Campeonatos da Grécia de 20 km marcha (2024) este domingo, em Astros
|
O cartaz do evento em comemoração do 40º aniversário da introdução da marcha atlética feminina na Grécia. Imagem: SEGAS |
Astros Kynourias, cidade construída durante a guerra da independência da Grécia e que esteve na génese da primeira constituição da Grécia Moderna, vai ser palco neste domingo (10/02)dos Campeonatos Nacionais de 20 km marcha absolutos e Sub-23, em estrada, a que se juntam também provas para os escalões mais jovens, de 3, 5 e 10 km.
Com a possibilidade de alguns dos melhores marchadores gregos realizarem os mínimos olímpicos ou marcas que lhes permitam aceder às posições elegíveis do ranking mundial, teremos, no setor masculino, Alexandros Papamichail, a grande figura do evento, destacando-se, ainda neste setor, Ioannis Kafkas. No panorama feminino, sem dúvida, há que ter em conta nomes conhecidos como Christina Papadopoulou (41ª na rota para Paris 2024), Kyriaki Filtisakou (47ª) e Olga Fiaska e Panagiota Tsinopoulou.
A grande ausência da prova feminina de 20 km marcha é Antigoni Drispioti, a bicampeã europeia da disciplina e medalha de bronze nos últimos Mundiais, que se encontra atualmente a realizar um estágio na Austrália, estando até inscrita para participar extra-competição nos campeonatos deste país (e da Oceânia), que vão ter lugar no dia 11 do corrente mês, em Adelaide.
Numa competição que conta para o ranking mundial da World Athletics e cujo circuito com um perímetro de 1 km, está certificado por medidor internacional, é de salientar a presença na equipa de Juízes de Marcha, de três internacionais, nomeadamente, do português José Dias (WA Gold) e dos gregos George Papanikolaou (WA Silver) e Zoe Gini (WA Bronze), recentemente integrados nos painéis internacionais da disciplina.
Momento de grande significado simbólico será o que vai ter lugar na véspera do evento com a comemoração do 40º aniversário da introdução da marcha atlética feminina na Grécia, mencionando-se, aqui, aquelas que foram as grandes estrelas helénicas da década de 80, nomeadamente, Kaliopi Gavalaki, Dina Borniveli, as irmãs Panoutsopoulos, Evangelia Xinou, entre outras.
A lista de inscritos pode ser consultada aqui.
Colaboração: Zoe Gini
Seguir leyendo