NOTICIAS

Campeões olímpicos Daniel Pintado e Massimo Stano falham mundiais de Tóquio

Campeões olímpicos Daniel Pintado e Massimo Stano falham mundiais de Tóquio

Daniel Pintado e Massimo Stano. Fotos: Paso de Oro, OA Sport TV,
Getty Images/WA e Watch Athletics. Montagem: O Marchador

Os dois últimos campeões olímpicos nos 20 km marcha, o equatoriano Daniel Pintado (Paris 2024) e o italiano Massimo Stano (Tóquio 2020) anunciaram recentemente que não vão poder estar nos Campeonatos do Mundo de Tóquio, que vão ter lugar nos dias 13 a 21 do próximo mês de setembro, devido a problemas físicos.


O melhor atleta equatoriano da atualidade, que conquistou a medalha de ouro na prova dos 20 km marcha de Paris, num cenário magnífico com vistas para a Tour Eiffel, foi submetido, em abril deste ano, a uma astroscopia na zona das ancas, operação que decorreu em Barcelona, tendo aí permanecido por um período de quatro meses em trabalhos de reabilitação física, regressando à sua terra natal, Cuenca, onde prosseguiu a recuperação com vista ao seu grande objetivo do ano – a participação nos Mundiais de Tóquio. Entretanto, nestes últimos dias, Daniel Pintado e o seu treinador (Andrés Chocho) chegaram à conclusão que o processo de recuperação, face aos objetivos definidos, não estaria ainda a 100%, pelo que o melhor seria apontar baterias para o próximo ano.

Já quanto ao italiano Massimo Stano, que venceu os 20 km dos Jogos de Tóquio e os 35 km dos Mundiais de Eugene, pelo site da FIDAL soubemos que renunciou aos Mundiais devido a uma lesão no tendão da perna esquerda, contraída nas últimas semanas, não tendo ainda sido possível a recuperação total, o que até o impediu de se treinar convenientemente nos últimos dois meses. Numa decisão partilhada com o seu treinador (Patrizio Parcesepe), a FIDAL e o seu clube – Fiamme Oro, entenderam que em função da impossibilidade de lutar pelos lugares cimeiros do pódio, arriscando o agravamento da lesão, note-se que este ano bateu o recorde mundial dos 35 km marcha (2h20:43) e realizou nos 20 km da Corunha o tempo de 1:18:25, Stano diz adeus a Tóquio, mas seu pensamento mantém-se firme para Los Angeles 2028.

Dos atuais bicampeões mundiais (Budapeste 2023), apenas a espanhola María Pérez defenderá o seu título já que o seu compatriota Álvaro Martín decidiu colocar um ponto final na sua carreira desportiva. Entretanto, também a australiana Jemima Montag, dupla medalhada de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, bem como a colombiana Sandra Arenas não marcarão presença em Tóquio, ambas devido a lesões.

Seguir leyendo

Scroll al inicio
SoyCobarde.com
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.