Edição inaugural dos Campeonatos Nacionais de Maratona de Marcha, este domingo em Porto de Mós
 |
Imagens: cartaz da FPA, Município de Porto de Mós e arquivo FOTOS Oliveirinha. Montagem: O Marchador |
Após o episódio pouco digno dos Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada de 35 km realizados no ano passado (2025), em Lagoa — onde a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) brindou os atletas com um percurso deslocado e em más condições —, a edição deste ano surge, felizmente, com o regresso a Porto de Mós, agora enquadrada na nova distância da Maratona.
Num circuito de 1 km instalado no centro desta vila do distrito de Leiria, as provas da Maratona destinadas a atletas masculinos e femininos dos escalões sub-23 e absolutos terão início simultâneo quando forem 8h45 da manhã.
Infelizmente o número de participantes antevê-se bem reduzido, com um total de 9 atletas inscritos, como segue:
Femininos (3)
– Inês Mendes, 2003 (Sporting CP);
– Isa Ferreira, 2006 (J Vidigalense) – sub-23;
– Joana Pontes, 2000 (GA Fátima).
Masculinos (6)
– Amaro Teixeira, 1989 (AC Póvoa de Varzim);
– Eduardo Camarate, 2006 (SL Benfica) – sub-23;
– Hélder Santos, 1996 (GD Estreito);
– João Vieira, 1976 (Sporting CP);
– Pedro Callado Gómez, Espanha, 2005 (Sporting CP) – sub-23;
– Ricardo Vendeira, 1981 (ACR Senhora do Desterro).
Nos títulos individuais absolutos, enquanto nos masculinos o favoritismo recai naturalmente sobre João Vieira, do Sporting CP, nos femininos, com a ausência de Vitória Oliveira (encontra-se inscrita na prova extra de 10 km) fica tudo em aberto. Já no plano coletivo, não serão atribuídos títulos uma vez que não qualquer clube que apresente 3 atletas.
Em simultâneo com a Maratona, realizam-se igualmente os Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada para atletas Veteranos nas suas várias faixas etárias, na distância dos 10 km, cuja partida masculina e feminina está prevista para as 9 horas.
As provas dos veteranos contam nas inscrições com 14 atletas masculinos [aqui] e 18 femininos [aqui]. Para além da disputa dos títulos individuais em cada escalão etário, apenas o EA Moita Tejo poderá aspirar à vitória coletiva uma vez que é o único clube que apresentará 4 ou mais atletas participantes em cada género. De notar que em anos anteriores o apuramento coletivo era determinado por 3 atletas!
Referência ainda para a realização na mesma ocasião dos campeonatos distritais de marcha de Leiria e Coimbra, com distâncias para todos os escalões etários.
Consulte os regulamentos/programas horários dos Nacionais de Marcha em Estrada (Maratona e Veteranos), aqui, e dos distritais, de Leiria, aqui, e de Coimbra, aqui.