Brasília será a sede do Campeonato Mundial de Seleções de Marcha Atlética em 2026
 |
Imagem: World Athletics. Montagem: O Marchador |
A cidade de Brasília, capital federal do Brasil, foi a escolhida para sediar o Campeonato Mundial de Seleções de Marcha Atlética, que terá lugar no dia 12 de abril de 2026. O anúncio da candidatura vitoriosa, que competia com as cidades de Samborondón, no Equador, e Varsóvia, na Polónia, foi feito pela World Athletics, na pessoa do seu presidente, Sebastian Coe.
É a primeira vez que o Brasil e a América do Sul recebem um evento desta natureza, num circuito que se situará na icónica Esplanada dos Ministérios, um dos cartões postais da cidade, perto do Congresso Nacional e da Praça dos Três Poderes.
Sob o slogan “Brasília, pronta para marchar com o mundo”, Renato Junqueira, Secretário dos Desportos e Lazer do Distrito Federal afirmou, em nota transcrita pela CBAt, que a cidade tem todas as condições para sediar um evento desta magnitude, dispondo das infraestruturas desportivas necessárias à realização da competição e uma grande tradição desportiva, prevendo-se uma recepção calorosa do público brasileiro.
A temperatura no mês de abril, em Brasília (a completar no próximo ano 66 anos da sua fundação), oscilará entre os 17 e os 28 graus centígrados.
A especialidade da marcha atlética no Brasil atravessa um dos seus momentos mais brilhantes de sempre tendo nos últimos Jogos Olímpicos (Paris 2024) o melhor marchador brasileiro de todos os tempos, Caio Bonfim, obtido a medalha de prata na prova dos 20 km marcha, ele que vive e treina na cidade, representando o Centro de Atletismo de Sobradinho, clube fundado em 1990 e que aos Jogos ainda levou mais dois marchadores.
Seguir leyendo