|
Imagens: organização local e ADAL. Montagem: O Marchador |
A vila beiroa de Alvaiázere vai acolher este sábado (25/11), o 22.º Grande Prémio de Marcha Atlética de Alvaiázere (20.ª edição da já tradicional légua local), iniciativa que, uma vez mais, é organizada pelo Jornal «O Alvaiazerense» e pelo Grupo de Amigos de Casais do Vento, com a colaboração de várias entidades públicas e privadas.
O evento, que teve em António Gonçalves, falecido em setembro de 2021, o seu grande mentor e impulsionador e que foi treinador de jovens atletas da região, alguns viriam até a participar em eventos internacionais em representação da seleção nacional, volta, por iniciativa dos seus organizadores, a homenagear a figura daquela emblemática personalidade da marcha atlética, que muito fez em prol da disciplina e em outras vertentes, nomeadamente, no plano social, cultural e musical.
O programa de provas do Grande Prémio, que será realizado na pista do Estádio Municipal de Alvaiázere, iniciando-se com a realização, às 14:30 horas, da competição masculina e feminina de 500 metros para Benjamins A, seguindo-se, às 14:45 horas a dos Benjamins B com os 1.000 metros. A série seguinte de partidas, quinze minutos depois, inclui a prova de 2.000 metros para Infantis (Sub-14). Pelas 15:15 horas será a vez de ser dada a partida para a prova dos 2.000 metros no escalão de Iniciados (Sub-16), escalão este que no corrente ano, e pela primeira vez, surgirá no calendário de provas da FPA com a introdução dos campeonatos nacionais para esta faixa etária. Depois, às 15:30 horas, os juvenis (Sub-18) percorrerão a distância dos 3.000 metros.
Os dois últimos tiros estão marcados para as 15h50, quando saírem os participantes nas provas femininas de Sub-20, Sub-23, Seniores e Masters 35, 40 e 50, e para as 16h30 com a partida dos atletas masculinos nos mesmos escalões, todos na distância de 5.000 metros, e aqui com prémios monetários, a que a organização decidiu atribuir o nome de “Acácio Peralta”, um industrial da região, em reconhecimento pelo contributo económico, prémios esses que serão distribuídos aos 3 primeiros da classificação absoluta individual e às 5 primeiras equipas da classificação geral, tudo no montante global de 1.000 euros.
No final das provas, após a distribuição dos prémios individuais e coletivos, a organização do evento oferecerá um lanche aos participantes.
Para a edição deste ano estão inscritos 109 atletas de 20 clubes (inclui uma delegação espanhola da Extremadura), de 7 distritos do país (Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Madeira, Porto e Setúbal).
Numa gentileza da organização, a listagem de atletas inscritos está disponível temporariamente na secção «Docs» de «O Marchador», aqui.