada para atletas Veteranos nas suas várias faixas etárias, na distância dos 10 km, cuja partida masculina e feminina está prevista para as 9 horas.

As provas dos veteranos contam nas inscrições com 14 atletas masculinos [aqui] e 18 femininos [aqui]. Para além da disputa dos títulos individuais em cada escalão etário, apenas o EA Moita Tejo poderá aspirar à vitória coletiva uma vez que é o único clube que apresentará 4 ou mais atletas participantes em cada género. De notar que em anos anteriores o apuramento coletivo era determinado por 3 atletas!

Referência ainda para a realização na mesma ocasião dos campeonatos distritais de marcha de Leiria e Coimbra, com distâncias para todos os escalões etários.

Consulte os regulamentos/programas horários dos Nacionais de Marcha em Estrada (Maratona e Veteranos), aqui, e dos distritais, de Leiria, aqui, e de Coimbra, aqui.

Seguir leyendo

Scroll al inicio
SoyCobarde.com
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.