NOTICIAS

Campeonatos Nacionais de 15 km marcha em Olhão, este domingo

Campeonatos Nacionais de 15 km marcha em Olhão, este domingo

O Município de Olhão, no distrito do Algarve, receberá na manhã deste domingo (4/02) os Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada, agora e pela primeira vez na distância de 15 km (absolutos e Sub-23 masculinos e femininos), com a inclusão, ainda, dos Campeonatos Nacionais de Veteranos – ANAV (a partir dos 35 anos de idade) na distância de 10 km, dos Campeonatos Nacionais de Sub-20, igualmente a realizarem-se sob 10 km, e ainda do Torneio Nacional Marchador Jovem «Ana Cabecinha», tudo num circuito de 1 km (ida e volta) homologado por medidor internacional.

O cartaz do evento de marcha em Olhão.

A exemplo do que o blogue «O Marchador» publicou sobre os campeonatos de Porto de Mós, em janeiro passado, sobre 10 km (ver peça aqui), vale a pena perguntar que interesse pode ter uma prova 15 km para efeito de campeonatos nacionais de estrada absolutos, uma distância sem qualquer relevo nacional e que nem sequer é considerada em qualquer evento internacional. É pena que a FPA não tenha distinguido o município de Olhão com os campeonatos da prova olímpica de 20 km, que seria justamente merecido por todo o histórico da disciplina na região.


O evento é organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo e conta com a colaboração da Associação de Atletismo do Algarve (esta organiza o referido Torneio Nacional para as camadas jovens), que utilizará os recursos próprios para a transmissão das provas em streaming [aqui], e do Município de Olhão, cidade que já acolheu outras edições dos campeonatos (2010 e 2020) e que ficou marcada muito positivamente pela realização da Taça da Europa, em 2011.

A primeira prova do programa-horário está indicada para se iniciar às 8:45 horas, não se compreendendo o porquê de ser tão cedo, primeiro, atendendo ao figurino dos campeonatos, com provas até um máximo de 15 km – aquando dos Nacionais de Porto de Mós, com provas de 20 km, a primeira partida deu-se às 10:00 horas, segundo, porque já se sabia, desde há várias semanas, que as previsões meteorológicas nesta fase do ano apontariam para a região uma temperatura a rondar os 11 graus centígrados no início da jornada.

As grandes figuras destes campeonatos são, no setor masculino e indiscutivelmente, João Vieira (Sporting), multi-medalhado em grandes eventos internacionais, o atleta (não apenas o marchador) que mais títulos nacionais conquistou (65), o último dos quais, em janeiro último, mas que contará (sendo a distância que é) com a forte oposição, pelo menos, de Rui Coelho (SL Benfica) e, no setor feminino, da internacional Vitória Oliveira (SL Benfica) que, já se sabe não contará com a oposição de Ana Cabecinha (medalha de bronze nos últimos Europeus de Seleções), que revelou esta quarta-feira estar grávida (nascimento do seu primeiro filho previsto para final de abril ou início de maio), conforme notícia do «Record» de 31 de janeiro.

Ana Cabecinha, que vai honrar-nos com a sua presença e abrilhantando o momento das cerimónias de entrega dos prémios do Torneio Nacional Marchador Jovem, destinado aos escalões de Sub-12 (1 km), Sub-14 (2 km) e Sub-16 (5 km) que leva o seu próprio nome, numa muito justa e merecida homenagem da comunidade olhanense, a que naturalmente se associa a “família” da marcha atlética.

Além dos melhores atletas portugueses na disciplina, o evento, que está englobado no Ranking Mundial tendo em vista os Jogos de Paris 2024, contando com a atuação de uma equipa de 9 Juízes de Marcha, entre os quais 4 internacionais lusos, registará a presença de especialistas da Alemanha, França e Hungria, em estágio na região aproveitando o sol algarvio, havendo ainda a assinalar a inscrição do expressivo número de 205 atletas.

Note-se, igualmente e pela sua relevância, a realização dos Campeonatos Nacionais de 10 km para o escalão Sub-20 e também de igual distância para os vários escalões de veteranos (a partir dos 35 anos de idade).

Nos Veteranos e com a possibilidade de repetirem os triunfos nos Campeonatos de Porto de Mós de 20 km, há cerca de um mês, apresentam-se, no setor masculino, os campeões Flávio Ramalho (EAMT), João Rolo (EAMT), Luís Gil (GDE), Luís Bidarra (CAS), Pedro Martins (ACRSD) e João Rodrigues (CATUNES) e, no setor feminino, Elisabete Silva (EAMT), Sandra Silva (ACPV), Júlia Sousa (EAT) e Maria Henriques (EAMT), a que se juntará outra das favoritas, a campeã e recordista mundial no seu escalão (W70), Maria Orlete Mendes (CAG).

Nos Sub-20, a distância de 10 km femininos mantêm-se inalterada desde que se realizou a primeira edição dos campeonatos, no ano de 1985 (Lisboa), então com a vitória de Filomena Silva (CCD Olivais Sul), que repetiria a proeza na edição seguinte, e nos 10 km masculinos, disputada de 1985 a 2011 na distância de 20 km, passando em 2011 e anos seguintes a ser disputada sob 10 km, o primeiro campeão foi Jorge Esteves (CF “Os Belenenses”).

Na edição de 2023 (Buarcos), Beatriz Gonçalves (LAVRA) e Guilherme Rodrigues (SCP) conquistaram os títulos no referido escalão etário.

Consulte os regulamentos e atletas inscritos no Campeonato Nacional [reg. / insc.] e no Torneio Nacional [reg. / insc.].

Seguir leyendo

Scroll al inicio
SoyCobarde.com
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.