NOTICIAS

A atual Zona de Penalização na Marcha Atlética

A atual Zona de Penalização na Marcha Atlética

Imagens: O Marchador e Emmanuel Tardi.
Montagem: O Marchador

Inicialmente conhecida por «Pit Lane», designação que já não está em vigor, a Zona de Penalização é uma área, de uso não obrigatório, mas recomendável, utilizada em provas de marcha atlética em que o regulamento próprio da competição assim preveja, decorrendo um procedimento específico integrado na regra técnica da disciplina, a n.º 54, do regulamento internacional.


Quando acontece a entrada de um atleta na Zona de Penalização?

No decorrer de uma prova de marcha, quando um atleta recebe 3 Notas de Desclassificação, deve ser notificado pelo Juiz-Chefe ou seu Assistente, com a mostragem de uma Raqueta com o tempo de penalização correspondente em ambos os lados, sendo que o atleta é obrigado a entrar na Zona de Penalização, na primeira oportunidade.

Dependendo da distância da prova, aplicam-se os seguintes tempos de penalização segundo a RT 54.7.3 (em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026):

De notar que:

  • A contagem do tempo inicia-se imediatamente no momento em que o atleta entra na Zona de Penalização;
  • Quando faltarem 10 segundos para finalizar o tempo de penalização, deve ser mostrado um cartão com esta indicação;
  • Cumprido o tempo de penalização, e seguindo as instruções do juiz responsável pela Zona de Penalização, o atleta deverá voltar a entrar no percurso;
  • O atleta não é julgado na Zona de Penalização.

Contudo, caso um atleta receba a terceira Nota de Desclassificação na fase final da competição e não for possível ao Juiz-Chefe ou seu Assistente notificar o atleta para este parar na Zona de Penalização, o atleta deverá terminar a prova e o tempo de penalização correspondente deverá ser adicionado ao tempo oficial, ajustando-se a classificação, se necessário.

Se um atleta que não cumprir a entrada na Zona de Penalização quando notificado a fazê-lo, ou que não cumpra o tempo de permanência aplicável, e prossiga a prova, será desclassificado pelo Árbitro.

Este procedimento, adotado pela federação internacional em 2016, então aplicado apenas em provas com atletas jovens, até sub-20, mas cuja implementação se estendeu a todas as provas/escalões nacionais e internacionais, em pista e em estrada, visa fundamentalmente a redução do número de atletas desclassificados.

Importa referir que a aplicação da zona de penalização permite a um atleta com 3 Notas de Desclassificação continuar em prova e poder concluir a mesma, sem que seja desclassificado.

Seguir leyendo

Scroll al inicio
SoyCobarde.com
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.