NOTICIAS

Portugal nos Europeus de Atletismo Sub-23 (Bergen) e Jogos Mundiais Universitários (Rhine-Ruhr) 2025

Portugal nos Europeus de Atletismo Sub-23 (Bergen) e Jogos Mundiais Universitários (Rhine-Ruhr) 2025

Montagem: O Marchador

São já conhecidos os marchadores portugueses selecionados para participarem em dois eventos internacionais próximos, nomeadamente os Campeonatos da Europa de Atletismo Sub-23, a realizar de 17 a 20 do corrente mês na cidade de Bergen, na Noruega, e nos Jogos Mundiais Universitários (Verão) a terem lugar de 16 a 27 também deste mês na região metropolitana de Rhine-Ruhr, na Alemanha.


Para Bergen, a Federação Portuguesa de Atletismo convocou Tiago Ramos, do Sporting Clube de Portugal, e Tiago Sucena, do Clube de Atletismo da Marinha Grande, para os 10.000 metros marcha em pista, cuja prova se encontra agendada para a manhã do último dia do evento, domingo (20), com a partida prevista para as 11h10 (hora local). A prova de marcha feminina sobre igual distância, a disputar no dia anterior, não terá representação nacional.

Desde Turku-1997, Portugal apresentou já 26 marchadores em 12 edições dos campeonatos, sendo que na mais recente, no ano de 2023, em Leppävaara, Espoo, na Finlândia, a seleção integrou 5 atletas da disciplina nas provas antes de 20 km. Tiago Ramos foi um deles, tendo sido 18.º classificado. A melhor participação masculina ocorreu em Tallinn-2015, com um 10.º de Miguel Carvalho. A nível feminino, Portugal conquistou 2 medalhas, de prata por Vera Santos (Bydgoscz-2003) e de bronze por Susana Feitor (Turku-1997).

Veja a convocatória da FPA, aqui.

No que diz respeito a Rhine-Ruhr, região onde se realiza o evento multidesportivo antes conhecido por Universíadas de Verão e que agora muda a designação para Jogos Mundiais Universitários de Verão da FISU, a Missão Portuguesa integra apenas uma marchadora, Inês Mendes, do Sport Lisboa e Benfica, na prova de 20 km marcha do programa do atletismo a decorrer entre os dias 21 e 27/7 (detalhes a apurar), a disputar em Bochum.

Desde as Universíadas de Fukuoka-1995, Portugal apresentou 9 marchadores em 11 edições do evento, conquistando 2 medalhas de prata, por Susana Feitor (Pequim-2001) e Vera Santos (Izmir-2005). Inês Mendes volta a participar no evento, onde esteve há 2 anos em Chengdu (2023), tendo sido 17.ª classificada.

A convocatória da FADU encontra-se aqui.

Seguir leyendo

Scroll al inicio
SoyCobarde.com
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.