NOTICIAS

Paul McGrath e María Pérez em destaque nos Campeonatos de Espanha de Clubes (2024)

Paul McGrath e María Pérez em destaque nos Campeonatos de Espanha de Clubes (2024)

Paul McGrath e María Pérez. Fotos: arquivo de Teo Tovar e Ideal/Valencia Esports
Montagem: O Marchador

Disputaram-se no passado fim de semana os Campeonatos de Clubes de Espanha com a disputa dos títulos na Divisão de Honra e das 1ª e 2ª Divisões e com as provas de marcha a realizarem-se nos dias 25 e 26 de maio e na habitual distância de 5.000 metros masculinos e femininos.


No conjunto das provas masculinas, a grande proeza foi protagonizada pela jovem estrela espanhola da atualidade, Paul McGrath (Cornellá Atlétic), que aos 22 anos de idade bateu o recorde nacional dos 5.000 metros marcha em pista com o supersónico tempo de 18:22.02, marca que o coloca como líder mundial do ano, suplantando em 5 segundos a do anterior detentor do recorde, o olímpico Paquillo Fernández, que a fixara em 2007.

McGrath é um dos grandes candidatos ao título europeu, em Roma, e a uma medalha nos Jogos de Paris, tendo na presente época sagrado campeão absoluto de Espanha nos 20 km, suplantando o bicampeão do mundo, Álvaro Martín. Ainda nos campeonatos espanhóis de clubes, referência para Daniel Chamosa (S.G.Pontevedra), vencedor na Divisão de Honra, com um magnífico recorde pessoal de 19:22.50, e para Jose Manuel Perez (Trops-Cueva de Nerja), campeão europeu Sub-23 de 2021, segundo nesta mesma divisão e com o terceiro melhor tempo global – 19:26.81, igualmente recorde pessoal.

Nos 5.000 metros marcha femininos, a melhor das participantes nas três divisões foi a bicampeã mundial María Pérez (Valencia Club Atletismo), com um tempo de 21:15.96, com todos os outros melhores resultados a serem obtidos na principal divisão – Lidia Sanchez-Puebla (Facsa – Playas de Castellón), com 21:20.46, e Cristina Montesinos (Atletismo Pielagos), com 21:23.80.

Coletivamente, grande vitória para o Facsa Playas de Castellón que alcança o histórico 16º título coletivo masculino, perante as suas gentes, na pista de atletismo Gaetà Huguet, suplantando os 15 êxitos conseguidos pelo Futebol Clube Barcelona, e o terceiro feminino.

Consulte todos os resultados das diversas provas de marcha dos campeonatos, numa compilação de Luís Maroto/AEMA [aqui].

Seguir leyendo

Scroll al inicio
SoyCobarde.com
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.