NOTICIAS

Dudince este sábado com a presença de campeões olímpicos

Dudince este sábado com a presença de campeões olímpicos

O edição do evento em Dudince promovido pelo campeão olímpico Matej Tóth.
Imagens: Slovenský atletický zväz. Montagem: O Marchador

Dudince, na Eslováquia, volta a acolher, este sábado (22/3), mais uma edição – e já vão ser 44 -, do muito prestigiado evento de marcha atlética “Dudinská 50”, da série de Ouro do World Athletics Race Walking Tour (a anteceder, no mesmo nível, Rio Maior, a 12/04), uma organização da Federação de Atletismo da Eslováquia, da Câmara Municipal de Dudince e do clube de atletismo local, com honras de transmissão em direto via streaming [aqui].


O evento, que durante muitos anos os 50 km foram a prova rainha do programa, substituída pelos 35 km, que vigorarão nos Mundiais de Tóquio, e em cuja distância se disputarão, como é habitual, os Campeonatos da Eslováquia, Hungria, Polónia, Roménia e Croácia. Também terão lugar na cidade termal de Dudince os 20 km seniores, bem como provas para Sub-20, Sub-18; Sub-16, Sub-14 e Sub-12.

No setor masculino, realce-se a presença nos 35 km dos campeões olímpicos Brian Pintado, do Equador (20 km Paris 2024) e Dawid Tomala, da Polónia (50 km Tóquio 2021), com o campeão olímpico italiano Massimo Stano – 20 km Tóquio 2021 a cancelar à última hora a sua participação, por opção técnica. Outros nomes sonantes da marcha atlética mundial anunciaram igualmente a presença, casos, entre outros, do campeoníssimo atleta português João Vieira (vice-campeão mundial em 2019) e do canadiano Evan Dunfee (medalha de bronze nos Jogos de Tóquio).

No setor feminino, destaca-se a participação na prova de 35 km da campeã mundial de 20 e 35 km de Eugene 2022, a peruana Kimberly García León, e que na edição de 2023 estabeleceu o recorde mundial, a vice-campeã mundial de 2022 (20 e 35 km) Katarzyna Zdzieblová, da Polónia, a mexicana Alegna González, quinta no Mundial de 2023 e nos 20 km dos Jogos de Paris, que se estreará na distância, e a brasileira Viviane Lyra, 4ª no Mundial de 2023, na prova de 35 km.

Nos 20 km, e no setor masculino, o finlandês Veli-Matti Partanen é o que parte com melhor marca – 1:18:22 (Budapeste 2023), com a concorrência apertada do mexicano Ricardo Ortiz, com um recorde pessoal de 1:18:31 (Corunha 2024). Na prova feminina quem se apresenta com maiores créditos é a italiana Eleonora Giorgi (medalha de bronze nos 50 km dos Mundiais de Doha), que recentemente, em Antalya, deu provas de se encontrar em bom apuro de forma ao bater o recorde nacional de 35 km, ela que é recordista de Itália nos 20 km com o tempo de 1:26:17 (2015). Atenções também para a ucraniana Lyudmila Olyanovska, medalha de bronze nos 20 km dos Europeus de Roma.

O Presidente do Comité Organizador é Peter Korčok, antigo marchador e o atual presidente da Federação de Atletismo da Eslováquia. O Delegado Técnico nomeado pela World Athletics é o checo Miloslav Lapka, e a chefiar a equipa de juízes internacionais de marcha (WA) está o eslovaco Martin Skarba, acompanhado pelos seus colegas, o suíço Frédéric Bianchi, a húngara Orsolya Gruber, o romeno Alexandru Stefan, o britânico Steve Taylor, a eslovaca Zuzana Costin e a croata Lucija Kolic.

A lista de atletas inscritos está disponível aqui.

Fonte: Federação de Atletismo da Eslováquia

Seguir leyendo

Scroll al inicio
SoyCobarde.com
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.