GP de Natal de Marcha e Campeonatos de Lisboa este sábado no Jamor (Oeiras)
|
Imagem: fb FOTOS Oliveirinha. Montagem: O Marchador |
Será pela manhã deste sábado (7/12), a partir das 10:00 horas, que se assistirá à realização do Grande Prémio de Natal e simultaneamente dos Campeonatos Regionais de Lisboa “Troféu Aires Denis”, numa organização da Associação de Atletismo de Lisboa (AAL), e em que todos os escalões etários estão representados, juntamente com o Desporto Adaptado.
As provas serão disputadas num circuito, em piso asfaltado, de 1 km e com o primeiro tiro de partida às 10h00, com a realização das provas de Benjamins A/B e Desporto Adaptado (1 km) este num único escalão. A série seguinte de partidas, quinze minutos depois, inclui a prova de 3 km para Infantis e de 4 km para Iniciados. Pelas 10h55 será a vez de partirem para a prova de 5 km os atletas dos escalões Sub-18, Sub-20, Sub-23, Seniores e Veteranos (todos os escalões) femininos. O último tiro será dado às 11h45, quando saírem os participantes nas provas masculinas de iguais escalões e distância atrás mencionados.
Tanto o Grande Prémio de Natal como o Campeonato de Lisboa representam eventos que pela sua história (o primeiro nascido em 1978, percorrendo a icónica Avenida da Liberdade, e o segundo em 1983, na histórica zona de Belém) merecem-nos especiais referências por se terem iniciado nos primeiros anos da reimplantação da marcha atlética em Portugal e constituírem fatores inegavelmente marcantes e decisivos para que os jovens de então e pioneiros praticantes da disciplina seguissem em frente numa caminhada às vezes dificultada por “pedregulhos” encontrados pelo caminho.
Aires Denis, foi o “pai” da marcha atlética portuguesa e dirigente da AA Lisboa, num tempo em que era presidente da instituição Mário Paiva, notável dirigente associativo e que contribuiu igualmente para a consolidação da disciplina no nosso país. José Pinto, o histórico atleta do Clube de Futebol “Os Belenenses”, finalista nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, deu um importantíssimo contributo ao engrandecimento da marcha atlética.
A página da AAL para o evento está disponível aqui.
Seguir leyendo