NOTICIAS

Dublin na rota mundial da Marcha Atlética

Dublin na rota mundial da Marcha Atlética

Foto: Run Republic. Montagem: O Marchador

É já este domingo (15 dezembro) que no Parque de St. Annes Park, em Raheny, Dublin, terá lugar a última etapa do Circuito Mundial de Marcha (World Athletics Race Walking Tour) e com a realização em simultâneo dos Campeonatos Nacionais da Irlanda da especialidade sendo esperada a presença de cerca de 250 atletas em representação de 30 países de quatro continentes.


São vários os nomes sonantes presentes em Dublin, com saliência, nos 35 km marcha, para o brasileiro Caio Bonfim, medalhado de prata nos Jogos de Paris, e para o italiano Massimo Stano, medalhado de ouro nos Jogos de Tóquio 2020 e o recordista europeu (2:23:14), ambos pretendendo arrumar logo as contas para os Mundiais de Atletismo de Tóquio, suplantando os mínimos de 2:28:00, exigidos pela World Athletics.

Com um prémio total de mais de 200.000 USD, no setor masculino, Caio Bonfim, que é treinado pelos seus pais, Gianette Bonfim e João Sena, lidera a classificação do Tour 2024 com 4.072 pontos, seguido pelo campeão olímpico, o equatoriano Brian Pintado (4.068 pontos) e pelo medalhado de bronze em Paris, o espanhol Álvaro Martín (4.035 pontos) e se confirmar a vitória terá à sua espera um prémio de cerca de 125 mil dólares americanos.

Já quanto a Stano, treinado por Patrick Parcesepe, regressou recentemente de um estágio de altitude na China, onde realizou os seus treinos entre os 1900 metros de Kunming e os 2400 metros de Lijiang. Note-se, também, a presença no contingente europeu do francês Kevin Campion, do ucraniano Ihor Hlavan, e do alemão Carl Dohmann, além do nosso português João Vieira, medalhado de prata nos 50 km dos Mundiais de Doha, em 2019 e depois de ter obtido a de bronze nos de Moscovo, em 2013.

Dos atletas irlandeses é esperada a participação do estreante nos 35 km, Oisin Lane, que esteve nos Europeus de Roma, e de Joe Mooney, ambos procurando a qualificação para o Europeu de Seleções de Marcha que terá lugar em maio do próximo ano, em Podebrady, na República Checa, e nos 20 km de David Kenny.

No setor feminino, a italiana Federica Curiazzi (4ª nos Europeus de Munique, em 2022) é uma das fortes candidatas ao pódio nos 35 km, mas terá a forte concorrência do trio mexicano composto por Valeria Ortuno, Yadira Franco e Alejandra Ortega, entre outras do Brasil, Equador, Hungria, India e África do Sul. A mexicana Karla Serrano, campeã mundial Sub-20, agora na categoria superior, é uma das figuras aguardadas nos 20 km. Do lado irlandês, Kate Veale, a campeã mundial Sub-18 de 2011 é a mais forte candidata ao título irlandês de 35 km.

De Portugal está ainda inscrita a olímpica e campeã de Portugal, Vitória Oliveira, que deverá competir na prova dos 20 km, acompanhando-a nesta distância Bruna Marques (Sub-23).

Entre os jovens, nos 10 km Sub-20 femininos, temos, na prata da casa, a luta pelo pódio por parte de Ciara Wilson, Savanagh O’Callaghan e Aisling Lane, mas uma das jovens estrelas do continente europeu dá pelo nome de Alessia Pop (vice-campeã europeia Sub-18) e vem da Roménia, sem esquecer a campeã sénior do Reino Unido, Gracie Griffith e a marroquina Latifa Arabi, campeã africana Sub-18. Nos masculinos, as previsões apontam, na luta pelo título da Irlanda, para Seamus Clarke (medalha de prata nos Europeus Sub-18), Andrew Glennon e Matthew Newell. O português Leandro Silva deverá marcar presença nesta prova.

Consulte o programa-horário [aqui] e a lista de inscritos nas diferentes provas [aqui].

Seguir leyendo

Scroll al inicio
SoyCobarde.com
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.