NOTICIAS

Curso Básico de Arbitragem em Marcha Atlética acolhe 39 árbitros brasileiros em São Bernardo do Campo, SP

Curso Básico de Arbitragem em Marcha Atlética acolhe 39 árbitros brasileiros em São Bernardo do Campo, SP

Participantes, sessões práticas e teóricas no curso em São Bernardo do Campo.
Fotos: CBAt e Nilton Ferst. Montagem: O Marchador

Foi realizado nos dias 25 e 26 de janeiro o Curso Básico de Arbitragem em Marcha Atlética, tendo como ministrante o Prof. Nilton César Ferst, árbitro internacional, recém-promovido pela WA para a categoria Gold.


O curso, que foi promovido pela Federação Paulista de Atletismo e CBAt, foi realizado nas dependências da Arena Caixa em São Bernardo do Campo, tanto as aulas teóricas quanto a parte prática tiveram lugar nas dependências do Centro de Treinamento.

A atividade contou com a participação de 39 árbitros vindos de 7 estados brasileiros: Goiânia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo e também o Distrito Federal.

Toda a estrutura logística de alimentação e hospedagem foi oferecida pela Federação no próprio local do curso.

Com aulas teóricas e momentos práticos, foi explorada toda a Regra Técnica 54, que trata sobre a Marcha Atlética. Vários vídeos foram utilizados para uma melhor compreensão e entendimento da marcha. E também houve a participação de atletas marchando e os árbitros simularam o julgamento de uma prova oficial.

Segundo o Prof. Nilton “o curso foi fantástico pois contou com a presença de representantes de vários estados brasileiros e de árbitros interessados no julgamento da prova. A proposta era a de capacitar mais árbitros brasileiros para o julgamento de provas da especialidade. Oferecer momentos de discussão e interpretação das regras. O momento prático também foi importante para eles visualizarem atletas marchando”.

PS: Os nossos agradecimentos ao Nilton pela peça em si mesmo e o nosso reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido na área do ajuizamento da marcha atlética. Justamente, e colocando “a cereja no topo do bolo”, ingressou no Painel Internacional de Juízes especialistas de Marcha Atlética da World Athletics no seu nível mais elevado, o GOLD, isto, depois de um outro brasileiro – o Prof. José Clemente Gonçalves ter sido mesmo o primeiro juiz internacional de marcha do espaço lusófono a integrar o então Painel da IAAF, no início da década de 80.

O Brasil está, pois, também na área da arbitragem da marcha atlética, a trilhar os caminhos do sucesso depois das prestações dos seus marchadores nos últimos Jogos Olímpicos (Paris), apresentando-se com uma equipa completa de 3 mulheres e 3 homens e coroada com a inédita medalha de prata de Caio Bonfim nos 20 km marcha.

Seguir leyendo

Scroll al inicio
SoyCobarde.com
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.