 |
A equipa do ajuizamento da marcha atlética nos EMACS 2025 quando das provas de 20 km no Machico. Foto: José Ganso Montagem: O Marchador |
Na primeira vez que Portugal recebeu os Campeonatos Europeus de Masters na vertente de pista (EMACS) e, relembre-se, que a edição inaugural teve lugar em 1978, na cidade italiana de Viareggio, coube à Região Autónoma da Madeira acolher a organização do evento, de 8 a 19 do corrente mês de outubro com a realização de várias das disciplinas que compõem o programa de provas da modalidade, tendo como palcos as localidades de Câmara de Lobos, com a realização das provas de 5.000 metros marcha (pista), Ribeira Brava, Funchal e Machico, aqui com as provas de 10 e 20 km, num circuito em piso asfaltado com um perímetro de 1 km, medido por João Pontes (medidor internacional de Grau B da WA/AIMS).
O evento contou com a participação de 270 marchadores (154 masculinos e 116 femininos), em representação de 28 países europeus e 3 não europeus. A distribuição pelas diferentes distâncias foi a seguinte: 5.000 metros pista, 159 atletas; 10 km estrada, 227; 20 km estrada, 131. Apenas 56 atletas (20,7%) realizaram as 3 provas do programa!
Nas 8 provas de marcha realizadas na pista, que agruparam diferentes faixas etárias, foram desclassificados 12 atletas, referindo-se que aqui não foi usado o sistema da Zona de Penalização, enquanto nas 5 realizadas, também juntando atletas de vários escalões, em estrada (com Zona de Penalização), houve 6 atletas desclassificados e 4 cumpriram um tempo de paragem na ZP.
Os 10 juízes especialistas de marcha que atuaram nas 13 provas, na sua maioria integrados no painel de especialistas da EMA (European Masters Athletics), a entidade que superintende a atividade dos masters no continente europeu, sob a chefia do português José Ganso, exibiram 726 raquetas amarelas, 144 por suspensão e 582 por flexão, registando ao todo 247 notas de desclassificação (RC), não havendo a assinalar qualquer desclassificação por parte do Juiz-chefe nos últimos 100 metros de prova, no exercício do poder conferido, à luz do regulamento da especialidade.
Atuaram nas provas de marcha destes Campeonatos Europeus de Masters os seguintes juízes da especialidade:
José Ganso (POR) – Juiz-chefe
Brigitta Mühlberger (AUT) – só pista (11/10)
Ewa Golebowska (POL)
Franz Schestack (AUT) – só pista (10/10)
Kristina Saltanovic (LTU) – só estrada
Jane Pidgeon (GBR) – só pista
José Dias (POR) – só estrada
Maria Alfaro (MEX)
Vesna Babic (CRO)
Zoe Gkini (GRE) – só estrada
Assistentes do Juiz-chefe:
Krzysztof Ratajczik (POL)
Christopher Mulawa (POL)
Secretários principais:
Brigita Mühlberger (AUT) – pista (10/10) e estrada
Franz Schestack (AUT) – pista (11/10)
Secretários adjuntos:
Adriana Viveiros (POR)
João Olim (POR)
Operador dos Quadros de Faltas:
Leigh Derbyshire (GBR)
A próxima edição dos Campeonatos Europeus de Masters – Stadia (EMACS) vai ter lugar no ano de 2027, em Jyväskylä, na Finlândia.
Colaboração: José Ganso.