Celorico da Beira palco este sábado do 24.º Grande Prémio de Marcha Atlética
|
O cartaz da edição 2024 e, à direita, o saudoso Carlos Amaral. Imagens: organização local e arquivo «O Marchador». Montagem: O Marchador |
É já no dia de amanhã, a partir das 14:00 horas, que a hospitaleira cidade de Celorico da Beira (a 23 km da Guarda e a 344 km de Lisboa) acolhe o seu Grande Prémio de Marcha Atlética, um marco no calendário nacional da especialidade, pondo em prática a 24.ª edição, uma vez mais em memória de Carlos Amaral, o grande impulsionador deste notável desporto na Capital do famoso Queijo da Serra da Estrela.
A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal de Celorico da Beira e da Associação de Atletismo da Guarda, que enviará para o evento os juízes filiados na sua Associação, entre os quais os membros do respetivo painel regional da especialidade, contando com a colaboração de várias outras entidades e do comércio local.
O evento, que também abarca a realização dos Campeonatos da Guarda, inicia-se às 14:00 horas e destina-se a atletas de todos os escalões etários, sendo realizado num circuito em estrada, com um perímetro de 500 metros e marcado na Avenida da Corredoura com as cinco partidas a serem dadas no Jardim Parque Carlos Amaral.
Criada em 1996 pelo próprio Carlos Amaral, a competição regista no seu historial a presença de grandes figuras da marcha atlética nacional e o próprio Município apoiou o acolhimento da seleção nacional de marcha que escolheu a região para um estágio do setor, disponibilizou as instalações para a realização de um curso para juízes especialistas de marcha, tudo num distrito que conta com vários marchadores envergando a camisola de Portugal em eventos internacionais, o mais destacado de todos, o ainda bem ativo pluricampeão nacional Pedro Martins, atleta olímpico, medalhado pelo país na Taça da Europa de Marcha de 2003.
Note-se a atribuição pela Organização de prémios monetários aos cinco primeiros classificados (masculinos e femininos), nas categorias de Absolutos e Veteranos, e às três primeiras equipas da classificação geral coletiva, com a grande novidade do envolvimento deste tipo de prémios das equipas (5) com o maior número de participantes, tudo num montante de 1.040 euros.
E para que tudo termine em ambiente de festa e convívio não poderia faltar – na tradição de bem receber das gentes celoricenses, um lanche oferecido a todos os participantes num cenário onde estará instalado o pódio que marca simbolicamente a cerimónia oficial de entrega dos prémios.
A página do evento no «site» da Associação de Atletismo da Guarda está disponível aqui.
Seguir leyendo