NOTICIAS

Grande Prémio de Monthey e Campeonato em Subida 2024 (resultados)

Grande Prémio de Monthey e Campeonato em Subida 2024 (resultados)

Vários dos participantes (e os juízes de marcha) na dupla jornada de marcha,
em pista e em estrada (subida) na Suíça. Fotos: Jérôme Genet,
Frédéric Bianchi/SwissWalking e Emmanuel Tardi.
Montagem: O Marchador

A actividade da marcha atlética na Suíça teve no passado fim de semana uma dupla jornada, no sábado (31/8), o Grande Prémio de Monthey «Memorial Raymond Girod» na pista do Estádio do Verney, em Monthey, e no domingo (1/9), o Campeonato Nacional em Subida num trajecto entre Epinassey (altitude, 416 m) e Mex (1.128 m), na distância de 8 quilómetros, eventos da responsabilidade do Club de Marche Monthey e da Federação Suíça de Marcha.


Na pista, e em dia de muito calor, destaque-se nos 10.000 metros a vitória masculina do checo Vít Hlaváč, com 43:30, seguido de perto pelos alemães Carl Dohman e Nathaniel Seiler, separados entre si por 1 segundo, com 43:35 e 43:36 respetivamente. Até pouco mais da metade da prova a liderança pertenceu ao húngaro Norbert Tóth, quem vencera em 2023, tendo que se contentar com a quarta posição (46.18). No setor feminino, a melhor foi a sub-20 alemã Anna-Maria Gabriel, com 49:43.

Nas provas de 5.000 metros do programa, foram vencedores absolutos, nos masculinos, o italiano Alberto Allieri, atleta sub-16, com 25:16, e nos femininos, a francesa Clea Fenouillere, sub-18, com 25:17. Referência ainda para a vencedora dos 3.000 metros, a italiana Caterina Carissimi, de 14 anos de idade, com 14:20.

Já no que diz respeito à jornada de domingo, em estrada, na superação de um desnível de 717 metros em 8 quilómetros, nos masculinos, Carl Dohman foi desta vez o mais forte, registando 50:16, pouco depois seguido de Norbert Tóth, agora segundo classificado com 50:33. A fechar os lugares do pódio entrou Vít Hlaváč, com 51:24. No setor feminino, expressivo foi o primeiro lugar absoluto da muito jovem Caterina Carissimi, bem destacada das restantes adversárias, com 1:04:19.

Relativamente ao campeonato suíço, sagraram-se campeões, nos masculinos, Raymond Buffet, com 59:42, e nos femininos, Dora Briere, que revalidou o título com 1:08:44.

A avaliação da progressão regulamentar dos concorrentes esteve a cargo de Frédéric Bianchi, na qualidade de juiz-chefe, tendo na sua equipa Michel Schneider, Martin Skarba (Eslováquia), Stefan Alexandru (Roménia) e Emmanuel Tardi (França).

Resultados disponíveis no «site» da Swisswalking, aqui.

Colaboração: Emmanuel Tardi

Seguir leyendo

Scroll al inicio
SoyCobarde.com
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.