Pan-americanos de Marcha 2025 avançam neste sábado em Anapoima, Colômbia
 |
Imagem: IG Indeportes Cundinamarca. Montagem: O Marchador |
A 20ª edição dos Campeonatos Pan-americanos de Marcha Atlética vai ter lugar no dia de amanhã (sábado) na cidade colombiana de Anapoima, localizada a 87 km da capital, Bogotá, e a uma altitude de 700 metros acima do nível do mar, prevendo-se a participação de 150 atletas, em representação de 13 países.
É a terceira vez que a Colômbia acolhe os Pan-americanos depois de os ter organizado no ano de 1984, em Bucaramanga (edição inaugural), e em 2011, em Envigado. Ciro Solano Hurtado, presidente do Comité Olímpico Colombiano e da Associação Pan-americana de Atletismo, sugeriu mesmo que Anapoima se converta na sede permanente do evento, em reconhecimento às muitas alegrias que a marcha atlética tem dado ao país.
O programa de provas contempla as distâncias de 20 e 35 km (seniores) e de 10 km para a categoria Sub-20, em femininos e masculinos, num evento de muito prestígio internacional e que já consagrou na galeria de vencedores grandes nomes da disciplina no plano mundial, tais como Caio Bonfim (Brasil), Carlos Mercenario (México), Jefferson Pérez (Equador), Luis López e Éider Arévalo (Colômbia), Érick Barrondo (Guatemala) e Kimberly García (Peru), entre outros.
A propósito, e retratando a história dos Pan-americanos, não podemos deixar de recomendar a leitura do muito interessante e bem elaborado livro “História das Copas Pan-americanas de Marcha Atlética”, editado em 2007 pelo jornalista argentino Rubén Aguilera, juiz internacional.
Dos países representados nos Pan-americanos, destacam-se as grandes potências da atualidade na marcha atlética do continente americano, casos do Brasil, do Equador, do México e do Peru.
O Brasil, que vai acolher no próximo ano o Campeonato Mundial de Seleções de Marcha Atlética, apresenta-se na competição com uma delegação completa, composta por 18 atletas (9 mulheres e 9 homens) e 5 treinadores.
A lista completa de atletas inscritos por prova pode ser consultada aqui.
Seguir leyendo