NOTICIAS

Curt Clausen eleito presidente da Federação de Atletismo dos EUA

Curt Clausen eleito presidente da Federação de Atletismo dos EUA

Allen James, Curt Clausen, e este nos 50 km marcha dos mundiais de Sevilha-1999.
Fotos: fb Allen James e (arq.) Getty Images. Montagem: O Marchador

O ex-marchador olímpico Curt Clausen, de 57 anos de idade, foi eleito novo presidente da Federação de Atletismo dos Estados Unidos da América (USATF) com 56.7% dos votos, batendo a lista do campeão olímpico e mundial Mike Conley, que obteve 43.3%.


Clausen sucede a Vin Lananna, que concluiu o seu segundo e último mandato (limitado a 8 anos), tendo chefiado tecnicamente a seleção masculina dos EUA nos Jogos Olímpicos de 2016, realizados no Rio de Janeiro, e sendo atualmente o diretor da modalidade na Universidade da Virgínia.

Um dos principais desafios de Curt Clausen é o de restaurar o equilíbrio das finanças, que têm registado um défice nos últimos anos, buscando ainda uma maior transparência nos contratos celebrados com a USATF. Com experiência de gestão no Skadden Arps e na Major League Baseball, Clausen é atualmente Conselheiro Geral da Tickets.com, com sede em Nova Iorque.

Ainda nos dias de hoje detentor do recorde nacional dos 50 km marcha (estrada) com o tempo de 3:48:04 ao concluir a distância da Taça do Mundo de Marcha, disputada em Mézidon, na França, na 11ª posição, Curt Clausen obteve o seu melhor desempenho internacional nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, realizados em Sevilha, no ano de 1999 ao conquistar a medalha de bronze nos 50 km marcha, depois de se constatar, dois anos após aquele acontecimento, que o vencedor (um atleta russo), fora desclassificado por consumo de substâncias dopantes.

Simultaneamente à eleição pela primeira vez de um ex-marchador para a presidência da USATF, decorreu a votação para a nova equipa dirigente da Comissão de Marcha da federação norte-americana de atletismo da qual saiu vencedora a lista liderada por Allen James, que competiu em 2 Jogos Olímpicos, em Barcelona 1992 (20 km marcha) e em Atlanta 1996 (50 km marcha) tendo batido 5 recordes do seu país.

A equipa de James é formada por Michael Roth (Vice-presidente), Janelle Branch (secretária), Solomiya Login (tesoureira), Don Lawrence, Dan Pierce, Katie Miale, Susan Heiser e Miranda Melville (vogais), tendo ainda sido designados para o cargo de Coordenador da Seleção Nacional, Tim Seaman, detentor de vários títulos nacionais e com presenças nos Jogos Olímpicos de 2000 e 2004, para a área escolar e universitária, Michael Rohl, e para o cargo de Treinadora nacional e do setor jovem, Loubna Hasseine-Silva.

Nas primeiras palavras proferidas por Allen James nas redes sociais, salientou o momento histórico e muito emocionante que representa a eleição do marchador olímpico Curt Clausen na presidência da federação de atletismo dos EUA, prometendo traçar um novo capítula na marcha atlética dos EUA com as mudanças necessárias à revitalização da especialidade nas escolas secundárias e faculdades do país, ciente que tem na sua equipa de trabalho pessoas muito experientes e talentosas.

Por outro lado, o objetivo de James será o de capacitar os atletas de elite a alcançar medalhas em provas internacionais, criando um programa de deteção de talentos e respetivo acompanhamento, com as atenções igualmente centradas na criação de um calendário que proporcione opções competitivas para os jovens e reforçando a necessidade de angariação de fundos e para o qual conta com a colaboração do antigo membro da seleção nacional, Rob Cole.

Os EUA que, pela primeira vez no historial dos Jogos Olímpicos, não contaram com qualquer representante em Paris 2024, registam a obtenção de uma medalha de prata nos Jogos de Antuérpia 1920 por intermédio do nova-iorquino Joseph Pearman.

A Curt Clausen e à sua equipa, bem como à Comissão de Marcha liderada por Allen James, os nossos votos de boa sorte e sucessos nesta nova e ambiciosa caminhada para os próximos 4 anos.

Seguir leyendo

Scroll al inicio